Total de visualizações de página

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

SAÚDE... EDUCAÇÃO... SEGURANÇA...

São essas as prioridades da grande maioria dos candidatos a deputado federal e estadual. Dizem que vão lutar para dar mais e melhor saúde, educação e segurança para o nosso povo sofrido.
Mentira! Nada farão porque são candidatos ao poder legislativo e nada poderão fazer além de legislar e controlar o poder executivo. No máximo, poderão votar leis mais duras contra o crime.
Quem pode e tem a obrigação de fazer algo para oferecer mais e melhor saúde, educação e segurança é o poder executivo federal, estadual e municipal. Construindo e estruturando mais e melhores hospitais e escolas, investindo em segurança pública, contratando e valorizando seus servidores públicos.
Além dos poderes executivos, sabe quem mais pode fazer algo pela saúde, pela educação e pela segurança? Você. Somente você e mais ninguém.

Quer mais e melhor saúde? Cuide-se e cuide de seus filhos. Vacine-os. Tenha hábitos diários de higiene. Lave as mãos muitas vezes ao dia. Escove os dentes, pelo menos, três vezes riárias. Tenha uma vida saudável. Não seja um sedentário como eu. Caminhe, dance, divirta-se. Sorria, seja feliz. Supere a hipocondria. Beba sempre água filtrada. Não exagere no álcool. Evite acidentes. Se for dirigir, não beba. Dirija com cuidado. Tenha sempre em mente a noção do perigo. Evite hospitais, um antro de ar poluído com todo tipo de bactérias. Hospital somente quando não puder ir com suas próprias pernas. Se precisar, tente um posto de saúde. Mas, só mesmo quando precisar de fato. Resfriado, tosse, nariz entupido ou escorrendo, prisão de ventre, diarreia, dor de barriga, bicho de pé, “espinhela caída”, “pulso aberto”, trate em casa mesmo. Quando faltar ao trabalho, enfrente o chefe com galhardia e não procure o posto de saúde em busca de um atestado médico.
Sabe o que acontecerá a médio prazo? Será o fim das filas de consulta médica em hospitais e postos de saúde. Médicos e enfermeiros terão mais tempo e poderão dedicar-se melhor a quem de fato precisa: os doentes. E teremos todos mais e melhor atendimento à saúde.

Quer mais e melhor educação? Eduque-se e eduque seus filhos. Cuide bem deles com muito amor e carinho, mas imponha-lhes limites. Procure saber com quem e por onde eles andam. Educação começa no berço. Sei que dá trabalho, mas tenha paciência e determinação. Minha mãe dizia que é de pequenino que se torce o pepino. Ensine a seus filhos o que significa respeito, boas maneiras, cortesia, justiça, honra. Crie filhos com caráter e personalidade. Não permita que eles se desvirtuem para a violência. Converse com eles – e principalmente com elas – sobre sexualidade. Aconselhe-os a usar camisinha. Diga a elas que anticoncepcional se toma diariamente e não apenas no dia em que vai transar. Educação se dá em casa e é aquilo que fica conosco para sempre depois que esquecemos quase tudo que aprendemos na escola. Professor existe para transmitir conhecimentos. Na escola, seu filho vai adquiri-los, vai aprender a ler e escrever, a somar, diminuir, dividir, multiplicar. Acompanhe seus estudos. Estimule-os à leitura. Apresente-os à boa música, faça tudo para evitar que se tornem "funkeiros". Não admita “piercings” e tatuagens.
Sabe o que acontecerá? Você enviará filhos melhores para a escola e a escola se tornará muito melhor. E teremos todos mais e melhor educação.

Quer mais segurança? Então, vamos acabar com o narcotráfico e com a violência. Faça tudo o que falei sobre educação e mais: não use drogas. E fique de olho em seus filhos, nos filhos dos seus amigos e vizinhos e nos “amigos” deles. Dê-lhes algumas incertas nos locais que eles costumam frequentar. Sem o consumo não haverá mercado para o narcotráfico. Não os estimule à bebida que é o primeiro passo no caminho das drogas. Não volte para casa bêbado. Mas, se voltar bêbado – uma vez ou outra - deite e durma. Não discuta com a mulher, não a ofenda nem agrida. Bêbado nunca tem razão. Não seja intransigente, saiba pedir e conceder desculpas. Seja cortês sempre, inclusive no trânsito. Dirija com urbanidade. Evite as brigas, principalmente com seus vizinhos. Compreenda-os e mantenha sempre um relacionamento amigável. Você vai precisar deles um dia. Seja solidário, ajude a quem precisa. Não seja arrogante, seja gentil. Como o Gentileza, com sua humildade, afirmava: gentileza gera gentileza. Ajude a polícia, coopere com a segurança. Participe e não fique alheio ao que acontece na sua comunidade. E jamais esqueça que os que enveredaram pelos descaminhos do crime foram um dia, assim como nós, criancinhas inocentes, indefesas e inofensivas.
Assim, vamos conquistar um mundo menos violento. A paz virá com o tempo.
E os candidatos terão que sustentar novos argumentos para conquistar o nosso voto.