Total de visualizações de página

segunda-feira, 23 de julho de 2012

BANDIDOS SÃO FILHOS DE DEUS

A nefasta criatura capaz de matar, sem qualquer sentimento de culpa, alguém que ele jamais viu antes e que nunca lhe fez mal não é um alienígena. É também um filho de Deus.
Um dia, assim como nós, ele foi uma criaturinha inocente, indefesa e inofensiva.  Depois, bem depois, é que enveredou pelos descaminhos da violência e do crime.
Ninguém nasce bandido. Ele é apenas fruto da estrutura familiar – ou da falta dela - dos maus exemplos e da falta de limites impostos logo na primeira infância.
Dizem os psiquiatras que o envolvimento com o crime tem relação com os ensinamentos recebidos na infância.
Bandido morre cedo e, geralmente, não tem filhos. A grande maioria dos bandidos – digamos que 99,9% - é oriunda de boas famílias.
Quer menos violência? Não adianta promover passeatas nem acreditar nos discursos demagógicos das campanhas eleitorais.

Veja como alguém, acometido de um furor maniqueísta, em discurso na campanha de 2010, canonizou um candidato e demonizou o outro - um cara legal e decente - tachando-o de bandido e afirmando que ele traria bandidos para Mangaratiba. Clique AQUI e veja a partir dos sete minutos do vídeo. 
Agora, coitado, pediu perdão e teve que superar o seu sectarismo político porque precisa estar junto do "bandido" pra tentar ganhar a eleição contra aquele que foi canonizado anteriormente. Portanto, não acredite nos políticos itinerantes em campanha.
Quer mais segurança? Quer acabar com o narcotráfico? Faça tudo o que falei antes sobre educação e mais: não use drogas.
Fique de olho em seus filhos, nos filhos dos seus amigos e vizinhos e nos “amigos” deles. Dê-lhes algumas incertas nos locais que eles costumam frequentar. Sem o consumo não haverá mercado para o narcotráfico. Não os estimule à bebida que é o primeiro passo no caminho das drogas pesadas. Não permita que eles participem de torcidas organizadas e tente mantê-los distantes do funk.
Procure manter sempre algum poder sobre eles, pelo menos enquanto sustentá-los.
Não volte pra casa bêbado. Mas, se voltar bêbado – uma vez ou outra - deite e durma. Não discuta com a mulher, não a ofenda nem agrida. Bêbado nunca tem razão.
Não seja intransigente, saiba pedir e conceder desculpas. Seja cortês sempre, inclusive no trânsito. Dirija com urbanidade.
Evite as brigas, principalmente com seus vizinhos. Compreenda-os e mantenha sempre um relacionamento amigável. Você vai precisar deles um dia. Seja solidário, ajude a quem precisa. Não seja arrogante, seja gentil. Como o Gentileza afirmava com toda a sua humildade: gentileza gera gentileza.
Ajude a polícia, coopere com a segurança. Participe e não fique alheio ao que acontece na sua comunidade.
E jamais esqueça que aqueles que enveredaram pelos descaminhos do crime foram um dia, assim como nós fomos, criancinhas inocentes, indefesas e inofensivas.
Desta forma - quem sabe? - não vamos conquistar um mundo menos violento. A paz até poderá vir com o tempo.
E os candidatos terão que apresentar novos argumentos para conquistar o nosso voto.

Vereador nenhum, prefeito nenhum poderá fazer mais e melhor pela segurança do que nós próprios.

Nenhum comentário: