Total de visualizações de página

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

JORNAL ATUAL

Peço licença para repetir aqui o texto intitulado HIPOCRISIA que postei em abril sobre o jornal Atual, jornaleco editado em Itaguaí.
A entrevista com o Prefeito Charlinho - reeleito com mais de 90% dos votos de Itaguaí - publicada no Jornal Impacto desta semana e assinada por Sérgio Roberto, é que me obriga a fazê-lo.
Leiam a minha matéria e também o que disse Charlinho sobre aquele panfleto difamador.

A minha matéria:
“Para mim, a verdade é mais importante que a notícia”. Foi o que ouvi do editor do jornal Atual quando fui solicitar correção de uma falsa notícia publicada na página 12 da edição do dia 14 de março. A notícia sem qualquer fundamento mereceu manchete de primeira página, em corpo 48: “Arsenal da roubalheira descoberto em Muriqui”, atingindo moralmente cidadãos honestos de nossa comunidade. Leia a matéria deste blog intitulada “Simulacro de investigação em Muriqui”.
Levei por escrito, à redação do jornal, a verdadeira versão do fato, cópia do e-mail que já havia enviado ao diretor do jornal com o qual falei, por telefone, pedindo a correção da matéria publicada. E nada foi feito nas três edições seguintes, nenhuma correção, nem um centímetro de coluna em corpo 8 para restabelecer a verdade.
Quem se propõe a editar um jornal tem que se equilibrar entre o sensacional, que atrai a atenção do leitor, e o compromisso com o jornalismo, com a ética e com a verdade. O jornal Atual tem compromisso apenas com o sensacionalismo.
E leva a sério somente a lição primária que diz ser a versão mais importante que o fato. Pura hipocrisia.

O que disse Charlinho na entrevista ao jornal Impacto:
“Até então, em mais de quatro anos, vinha tentando manter uma relação cordial com o Jornal Atual, respeitando, em muitas das vezes seu direito de realizar o seu jornalismo, marcado por interesses acima das notícias, muitas das vezes voltado para finalidades escusas destinadas a acordos financeiros. Mas tudo na vida, tem uma hora que ultrapassa os limites suportáveis da tolerância de um ser humano, normal como tantos outros, como eu. Confesso que perdi a paciência com o Jornal Atual, que insiste em me provocar sistematicamente publicando matérias para denegrir minha imagem de homem público ...Tudo tem um limite, até as mentiras desencontradas de um jornal ...De maneira gratuita e ardilosa o Jornal Atual vem me perseguindo ao longo do meu mandato."
Respondendo a uma pergunta sobre a responsabilidade pelas mentiras publicadas por aquele pasquim, Charlinho afirmou: "Em primeiro lugar, como está muito claro, ao Jornal Atual, que se vendeu por interesses escusos que no futuro prefiro provar ao invés de ficar acusando sem provas contundentes. Mas é evidente que existem por trás do Jornal Atual grupos que servem como fonte de alimentação e usam o veículo como simples fantoche de seu “Objeto de Desejo”, manipulando informações. Em outras palavras, querem o Poder (Prefeitura) de volta, não importa de que forma ou qual jeito ...Estou perplexo de como um jornal que se auto-intitula idôneo, se presta a um papel destes.”

Taí! Como dizia aquele saudoso e querido locutor do Jóquei Clube Brasileiro: "Está confirmada a nossa reportagem".

4 comentários:

Anônimo disse...

Amigo Lacerda, os jornas de Itaguaí realmente vivem de sensacinalismo, porém o jonal O Dia também veiculou notícia similar e a gande verdade é que após a publicação do Atual, o jornal Impacto, veio com a materia trânscrita por você, porém em letras enormes e foi destribuido em toda cidade de Itaguaí gratuitamente. Eu pergunto: qual será a razão de uma empresa que tem gastos distribuir centenas de exempleres grátis?
quem pagou os custos?
Amigão será que podemos confiar na imprensa de Itaguaí?

LACERDA disse...

Hélio,

Pelo menos, o jornal Impacto não tentou difamar o nosso amigo comum Irapuan. A verdade é que o STF ainda não decidiu nada sobre a reeleição do seu prefeito.

Anônimo disse...

SIDINHO PREFEITO DIA 6 DE FEVEREIRO,NAO CHEGA DE IMCOPETENCIA EFALTA DE QUALIDADE,SEM APOIO DE CHARLINHO COM CERTEZA, POPULAÇAO DE MANGARATIBA TEM CONCIENCIA!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

charlinho meus caros amigos, teve 90% dos votos porque infelizmenete a populaçao de itaguai,nao conhece nada de politica, e tem um nivel bem baixo de qi, infelizmente da nessa coisa medonha que este prefeito,sua cassaçao ja esta chegando prefeito,e ai nao tem povinho pra ti ajudar e cana!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!