Total de visualizações de página

sábado, 3 de julho de 2010

"DATAFALHA"

Vejam no que dá fazer pesquisa na rua - apenas nos centros urbanos onde há maior fluxo de transeuntes - e ter pressa em "mancheteá-la".
Na rua, a única coisa sobre a qual o entrevistado não pode mentir é o sexo.
Vejam o resultado por sexo (clique na imagem para ver melhor). Serra tem somente 34% e a Dilma atinge 46% de intenção de votos entre os homens. É muito grande a diferença. Não acredito nisso. Já entre as mulheres, Serra tem 45% e a Dilma apenas 30%. Também não acredito. Já foi assim, não é mais.
Agora, vejam o resultado por escolaridade: A Dilma perde no grupo que tem apenas o ensino fundamental e empata no grupo com ensino superior (é impossível). E fica pau a pau no grupo com ensino médio.
O pior acontece no resultado por renda familiar: Serra vence a Dilma no grupo de renda familiar mais baixo (2 salários mínimos) e quase empata no grupo que recebe de 2 a 5 salários. Inpossível de novo.
O mais incrível acontece com a Marina Silva que, no geral, tem 10% de intenção de voto. Some os percentuais atingidos na pesquisa por escolaridade e divida por três (são três grupos): dá 12%. A seguir, some os percentuais atingidos na pesquisa por renda familiar e divida por quatro (são quatro grupos): dá 13%. Afinal, qual é a intenção de voto na Marina? É igual a 10, 12 ou 13% dos entrevistados?
Se você somar os índices da Dilma nos resultados por renda familiar e dividir por quatro encontrará apenas 36%. Outra discrepância, pois, no geral, a pesquisa diz que a Dilma tem 38%.
Não faço o mesmo cálculo para os resultados por regiões do país porque somente aqui o "DATAFALHA" pode ter feito um cálculo aritmético para compensar os diferentes pesos populacionais. Além disso, em três regiões, a soma dos percentuais não dá cem por cento.
Como se vê, o pessoal do "DATAFALHA" além de não saber fazer pesquisas também não sabe aritmética.

Nenhum comentário: