Total de visualizações de página

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

LEI E ORDEM

Agora que foi reeleito e não mais precisa agradar a gregos e troianos, Capixaba bem que poderia exercer a sua autoridade e impor a lei e a ordem neste verão, principalmente em Muriqui.
Mas, não é sobre isso que quero falar. Quero me referir a Law & Order, a mais bem sucedida série de TV em todo o mundo. Um sucesso tão grande que virou franquia: Law & Order SVU (Special Victims Unit), Law & Order Criminal Intent, Law & Order Trial by Jury, Law & Order UK, Law & Order Los Angeles são as séries que se originaram da primeira lançada em 1990.
Eu assisto Lei e Ordem desde o lançamento no Brasil. Já está em sua 20ª. temporada e é a série americana há mais tempo no ar, sempre no canal Universal.
Lei e Ordem SVU (Unidade de Vítimas Especiais) chegou este ano à 14ª. temporada. Sempre estrelada por Mariska Hargitay (foto) – filha de Jayne Mansfield, aquela loura peituda que foi símbolo sexual dos anos 50 – tem como cenário as ruas de Nova York e é baseada em histórias reais.
Cada capítulo completo tem cerca de 50 minutos. Metade mostra a investigação policial até a prisão do criminoso, a outra metade aborda as ações da promotoria processando o acusado nem sempre com sucesso.
No feriado, tomei um fartão de Lei e Ordem numa maratona de 18 a 22 horas. Um dos quatro capítulos começou na recepção lotada de um hospital com a cena que me fez escrever a postagem.
Tentem imaginar a cena:
- abruptamente, entra pela recepção um médico e enfermeiros conduzindo a maca com um acidentado todo entubado;
- uma senhora tipo classe média, branca, cerca de 50 anos, segura o médico pelo jaleco e reclama atendimento. O médico se desvencilha e segue com a maca;
- a nobre senhora, então, dirige-se à recepcionista e reclama: “Estou aqui há duas horas e ainda não fui atendida” – mostra o braço e continua – “tenho uma coceira aqui no pulso que não passa”;
- nisso, entra uma jovem toda extropiada, visivelmente agredida, roupa rasgada e cheia de escoriações no rosto, que sofreu um estupro;
- a recepcionista logo lhe dá toda atenção e vai levá-la para atendimento médico imediato;
- a mulher da coceira no pulso não se contém e fica gritando: “Estou na frente dela, estou na frente...”
Vejam vocês, não é somente aqui que os doentios infestam os hospitais. O enfermo imaginário é uma entidade internacional.
E não sou apenas eu a criticá-la.

2 comentários:

CLA disse...

Ah! Lacerda, voce pode até entender de Lei e Ordem, mas das atrizes que interpretam nem tanto. Mariska Hargitay, a Olívia Benson de Lei e Ordem SVU não é filha de Jane Russel mas de Jayne Mansfield, uma loira bombástica que foi símbolo sexual nos anos 60. Por sinal Mariska, que é morena, é muito bela e uma atriz talentosíssima.

LACERDA disse...

Errei! Você tem razão. É isso que dá escrever confiando na memória. Confundi as janes.
Obrigado pela correção. Vou alterar o texto.