Total de visualizações de página

sexta-feira, 30 de maio de 2014

VAI PARA O LIXO DA HISTÓRIA DO STF

Há gente que tem um sentimento penoso de desonra, humilhação ou rebaixamento diante de outrem que a ajudou, que a salvou de uma situação precária.
Você já fez um bem a uma pessoa que depois se afastou de você? Por se sentir diminuída perante você ou sei lá por quê?
Fiz esta pergunta, hoje de manhã, a minha mulher. Ela me disse que sim. Foi, há muitos anos, quando sua costureira, quase chorando, falou da necessidade de uma máquina de overlock para sustento de sua família. Minha mulher comprou a máquina e lhe deu. Pra quê? A costureira, que era vizinha, se afastou e nunca mais quis atender minha mulher. Vergonha?
Quando um ítalo-americano assumiu a direção da multinacional em que eu trabalhava durante quase dez anos, tive experiência similar.
Ele soube que eu tinha prestígio com o gerente de uma agência bancária e veio me pedir para lhe conseguir um empréstimo. Apresentei-o ao gerente e pedi que lhe atendesse. O meu diretor saiu da agência com sua conta-corrente recheada como queria e fez questão de me pagar o almoço.
Pra quê? O cara passou a me perseguir. Achou que meu comportamento era de quem queria tripudiar por tê-lo salvado de uma situação precária. Passou a notar que eu andava orgulhoso de cabeça erguida e nariz em pé. Como sempre andei, aliás. Assumiu um complexo de inferioridade diante de mim como qualquer infeliz quando vê um colega assumir um posto superior.
Certa vez, embriagado, numa convenção em Campos do Jordão, chegou pra mim e disse: “se quiser, eu posso prejudicar você”. Eu lhe respondi na lata: “qualquer um, seja quem for, pode me prejudicar; somente eu mesmo posso me fazer o bem”.
Fui demitido logo depois. Mas, me dei muito melhor em outra multinacional.
Por que estou dizendo isto? Por que a aposentadoria do verdugo me fez pensar o quanto ele se sentiu desonrado, diminuído e humilhado, diante de quem o ajudou para ser nomeado pelo Lula para o STF.
Foi a José Dirceu que o verdugo pediu para convencer Lula a nomeá-lo. Dirceu atendeu o seu pedido e convenceu Lula.
Hoje, por exclusiva vontade do verdugo, Dirceu – condenado ao semi-aberto – continua em regime fechado.
A vingança de Dirceu é que o verdugo, o déspota, o prepotente e arrogante, o porra-louca, o Demóstenes enrustido e ex-queridinho da mídia, sentindo-se agora isolado por todo o judiciário e malvisto por seus pares - até pelo Globo - aposenta-se no final de junho em respeito ao direito, para restaurar a dignidade do STF e a austeridade moral da democracia.
E, também, para o fim de sua perseguição a um desafeto que só lhe fez o bem.
O destino do verdugo será o lixo da história do STF e Dirceu, finalmente, poderá cumprir sua pena democraticamente.

Um comentário:

Eduardo,o imbecil disse...

Como ingrato?Não me consta que o verdadeiro beneficiário do Mensalão(que evitou o impeachment)esteja na Papuda.Só os operadores que aproveitaram para amealhar algum patrimônio.Não,Lula está injustamente solto.Livre,rico(muito!),ignorante(nunca sabe de nada),prepotente e espertamente muito perigoso.