Total de visualizações de página

segunda-feira, 29 de julho de 2013

IDH DE MANGARATIBA

Minha mãe dizia que o diabo não é tão feio como pintam. Assim como os últimos prefeitos de Mangaratiba não foram os demônios que alguns  pintaram por aqui nas redes sociais. O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de Mangaratiba é a maior prova disto.
Mangaratiba se apresenta como um município de alto desenvolvimento humano com índices superiores à média verificada no país.
Entre os municípios fluminenses, Mangaratiba saiu de um 52º lugar em 1991, para o 11º em 2000 e para o 9º lugar em 2010.
Segundo o Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013, divulgado hoje pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o IDHM cresceu 47,5% entre 1991 e 2010 (AQUI).
Brasil deixou de figurar entre os países com índice ‘muito baixo’ em 1991 e alcançou patamar ‘alto’ em 2010. O IDHM mede a qualidade de vida das cidades e utiliza uma escala que vai de 0 a 1, sendo que 1 equivale ao mais alto desenvolvimento humano possível.
A classificação do IDHM geral do Brasil mudou de "muito baixo" (0,493), em 1991 para "alto desenvolvimento humano" (0,727), em 2010. Em 2000, o IDHM geral do país era 0,612, considerado "médio".
O IDHM é um índice composto por três indicadores de desenvolvimento humano: vida longa e saudável (longevidade), acesso ao conhecimento (educação) e padrão de vida (renda).
Dos três indicadores que compõem o IDHM, o que mais contribuiu para a pontuação geral do Brasil em 2013 foi o de longevidade, com 0,816 (desenvolvimento muito alto), seguido por renda com 0,739 (desenvolvimento alto) e por educação com 0,637(desenvolvimento médio).
Apesar de a educação ter o índice mais baixo dos três, foi o indicador que mais cresceu (+128%) nos últimos 20 anos: de 0,279 para 0,637.
Estes índices médios, porém, é da responsabilidade de dois demônios federais: FHC e Lula.
O IDHM de Mangaratiba – responsabilidade principal de dois demônios municipais: Charlinho e Aarão – além de ser superior à média brasileira, é também superior ao das cidades vizinhas e cresceu muito mais significativamente como se vê abaixo.
  (clique para ampliar)
 
Cabe à Dilma e ao Capixaba, que assumiram em 2011, elevar ainda mais o IDH brasileiro e de Mangaratiba, demonstrando que também não são dois demônios tão feios quanto agora pintam.


7 comentários:

Anônimo disse...

Quanto à Dilma,sim.Apesar de alguns de seus ministros e de uma parte do Congresso,competência e vontade política,ela tem.
Mas aqui,na terrinha,sei não!Não há pesquisa otimista que me faça acreditar em algum progresso...

leila disse...

Lacerda,

Esta tua obsessão pela polêmica, te faz irritante... você SABE e se faz de crédulo no que interessa.

Se fosse eu a postar esta simplicidade toda.... aposto que terias argumentos contrários, não é?

Você tem as respostas, mas gosta de testar se o leitor vai contra argumentar.


Quase que caí nesta esparrela.... apaguei tudo!

Longevidade? Você sabde como se deu este salto em Mangaratiba
Educação? Você também sabe o que levou o país ao crescimento ... foram leis que obrigaram a oferta de vagas nas escolas. E o incentivo do bolsa família, foi determinante.
Renda? Mesma situação...

Méritos de prefeitos locais? Ah! Então vamos incluir o Emil e o José Miguel eles também governaram entre 1991 e 2000.

Agora, isto é qualidade municipal?
Não subestime seus leitores com esta superficialidade toda...

LACERDA disse...

E se fosse o contrário?
Certamente, culpariam os prefeitos, não é?
Concordo em parabenizar também o Emil e o José Miguel.

leila disse...

Com toda certeza, se o município estivesse entre os 32 que não conseguiram subir de posição.... claro que os culparia!!!

Unknown disse...

Concordo com quem acha que o mérito foi muito mais federal do que municipal, afinal a evolução nesses 20 anos foi muito significativa em TODAS as regiões do país.
Só que a melhora durante o governo FHC se concentrou no Sudeste, enquanto a melhora no governo Lula foi em todas as regiões, reduzindo drasticamente o número de municípios com avaliação "muito baixo' para apenas 32.

E acho que o combate à desigualdade e a melhora dos mais necessitados se deu de forma muito mais efetiva no Governo Lula do que no FHC. O que pode ser comprovado pela observação do Índice de Gini no texto:

http://altamiroborges.blogspot.com.br/2013/07/fhc-lula-e-queda-da-desigualdade.html

Anônimo disse...

André,você foi muito claro e direto.
São constatações como esta que incomodam e irritam muita gente...

Fazer o quê,se o ex-presidente Lula
e a presidenta Dilma são verdadeiros governantes?

Quem se livrou do FMI, que
sugava os brasileiros com a eterna dívida externa?

Antes de Lula,quem governava o Brasil?...



Unknown disse...

ajude a publicar nosso blog, contamos com voce !!! 7cabecasangra.blogspot.com.br , desde ja ficamos agradecidos !!!