Total de visualizações de página

terça-feira, 31 de agosto de 2010

DILMA NO JORNAL DA GLOBO

Vejam como a Dilma superou muito bem o interrogatório com todos os factóides criados pela imprensa e disparados sem piedade sobre ela. Não sabem eles que ela foi diplomada em interrogatórios nos porões da ditadura.
Parte 1

Parte 2

Se eu fosse solteiro - ah! - eu casava com ela.

P.S.: policial da Pavuna exige "propina oral" para arquivar processo contra uma estudante de direito.

sábado, 28 de agosto de 2010

DILMA 51% x 27% SERRA EM NOVO IBOPE

Eu não quero mais falar de pesquisas, mas esse novo IBOPE me dá medo. Medo da unanimidade, pois, como dizia Nelson Rodrigues, toda unanimidade é burra. A oposição, também, é filha de Deus e precisa sobreviver.
Minha grande esperança de não atingir a unanimidade são aqueles 4% que vivem fora da realidade, consideram o governo Lula ruim ou péssimo e deverão votar no Serra. Dilma não pode de forma alguma superar Lula na aprovação popular.
A coordenação da campanha precisa tomar providências para evitar tal absurdo. Poderia, por exemplo, pedir votos para a Osmarina que caiu para 7% ou não se confirmará minha previsão de que no final ficará com apenas 3% ou 4% dos votos. Ela poderá até ficar devendo pontos na pesquisa de boca de urna como seus companheiros nanicos.
Dilma ultrapassou Serra em São Paulo (42% a 35%) e tem o dobro de votos do adversário (51% a 25%) em Minas Gerais. No Rio de Janeiro - onde Cabral tem 56% e o ex-Gabeira 14% - Dilma abriu nada menos do que 41 pontos de vantagem em relação a Serra (57% a 16%) ou 3,5 vezes mais votos que o mentiroso.
Dilma tem liderança folgada no Nordeste, onde tem mais que o triplo de votos do rival (66% a 20%%). No Sudeste, ela vence por 44% a 30%, e no Norte/Centro-Oeste, por 56% a 24%. Na Região Sul Dilma tem 40% e Serra 35%.
É uma derrota fragorosa para os saudosos da ditadura. E mais uma vitória estrondosa, retumbante, espetacular, sensacional, formidável de Lula sobre a imprensa cínica, demagógica, corrupta e mercenária, tal como foi em 2006.
Estamos livres do segundo turno. Como se sentirão os ex-torturadores, em 4 de outubro, vendo sua ex-torturada eleita presidenta da república?

P.S.: testemunha do Hotel Intercontinental afirma ter ouvido traficantes dizendo que pagaram R$ 60 mil a PMs do 23º (Leblon) para permitir livre passagem deles entre as favelas do Vidigal e Rocinha e que foram traídos. Um dos capitães presos quando furtavam cabos de fibra ótica da rede de telefonia e de internet é o juiz militar que interrogava os PMs envolvidos no atropelamento do filho da Cissa Guimarães.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

OSMARINA GANHA MANCHETE NO ESTADÃO

“Que o povo brasileiro pense duas vezes antes de entregar o futuro do Brasil para quem não conhecemos direito” – disse Osmarina em Curitiba.
O verbo na primeira pessoa do plural é caô. A Osmarina conhece muito bem a Dilma que foi sua colega de ministério durante quatro anos e depois foi sua chefe no governo Lula.
Osmarina disse mais: ”nós conhecemos o presidente Lula, a gente conhecia o Fernando Henrique Cardoso, a gente conhece o Serra - eu discordo dele, mas conheço. O povo pode até discordar de mim, mas me conhece. Eu estou aí há 16 anos na política nacional.”
O povo conhece a Osmarina? De onde? Para o povo, ela é pato novo no pedaço e quer dar mergulho fundo. Está se transformando em clone da Heloísa Helena. Não dá, vai acabar vereadora lá no Acre.
A Osmarina foi mais longe: “mas, com todo respeito à ministra Dilma, nós não conhecemos ela nesse lugar de eleita. Conhecemos como ministra de Minas e Energia, da Casa Civil e até respeitamos o trabalho dela, mas daí a ser presidente da República?”
Então, ela se contradiz e confessa que conhece a Dilma e até diz que respeita o trabalho dela. Diz que não a conhece “nesse lugar de eleita”. E desde quando alguém precisa se eleger primeiro a algum cargo para depois se candidatar a presidente?
O Lula foi apenas deputado federal por pouco tempo, renunciando ao mandato em menos de dois anos, e, depois, candidatou-se a presidente. Tentou em 1994, 1998 e somente se elegeu em 2002. Lula não possuía a mínima experiência administrativa quando assumiu o governo. Jamais tinha sido prefeito nem governador. Assim como FHC que foi apenas ministro de Itamar Franco por menos de dois anos. Nenhum dos dois estava preparado para assumir o governo.
A Dilma, após oito anos no governo Lula, tem, hoje, mais experiência administrativa do que tinham aqueles dois juntos mais a Osmarina de quebra, de inhapa, de lambujem.
Diz o Estadão que a Osmarina ainda ironizou, sem citar nomes, a indicação que Lula vem fazendo em favor de Dilma: “Quem aqui que se casa só porque chega alguém e diz 'casa com esse moço, é uma maravilha de moço'? Não, a gente quer conhecer a pessoa primeiro, não é isso?”
Como eu não quero casar com a Dilma - apesar de ser uma mulher bonita, ao contrário da Osmarina - e a quero apenas como presidente para continuar a obra de Lula e dela própria, meu voto é Dilma presidente. Ou presidenta, como queiram.

Assim, a Osmarina, mereceu manchete no Estadão. Mas, por que estou eu aqui chutando cachorro morto? Só pode ser pela decepção de ver a Osmarina adotando o discurso preconceituoso do Serra. Veja a cumplicidade dos dois aí em cima.

P.S.: Um capitão PM do 2º Batalhão (Botafogo) e outro do Batalhão de Choque (BPChoque) foram presos em flagrante em Botafogo, no início da madrugada desta sexta-feira, junto com outras oito pessoas, furtando cabos de fibra ótica da rede de telefonia e de internet.

CONFERÊNCIAS DISTRITAIS DA SAÚDE EM MANGARATIBA

A partir deste sábado, 28, o Conselho Municipal de Saúde de Mangaratiba inicia as Conferências Distritais de Saúde do município.
Ao final dos encontros, será realizada a Conferência Municipal de Saúde, no dia 8 de dezembro, no Centro Cary Cavalcante. Nesta mesma data será eleito o novo Conselho Municipal para o biênio 2010/12.
Cada distrito terá oportunidade de discutir às necessidades locais para que seja formalizada a diretriz a ser implantada pelo Conselho Municipal.
A primeira etapa – dia 28 de agosto - ocorre na Associação de Moradores de Muriqui, onde os distritos de Muriqui, Itacuruçá e Praia Grande, discutem as necessidades e melhorias a ser implantadas.
No dia 18 de setembro, será a vez de Ibicuí, Sahy, Praia Brava e Praia do Apara, debaterem no Praia Clube Ibicuí.
Conceição de Jacareí, Itacurubitiba e Ingaíba, se reúnem no dia 23 de outubro, na Escola Municipal Hermínia de Oliveira Matos.
A última Conferência Distrital será na Praia do Saco, dia 20 de novembro, com os bairros Centro, Junqueira, Ribeira, Nova Mangaratiba e Serra do Piloto.
A comunidade precisa participar levando sua contribuição para aprimorar os serviços de saúde em Mangaratiba.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

DILMA DISPARA (49% x 29%) NO DATAFALHA

Não quero mais falar em pesquisas, porém, sou obrigado a ler comentários de que a Dilma disparou nas intenções de voto e tenho que opinar.
È mentira! Dilma só dispara mesmo no DATAFALHA.
Nos outros institutos de pesquisas ela vem crescendo consistentemente desde há muito tempo. O DATAFALHA apenas teve que, em apenas um mês, acomodar seus índices com os do VOX POPULI, do SENSUS, do IBOPE e de outros institutos menores.
A novidade desta última pesquisa, manchete da Folha, é que ela já bate Serra até entre os paulistas: “Em São Paulo, estado governado por Serra até abril e por tucanos há 16 anos, Dilma saiu de 34% na semana passada e está com 41% agora. O ex-governador caiu de 41% para 36%. Na capital paulista, governada por Gilberto Kassab (DEM), aliado de Serra, ela tem 41% e ele, 35% – afirma a Folha – No Rio Grande do Sul, a petista saiu de 35% e foi a 43%. Já Serra caiu de 43% para 39% entre os gaúchos”.
O DATAFOLHA tenta se redimir justificando a “disparada” da Dilma após a campanha na TV, mas, em 25 de julho, eu escrevia neste Blog: “E a DATAFALHA ainda vem descaradamente falar em "empate técnico" entre Dilma e Serra. Pô! para com isso... Quando eu digo que a DATAFALHA faz pesquisa nas coxas, em plena rua, sem qualquer estratificação, sem controle, sem supervisão, sem responsabilidade, ainda há quem duvide”.
Mas, os comentaristas não deixam de ter alguma razão quando falam que a TV está impulsionando a campanha da Dilma. Eu também disse isso muito antes. Mas, creio que a TV está tendo muito mais consequência sobre o desmoronamento do Serra.
Comparem a campanha do Garotinho na TV. Mesmo condenado, “sub judice”, com futuro incerto, a sua mensagem é só alegria, paixão, entusiasmo, energia, otimismo, enquanto Serra surge sempre melancólico, deprimido, cheio de mágoa, sombrio, lúgubre, infeliz e enfadonho.

P.S.: se houve quebra do sigilo fiscal daqueles ilustres desconhecidos amigos do Serra - e, também, da Ana Maria Braga, do Samuel Klein e outros 134 cidadãos - a quem isso poderia interessar?

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

DILMA É PRESIDENTA OU É PRESIDENTE?

O verbo vai no presente porque a eleição em 3 de outubro será apenas uma formalidade. Um requisito previsto em lei para que um ato jurídico - a futura posse da Dilma - seja válido, oponível contra terceiros e sirva de prova.
A não ser que os eleitores esqueçam de levar junto com o título eleitoral um documento com fotografia. Este ano, para votar, é obrigatório o documento com foto além do título. E no caso de metade do eleitorado não poder votar, a eleição pode nem valer.
Mas, o que eu quero falar é sobre os títulos das matérias de hoje na Folha e no Estadão dizendo que Lula fala em presidenta e colocam “presidenta” entre aspas como se fosse errado falar presidenta. Em outras ocasiões, também já criticaram a Dilma por falar presidenta.
Um editor de jornal tem a obrigação de saber que presidenta – como está lá no Aurélio - é a mulher que preside. É o feminino de presidente.
Claro que podemos usar as duas formas. É como a qualidade de poeta que as mulheres - aquelas que não gostam do feminino poetisa - preferem utilizar.
Qualquer motivo ridículo é motivo relevante para tentar ridicularizar Dilma e Lula. Como fez a Folha criticando Lula por ter falado em Deus no comício realizado hoje na porta da fábrica da Mercedes-Benz, em São Bernardo. Mas, como, se eles eram criticados justamente por não falarem em Deus em seus discursos.
Eu, que procuro escrever corretamente e me sinto agredido quando vejo o idioma e sua gramática serem assassinados em um certo blog, também fui criticado pelo título da postagem anterior: POR QUE DILMA GANHA NO PRIMEIRO TURNO.
Vieram me corrigir afirmando que o “por que” separado é empregado apenas na frase interrogativa, enquanto o “porque” junto se emprega na afirmativa.
Não quero dar aula de português, pois sei que muito pouco sei de gramática. Mas devo afirmar que o “por que” separado, obrigatório na pergunta, é empregado em frases afirmativas quando pode ser substituído por “a razão pela qual”. É o caso do título da postagem: A RAZÃO PELA QUAL DILMA GANHA NO PRIMEIRO TURNO.
Voltemos, porém, ao comício realizado, hoje de manhã, às 5h30min, que reuniu cerca de dez mil trabalhadores (foto acima). Após os discursos, o presidente e a presidenta – viram como é importante o feminino? – panfletaram, apertaram mãos e foram tomar café da manhã na fábrica com os patrões e empregados.
Só mesmo Lula é capaz disso. E às seis horas da manhã.

P.S.: a economia nacional acumulou crescimento de 8,4% no primeiro semestre do ano, a maior taxa para o período desde 1995. A última pesquisa do SENSUS também colocou a Dilma vencendo no primeiro turno (46% x 28%). A diferença é cada vez maior.

domingo, 22 de agosto de 2010

POR QUE DILMA GANHA NO PRIMEIRO TURNO

Com os gráficos abaixo, a Istoé desta semana mostra porque e afirma "com a economia a todo vapor e os avanços sociais no país, brasileiros descobrem que nunca foram tão felizes".
(clique nas imagens para ler)


É preciso dizer mais? Somente os medíocres e os saudosos da ditadura - aqueles 4% - não querem ver.

ESTE É UM BLOG SUJO

Na quinta-feira, José Serra, defendendo a liberdade de expressão em evento da imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta - e suas famílias proprietárias da libertinagem de imprensa - acusou o governo federal de financiar "blogs sujos" que “dão norte do patrulhamento” a jornalistas.
Foi durante o 8º Congresso Brasileiro de Jornais. Ele afirmou também que o governo faz “perseguições sistemáticas a jornalistas.” E fez críticas aos que querem o “controle da mídia que nada mais é do que censura e restrição à liberdade de expressão".
Serra, covardemente, como um “indiota” – por onde andará ele, o indiota - recusou-se a apontar quais são os blogs sujos financiados pelo governo federal.
Devo confessar, então, que este é um blog sujo, pois, há mais de vinte anos em uma vida vadia, sou subvencionado pelo governo federal, assim como minha mulher.
Nós recebemos, mensalmente, sem fazer nada, a não ser este blog sujo, um substancial finaciamento do governo federal, o melhor patrão que existe no mercado.

sábado, 21 de agosto de 2010

FOLHA JOGA SERRA NO LIXO

Junto com a última pesquisa DATAFALHA, este é o editorial da Folha de São Paulo, publicado hoje, jogando José Serra no lixo da história:
Avesso do avesso
Tentativa do tucano José Serra de se associar a Lula na propaganda eleitoral é mais um sinal da profunda crise vivida pela oposição
Pode até ser que a candidatura José Serra à Presidência experimente alguma oscilação estatística até o dia 3 de outubro. E fatores imprevisíveis, como se sabe, são capazes de alterar o rumo de toda eleição. Não há como negar, portanto, chances teóricas de sobrevida à postulação tucana.
Do ponto de vista político, todavia, a campanha de Serra parece ter recebido seu atestado de óbito com a divulgação da pesquisa Datafolha que mostra uma diferença acachapante a favor da petista Dilma Rousseff.
A situação já era desesperadora. Sintoma disso foi o programa do horário eleitoral que foi ao ar na quinta-feira no qual o principal candidato de oposição ao governo Lula tenta aparecer atrelado... ao próprio Lula.
Cenas de arquivo, com o atual presidente ao lado de Serra, visaram a inocular, numa candidatura em declínio nas pesquisas, um pouco da popularidade do mandatário. Como se não bastasse Dilma Rousseff como exemplar enlatado e replicante do "pai dos pobres" petista, eis que o tucano também se lança rumo à órbita de Lula, como um novo satélite artificial; mas o que era de lata se faz, agora, em puro papelão.
Num cúmulo de parasitismo político, o jingle veiculado no horário do PSDB apropria-se da missão, de todas a mais improvável, de "defender" o presidente contra a candidata que este mesmo inventou para a sucessão. "Tira a mão do trabalho do Lula/ tá pegando mal/... Tudo que é coisa do Lula/ a Dilma diz/ é meu, é meu."
Serra, portanto, e não Dilma, é quem seria o verdadeiro lulista. A sem-cerimônia dessa apropriação extravasa os limites, reconhecidamente largos, da mistificação marqueteira.
A infeliz jogada se volta, não contra o PT, Lula, Dilma ou quaisquer dos 40 nomes envolvidos no mensalão, mas contra o próprio PSDB, e toda a trajetória que José Serra procurou construir como liderança oposicionista.
Seria injusto atribuir exclusivamente a um acúmulo de erros estratégicos a derrocada do candidato. Contra altos índices de popularidade do governo, e bons resultados da economia, o discurso oposicionista seria, de todo modo, de difícil sustentação em expressivas parcelas do eleitorado.
Mais difícil ainda, contudo, quando em vez de um político disposto a levar adiante suas próprias convicções, o que se viu foi um personagem errático, não raro evasivo, que submeteu o cronograma da oposição ao cálculo finório das conveniências pessoais, que se acomodou em índices inerciais de popularidade, que preferiu o jogo das pressões de bastidor à disputa aberta, e que agora se apresenta como "Zé", no improvável intento de redefinir sua imagem pública.
Não é do feitio deste jornal tripudiar sobre quem vê, agora, o peso dos próprios erros, e colhe o que merece. Intolerável, entretanto, é o significado mais profundo desse desesperado espasmo da campanha serrista.
Numa rudimentar tentativa de passa-moleque político, Serra desrespeitou não apenas o papel, exitoso ou não, que teria a representar na disputa presidencial. Desrespeitou os eleitores, tanto lulistas quanto serristas.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

MANIFESTO DA ALN E DO MR-8

Escrito a quatro mãos pelo Gabeira e por Franklin Martins, em 1969, com exigências pela libertação do embaixador americano Charles Burke Elbrick, na fase mais negra da ditadura militar e da tortura e morte de quem teve a coragem de lutar pela volta da democracia em nosso país. Reproduzo apenas a metade final do manifesto.
"A vida e a morte do sr. embaixador estão nas mãos da ditadura. Se ela atender a duas exigências, o sr. Burke Elbrick será libertado. Caso contrário, seremos obrigados a cumprir a justiça revolucionária. Nossas duas exigências são:

a) A libertação de quinze prisioneiros políticos. São quinze revolucionários entre os milhares que sofrem as torturas nas prisões-quartéis de todo o país, que são espancados, seviciados, e que amargam as humilhações impostas pelos militares. Não estamos exigindo o impossível. Não estamos exigindo a restituição da vida de inúmeros combatentes assassinados nas prisões. Esses não serão libertados, é lógico. Serão vingados, um dia. Exigimos apenas a libertação desses quinze homens, líderes da luta contra a ditadura. Cada um deles vale cem embaixadores, do ponto de vista do povo. Mas um embaixador dos Estados Unidos também vale muito, do ponto de vista da ditadura e da exploração.

b) A publicação e leitura desta mensagem, na íntegra, nos principais jornais, rádios e televisões de todo o país.

Os quinze prisioneiros políticos devem ser conduzidos em avião especial até um país determinado - Argélia, Chile ou México - onde lhes seja concedido asilo político. Contra eles não devem ser tentadas quaisquer represálias, sob pena de retaliação.
A ditadura tem 48 horas para responder publicamente se aceita ou rejeita nossa proposta. Se a resposta for positiva, divulgaremos a lista dos quinze líderes revolucionários e esperaremos 24 horas por seu transporte para um país seguro. Se a resposta for negativa, ou se não houver resposta nesse prazo, o sr. Burke Elbrick será justiçado. Os quinze companheiros devem ser libertados, estejam ou não condenados: esta é uma “situação excepcional". Nas "situações excepcionais", os juristas da ditadura sempre arranjam uma fórmula para resolver as coisas, como se viu recentemente, na subida da junta militar.
As conversações só serão iniciadas a partir de declarações públicas e oficiais da ditadura de que atenderá às exigências.
O método será sempre público por parte das autoridades e sempre imprevisto por nossa parte.
Queremos lembrar que os prazos são improrrogáveis e que não vacilaremos em cumprir nossas promessas.
Finalmente, queremos advertir aqueles que torturam, espancam e matam nossos companheiros: não vamos aceitar a continuação dessa prática odiosa. Estamos dando o último aviso. Quem prosseguir torturando, espancando e matando ponha as barbas de molho. Agora é olho por olho, dente por dente.”
Ação Libertadora Nacional (ALN)
Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8)"
Para quem não viveu essa época - ou perdeu a memória - informo que a ditadura se viu forçada a libertar os 15 presos e os sequestradores devolveram o embaixador são e salvo.
Foi a primeira grande derrota da ditadura militar e dos torturadores. A última grande derrota destes acontecerá no próximo dia 3 de outubro.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

GABEIRA É OUTRA HISTÓRIA

O Gabeira que conheci como repórter na fase áurea do JB de Mário Alencar - irmão do Marcello - é outra história.
O Gabeira que participou da luta armada contra a ditadura militar é outra história. O Gabeira militante do MR-8 é outra história. O Gabeira companheiro de luta da Dilma Rousseff é outra história. O Gabeira que sequestrou o embaixador americano Charles Elbrick, em 1969, é outra história. O Gabeira que ajudou a redigir a carta manifesto exigindo a libertação de presos políticos torturados é outra história. O Gabeira que foi escalado para matar o embaixador se a ditadura não cumprisse as exigências é outra história. O Gabeira que escreveu o livro "O que é isso, companheiro?" - que virou filme - narrando todo o sequestro é outra história.
O Gabeira que resistiu à prisão e levou um tiro nas costas que perfurou rim, estômago e fígado, é outra história. O Gabeira que foi preso e torturado pelos militares é outra história. O Gabeira que foi trocado  pelo embaixador alemão Ehrenfried von Holleben - que também foi sequestrado logo depois - é outra história. O Gabeira exilado que foi condutor de metrô, em Estocolmo, na Suécia, é outra história. O Gabeira que voltou do exílio e se exibiu com uma minúscula sunga de crochê em Ipanema é outra história.
O Gabeira, em quem votei e foi o deputado federal mais votado, em 2006, é outra história. O Gabeira que abandonou o PT por ter que esperar durante uma hora para ser atendido pelo então Ministro-Chefe da Casa Civil José Dirceu - ainda conto esse caso que tem a ver com o "mensalão" - é outra história.
O Gabeira que escreveu o livro "O crepúsculo do Macho" sobre si próprio - título bem sugestivo - é outra história.
O Gabeira que usou sua cota parlamentar de passagens aéreas para que terceiros viajassem utilizando o dinheiro público é o começo de uma outra história. A história do ex-Gabeira, que confessou o escândalo e admitiu abandonar a carreira política. Mas, mudou de ideia e se candidata agora a governador do Rio de Janeiro.
O ex-Gabeira - que renegou o seu passado, foi lamber os coturnos de seus torturadores e, hoje, é apoiado por eles - é apenas um clone do José Serra. Hipocondríaco, só fala em saúde e, paradoxalmente, defende a liberação das drogas.
Esse ex-Gabeira - proibido de entrar nos Estados Unidos, traidor da Marina e, pior, traidor de si próprio - não poderia ter escolhido um slogan mais adequado para a sua campanha:
Gabeira é outra história.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

ELBA RAMALHO

Sempre fui fã da Elba Ramalho. Desde o tempo em que ela era uma cantorinha carente e feia que estrelou a Ópera do Malandro, de Chico Buarque, interpretando uma prostituta. Ganhou fama e dinheiro - e ao contrário da Osmarina – ficou linda como se vê na foto acima.
Ontem, dia do aniversário dela, eu me decepcionei ao ouvi-la cantar uma paródia de “Bate coração” exaltando José Serra no primeiro programa político da TV.
Não é possível, pensei. Logo ela que gravou “Não sonho mais”, também de Chico Buarque, no filme “República dos Assassinos”. Veja o vídeo abaixo com a verdadeira Elba Ramalho cantando esse libelo contra os torturadores da ditadura militar.


Fui ao seu site da cantora e fui surpreendido com esta nota oficial:
Nota oficial
17 de agosto de 2010
“Elba Ramalho esclarece que não é sua a voz na versão de Bate Coração, de autoria de Cecéu, veiculada como jingle na campanha de José Serra. A cantora, que em 2002 apoiou sua candidatura à presidência, não foi nem sequer consultada sobre a veiculação da música na campanha e prefere não se pronunciar sobre a disputa neste ano de 2010.”
Sobre a favela cenográfica, até a Osmarina censurou Serra, hoje, no debate da UOL. Quem será que vai provocá-lo amanhã com a falsa Elba Ramalho?
Serra é só mentira, caô, tapeação. E ainda continua se vangloriando dos genéricos e do combate a AIDs. É mesmo um cara de pau. Esse é o candidato que o ex-Gabeira merece.

RELEASE DA PREFEITURA DE MANGARATIBA

Nosso blog tem recebido por e-mail diversos releases da Superintendência de Comunicação Prefeitura de Mangaratiba. O último que recebemos - ontem - contém informações que decidi reproduzir neste espaço. Fala sobre a saúde e a ampliação do Hospital Municipal.
Release
Sem filas e com quadro completo de médicos, hospital de Mangaratiba se prepara para ser ampliado
Não fosse apenas o fato de o prefeito Aarão de Moura Brito Neto destinar 25% da verba à Saúde, bem mais que os 15% determinados por lei, a Prefeitura de Mangaratiba inicia em breve as obras de ampliação do Hospital Municipal Victor Souza Breves, no Centro. O secretário de Saúde, Roger Campos, avaliou também o bom momento do setor. São 140 médicos distribuídos nas unidades do município.
Com uma população superior a 30 mil moradores, a rede de saúde municipal tem 43 mil usuários cadastrados com o cartão do Sistema Único de Saúde. Assim, mais de 10 mil pessoas são atendidas e não moram da cidade. “O hospital é de médio porte. Não podemos fazer algumas cirurgias, pois são de competência do estado. Em tese, as sazonalidades é que provocam este aumento no atendimento, principalmente no verão. Aqui, porém, elas são constantes. Os postos de saúde funcionam 24 horas e são localizados em distritos estratégicos”, destacou Roger. Ao total, o hospital possui 18 especialidades à disposição. Algumas não são encontradas em municípios vizinhos.
O bom atendimento da saúde em Mangaratiba reflete na farmácia do hospital. Roger Campos informa que solicita remédio para abastecer a cidade durante 90 dias, mas o fornecimento se esgota em menos de um mês. Segundo ele, pacientes de outros municípios, principalmente da Baixada, procuram o hospital para conseguir a medicação.
O secretário diz também que melhorias no setor, como as construções das unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) foram importantes. “Temos 11 unidades espalhadas em Mangaratiba. Hoje, é uma referência para os moradores. Este ano inauguramos quatro: Itacurubitiba, Batatal, Praia Grande e Muriqui, com excelente infraestrutura e ótimo quadro de profissionais para atender a população”, acrescenta.
Novidades em setembro
Para setembro está prevista a inauguração do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A Secretaria de Saúde também recebeu sete veículos novos. “Uma lancha também será adquirida para atender moradores das ilhas. O prefeito Aarão se importa muito com a saúde de Mangaratiba”, afirma Roger. Outra novidade será a inauguração dos setores de odontologia nos ESF de Itacurubitiba, Batatal, Praia Grande e Morro São Sebastião (Muriqui) e reforma dos outros, além de equipá-los.
OUVIDORIA - Pacientes que quiserem mais detalhes sobre o serviço da Secretaria de Saúde, podem procurar a Ouvidoria: 2789-6011 ou pelo email: ouvidoria.saude@mangaratiba.rj.gov.br
Fotos deste release e outras informações – www.mangaratibanoticias.blogspot.com
Texto: Heider Rangel – Assessor de Comunicação
heider.rangel@mangaratiba.rj.gov.br
Fotos: J.A. Bahia/PMM
Telefone: (21) 2789-6024 e (21) 9992-7609 (celular plantão)
Superintendência de Comunicação - Felipe Barreto
comunicacao@mangaratiba.rj.gov.br
Superintendência de Comunicação
Prefeitura de Mangaratiba
www.mangaratiba.rj.gov.br
www.youtube.com.br/commangaratiba 
www.twitter.com/com_mangaratib

VOX POPULI, VOX DEI

Eu não queria mais falar em pesquisas. Passei lotado pela última pesquisa do IBOPE, mas, agora, sou obrigado porque surge um fato novo: o VOX POPULI já dá a vitória da Dilma logo no primeiro turno.
Somando os percentuais do Serra - 29% - e da Osmarina - coitada, não sai dos 8% - a Dilma ainda leva uma vantagem de 8%. Isto significa que a Dilma já conta com a maioria de 55% dos votos válidos.
Com a propaganda na TV, a Dilma deverá alcançar - podem anotar - mais de 60% dos votos. A diferença de votos entre Dilma e Serra será o dobro dos votos da Osmarina. Desde 1989, venceu sempre quem largou na frente no começo da propaganda na TV.
A Osmarina - prestenção - tende a cair e ficar aí pelos 3% quando se abrirem as urnas de 3 de outubro. E pode até ficar devendo pontos nas futuras pesquisas como os outros nanicos.
Tal como aconteceu com a Heloisa Helena, em 2006, que chegou a 14% nas pesquisas e ficou com apenas 4% dos votos.
Infelizmente, perdemos uma grande senadora que vai enfrentar quatro anos de ostracismo. E o mundo - o meio ambiente - não vai acabar.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

DE LULA PARA OS INTERNAUTAS

Em agradecimento aos blogueiros - inclusive a mim - e aos internautas em geral, Lula gravou o vídeo abaixo em que ele diz:
“Esse é um momento histórico e vocês fazem parte dele, ajudando a democratizar cada vez mais a informação em nosso país. Pois, hoje, cada internauta é um formador de opinião. Por isso, continuem contribuindo com seus textos, fotos, fotos e vídeos e sejam protagonistas deste novo cenário, onde cada eleitor tem o poder de informar e ser informado – diz o presidente - muitas vezes o trabalho é feito à noite ou de madrugada no pouco tempo livre que cada um dispõe para atuar nas redes sociais e em milhares de sites e blogs. O importante é que estamos todos unidos para fazer o Brasil seguir mudando com Dilma.”

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

16 DE AGOSTO OUTRA VEZ

Durante 73 anos, eu fui morrendo um pouco a cada dia e cada vez mais sobrevivi. O que mais posso querer da vida?
Um carro zero? Comprei no mês passado. Uma mulher bonita? Já tenho a minha. Linda, sexy. A melhor véia da Costa Verde. Dinheiro no bolso? Há cinquenta anos que não me falta. Gostaria até que me faltasse pra lembrar como era ser carente e necessitado. Saúde? Tenho de sobra. Minha única enfermidade é a gripe e quando a tenho eu durmo. Durmo, durmo e acordo curado. Memória? Ainda lembro do meu primeiro ano de idade e de todos os números de telefone que tive, desde o Bangu 406. Sono tranquilo? Se me recosto, eu durmo. Em qualquer lugar e posição.
Agora que tenho muito mais passado do que futuro, o que posso ainda querer da vida...
Somente a satisfação com esse meu presente vagabundo? Talvez. Eu acordo bem cedo pra ficar mais tempo sem fazer nada. Mas, quero também ver a Dilma presidente e o meu país ainda mais desenvolvido. Quero ver o pleno emprego e meu povo ainda mais feliz. Quero ver a Copa do Mundo no Brasil.
Neste ponto, eu não sabia mais o que querer da vida. Parei de escrever e fui ler os blogs que eu sigo.
Meu Deus! Que surpresa admirável! Que emoção ao ler o que a Leila Castro escreveu para mim em seu blog Peixe com Banana ( http://leila-castro.blogspot.com/ ). Reli lentamente, saboreando cada palavra, cada vírgula. Reli novamente e pensei: se isso não é amor, só pode ser algo ainda bem melhor.
Reproduzo a seguir o maravilhoso texto que eu nem sei como agradecer.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010



Parabéns amigo!

Amigo,


Como falar com o coração, a alguém que faz parte de nossa vida, mas que é tão distante de nosso cotidiano?
De qualquer forma, dou meus parabéns à guerra fria, pois sem ela, talvez hoje, não pudesse te dizer de minha sincera admiração.
É muito bom quando conseguimos tirar coisas boas de situações tão ruins para a humanidade. Isto aprendi que é fé na vida, fé no homem, mesmo quando caminhamos por desertos de vivências desastrosas. Desta forma, se quisermos muito, aprimoramos nossos sentidos e percebemos que até nestes períodos, podemos catar e replantar as raras sementes boas que encontramos.
Digo isto, pois sem a internet, talvez não te conhecesse, meu Guru. Ou melhor, talvez até tivesse contato contigo, pois vivemos muito próximo, mas não serias o meu Guru.
Serias o meu vizinho chato, dono da verdade, com um certo ar arrogante que quer fazer valer sua opinião e que me faria pensar em preconceito e um certo ar de benevolência no trato com os humildes seres a sua volta.
Não teria o prazer de ler o que escreves, não teria te observado pela melodia das letras, das palavras e do que elas dizem.
Não me irritarias tanto, mas também não me causaria tanto espanto ao me reconhecer por certas vezes em você.
Sabe, também não veria a cor de sua alma, pois te veria somente pelas lentes que deturpam as cores das luzes, que me fariam te ver em preto e branco. E seria um desperdício, pois você meu amigo, como diria Ziraldo, tem alma de cor Flictz.
Assim, quero agradecer a guerra fria, que deu início à internet, que me fez viajar até seu blog, que me traz boas manhãs.
Parabéns Lacerda! Que Deus me permita te ter por muitos e muitos anos.


Postado por leila castro às 06:00:00
Depois dessa maravilhosa homenagem que me emocionou intensamente – veio-me lágrimas aos olhos – não posso querer mais nada dessa vida, pois sei que sairei vivo dela.
Obrigado, Leila.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

DATAFALHA PEDIU ARREGO

Depois que o IBOBE deixou a DATAFALHA pendurada na broxa, ela põe o galho dentro, pede penico, joga a toalha, tira o dela da reta, entrega os pontos - nos dois sentidos - e mostra o que todo mundo já sabia. Afinal, a DATAFALHA não vive somente de pesquisas eleitorais, tem responsabilidades e interesses com o empresariado. Não apenas com o Serra.
Na pesquisa divulgada hoje, Dilma tem 41% - subiu 5 pontos – e Serra 33% - caiu 4 pontos, em relação ao DATAFALHA anterior. Considerados apenas os votos válidos, Dilma tem 47% e está a apenas 3 pontos de uma vitória no primeiro turno. Com o início da propaganda na TV vai ser muito fácil superar essa diferença.
Osmarina continuou patinando em 10%. A oposição vai desistir dela e deve tentar encher a bola do Plínio para que Serra não sofra uma derrota fragorosa e vergonhosa logo em 3 de outubro.
No Rio, o ex-Gabeira - como disse o Jefferson Moura – o clone do Serra que lambe coturnos - como digo eu – caiu 4 pontos para apenas 14% de intenção de votos. Sérgio Cabral atingiu 57%, subindo 4 pontos e tem a vitória garantida no primeiro turno.
Vox Populi, Vox Dei.

MANGARATIBA VIROU MOTIVO DE GALHOFA

Melancolicamente, informo que a nossa Mangaratiba virou motivo de galhofa, de zombaria, de chacota, de escárnio na imprensa brasileira. É muito triste isso.
Tutty Vasques – humorista que tem uma coluna no Estado de São Paulo e que é reproduzida em diversos jornais do país – compara o nosso ex-prefeito ao Odorico Paraguassu.
Eu não gosto de ficar repetindo aqui o que sai na imprensa e em outros blogs como fazem alguns blogueiros preguiçosos, mas esse texto eu não pude evitar.
Veja o ridículo a que nossas medíocres autoridades se expuseram ao propor o “plebiscito” sobre a estátua do Rambo.
O bem amado de Mangaratiba
Desde a novela da inauguração do cemitério municipal de Sucupira, em O Bem Amado, o folclore político brasileiro não produzia polêmica igual: o Odorico Paraguaçú de Mangaratiba (RJ) anunciou esta semana que caberá ao povo desse lugarejo no caminho do carioca para Angra dos Reis decidir em plebiscito se a cidade quer uma estátua de Sylvester Stallone em tamanho natural.
Acredite se quiser: quando passou por lá com as filmagens de Os Mercenários, o ator doou à prefeitura R$ 65 mil para a confecção de sua escultura em bronze na pracinha principal. Como se isso aqui fosse um país onde o visitante, além de ganhar macacos dos nativos, pudesse financiar a própria estátua em espaço público tupiniquim.
E assim seria, não fossem as besteiras que o ator americano andou falando sobre o Brasil no lançamento de seu filme nos EUA. Foi então, imagino, que o prefeito Aarão de Moura Brito Neto teve a ideia democrática de dividir responsabilidades pelo monumento com a população local.
Essa história só terá final feliz se o eleitor transformar Mangaratiba em destino turístico internacional pela estátua que Stallone pagou, mas não levou. A campanha do ‘NÃO’ já está das ruas com o slogan “Vamos dar um cano no Rambo!”
Agora leiam os comentários (ipsis litteris) dos leitores do Tutty Vasques:
• 13/08/2010 - 07:42
Enviado por: João
que façam uma estátua de um macaco espancando o rambo.
• 13/08/2010 - 09:34
Enviado por: Joaquim Alves
Grande ideia Araão!
Construa a estátua e promova anualmente o Campeonato do
‘LANCE O MACACO NO RABO DO RAMBO’.
Atração turística com certeza!
Vai ganhar do Cirio de Nazaré, da romaria à Aparecida, do carnaval do Rio e da Bahia.
Venha para o roteiro turístico de Magaratiba, macacada!
Idealização e realização da administração AARÃO.
• 13/08/2010 - 12:07
Enviado por: I. Go
Esse prefeito tem todas as credenciais para ser presidente da República Federativa do Brasil.

(Confirme aqui)

SEXTA-FEIRA 13 DE AGOSTO

Dia do azar? A sexta-feira 13 nunca foi um dia muito “católico” e quando é no mês do desgosto – aquele mês em que as moças evitam casar-se - é o genuíno dia do mau agouro. É o dia em que os bruxos se reúnem para causar infortúnio aos viventes.
Para evitar os males que assolam o mês de agosto e que a sexta-feira 13 faça vítimas, a Igreja Universal do Reino de Deus e similares realizarão reuniões de libertação com poderosas orações de combate aos demônios, perturbações, desemprego, brigas conjugais, doenças, depressão, além da oração de proteção para que todos fiquem imunes a qualquer tipo de influência maligna e da flatulência.
Não deixe o mal atingir a sua vida. Fique bem longe da Igreja Universal e preserve seus tostões para algo mais útil. É melhor nem sair de casa hoje e, se puder, nem levante da cama.
Os mais espertos sempre se aproveitam da crendice popular. E sempre há gente que ainda acredita nessas coisas.
E por falar em crendice popular, lembrei de outros mitos e superstições que povoaram o meu tempo de criança mimada que acreditava na existência de demônios e não podia andar para trás.
Cresci mentalmente e hoje nem ligo mais para gato preto; faço questão de passar por baixo de escada; se quebrar um espelho, não vou me preocupar; faço caretas sem medo do vento bater e ficar com a cara torta; como sanduiche com o pão virado ao contrário; abro guarda-chuva dentro de casa; levanto da cama sempre com o pé esquerdo e não me importo de entrar primeiro com ele em qualquer lugar, etc.
Porém, não deixo chinelos com a sola virada para cima. Se um garfo ou uma colher cai no chão, sei que vou receber a visita de um homem ou de uma mulher. Se tenho coceira na palma da mão, vou logo ao guarda-roupa procurar nos bolsos algum dinheiro esquecido. Sei, também, que quando a minha orelha aquece e fica vermelha, alguém está falando mal de mim.
Yo no creo em brujas, pero que las hay las hay.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

MEDIOCRIDADE

A mediocridade leva as pessoas ao ridículo.
Li em O Globo de hoje que “a ideia do ator Sylvester Stallone de ter uma estátua sua em Mangaratiba terá que passar pela aprovação dos moradores da cidade. Stallone doou R$ 65 mil ao município para que fosse erguida uma estátua dele como forma de marcar a sua passagem pela cidade.”
Li também que o ex-prefeito Aarão disse que caberá à população de Mangaratiba escolher se o desejo do astro será ou não realizado.
Em primeiro lugar, não acredito que o ator canastrão tenha tido tal ideia. Na terra dele não se faz isso com pessoas vivas. Acredito que ele tenha doado muito mais – muito mais mesmo - à Prefeitura para poder filmar na cidade e alguém mais esperto tenha tirado dele ainda mais R$ 65 mil com a sugestão de homenageá-lo com uma estátua.
E também não posso acreditar que o nosso ex-prefeito tenha se exposto ao ridículo de propor a distribuição de urnas pelos distritos para que os moradores votem, decidindo se querem ou não a estátua do debilitado e inadimplente Rambo que ficou devendo a quem lhe prestou serviços. Plebiscito não se faz assim, sem qualquer controle como uma pesquisa da DATAFALHA.
O que ele fez por Mangaratiba além de ofender seu povo e suas autoridades?
"Filmamos no Brasil porque lá você pode machucar as pessoas enquanto filma" – disse ele – “a produção teve a liberdade de filmar sequências de lutas mais agressivas, usar armas de fogo mais perigosas e destruir edifícios e veículos. Você pode explodir o país inteiro e eles ainda dizem para você: obrigado e tome aqui um macaco para você levar para casa”.
A Secretária (?) de Turismo Kelly Nascimento também considerou natural a escultura de quem nos ofendeu pois teve o desplante de afirmar que “a passagem do ator pela cidade foi muito importante, pois deu notoriedade à Mangaratiba.”
Talvez, ela desconheça quem foi Luiz Gonzaga. Esse sim deu notoriedade à Mangaratiba no Brasil e no mundo. E jamais lhe foi prestada qualquer homenagem em nossa cidade. Esse merece uma estátua. Ou pelo menos o nome de uma praça, de uma rua. Ou da creche que será inaugurada em Muriqui.
Minha jovem superintendente, por favor, ouça o Gonzagão cantando Mangaratiba.

Acabo de ler no portal IG o seguinte: "De acordo com Felipe Barreto, assessor chefe de comunicação da prefeitura, até o fim de agosto será organizada uma consulta popular em que os cidadãos de Mangaratiba poderão optar entre gastar a quantia na construção da estátua ou em outro investimento ligado ao turismo." Ele também vê racionalidade na confecção da estátua que, no mesmo portal IG, uma enquete mostra que 94% são contra.
Vou me vingar parodiando Gregório de Mattos:

Que sobra nesta cidade?...............Mediocridade?
Que falta por sua desonra?........... Honra?
Falta mais que se lhe ponha?........Vergonha?
Que ao mundo ela se exponha,
Por mais que a fama a exalta,
Esta cidade onde falta honra, vergonha
E excede em mediocridade.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

HILDEGARD ANGEL PARA OS MEDÍOCRES

“Qualquer ser humano que se submeta a tortura, à prisão, a toda sorte de medo e de perseguição, em nome de um ideal, do bem estar de seus compatriotas, da liberdade do seu país, como foi o caso da minha mãe e do meu irmão, que deram suas vidas pelo Brasil, é uma pessoa especial, é uma pessoa diferente. Não é justo o que estão fazendo com Dilma. É falso. É mentiroso” - diz
Hildegard Angel emocionada no depoimento abaixo.

O irmão de Hildegard – Stuart Angel - ativista contra a ditadura, foi preso e morto nas dependências do DOI-CODI. Seu corpo nunca foi encontrado.
Zuzu Angel – a mãe - sacrificou sua vida na luta pela recuperação do corpo de seu filho, envolvendo até os Estados Unidos, país de seu ex-marido e pai de Stuart. Essa luta só terminou com sua morte, ocorrida na madrugada de 14 de abril/76 em “acidente" de carro na Estrada da Gávea, à saída do Túnel Dois Irmãos, em circunstâncias, então, mal esclarecidas.
Em 1998, o governo brasileiro assumiu a participação do Estado em sua morte.
Hoje, pessoas medíocres e sem qualquer conscientização política desrespeitam quem lutou e sofreu para que tivéssemos o direito inalienável da liberdade de expressão. E dão guarida às feras que restam das trevas do holocausto democrático, reproduzindo sórdidas peças de propaganda negativa por elas forjadas contra uma heroina daquela luta gloriosa.
É triste. Mas é um preço pequeno - bem menor que a tortura - que hoje temos que pagar pela liberdade democrática.
Felizmente, a mediocridade é privilégio de poucos na internet. A eles - os medíocres - peço somente uma pequena concessão à inteligência: PENSE - porra! - PENSE.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

FARRA DE VEREADORES

O Globo de hoje, também, abre espaço para a farra dos vereadores em cidades turísticas com dinheiro público (leia aqui). A denúncia - aproveitada pelo Fantástico - teve sua origem no blog gaúcho Folha do Mate (leia aqui).
Fiquem de olho nessa programação dos próximos "cursos" do Instituto Nacional Municipalista que também confere "comendas" e "diplomas" aos participantes:
• 422 - 10, 11, 12, 13 e 14 de Agosto de 2010 – Brasília – DF
• 423 – 18, 19, 20, 21 e 22 de Agosto de 2010 – Porto Seguro – BA
• 424 – 25, 26, 27, 28 e 29 de Agosto de 2010 – Porto Alegre – RS
• 425 – 26, 27, 28, 29 e 30 de Agosto de 2010 – João Pessoa – PB
• 426 – 01, 02, 03, 04, e 05 de Setembro – Belo Horizonte – MG
• 427 – 01, 02, 03, 04, e 05 de Setembro de 2010 – Sao Luís – MA
• 428 – 08, 09, 10, 11 e 12 de Setembro de 2010 – São Paulo – SP
• 429 – 15, 16, 17, 18 e 19 de Setembro – 2010 – Vitória – ES
• 430 – 22, 23, 24, 25 e 26 de Setembro de 2010 – Maceió – AL
• 431 – 06, 07, 08, 09 e 10 de Outubro de 2010 – B. Horizonte – MG
• 432 – 07, 08, 09, 10 e 11 de Outubro de 2010 – Fortaleza – CE
• 433 - 13, 14, 15, 16 e 17 de Outubro de 2010 – Porto Seguro – BA
• 434 – 20, 21, 22, 23 e 24 de Outubro de 2010 – Rio de Janeiro – RJ
• 435 – 20, 21, 22, 23 e 24 de Outubro de 2010 – João Pessoa
• 436 – 27, 28, 29, 30 e 31 de Outubro de 2010 – Curitiba – PR
• 437 – 27, 28, 29, 30 e 31 de Outubro de 2010 – Salvador
• 438 – 03, 04, 05, 06 e 07 de Novembro 2010 - B. Horizonte – MG
• 439 – 03, 04, 05, 06 e 07 de Novembro 2010 - Fortaleza – CE
• 440 – 10, 11, 12, 13 e 15 de Novembro de 2010 – Vitória – ES
• 441 – 10, 11, 12, 13 e 15 de Novembro de 2010 – Belém – PA
• 442 – 16, 17, 18, 19 e 20 de Novembro de 2010 – Brasília – DF
• 443 – 24, 25, 26, 27 e 28 de Novembro de 2010 – Manaus – AM
• 444 – 25, 26, 27, 28 e 29 de Novembro de 2010 – Recife- PE
• 445 – 01, 02, 03, 04 e 05 de Dezembro de 2010 – B. Horizonte – MG
• 446 – 01, 02, 03, 04 e 05 de Dezembro de 2010 – Porto Seguro – BA
• 447 – 08, 09, 10, 11 e 12 de Dezembro de 2010 – São Paulo – SP
• 448 – 08, 09, 10, 11 e 12 de Dezembro de 2010 – Foz Iguaçu – PR
• 449 – 15, 16, 17, 18 e 19 de Dezembro de 2010 – Maceió – AL
• 450 – 16, 17, 18, 19 e 20 de Dezembro de 2010 – Natal – RN
• 451 – 27, 28, 29, 30 e 31 de Dezembro de 2010 – B. Horizonte – MG
Como diz o blogueiro da Folha do Mate: "estas indicações de honrarias e convites para capacitações chegam a todo momento nos legislativos municipais do país e, por isso, me deixam com a ‘pulga atrás da orelha’.
Naturalmente, chegam também aqui em Mangaratiba. Fiquem de olho para ver quais vereadores vão viajar para participar de um desses "cursos" nessas datas nesses locais.

DEU NA FOLHA

Reportagem de ontem no Fantástico mostrou a farra dos vereadores interioranos em "cursos" de aprimoramento nas cidades turísticas e, hoje, a Folha de São Paulo publica a seguinte notícia:
"Polícia apreende documentos em operação envolvendo vereadores no RGS

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul realizou nesta segunda-feira a Operação Legislatur para cumprir três mandados de busca e apreensão nas Câmaras Municipais de Triunfo, Dom Pedro de Alcântara e General Câmara. Segundo o delegado Ranolfo Vieira Júnior, a investigação teve origem na úlitma terça-feira, após denúncia de que vereadores e servidores municipais estavam recebendo diárias do poder público para participarem de cursos em cidades turísticas do Brasil.
Sem efetiva participação em tais eventos, ele teriam recebido diplomas certificando suas presenças no curso.
Nas três Casas Legislativas, foram apreendidos documentos que serão analisados pela Delegacia Fazendária do Estado."
A farra dos "cursos" para vereadores é paga com o dinheiro público. Os "cursos" são promovidos em cidades turísticas por ONGs obscuras que também concedem aqueles "prêmios" aos prefeitinhos deslumbrados do interior.
Os vereadores levam a família e assessores - principalmente assessoras - para passear à custa do meu, do seu, dos nossos tributos.
Quantas vezes você já ouviu falar que um ou outro vereador de Mangaratiba viajou para participar de um "curso" desses? A farra também ocorre por aqui.

RODRIGO BETHLEM É MEU FEDERAL

Conheci Rodrigo Bethlem na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro quando ele era líder do governo Conde. Para mim, foi um dos mais atuantes vereadores daquela época. É casado com Vanessa Felippe - ex-deputada federal - que eu conheci ainda menina lá em Bangu.
Até abril, Rodrigo exerceu o cargo de Secretário Especial da Ordem Pública. "Com essa experiência tive a certeza de que é possível uma cidade melhor a cada dia. Não é uma tarefa fácil, sabemos disso, mas é mostrando a importância desta ação à sociedade que ganharemos terreno no campo da legalidade" - diz Rodrigo.
E eu - aposentado também das campanhas políticas e para não ficar inteiramente por fora delas - fiz o jingle da campanha dele que pode ser ouvido abaixo.

Encontre mais músicas como esta em Amigos do Bethlem

domingo, 8 de agosto de 2010

DIA DOS PAIS

Eu prestei uma homenagem ao meu pai no Dia Internacional da Mulher e, hoje, vou prestar uma homenagem a mim mesmo com um texto do meu filho Fábio.
Ele o escreveu em resposta a um anônimo que me acusou de falso e preconceituoso em um comentário neste blog. Ninguém me conhece melhor que meu filho, resultado da convivência constante durante 38 anos.

Anônimo, meu caro, tens razão. Meu pai dá vazão a todos os seus defeitos aqui neste blog. Como diria uma amiga minha, entregar-se a um blog é como ficar pelado em plena Av. Rio Branco, se não, não vale a pena tê-lo.
E ele se expõe. Mostra quem é, o que pensa, onde mora, além de respeitar, publicar e dialogar com as mais diferentes opiniões. Isso na terra livre da internet, onde as pessoas se escondem no anonimato até pra fazer um simples comentário discordante. Mal sabe você que ele gosta mais das opiniões divergentes.
Ele realmente não é humilde mas não é soberbo. Parece, mas não é. E preconceituoso muito menos. Suas idéias só podem ser confundidas com preconceito por um idiota, pense nisso. E, apesar dessa falta de humildade, perturbadora mesmo pra mim, ele é um cara muito simples que conversa por horas a fio com qualquer um, qualquer um mesmo. Ele seria capaz de defender, por exemplo, a democracia com um ditador, ouvindo e rebatendo seus argumentos. Eu não faria isso nunca. Lá em casa, ele às vezes chegava do exterior, após ter dado uma palestra, e reunia amigos da favela para rodas de samba que duravam todo o fim de semana.
O fato é que todo ser humano tem defeitos às vezes inconfessáveis, e os esconde atrás de um moralismo falso que nem jornal, e sai apontando o dedo pros outros. Difícil é encontrar quem encare de frente e assuma seus próprios defeitos.
É difícil, para muitos, ter e expressar opiniões sem levar para o lado pessoal. Aqui, ele demonstra exatamente como se faz isso. E quem vê não compreende como isso é possível.
Para lutar por uma posição, para tentar convencer alguém de que isto ou aquilo é certo ou errado, não é preciso brigar com esta pessoa.
Pai, eu sou seu filho e já vi você estender a mão e ajudar com vontade quem me parecia ser seu inimigo. Aos poucos fui compreendendo a diferença.
Também já vi você brigar feio com um amigo da família, vi vocês resolverem as diferenças e logo depois manterem-se amigos até hoje.
Anônimo, concordo com meu pai no fato de que ele dá a cara a bater quando fala publicamente suas opiniões.
Nesta época de Big Brother (o da Globo, não o de Sir Arhtur Blair), é moda taxar os outros de falso ou sincero. Mas para compreender a real diferença é preciso cultura. E talvez isto lhe falte.
Se alguém chamar Lacerda de chato, implicante, até grosso, além de vários outros defeitos, posso vir a concordar, mas falsidade não é um deles. Pelo contrário, um pouco de falsidade lhe faria até bem e pouparia a mim e a minha mãe de algumas chateações.
Assim, lhe agradeço pelas palavras que demonstram exatamente essa grande qualidade que ele tem de conseguir expressar com coragem suas fortes opiniões sem se envolver emocionalmente, sem sentir raiva quando alguém lhe faz algo que desgoste ou lhe faça mal. É uma qualidade que falta a muitos homens e que poderia nos tornar mais pacíficos.
Em última análise, trata-se de política de verdade. Política de transformar pelo debate franco e não pela guerra.
Que todos os pais tenham filhos que se orgulhem deles é o que desejo neste dia.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

DEBATE DA BAND

Não se fazem mais debates como antigamente onde só faltava correr sangue. O de ontem foi extremamente civilizado para o meu gosto.
Quem ganhou o soporífero debate de ontem? Foi a Globo com a semi-final da Libertadores – transferido de quarta para quinta-feira - com 36% de audiência contra 6% da Bandeirantes.
O que ficou de relevante foi a postura do Serra: educado, civilizado, meigo, embora falso e patético nas considerações finais quando fez tudo para verter lágrimas de crocodilo. Disse que não faz política olhando pelo retrovisor mas insistiu nos mutirões da saúde. Foi doce com a Dilma – a quem exaltou – elogiou Lula e as ações do governo.
Logo ele que, pelas costas, ofende a Dilma e o PT e aprova as calúnias levantadas pelo seu vice. Por que não aproveitou a oportunidade e levantou a questão dos dossiês criados pela imprensa cínica, corrupta, sórdida, demagógica e mercenária? Covardia? Além de mentiroso, Serra é covarde quando está cara a cara com aquela que ele ofende pelas costas.
Com a experiência que tem de inúmeros debates anteriores, Serra deveria ter massacrado a “despreparada” Dilma que ele dizia fugir dos debates por falta de experiência.
Marinheira de primeira viagem, Dilma ficou tensa no início com o pouco tempo para as respostas, mas deixou claro que é uma administradora competente e com amplo conhecimento das questões abordadas. Teve chances de nocautear o Serra e não o fez por inexperiência em debates. Em suas considerações finais, porém, foi brilhante como demonstra o vídeo abaixo.
A Osmarina também estava nervosa - saltitando quando falava - mas tentou ser convincente em seus argumentos. E o Plínio foi ao debate apenas para fazer gracinhas e radicalizar. A verdade é que todos falaram uma linguagem tecnocrata que o povão não entende.
Todos eles têm muito o que aprender com Lula e sua incrível capacidade de falar para o povo.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

SENSUS: Dilma 41x31 Serra

E a DATALHA ficou só. Mas não vou nem falar dessa nova pesquisa. Quero falar de futebol e do debate da Bandeirantes, ambos, hoje, às 22 horas.
O primeiro jogo da semifinal da Libertadores entre São Paulo e Internacional ocorreu na quarta-feira passada. Todos sabem que é a TV Globo quem define a tabela e os horários dos jogos de futebol. A CBF apenas aceita a determinação da TV Globo.
Por que o segundo jogo da semifinal será realizado hoje, quinta-feira?
Será que a Globo não quer que o povão assista a "despreparada" Dilma Rousseff ser massacrada pelo experiente José Serra? Ou será o contrário? A TV Globo não acredita mais que a exposição dos candidatos será positiva para José Serra?
Acho que a TV Globo não quer que o povão assista um deprimido e derrotado Serra ser nocauteado por uma Dilma Rousseff confiante e decidida.

ADONIRAN BARBOSA

João Rubinato faria cem anos hoje. Foi ator humorístico em programas de rádio e criou diversos personagens. Um deles foi o Adoniran Barbosa que acabou dominando a personalidade de seu criador.
Mergulhou na linguagem popular paulistana e criou com muito humor composições que descrevem as cenas do cotidiano dos despejados das favelas, dos engraxates, da mulher submissa que se revolta e abandona o lar, do homem desiludido e traído.
Dizia que o público não se contenta apenas com o drama das pessoas desvalidas e solitárias, sendo necessário que se dê a este público uma dose de humor, mesmo que amargo.
Quando Vinicius disse que São Paulo era o "túmulo do samba", ele esqueceu da existência de Adoniran, seu parceiro, por acaso, em "Bom dia, tristeza". Sem que o poetinha soubesse, Adoniran colocou uma melodia primorosa nos versos que lhe foram entregues por Aracy de Almeida. A música, um clássico, foi gravada por Maysa, Maria Bethania, Cauby, Edith Veiga, Zeca Baleiro, Roberto Miranda e tantos outros.
Mas, Adoniran foi um dos melhores sambistas brasileiros. Abaixo, alguns vídeos de Adoniran cantando com sua voz inconfundível.
Tiro ao álvaro

Samba do arnesto

Trem das onze

Iracema

Saudosa maloca

DIREITO DE RESPOSTA

“Compulsão pela censura e pela limitação da livre expressão”.
È assim que a Folha, colunistas e blogueiros da ultra-direita criticam a decisão do TSE em dar o direito de resposta ao PT pelas declarações do Indiota que sumiu da campanha e do noticiário da imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta.
O vídeo abaixo está lá no site “Mobiliza PSDB” e lá ficará durante dez dias. É o direito de resposta conquistado pelo PT na justiça eleitoral.
É a vitória da verdade sobre a sórdida campanha de José Serra, sobre a baixaria e o desespero de um perdedor.
O Indiota ainda terá que responder por danos morais na Justiça comum e pelos crimes de calúnia, injúria e difamação no STF. E a Veja terá que publicar página inteira com a resposta do PT às calúnias publicadas.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

MEU REINO POR UM CANDIDATO A SENADOR

Em quem vou votar para senadores este ano? Na eleição passada foi fácil: votei em Jandira Feghali. O pior é que tenho que votar em dois candidatos. Quem? Por favor, me iluminem.
Picciani? Sem comentários. Nem que o meu amigo Zé Luiz me peça o voto.
César Maia? Seria, talvez, a melhor opção não estivesse ele no DEM defendendo o indefensável.
Crivela? Se eu votasse nele me sentiria votando no Edir Macedo da IURD.
Lindberg? Até votaria nele para deputado estadual, mas pra senador não dá.
Milton Temer? Esse tem história. Foi um oficial da marinha cassado pela ditadura. Passou a atuar como jornalista, teve que se exilar na França. Foi eleito pelo PT deputado estadual (1987-1991) e deputado federal (1995-2003). Na Câmara Federal, foi um dos mais atuantes na oposição aos governos FHC. Em 1990 concorreu ao Senado Federal sem sucesso. Rompeu com o PT em 2003 após discordar da política econômica do governo Lula. Infelizmente, pisou na bola, queria ser coerente com o discurso oposicionista e caiu no ostracismo do PSOL.
Marcelo Cerqueira? Tem ainda mais história. Participou do movimento estudantil contra a ditadura, depois foi defensor de presos políticos, denunciou a tortura, foi preso, sofreu atentados a bomba, foi eleito deputado federal pelo MDB, candidatou-se a prefeito do Rio tendo João Saldanha como vice, em 1986. Trocou de partido. Candidato pelo PSB, foi um dos dez candidatos a deputado federal mais votados no Rio de janeiro. Como o partido não alcançou o coeficiente eleitoral mínimo exigido pela legislação para a representação no Congresso, não pode assumir o mandato. Lutou contra a privatização da Vale, entre outras ações. Votei nele para federal, mas, agora, renegando seu passado, está com Serra. Não dá.
Os outros candidatos são ilustres desconhecidos.
Resta somente o meu amigo Wladimir Mutt (PCB), funcionário de carreira da Petrobras, companheiro lá de Bangu, gente boa, camarada, tem ideologia. Não é candidato para vencer, é apenas para o partidão marcar posição e medir sua influência no eleitorado. Votarei nele.
E quanto ao outro voto para senador o que faço? Gostaria de ter um candidato como este do vídeo abaixo que sabe como tratar os jornalistas da imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta. Eu não estaria nessa dúvida atroz.

domingo, 1 de agosto de 2010

GABEIRA E SERRA NA ZONA OESTE

“Na verdade, são eles que me apoiam. Posso fazer campanha com os dois.”
Foi a resposta de Gabeira ao reporter de O DIA que perguntou sobre a reação da candidata de seu partido à campanha que ele fazia junto com Serra. Pelo menos, Gabeira não foi hipócrita e deixou claro que não apoia nenhum dos dois. Talvez, até - quem sabe? - votará na Dilma.

Do evento participou também César Maia (DEM) afirmando, com todas as letras, que Marina é apenas uma linha auxiliar: “No início tínhamos uma expectativa, que não é mais viável, de vitória do Serra no primeiro turno (...). Agora, um voto na Marina no primeiro turno é um voto no Serra no segundo”. César Maia descartou qualquer possibilidade de Marina ser candidata para valer.
Fernando Gabeira (PV) pediu que Serra tente uma mediação com o líder do Irã no discurso em Campo Grande. “Não podemos deixar essa mulher morrer. Como Lula lavou as mãos e disse que não era com ele, eu faço um apelo a José Serra” - disse Gabeira - informando que a mulher seria enterrada até o pescoço e apedrejada até a morte. Leia a reportagem em O DIA de hoje.

Enquanto isso, a imprensa mundial reproduz o apelo de Lula a Ahmadinejad.

COERÊNCIA

O conceito de coerência refere-se ao nexo entre idéias, acontecimentos, circunstâncias.
A coerência textual é a relação existente entre as partes do texto, é o vínculo entre as idéias expostas nele que é responsável pela percepção de sentido. Uma das propriedades que distingue um texto de um amontoado de palavras ou frases é o relacionamento existente entre si. A coerência textual.
Com essa coerência eu sempre me preocupo quando escrevo. A outra, sobre a qual Carlos Lacerda disse ser “uma virtude própria dos imbecis” não faz parte da minha vida.
Os tempos mudam, as situações se modificam, as pessoas também, adquirimos novos conhecimentos, novas informações. Como manter coerência em nossas opiniões?
Só mesmo os imbecis que não se aprimoram intelectualmente nem adquirem maior e melhor cultura podem ser coerentes em suas opiniões.
Como me ensinou o filósofo americano Ralph Waldo Emerson, eu digo, hoje, com toda a convicção, o que hoje penso, e, amanhã, direi, com a mesma convicão o que amanhã pensar, mesmo que contradiga o que afirmei ontem.
Em homenagem ao comentarista anônimo que insinuou uma futura falta de coerência em minhas opiniões, eu ofereço essa música do grande Raul Seixas: