Total de visualizações de página

quarta-feira, 1 de maio de 2013

FUTEBOL DE PRIMEIRA DIVISÃO

Magnífico, fantástico, esplêndido é na Liga dos Campeões da UEFA.
Acabei de assistir a partida esplendorosa entre o Bayern de Munique e o Barcelona. Ontem tinha assistido a Real Madrid e Borussia Dortmund. E antes disso, assisti as primeiras semifinais entre estes times.
Maravilhoso o futebol de primeira divisão jogado na Europa. Nada parecido com o futebol de segunda jogado no Brasil.
Em campo, 44 machos na ânsia da vitória em busca dos gols. Atletas que se respeitam, não pipocam e sempre vão na dividida. Foram 44 craques disputando a partida com dignidade e determinação, sem fingir que foram atingidos pelo adversário. Todos bem preparados fisicamente correndo velozes do primeiro ao último minuto da partida. Grandes jogadas de efeito. Nada de administrar o resultado da partida anterior.
Passes certos, jogadas precisas, muitos gols e pouquíssimas faltas. Nenhuma delas mal intencionada. Nenhuma reclamação com o juiz. Nenhum agarra-agarra na área durante a cobrança de escanteios. Nada de dancinhas para festejar os gols nem penteados esquisitos.
O gramado, aquele veludo, perfeito. O público, ah! o público. Nenhuma briga de torcida. Nenhum objeto jogado no campo como as cachirolas jogadas numa partida da terceira divisão no novo estádio baiano. Nenhum sinalizador disparado contra a torcida adversária.
E no final, os torcedores – todos – aplaudiram o vencedor e o vencido. Que educação!
Fico imaginando o meu Fluminense com o Ribery, o Robben e o Levandowsky. Talvez, quando eles estiverem velhos e cansados como o Beletti ou bichados como o Deco a diretoria os contrate. Quem sabe?
Então, já perdemos as duas Copas no Brasil?
Não. Os quatro times europeus semifinalistas são verdadeiras seleções mundiais. Possuem os melhores jogadores de todas as partes do mundo, enquanto as seleções de seus países são fracas.
Se a Alemanha pudesse disputar a Copa do Mundo com o time do Bayern e a Espanha com o time do Barcelona, a final seria entre eles.
Ainda resta uma esperança para o Brasil. Traremos nossos craques que estão na Europa para mostrar o que aprenderam e não jogaremos aquele futebol de segunda divisão a que estamos acostumados.

N.L.: à noite, tentei assistir à partida da segunda divisão entre Corinthians e Boca Juniors. Não consegui, dormi ainda no primeiro tempo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muriqui Lacerda, você é tricolor ? Que pena, podia ser vascaíno, mas de qualquer maneira tens bom gosto...rsrsrs