Total de visualizações de página

sábado, 10 de novembro de 2012

JOÃO GOULART

Escrito por Jorge Ferreira – professor titular da UFF e pesquisador do CNPq - é o melhor livro que li este ano. Com mais de 700 páginas, este livro é resultado do trabalho minucioso de pesquisa durante muitos anos. É a biografia do  ex-presidente João Goulart, desde a infância até sua morte no exílio.
O autor espera que o seu esforço contribua para a construção de uma sociedade melhor e mais tolerante.
É a história recente do Brasil sem qualquer maniqueísmo.
Um romance de suspense do qual todos sabem o final, mas desconhecem muitos dos sórdidos detalhes da trama, os dilemas e as contradições das esquerdas e da direita brasileiras.
Demonstra que o personagem principal não foi mocinho nem vilão, foi apenas um ser humano. Um ser muito humano.
Este livro não ficará sepultado em minha estante. É um livro pra ser lido por quem se interessa pela nossa história e pela atualidade política.
Vou passá-lo adiante e espero que quem o receber – após lê-lo – faça o mesmo. Meu filho costuma deixar em um banco de praça ou do metrô os livros que lê quando não os passa para mim.
Pra que juntar tantos livros em casa? – ele pergunta com absoluta razão.
Vou fazer melhor: vou dá-lo para uma blogueira amiga aproveiar melhor o tempo que tem dedicado ao “feissibuque”. Difícil é encontrá-la.

N.L.: Ano passado, quando mudei de residência, passei na biblioteca de Mangaratiba e ofereci duas caixas cheias de livros. A senhora que me atendeu queria que eu levasse pra lá as duas enormes caixas pesando meia tonelada. Disse-lhe que não poderia e deixei meu novo endereço para que mandasse buscar. Não vieram. Dei todos os livros para quem se interessou por eles.

Nenhum comentário: