Total de visualizações de página

sábado, 29 de novembro de 2008

F.I.R.I.


Todos nós temos uma fonte inesgotável de recordações inúteis (FIRI). Eu, por exemplo, lembro dos números dos bondes cariocas. Não sabe o que é bonde? Pensa que é coisa de traficantes? Nada disso. Veja a foto acima.
O bonde era um meio de transporte sobre trilhos, movido a energia elétrica, que ligava os bairros do Rio, desde a Zona Sul até Madureira. Era um serviço explorado por uma subsidiária da Light. Pagava-se a passagem ao condutor com moedas. Como não havia controle, quem era um pouco mais esperto viajava no estribo e não pagava. Quando o condutor viesse cobrar, saltava-se do bonde em movimento.
Como ia dizendo, eu lembro do número dos bondes cariocas. O 13 era o Ipanema que ligava a Zona Sul ao Largo da Carioca. O 66 era o Tijuca, 76 o Engenho de Dentro, 77 Piedade, 78 Cascadura e muitos outros que ligavam diversos bairros ao Largo de São Francisco, à Praça XV ou à Praça Tiradentes.
Havia os bondes que circulavam apenas no centro da cidade, como o 27 que dava uma volta imensa, passando pela Praça Onze e pela Lapa, para ligar a estação Dom Pedro II à Praça Tiradentes. Havia, também, o 28 (Estrada de Ferro-Barcas) ligando Dom Pedro II à Praça XV.
Naquele tempo, nas revoltas estudantis contra o governo, contra a ditadura ou contra o aumento das mensalidades escolares, quebrávamos os bondes. Santa estupidez!
Eu lembro, também, da fórmula do Super Flit – DDT, piretro e rotenona – um inseticida líquido, pulverizado com uma bomba manual, muito usado nas residências.
Eu lembro os nomes dos três reis magos: Baltazar, Melchior e Gaspar, que levaram presentes para o Menino Jesus. O primeiro levou incenso, o segundo ouro – devia ser o mais rico – e o terceiro levou mirra. Não sabe o que é mirra? Pô! Assim não dá... é uma árvore africana cuja resina era - e, talvez, ainda seja - usada para fazer perfume.
Eu lembro o nome dos sete anões: Dunga, Zangado, Atchim, Soneca, Mestre, Dengoso e Feliz.
Eu lembro da fórmula para transformar graus centígrados em Fahrenheit: ºF = 32+(1,8 x ºC).
Eu lembro que o quadrado da hipotenusa é igual à soma do quadrado dos catetos. Já ouviu falar no teorema de Pitágoras ou não?
Eu lembro o valor de pi (3,1416) e a fórmula para calcular a área da circunferência: pi vezes o raio ao quadrado.
Eu lembro da capital da Bulgária (Sofia), da Hungria (Budapeste), da Romênia (Bucareste).
Eu lembro a data da Batalha do Riachuelo (11/6/1865), do Tuiuti (24/5/1866) e sei exatamente o que fiz na manhã de 8 de maio de 1945 – ainda tinha sete anos – quando foi anunciado o fim da 3ª guerra mundial.
Eu ainda sei toda a letra do Hino à Bandeira. Aquele que começa com “Salve lindo pendão da esperança...” Eu sei o nome completo dos autores do hino nacional: Joaquim Osório Duque Estrada e Francisco Manuel da Silva.
Eu lembro a escalação do time do Botafogo campeão de 1948: Osvaldo, Gerson e Santos, Rubinho, Ávila e Juvenal, Paraguaio, Geninho, Pirilo, Otávio e Braguinha. Lembro que ele só perdeu para o São Cristóvão por 4 a 0 no primeiro jogo do campeonato.
É muita coisa inútil que não sai da minha cabeça e novas inutilidades vão entrando sem qualquer cerimônia, sem que eu possa evitar.
Nosso cérebro deveria ser como o trato digestivo. A gente põe o que quiser lá dentro e ele vai absorvendo o que é útil e expelindo o inútil, o que não presta.

Nenhum comentário: