Total de visualizações de página

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

UMA RUA INSÓLITA


Lá em Bangu, existe uma rua singular. É uma rua de classe média, tem somente casas comuns, nenhuma moradia de luxo ou algo semelhante. De diferente, sempre teve uma igreja protestante e um grande templo espírita. É asfaltada em toda a sua extensão e tem mão única apenas na metade, cerca de cem metros dos quais eu quero falar. Ali eu tive muitos amigos.
Parece uma rua comum, mas é uma rua privilegiada, excepcional. Duvido existir no mundo outra rua igual. Com uma característica tão marcante que a distingue de todas as demais.
Nessa rua residiu Faim Pedro (vereador de 1951 a 1959) que recebia sempre a visita do irmão Alim Pedro, morador em uma outra rua de Bangu e prefeito do então Distrito Federal entre setembro/54 e novembro/55.
Mas não é só isso, além do vereador Faim Pedro, residiram também naquela metade dessa rua, nos últimos 30 anos, outros três vereadores, dois deputados estaduais e dois deputados federais. Todos nascidos e criados na Rua Ribeiro de Andrade. Com tantos parlamentares, podemos até considerá-la uma rua legislativa.
Nessa rua, eles jogaram bola, rodaram pião, brincaram de roda e bola de gude. Namoraram e tiveram filhos.
Três desses parlamentares me deram a honra de chefiar seus gabinetes na Câmara dos Vereadores, na Assembléia Legislativa e na Câmara Federal.
Mas, essa Rua Ribeiro de Andrade tem um significado ainda maior para mim.
Nela eu conheci, em 1964, a neta do homenageado que deu nome à rua, um dos primeiros professores do bairro: Timóteo Ribeiro de Andrade.
Sua neta é aquela coisinha linda lá em cima. A foto, de quando tinha 17 anos e que não fez justiça a toda sua beleza, eu escaneei hoje de sua carteira de identidade.
Eu terminei de criá-la e 44 anos depois ainda cuido dela.
E ela de mim.

Um comentário:

Leonam disse...

Boa tarde Lacerda,
Me chamo Leonam, sou bisneto do prefeito Alim Pedro, neto de Ivone Pedro Ribeiro de Andrade e Regina Celi Pedro.
Minha família toda morava em bangu muitos anos atrás e acho q o senhor pode ter conhecido alguns deles.
Os irmãos da minha avó eram Flávio (que tem uma mordida de cachorro na testa), Afrânio, Anita, Fernando e outros...
Se tiver interesse em me contactar, meu e-mail é leoferrari87@hotmail.com e meu facebook é www.facebook.com/leonam.ferrari.3