Total de visualizações de página

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

INDECISÃO OU PREGUIÇA?

Ou será o quê?
Eles levam uma boa vida. Trabalham quando querem. Percebem os maiores salários públicos da República. Têm todas as mordomias. Ninguém os pressiona. Quem fala mal deles pode até ser preso.
Está certo que eles estudaram bastante. Fizeram concursos para assumir seus cargos. E agora fazem parte da elite intelectual do país. Mas, por que são tão indecisos? Ou será que são apenas preguiçosos?
Ou será o quê?
O processo de cassação do prefeito de Mangaratiba veio se arrastando no TRE desde julho de 2009. Somente doze meses depois – em julho de 2010 - finalmente foi mantida em plenário a decisão anterior do juiz de Mangaratiba, Dr. Márcio da Costa Dantas. E levaram mais três meses para negar provimento ao recurso interposto pelo embargo de declaração dos advogados do ex-prefeito. E o prefeito foi cassado, mas não definitivamente. Agora, o caso ainda vai para o TSE dar a palavra final e somente depois teremos nova eleição em Mangaratiba.
Digamos que neste caso foi apenas preguiça. Porém, a indecisão impera lá em Brasília.
A Lei da Ficha Limpa, até hoje, ninguém sabe se vale ou não. A indecisão levou a um empate de cinco a cinco no STF e não há quem faça um gol contra nem a favor.
Por conta disso, senadores e deputados considerados eleitos não sabem se serão diplomados. Candidatos bem votados que participaram da eleição sob liminar ou tiveram o registro indeferido poderão ter os votos anulados ou se foram contabilizados poderão, depois, ser anulados, alterando consideravelmente o quadro de eleitos.
Esta indefinição só acabará quando o TSE julgar definitivamente os recursos dos candidatos. Julgamento este que poderá depender da decisão do STF sobre a Lei da Ficha Limpa.
Cerca de 1.250 candidatos tiveram seus registros de candidaturas negados pelos TREs, mas foram votados por conta de recursos ao TSE. Este tribunal adiou o julgamento desses recursos, criando-se uma indefinição sobre o resultado eleitoral que escapa às leis da razão.
Mais de 760 candidatos a deputado estadual, cerca de 330 candidatos a deputado federal e 29 ao senado puderam receber votos que não foram contabilizados até a decisão final da Justiça.
Até 17 de dezembro, todos os eleitos terão que ser diplomados. Enquanto isso, muitos sofrerão a angústia da dúvida sem saber se foram ou não eleitos de fato.
É uma indecisão absurda, irracional e por demais prolongada que não ocorreu quando foi decidida a libertação do Daniel Dantas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Infelizmente nosso País foi carcomido pela corrupção, o que impera é ganancia do poder seja ele ilegal ou paralelo, todos o querem.