Total de visualizações de página

domingo, 1 de maio de 2011

CELULAR

O Brasil terminou março com 210,5 milhões de assinantes da telefonia celular, conforme anunciou a Anatel. Em fevereiro, foram adicionados cerca de 3 milhões de terminais. No primeiro trimestre de 2011, foram adicionados 7,6 milhões de novos celulares, informou a Anatel.
Em abril e maio, o mês do dia das mães – quando o celular é um dos presentes preferidos - o número de aparelhos no país deverá atingir mais de 220 milhões.
Considerando apenas a população atual acima de 9 anos – 161.970.265 habitantes – teremos a média de 1,4 celulares para cada brasileiro com 10 anos ou mais. Por residência, teremos 3,3 aparelhos.
Há cerca de 20 anos, surgiu o telefone celular. Um tijolo que os deslumbrados traziam pendurado na cintura. Não quis entrar nessa e vivi muito feliz até os cinquenta anos sem celular.
Obrigado por mulher e filhos, tive que adquirir um aparelho. Lá se foi a minha total liberdade de viver sem qualquer controle externo. Sem ter que mentir para responder a reincidente perguntinha “Onde é que você está?”.
Meu celular tem câmera, rádio, toca MP3, manda torpedos, etc, etc, mas a única coisa que faço e sei fazer com ele é atender as chamadas Não posso negar que o celular trouxe alguns benefícios. Por exemplo, para os jovens darem enorme prejuízo aos pais, para corretores de imóveis e para políticos em campanha. Apenas em campanha, porque depois de eleitos eles não mais atendem o celular.
Trouxe, porém, a possibilidade de inúmeros golpes aplicados por espertalhões em pessoas facilmente influenciáveis. O pedido de resgate pelo sequestro do filho ou da filha todo mundo já conhece, mas ainda há gente que continua caindo no golpe. Tem, também, o torpedo que informa ter sido o assinante sorteado para ganhar um carro zero, bastando depositar em uma conta bancária certa quantia para as despesas de licenciamento do veículo. E existem aqueles que depositam. Minha mulher já “ganhou” dois Unos e um Corsa.
Uma vez recebi ligação informando do sequestro da filha que infelizmente nunca tive. Entrei na do bandido, me desesperei. Marquei encontro para pagar o resgate. Fico imaginando a cara do meliante me esperando crente que ia botar a mão numa bolada de 20 mil reais.
O celular também tem causado inúmeros acidentes de trânsito e, agora, tornou-se o ítem mais furtado no país, principalmente porque os aparelhos estão desbloqueados. Pode-se colocar no aparelho um “chip” de qualquer empresa comprado por 5 a 25 reais em qualquer camelô. Isto vai levar as empresas a lançar o aparelho descartável. Compra-se um com cerca de R$ 30,00 de crédito. Acabou o crédito, joga-se fora o aparelho.
Para mim, o melhor do celular foi a inspiração que deu para David Ellis realizar o eletrizante filme de suspense “Cellular”, um thriller que recebeu no Brasil o título de “Um grito de socorro”.

Nenhum comentário: