Total de visualizações de página

domingo, 1 de agosto de 2010

COERÊNCIA

O conceito de coerência refere-se ao nexo entre idéias, acontecimentos, circunstâncias.
A coerência textual é a relação existente entre as partes do texto, é o vínculo entre as idéias expostas nele que é responsável pela percepção de sentido. Uma das propriedades que distingue um texto de um amontoado de palavras ou frases é o relacionamento existente entre si. A coerência textual.
Com essa coerência eu sempre me preocupo quando escrevo. A outra, sobre a qual Carlos Lacerda disse ser “uma virtude própria dos imbecis” não faz parte da minha vida.
Os tempos mudam, as situações se modificam, as pessoas também, adquirimos novos conhecimentos, novas informações. Como manter coerência em nossas opiniões?
Só mesmo os imbecis que não se aprimoram intelectualmente nem adquirem maior e melhor cultura podem ser coerentes em suas opiniões.
Como me ensinou o filósofo americano Ralph Waldo Emerson, eu digo, hoje, com toda a convicção, o que hoje penso, e, amanhã, direi, com a mesma convicão o que amanhã pensar, mesmo que contradiga o que afirmei ontem.
Em homenagem ao comentarista anônimo que insinuou uma futura falta de coerência em minhas opiniões, eu ofereço essa música do grande Raul Seixas:

Nenhum comentário: