Total de visualizações de página

segunda-feira, 26 de março de 2012

JUIZ DE MANGARATIBA SOB INVESTIGAÇÃO

A Agência O Globo noticia hoje que:

"O Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio vai decidir na sessão de hoje se abre processo administrativo disciplinar contra um juiz estadual. Embora o nome seja mantido em sigilo, integrantes do Órgão, formado pelos 25 mais antigos desembargadores fluminenses, receberam recentemente, do Conselho da Magistratura, peças de investigação sobre a conduta do juiz Rafael Fonseca, titular da Vara Única de Mangaratiba, que é acusado de ser recordista em autorizações de escutas telefônicas e ter ligações com milicianos de Itaguaí, cidade onde atuou como juiz criminal.
Rafael Fonseca foi citado ontem em reportagem do GLOBO sobre a baixa produtividade do Judiciário Fluminense na condenação de políticos corruptos. Ele causou surpresa ao Ministério Público pela celeridade demonstrada na absolvição do prefeito de Itaguaí, Carlos Busatto Júnior, o Charlinho, que respondia ação de improbidade administrativa por contratar ilegalmente um jornal regional. Para apressar o andamento do processo, ele chegou a enviar um oficial de Justiça ao MP depois do horário de expediente.
Representações encaminhadas à Corregedoria do TJ-RJ citam o nome de Rafael Fonseca em quatro situações distintas. Só em 2007, ele teria autorizado a realização de 2.147 escutas telefônicas no município (uma para cada 48 habitantes de Itaguaí). Posteriormente, o juiz autorizou a destruição das conversas gravadas.
Outra representação cita o juiz como responsável pela destinação de bens apreendidos com criminosos, como carros e armas, a pessoas de seu círculo pessoal sem que o Ministério Público tivesse sido consultado. Os demais casos envolvem suposta compra de alvarás, sendo um deles para beneficiar em 2008 uma quadrilha de milicianos presa durante a Operação Leviatã II. Posteriormente, o mesmo juiz julgou e condenou o grupo.
Na semana passada, ao explicar a decisão que favoreceu o prefeito de Itaguaí, Rafael disse que julgou o caso sem esperar novas provas, solicitadas pelos promotores, por considerar o caso maduro (pronto para a sentença)."

Estamos todos muito bem arrumados por aqui.

8 comentários:

leila disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
leila disse...

Tudo isto encontraremos também no relatório da CPI das milícias....
Sem contar com um habeas corpus acatado em menos de uma hora após a prisão de um miliciano de Itaguaí...
E consideramos muito também muito interessante quando o Juiz foi transferido para esta comarca.

Estamos de fato muito bem arrumados por aqui...


OBS: Te amo!

Márcia Olivieri disse...

Penso, que várias ações julgadas por ele deveriam ser revistas... muitas são as reclamações dos vários advogados que atuam na área!

Anônimo disse...

Seria muito bom a população e sobretudo os pre candidatos de Mangaratiba se mobilizarem para tirar esse Juiz da comarca e por assim dizer, também Juiz eleitoral. Não vamos nos esquecer da "afinidade" que ele tem com a família Busatto que certamente terá uma representante no pleito da cidade. Fala-se muito de seu envolvimento com a milícia de Itaguaí, isso inclusive consta no relatório da CPI das milícias da ALERJ presidida pelo Dep. Marcelo Freixo, mas esse Sr. Juiz também é o mesmo que favoreceu a empresa de Eike Batista em Itaguaí ficando coma "Bunda" sentada sobre o processo que pretendia cassar a licença durante um ano e meio e ainda concedeu o efeito suspensivo na liminar que embargava a obra. Esse cidadão é venal.

bastos disse...

isso è um sinal que ainda existe dentro dos poderes pessoas que querem a jusitça e somente a justiça. por outro lado è uma vergonha para todos nòs que dependemos dessas pessoa. é lamentavel e vergonhoso. è por isso que sempre vaõ nos ver como terceiro mundo. mais nada a declarar.

Rosana disse...

Acho que sou um ET nesse mundo denominado Terra! Karaca!
Tenho 56 anos e vejo que tudo que aprendi não serve pra nada!
Fizeram mudanças na gramática, será que eximiram do pai dos burros as palavras Ética,caráter,incorruptível,
honestidade,correto,retidão e outras mais que caíram em desuso?
Tô na terra onde o errado é o correto,aprendi exatamente o inverso.
Será que me ensinaram equivocadamente? Por favor se puderem me ajudar me respondam tô nesse mundo mesmo? Não caí de paraquedas?
Se esse magistrado assim permanecer até outubro estamos lascados, alías mesmo sem ele já me considero desgraçadamente envolta por um lamaçal sem pretendentes porque Mangaratiba está se tornando indiscriminadamente um pântano, mas isso lamentávelmente há anos !

Rosana disse...

ressalva do ET: lamaçal sem precedentes...

Anônimo disse...

É um escanda-lo! Uma loucura! Um absurdo! Com quem o povão pode contar se aquele que deveria nos proteger se deixa corromper dessa forma vil! Como podemos creditar na justiça se ela anda de braços dados c/ o terror, de namorico com o crime? É uma vergonha!