Release
Sem filas e com quadro completo de médicos, hospital de Mangaratiba se prepara para ser ampliado Não fosse apenas o fato de o prefeito Aarão de Moura Brito Neto destinar 25% da verba à Saúde, bem mais que os 15% determinados por lei, a Prefeitura de Mangaratiba inicia em breve as obras de ampliação do Hospital Municipal Victor Souza Breves, no Centro. O secretário de Saúde, Roger Campos, avaliou também o bom momento do setor. São 140 médicos distribuídos nas unidades do município.
Com uma população superior a 30 mil moradores, a rede de saúde municipal tem 43 mil usuários cadastrados com o cartão do Sistema Único de Saúde. Assim, mais de 10 mil pessoas são atendidas e não moram da cidade. “O hospital é de médio porte. Não podemos fazer algumas cirurgias, pois são de competência do estado. Em tese, as sazonalidades é que provocam este aumento no atendimento, principalmente no verão. Aqui, porém, elas são constantes. Os postos de saúde funcionam 24 horas e são localizados em distritos estratégicos”, destacou Roger. Ao total, o hospital possui 18 especialidades à disposição. Algumas não são encontradas em municípios vizinhos.
O bom atendimento da saúde em Mangaratiba reflete na farmácia do hospital. Roger Campos informa que solicita remédio para abastecer a cidade durante 90 dias, mas o fornecimento se esgota em menos de um mês. Segundo ele, pacientes de outros municípios, principalmente da Baixada, procuram o hospital para conseguir a medicação.
O secretário diz também que melhorias no setor, como as construções das unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) foram importantes. “Temos 11 unidades espalhadas em Mangaratiba. Hoje, é uma referência para os moradores. Este ano inauguramos quatro: Itacurubitiba, Batatal, Praia Grande e Muriqui, com excelente infraestrutura e ótimo quadro de profissionais para atender a população”, acrescenta.
Novidades em setembro
Para setembro está prevista a inauguração do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A Secretaria de Saúde também recebeu sete veículos novos. “Uma lancha também será adquirida para atender moradores das ilhas. O prefeito Aarão se importa muito com a saúde de Mangaratiba”, afirma Roger. Outra novidade será a inauguração dos setores de odontologia nos ESF de Itacurubitiba, Batatal, Praia Grande e Morro São Sebastião (Muriqui) e reforma dos outros, além de equipá-los.
OUVIDORIA - Pacientes que quiserem mais detalhes sobre o serviço da Secretaria de Saúde, podem procurar a Ouvidoria: 2789-6011 ou pelo email: ouvidoria.saude@mangaratiba.rj.gov.br
Fotos deste release e outras informações – www.mangaratibanoticias.blogspot.com
Texto: Heider Rangel – Assessor de Comunicação
heider.rangel@mangaratiba.rj.gov.br
Fotos: J.A. Bahia/PMM
Telefone: (21) 2789-6024 e (21) 9992-7609 (celular plantão)
Superintendência de Comunicação - Felipe Barreto
comunicacao@mangaratiba.rj.gov.br
Superintendência de Comunicação
Prefeitura de Mangaratiba
www.mangaratiba.rj.gov.br
www.youtube.com.br/commangaratiba
www.twitter.com/com_mangaratib
Um comentário:
Lacerda, após ler a mensagem do Sr. Felipe Barreto solicitei ao Sr. Antonio Carlos, Secretario do Conselho Municipal de Saude, para convocar o Sr. Felipe Barreto para a reunião do Conselho Municipal de Saude que será realizada no dia 25 deste mes, às 14 h , no Praia Clube de Ibicui, para apresentar toda documentação relativa as informações prestadas.
Será excelente oportunidade para que possamos cobrar dos gestores da Saude no municipio transparencia de seus atos.
Postar um comentário