Total de visualizações de página

sábado, 31 de maio de 2014

ONDE OU AONDE?

“Darei tudo de mim
onde precisar o mundo.”

Parece ridícula a declaração da professora Osmarina. Parece coisa de super-herói ou de jogador de futebol, mas está correta. O “onde” foi aplicado corretamente.
Ao ouvi-la toda noite na propaganda do PSB, fico imaginando a tia Osmarina dando aula no Paquistão ou lutando contra a devastação das florestas tropicais do Congo. Ela não é mais a salvadora da pátria, mas sim a mulher maravilha dando tudo de si para salvar o mundo.
Mas, voltemos à questão do “onde” e “aonde”. Os dois indicam lugar, mas o primeiro tem a ver com localização em algum lugar e o segundo com movimento para algum lugar. Na linguagem coloquial, usamos as duas formas indistintamente, sem problemas. Porém, a norma culta exige a formalidade na escrita.
Os verbos que devem estar com “onde” ou no contexto em que esse termo aparece são os que indicam estado ou permanência no lugar. Exemplos: Onde estou? Onde fica? Onde coloquei?
“Aonde” é um advérbio que deve ser empregado quando transmitir a ideia de movimento, tais como: Vou aonde?, Aonde chegarei?, Dirijo para aonde?
Marina maravilha também poderia dizer assim: "Vou aonde precisar o mundo e darei tudo de mim."
Não sou professor, mas apenas um humilde publicitário que gosta e tem que escrever corretamente. Por isso, às vezes, coloco aqui algumas regras gramaticais para lembrar a mim mesmo da norma culta como nas postagens que fiz sobre o porquê dos porquês AQUI e sobre a crase AQUI.
Posso cometer meus erros, pois ninguém sabe tudo sobre a norma culta de nossa língua portuguesa.
Mas, é um absurdo errar como a anônima que se diz professora em um comentário reproduzido abaixo feito no blog “Notícias de Itacuruçá”, em 26 do corrente:
“educação começa o dia MAUUUU,
a secretaria de educação meire gabino, esta fazendo cooper agora por volta das 09.30h na orla da praia do saco, parece brincadeira mas é verdade, já pensou se nois professoras decidir-mos também pela mesma pratica,kkkkk”

Como pode a anônima que se identifica como professora cometer tantos erros em tão pouco texto? Se é mesmo professora, eu tenho que admitir: a educação em Mangaratiba está, digamos assim, uma... imundície.

3 comentários:

Eduardo,o imbecil disse...

Uma imundiça,como se diz mais corretamente depois de 12 ou 13 anos de educação pentelhista.Estão reescrevendo Machado com nosso dinheiro.O Apedeuta icónico é o seu,o nosso.o deles(bamqueiros)LULÂO I (VOLTA LULA).Vc merece Lacerda mas eu não.

Morôni Azevedo de Vasconcellos disse...

Esqueceu de falar que Marina estava recitando uma poesia e pode invocar a licença poética...

LACERDA disse...

Morôni,

Agradeço o comentário, mas não esqueci de falar que ela estava citando sua própria poesia do arco e da flexa.
Acontece que comentei somente a propaganda do PSB em que o último verso está dito isoladamente.
E fora do contexto é pura megalomania. Afinal, quantos telespectadores conhecem a poesia.
Aquela inserção do PSB foi um grande furo do seu marketing político, tanto que está sendo motivo de chacota na internet.
Eu fui apenas o primeiro a satirizá-la.