Total de visualizações de página

domingo, 24 de outubro de 2010

BENDITA FRUTA

Em uma esquina da Rua do Catete, quase em frente ao Largo do Machado, há uma lanchonete especializada em sucos de frutas. O nome do estabelecimento, por demais criativo, é Bendita Fruta.
Quando o vi, pensei logo na banana. Acho que a grande maioria quando ouve falar em fruta pensa logo na banana. A banana que deu nome a nossa cidade – Mangaratiba - que, em Tupi, significa lugar onde há muita plantação da fruta.
Eu devo ter comido mais de 50 mil bananas na vida. Cerca de dez toneladas. Sem contar as bananadas e as bananas que comi fritas em fatias com açucar e canela, cozidas, assadas, em bolos, etc.
Como a banana in natura no feijão, cozida no cozido português ou à milanesa como acompanhamento do churrasco. Até peixe com banana eu resolvi comer motivado pelo blog de uma amiga virtual (aqui).
Atualmente, eu como banana como se tomasse remédio: uma banana pela manhã, no almoço e no jantar.
Não há fruta melhor que a banana. Custa pouco e existe em todo lugar. É a fruta mais barata que existe. Tem preço de banana. Não é preciso lavá-la para comer, não tem caroço e é facílima de descascar. Não dá bicho na banana. E até quem não possui dentes pode comê-la facilmente. Banana mata a fome e não engorda. Está indicada para todas as idades, até para bebês em fase de desmame.
Procurei na internet e li que a banana proporciona inúmeros benefícios. Três importantes universidades – Cambridge, Berkeley e Twickenham – conduziram estudos partindo da seguinte questão: “Existiria um alimento que fosse quase perfeito e completo na sua composição e que estivesse ao alcance da maioria da população mundial?”
Os pesquisadores concluiram que a banana é este alimento.
   1. É a melhor solução para baixos níveis de energia. Apenas duas bananas fornecem energia para 90 minutos de exercícios extenuantes. É o energético preferido pelos atletas de alta competição.
   2. Contendo muito ferro, a banana estimula a produção de hemoglobina e é ótima para os casos de anemia.
   3. Com elevado teor de potássio e reduzido teor de sódio, a banana é perfeita para combater a pressão alta. O FDA (Federal Drug Administration) autorizou os produtores americanos a informar as qualidades da banana para a redução do risco de pressão alta e enfarte.
   4. A banana aumentou a capacidade mental dos estudantes de uma escola de Twickenham. Eles mantiveram-se mais despertos e mais dispostos ao aprendizado.
   5. A banana tem um elevado teor de fibras que ajudam a normalizar as funções intestinais.
   6. Pesquisa com pessoas que sofrem de depressão demonstrou melhora após dieta rica em bananas. Isto porque a banana contém tripotofan, uma proteína que o organismo converte em serotonina que é reconhecida por relaxar, melhorar o humor e aumentar a sensação de bem-estar.
   7. Uma das formas mais rápidas de curar uma ressaca é beber uma mistura de leite, banana e mel.
   8. A banana tem efeito antiácido natural. Quem sofre de azia deve comer uma banana após a refeição para evitar o problema.
   9. A banana contém elevado teor de vitamina B que acalma o sistema nervoso.
10. Quem sofre de TPM deve esquecer os remédios e comer banana. Ela contém vitamina B6 que regula os níveis de glicose no sangue que afetam o humor.
11. A banana é a única fruta crua que pode ser comida sem problemas por ulcerosos crônicos gástricos ou duodenais pois neutraliza a acidez e reduz a irritação.
12. Nos países nórdicos, as grávidas comem bananas para os bebês nascerem com temperatura baixa. A banana também reduz a temperatura física e emocional de grávidas.
13. A banana pode ajudar aqueles que querem deixar de fumar. Seus elevados níveis de vitaminas C, B1, B6 e B12, além de potássio e magnésio, auxiliam o organismo a se recuperar dos efeitos da retirada da nicotina.
14. O potássio é um mineral vital que ajuda a normalizar os batimentos cardíacos, levando oxigênio ao cérebro e regulando o equilíbrio hídrico do corpo. Quando estamos estressados, os níveis de potássio estão reduzidos e podem ser elevados com a banana.
15. De acordo com pesquisa do New England Journal of Medicine, comer banana regularmente pode reduzir em 40% o risco de morte por enfarte.
16. Dermatologistas afirmam que para eliminar verrugas deve-se colocar a parte interna da casca da banana sobre elas e fixá-la com gaze e esparadrapo.
17. Comendo banana a cada duas horas mantém-se estável o nível de açúcar no sangue.
18. A baixa do nível de potássio para valor inferior a 2.6 pode provocar parada cardíaca e morte súbita nas mulheres em dieta para emagrecimento. O problema pode ser remediado com a ingestão de uma banana por dia.
Agora, podem me questionar: “por que escrever tanto sobre a banana?”
Este blog se tornou politicamente correto? Transformou-se em um blog de aconselhamento alimentar quase medicinal?
Não! Nada disso...
Quis apenas completar o nome daquela lanchonete especializada em sucos e terminar o texto com a seguinte frase: “BANANA, BENDITA FRUTA EM NOSSO VENTRE”.

7 comentários:

leila disse...

Este é o Lacerda!

LACERDA disse...

Obrigado, minha querida, mas eu não sou um só. Sou vários.
Sou manso, sou fera, se avanço, vou recuar. Eu sou o vivo e o morto, sou a tormenta e o porto. Sou o oito, sou oitenta... Eu sou fechado e aberto, sou o errado e o certo. Sou singular, sou plural, eu sou o bem e o mal... Eu sou feio, sou bonito, sou o pobre e o rico, sou o que vai e o que fica, o vencedor e o vencido, sou odiado e querido. Eu sou o pai e o filho, eu sou o luto e a festa, eu sou o quente e o frio. Sou...

leila disse...

São vários sim, mas que fazem a composição bem lapidada das inúmeras faces da pedra única, de nome Lacerda.

Mãe, saudades...... disse...

EM DEFESA DO RIO A PARCERIA TEM QUE CONTINUAR !

O GOVERNO LULA MUDOU O BRASIL E O RIO DE JANEIRO.

DILMA VAI CONTINUAR AS MUDANÇAS, POR ISSO, NO DIA 31, VOTE CERTO.

VOTE Dilma13


UPP
A parceria entre o governo federal e estadual, com Dilma e Cabral, irá intensificar ainda mais a ampliação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) nas comunidades do estado do Rio.

Minha casa, Minha vida
O Programa Minha Casa, Minha Vida, coordenado por Dilma, até o final de 2012, alcançará a meta de se construir 200 mil unidades habitacionais em todo território do estado do Rio.

Melhoria nos transporte
A parceria entre governo federal e estadual assegura a compra de novas unidades de metrôs, trens e barcas, e garante investimentos em obras de infraestrutura para a realização da Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

PAC
O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), criado pelo Governo Lula tem mais de 46% das ações concluídas e gera obra e emprego para todo o estado. É a garantia de que o mercado de trabalho vai continuar crescendo e aquecendo a economia do estado do Rio.

Indústria Naval
Hoje já existem 50 mil metalúrgicos empregados e serão lançados 49 navios petroleiros e gaseiros até 2014. No Rio, já foram encomendados 16 navios, num total de R$ 2,2 bilhões de investimentos.

Meio Ambiente
No Governo Lula houve a redução recorde no desmatamento e a implantação da matriz energética mais limpa do mundo. Isso explica porquê o Brasil ocupa a liderança entre os países que mais combatem as mudanças climáticas. Dilma continuará protegendo o meio ambiente.

Pré-Sal
Dilma defende que parte das riquezas geradas pelo pré-sal seja investida em ações de combate à pobreza e melhorias na saúde, educação, cultura, meio ambiente e ciência e tecnologia. A parceria do governo federal e estadual irá garantir a aplicação desses recursos em benefícios para a população do estado do Rio.

Pólo Petroqímico
O Complexo Petroqímico do Rio de Janeiro é um dos maiores investimentos na história do Brasil com R$ 16 bilhões de recursos previstos. A parceria Dima e governo do estado criará mais de 200 mil empregos.



ESSA PARCERIA TEM QUE CONTINUAR, O GOVERNO LULA MUDOU O BRASIL E O RIO DE JANEIRO.

DILMA VAI CONTINUAR AS MUDANÇAS, POR ISSO, NO DIA 31, VOTE CERTO.

VOTE Dilma13

Mãe, saudades...... disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
leila disse...

Caramba!

Vou para a retiro!
Até na banana.... encontro campanha!

Já não é mais informação, é pura manipulação e indução!

Mãe, saudades...... disse...

Prezada Leila

Antes de mais nada quero parabenizar seu Blog e outros tantos que formam uma cadeia interna de informações locais.

Apenas hoje li seu comentário sobre nossa campanha para eleger DILMA e concordo em termo com vc, este não era o local indicado para tal postagem, portanto quando percebemos nosso erro so foi possível retirar uma das duas postagens que fizemos neaste Blog.

Portanto cabe salientar que o Guia Mangaratiba NAO FAZ POLÍTICA LOCAL, sendo este isento de qualquer posição política partidária, mas sim uma ferramenta útil para o Comércio local e o Turismo local.

Portanto no caso da eleição PRESIDENCIAL, o Guia recebeu vários e-mails de comerciantes e parceiros local pedindo que ajudassemos o BRASIL a continuar crescendo e independente de sermos ou não de Mangaratiba, somos apaixonados pelo Brasil, assim posto, fomos orientados e decidimos pedir votos para a DILMA.

Novamente quero parabenizar todos os BLOGS sobre Mangaratiba.

Um grande abraço,
www.guiamangaratiba.org