Total de visualizações de página

terça-feira, 8 de julho de 2014

O BRASIL ABALOU A FIFA

Após investigação silenciosa e competente – padrão Brasil atual – a Polícia Civil fluminense desbaratou uma quadrilha internacional de cambistas que  vendia ingressos ilegalmente por preços majorados de até R$ 35 mil. No futuro, será considerada mais um legado da Copa.
O esquema renderia um milhão por partida e funcionava há quatro copas. Estima-se que o grupo poderia faturar cerca de 200 milhões com a Copa das Copas.
A polícia mandou um time inteiro para um presídio em Bangu. O chefão, que tem como sócio um sobrinho do presidente da FIFA, também foi preso, mas uma desembargadora padrão FIFA mandou libertá-lo. Ficou numa cela da 18ª DP por apenas doze horas. Olha a tristeza do chefe da quadrilha aí embaixo.
A prisão foi considerada ilegal e arbitrária pela desembargadora Marília Castro Neves Vieira. Desconfio deste sobrenome Neves. O habeas corpus foi concedido e expedido em plena madrugada.
Agora, ele pode deixar o país como um abdelmassih qualquer, embora o seu passaporte britânico tenha sido acautelado. Como se ele tivesse apenas um.
Os outros onze, coitados, brasileiros e estrangeiros, sem qualquer proteção judiciária, estão acomodados gratuitamente em Bangu há uma semana.
O chefão da quadrilha é o diretor-executivo da Match Services, empresa de viagens da FIFA que tem contrato de exclusividade para a venda de pacotes e ingressos para a Copa, além de responsável pelos eventos programados como a abertura da Copa e as Fifa Fan Fests.
Raymond Whelan é o nome da criatura que foi presa com 82 ingressos quando tomava café no Copacabana Palace onde está hospedada toda a cúpula da FIFA.
Sua prisão preventiva foi decretada pela Justiça com base no Estatuto do Torcedor. As acusações foram de lavagem de dinheiro, associação criminosa e comércio ilegal de ingressos.
Na cadeia, o britânico negou qualquer ligação com o argelino naturalizado francês Mohamadou Lamine Fofana, preso na semana passada sob acusação de integrar o esquema de venda ilegal de ingressos.
Mas, não soube explicar por que o número de seu aparelho celular, cedido pela FIFA, aparecia na memória do telefone de Fofana com o nome de Ray Brasil. As investigações mostram que o franco-argelino trocou cerca de 900 telefonemas e mensagens de texto com Whelan, que seria o responsável pelo repasse de parte dos ingressos negociados no mercado paralelo.
A Polícia está reunindo mais elementos que provem a ligação do britânico com o argelino e outros integrantes do grupo.
Numa licitação, o Comitê Executivo da FIFA cedeu o contrato de exclusividade à Match Services. Logo depois, Philippe Blatter adquiriu 5% da empresa. Philippe Blatter é sobrinho de Joseph Blatter, o presidente da FIFA.
Antes, Philippe Blatter trabalhava como executivo-chefe de uma agência de marketing - a Infront - que também ganhou generosos contratos de direitos de marketing e de transmissão de TV da Copa do Mundo na Alemanha.
Outro envolvido com a gangue de cambistas é o filho do atual vice-presidente da FIFA, Julio Grondona. Ingressos com seu nome gravado foram apreendidos nas mãos dos cambistas internacionais.
O xerife brasileiro - Fábio Barucke é o nome dele - que comanda as investigações, informou ter recebido telefonema da Scotland Yard com cumprimentos pelos resultados da Operação Jules Rimet. O porta-voz disse que a agência policial inglesa tinha pistas antigas sobre a atuação da quadrilha, mas jamais conseguira reunir provas suficientes para efetuar prisões.
Chupem vira-latas e deem um viva à polícia brasileira.
A reeleição de Blatter está ameaçada pelo escândalo. Ele tinha a intenção de anunciar, ainda no Brasil, que a Copa de 2022 não se realizaria mais no Catar, em razão da denúncia de compra de votos de representantes da entidade pelos árabes.
Com a Operação Jules Rimet em pleno curso, não há mais clima para fazer tal faxina em público. Somados, os dois escândalos mostram que a reeleição de Blatter será mais difícil que a vitória do Brasil logo mais.
Porém, seja quem for o vitorioso hoje, o Brasil venceu os derrotistas e negativistas vira-latas, venceu a Copa das Copas. A grande derrotada foi a FIFA que tanto nos criticou anteriormente e sugeriu arrependimento por realizar a Copa do Mundo no Brasil.
A FIFA agora tem razão para arrependimento. Se arrependimento matasse...

Nenhum comentário: