Total de visualizações de página

quinta-feira, 31 de maio de 2012

AINDA O GILMAR "DANTAS"

Complementando minha postagem anterior:
1. A partir de consulta feita pelo seu presidente, Carlos Ayres Britto, a maioria dos ministros do STF avalia que a corte não deve se posicionar em defesa de Gilmar Mendes ou contra o ex-presidente Lula. Entre os magistrados, predomina o entendimento de que o encontro entre Lula e Gilmar foi um episódio pessoal.
2. O embaixador da Venezuela reagiu indignado às declarações que considerou uma afronta a seu país e a seu povo. Em nota oficial, Maximilien Arveláiz afirmou:
As declarações do ministro do STF Gilmar Mendes ao jornal O Globo constituem uma afronta à população venezuelana, e demonstram profunda ignorância sobre a realidade de nosso país... Recorrer à desinformação para envolver a Venezuela em debates que dizem respeito apenas aos brasileiros é uma atitude indecorosa - ainda mais partindo de um ministro da mais alta corte da nação irmã - e não reflete a parceria histórica entre Brasil e Venezuela.”
3. Marco Aurélio Mello é o segundo ministro mais antigo do STF. Em entrevista que merece ser assistida, hoje, no UOL ou na Folha Online, perguntado sobre se achava legítimo um ex-presidente da República dizer a um ministro do Supremo que considera impróprio julgar determinada causa em determinada época, afirmou com toda a convicção que: “Acho legítimo, acho normal. Ele próprio já tinha exteriorizado isso, já tinha dito isso anteriormente, né? Não sei aí o grau de ligação dele com o ministro Gilmar. Agora, é claro que nós estamos sempre prontos, nós juízes, a ouvir, e decidimos de acordo com o nosso convencimento”.
A entrevista é ótima, dura 40 minutos, e vou reproduzir algumas perguntas formuladas e as respostas do ministro:
Folha/UOL: Ministro, muito obrigado por aceitar o convite. Eu começo perguntando para o sr.: alguém errou nesse episódio do encontro entre o ex-presidente Lula e o ministro Gilmar Mendes no dia 26 de abril [de 2012] no escritório de Nelson Jobim?
Marco Aurélio: Está tudo errado, né? A meu ver, [há] erro quanto à localização do encontro, erro quanto ao encontro em si e erro quanto ao que foi realmente veiculado, [o que] foi dito pelo ex-presidente Lula.
Folha/UOL: Os três erraram?
Marco Aurélio: Os três erraram, os três erraram. Seria bem mais razoável o ministro Gilmar Mendes ter recebido o ex-presidente no próprio Supremo, como eu recebo, por exemplo, em meu gabinete recebo políticos, recebo advogados, recebo partes.
Admito que o presidente da República, o ex-presidente da República, pudesse estar preocupado com a simultaneidade, a realização do julgamento no mesmo semestre das eleições. Isso aí é aceitável. Por que é aceitável? Primeiro porque é um leigo. Leigo na área do direito, na área da política não. Segundo porque, no caso, ele integra o partido, já se disse que ele é o partido, é o PT, né? Portanto, se o processo envolve pessoas ligadas ao PT, obviamente, se ocorrer uma condenação, repercutirá nas eleições municipais. Agora...
Folha/UOL: O sr. acha legítimo um ex-presidente da República dizer a um ministro do Supremo que considera impróprio julgar determinada causa em determinada época?
Marco Aurélio: Acho legítimo, acho normal. Ele próprio já tinha exteriorizado isso, já tinha dito isso anteriormente, né? Não sei aí o grau de ligação dele com o ministro Gilmar. Agora, é claro que nós estamos sempre prontos, nós juízes, a ouvir, e decidimos de acordo com o nosso convencimento.
Folha/UOL: Agora, ainda que o encontro tivesse sido realizado nas dependências do Supremo Tribunal Federal, de maneira oficial, é apropriado ministros do Supremo receberem então ex-presidentes da República, ou até vice-versa, para tratarem de causas que estão ali dentro do Supremo?
Marco Aurélio: Vamos esclarecer bem. Eu penso que o ex-presidente Lula não tratou do mérito do processo-crime. O que ele fez foi revelar que não seria bom, em termos eleitorais, o julgamento do processo no segundo semestre de 2012.
Folha/UOL: Mas o sr. enxergou nesse episódio uma tentativa do ex-presidente Lula de, como diz o ministro Gilmar, de melar o julgamento do mensalão?
Marco Aurélio: Não, eu não consigo imaginar porque não raciocino com o extravagante, com o excepcional, que a intenção do ex-presidente Lula fosse essa. Ele apenas, pelo que percebi, exteriorizou uma preocupação quanto ao momento em que seria julgado o processo. E será julgado realmente no segundo semestre. Reafirmo que o Supremo não está engajado em qualquer política partidária, muito menos em qualquer política governamental
Folha/UOL: Agora, e essa preocupação do ministro Gilmar Mendes, que está dizendo que ele está sendo atacado por uma central de boataria que visa desmoralizado e, por extensão desmoralizar o Supremo. O sr. enxerga esse tipo de cenário também?
Marco Aurélio: Não. Eu não consigo perceber uma orquestração para fragilizar um integrante do Supremo. Talvez ele tenha extravasado essa concepção num argumento retórico para escancarar o quadro
Folha/UOL: Como anda a sua relação com o ministro Gilmar, ministro Marco Aurélio?
Marco Aurélio: Hoje não é boa, né...
Folha/UOL: Por que ministro?
Marco Aurélio:...e eu pediria para não tocar nesse assunto. A nossa relação é uma relação estritamente institucional.
N.L.: Depois disto, minhas duas postagens anteriores ficam muito mais convincentes. E somente os afásicos podem não compreender nem concordar com elas.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

FALTA DE RESPEITO

O ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes disse nesta terça-feira, ao Estadão, que nunca voou em avião de Carlinhos Cachoeira, mas que por duas vezes viajou em aeronaves cedidas pelo senador Demóstenes Torres.
O cara faltou com o respeito à inteligência de todos que sabem que o ex-senador nunca foi proprietário de aeronaves.
Isto é, os aviões foram cedidos ao Demóstenes pelo Carlinhos Cachoeira e, claro, o Gilmar sabia disso. Por muito menos, o  Carlos Lupi – ex-Ministro do Trabalho – foi crucificado.  Apenas por pegar carona em avião de um empresário no Maranhão. A imprensa não perdoou.
Gilmar disse mais: “A gente está lidando com gângsteres. Vamos deixar claro: estamos lidando com bandidos. Bandidos. Bandidos que ficam plantando essas informações... Dizem que Lacerda está assessorando o PT.”
Faltou com o respeito ao ex-presidente e a mim.
Chamou o Lula de bandido e disse suspeitar que Lacerda estaria divulgando "informações distorcidas, informações falsas" sobre sua atuação” – publica o Estadão.
O Globo diz que:  
Indignado com o que afirma ser uma sórdida ação orquestrada para enfraquecer o Supremo, levar o tribunal para a vala comum, fragilizar a instituição e estabelecer a nulidade da Corte, o ministro Gilmar Mendes afirmou que o Brasil não é a Venezuela de Chávez, onde o mandatário, quando contrariado, mandou até prender juiz.”
Faltou com o respeito ao presidente de uma nação amiga e com os outros dez juízes do STF.
E, novamente, desmente a Veja: ”A revista compôs aquilo como uma colcha de retalhos, a partir de informações de várias pessoas, depois me procuraram. Óbvio que ela tem a sua interpretação. O fato na essência ocorreu. Não tenho histórico de mentira.”

Faltou com o respeito ao seu próprio histórico e aos leitores da revista.
É como disse antes o Ministro Joaquim Barbosa naquele supremo barraco do tribunal: “V.Exa. está na mídia destruindo a credibilidade do judiciário brasileiro”.

A falta de respeito do Gilmar “Dantas” com seus pares e com os brasileiros conscientizados, porém, não pode ser motivo para alguém como o Luiz Carlos Alborguetti – jornalista policial, radialista e deputado estadual no Paraná, falecido em 2009 – desrespeitá-lo de forma tão infame e ofensiva como o fez no vídeo abaixo.
Afinal, o cara merece todo o nosso respeito como ministro do STF, como autoridade republicana e como homem. Nem os covardes anônimos daquela comunidade foram capazes de destilar tanto ódio e desrespeito contra os debilitados vereadores e os combalidos prefeitos de Mangaratiba.
Minha compostura e decoro de blogueiro sujo não me permite compartilhar com o discurso ofensivo do Alborguetti.

N.L.: aviso aos incautos que eu sei que o Lacerda citado não sou eu e que o vídeo é apenas uma montagem.

terça-feira, 29 de maio de 2012

GILMAR MENTE?

Pelo menos se arrepende e desmente Veja.
Até o Jornal Nacional teve escrúpulos em apoiar a reportagem da Veja.
Segundo o próprio Gilmar afirmou - quando respondeu sobre o grampo inexistente da conversa entre ele e Demóstenes - existe uma relação bastante cordial entre ele e Lula. Sendo assim, é natural haver uma conversa cordial entre os dois. Tal como Nelson Jobim afirmou que houve, isto é, sem qualquer pressão, sem ameaças, sem nada demais. Assim como afirmaram outros ministros nomeados por Lula.
Afinal, Lula não é idiota. Com oito ministros nomeados por ele, iria pressionar logo este que o Ministro Joaquim Barbosa assim definiu?
Joaquim Barbosa, nomeado por Lula, é o relator do processo do "mensalão" e tem que colocá-lo logo em julgamento para sepultar o último argumento da moribunda oposição.
Gilmar é capaz de tudo e já está mais sujo que pau de galinheiro. Ele, Demóstenes e Veja se merecem. Tentam retirar o foco da CPMI e do processo contra o Demóstenes.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

NOTÍCIAS IRRELEVANTES

No meu tempo, era difícil plantar uma "notícia" nos jornais. Enviávamos “press releases” quase que diariamente para todos e quase que implorávamos para, em raras ocasiões, conseguir uma publicação com pouquíssimas palavras nas colunas sociais. Apesar de bons anunciantes, tínhamos que nos contentar com publicações em jornais de bairros ou do interior. 
E olha que naquele tempo tínhamos, além de O Globo, A Noite, Correio da Manhã, Diário de Notícias, Diário Carioca, O Jornal, Diário da Noite, Última Hora, Jornal do Brasil, Folha Carioca, A Notícia, O Dia, Luta Democrática, Tribuna da Imprensa, Gazeta de Notícias, e outros que nem lembro mais.
Com tantos periódicos, matutinos ou vespertinos, disputando os leitores, a imprensa tinha muito mais seriedade e credibilidade do que atualmente. O jornalismo respeitava os leitores e não costumava publicar as falsas notícias. Só mesmo os políticos, que nomeavam jornalistas em seus gabinetes, conseguiam furar a barreira contra o que era irrelevante.
Hoje, eu vejo como é fácil a publicação de “releases” preparados pelas assessorias de imprensa de artistas, de jogadores de futebol, de lutadores do UFC e de políticos. Eles se tornam destaques nas páginas online dos jornais.
O Extra e O Dia são especialistas na publicação de “releases”, geralmente notícias absolutamente irrelevantes, a maioria sobre ilustres desconhecidos.
Vejam as manchetes:
- Atriz Karine Camargo usa lama para crescer seu bumbum
- Isabeli Fontana posta foto no twitter e mostra que era ruiva quando criança
- Mulher Maçã entrega o segredo de suas madeixas: ‘Uso tutano de boi para hidratar’
- Tira, tira, tira... Depois da praia, Cauã Reymond troca de roupa na rua

- Ingrid Guimarães diz que virou conselheira sexual depois de "De Pernas pro Ar"
- Thiago Martins assume amor por Paloma Bernardi: ‘Estou apaixonado’
- Os solteiros Caio Castro e Milena Toscano badalam juntos em Nova York
- Ex-BBB Fael está em negociação com dupla sertaneja

- Chandelly Braz revela que está solteira e descarta ensaio nu: ‘Não sou essa mulher sensual’
- Michel Teló ‘proíbe’ Thaís Fersoza de pintar o cabelo. Atriz continua loura...

- Luiza Brunet comemora 50 anos com jantar na casa de socialite, sem namorado: ‘Ele está em São Paulo’
- Cigano confiante para encarar Frank Mir
- Ana Maria Braga: "Tenho tesão, a vida sexual na maturidade é melhor"
- Maria Melilo se veste de empreguete: ‘Será que fiquei cheia de charme?’
- Fabiana, três quilos mais magra após BBB, fala sobre corpo: ‘Sou tão vaidosa que comecei a malhar há três anos’
- Diretor criativo do Fashion Rio, Paulo Borges relaxa vendo desenhos com o filho, Henrique
-
Ex-BBB Monique deixa bumbum à mostra na capa da "Sexy"
- Raul Gil deve processar Mion por ter sido chamado de 'velho tarado'
- Prestes a ser pai pela primeira vez, Cauã Reymond faz 32 anos hoje
- Belo pediu R$ 100 mil emprestados para pagar noite de núpcias no Copacabana Palace
É interminável a relação de “releases” publicados como se notícias fossem, como se interessassem a alguém medianamente racional.
Até O Globo, com todo o seu aparato jornalístico, utiliza esse artifício para preencher suas páginas. Além de se vender para os grandes empresários. Ou, então, publica notícias absolutamente irrelevantes como estas:
- Turistas alemães são os que mais fazem naturismo nas férias
- Iluminação pública afeta ecossistemas de insetos nas cidades

- Dinossauros sofriam com fortes picadas de 'pulgas gigantes'
- Tomate tem 7 mil genes a mais do que homem
Afinal, preencher toda noite aquelas folhas em branco é como cumprir a maldição imposta a Sísifo.

terça-feira, 22 de maio de 2012

DIA DO ABRAÇO

Faz muito tempo, mas confesso que já fui um adolescente. Hoje, estou curado. Naquela época eu ia dormir lendo um livro até o sono me pegar de jeito e os olhos não conseguirem mais ficar atentos àquelas letrinhas miúdas. E sempre dormia abraçado ao livro. Ou, quem sabe, era o livro que me abraçava.
Lembrei desse tempo vendo esta imagem de uma longa carta de amor abraçando uma adolescente. E ela, lânguida e sensual, entregando-se ao abraço. Porém, o que eu prefiro ver é a página de um livro abraçando a garota.
Neste dia do abraço, além de abraçar os amigos, abrace também um livro quando for dormir e deixe que ele abrace você. O livro é um grande amigo. Pra mim tem sido um dos melhores.
Porém, se levar pra cama um livro chato do ultrapassado Machado de Assis, você vai dormir antes de terminar o primeiro capítulo. O pedantismo de Dom Casmurro é ótimo pra quem sofre de insônia. Só não é melhor do que assistir ao filme Limite.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

TERRÍVEL ACIDENTE EM ITACURUÇÁ

Colisão de ônibus com automóvel, hoje de manhã, mata três pessoas de uma mesma família. O carro ficou totalmente destruído. Foto de Luciano Carla, publicada em O Dia Online.
Eu conhecia a família: Dos Anjos - moradora de Muriqui - sua jovem filha Fabíola e sua neta. Uma outra neta sobreviveu e foi atendida no hospital de Mangaratiba.
Dos Anjos era ótima cozinheira, trabalhou nos quiosques 14 e 15 de Muriqui. Lembro do dia de São Jorge em que ela preparou um galo maravilhoso que eu saboreei com imenso prazer.
Fabíola foi casada com o ex-gerente do quiosque 14.
Foi na curva de subida para o túnel de Muriqui. Os bombeiros disseram que o ônibus perdeu a direção e foi de encontro ao carro dirigido por Fabíola. Outros dizem que a Fabíola, que descia a via, invadiu a pista de subida na contra-mão.
Lamento profundamente o trágico acontecimento.

FICOU BONITO

Simples, discreto, elegante, de muito bom gosto o novo portal da entrada de Muriqui.
Dou parabéns ao artista que o criou. E parabéns ao Prefeito Capixaba que retirou de lá aquela coisa feia, grotesca, de tremendo mau gosto. Um mostrengo que atraia pra Muriqui o que há de pior em matéria de turismo.
O novo portal dá uma nova dignidade a Muriqui.
Compare com o anterior (foto abaixo) e veja se não tenho razão.

sábado, 19 de maio de 2012

MANGARATIBA, TERRA DA LARANJA

Se você pedir ao Google o significado da palavra Mangaratiba, o Google vai apresentar um link para o nosso blog. Isto porque, em setembro de 2009, escrevemos (AQUI)  sobre o significado das denominações que os tamoios e os tupiniquins deram às diversas localidades de nosso município. O significado tem a ver com o que os índios viam em cada localidade.
Mangaratiba, por exemplo, significa um local com muita banana. Mangará é a ponta terminal da inflorescência da bananeira, também chamada de coração, e tiba significa grande quantidade. Ambas as palavras constam dos dicionários.
Neste ano eleitoral de 2012, o significado de Mangaratiba parece ter mudado para terra da laranja. Ou melhor, terra de banana com uma laranja no comando.
Contudo, parece que a laranja está bichada como cantava Ataulfo Alves.
Tá bichada, Zé...

quinta-feira, 17 de maio de 2012

17 DE MAIO

Neste dia, em 1990, a Assembléia Geral da Organização Mundial de Saúde aprovou a retirada do código 302.0 (Homossexualidade) da Classificação Internacional de Doenças, declarando que “a homossexualidade não constitui doença, nem distúrbio e nem perversão”.
Foi o fim de um ciclo de 2000 anos em que a cultura judaico-cristã encarou a homossexualidade primeiro como pecado, depois como crime e, por último, como doença.
Apesar deste reconhecimento da homossexualidade como apenas uma manifestação da diversidade sexual, as lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT) ainda sofrem cotidianamente as conseqüências da homofobia, que pode ser definida como o medo, a aversão ou o ódio irracional aos homossexuais.
Por isso, hoje, 17 de maio é considerado o Dia Internacional Contra a Homofobia.
Há 81 anos, neste mesmo dia 17 de maio, o filme Limite era apresentado pela primeira e única vez em um único cinema comercial, o Capitólio, na Cinelândia carioca.
Depois disso, somente foi exibido exporádica e privativamente em sessões especiais para platéias restritas, ao contrário do que diz o Informativo da Prefeitura de Mangaratiba que afirma ter sido Limite "lançado nos cinemas em 1931".

Há 48 anos, também neste mesmo dia, conheci uma lourinha linda de 17 anos - parecia a Brigitte Bardot - fiquei apaixonado, acabei de criá-la e estou com ela até hoje.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

A COMISSÃO DA VERDADE

Dilma está instalando agora a Comissão da Verdade com sete nomes de alto gabarito - Rosa Maria Cardoso da Cunha, advogada de Dilma durante a ditadura; José Carlos Dias, ex-ministro da Justiça; Gilson Dipp, ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ); Claudio Fonteles, ex-procurador-geral da República; Paulo Sérgio Pinheiro, advogado e ex-secretário de Direitos Humanos; Maria Rita Kehl, psicanalista e escritora; e José Paulo Cavalcanti Filho, advogado e escritor - para investigar os crimes cometidos pela ditadura militar.
O evento contou com a presença de parentes dos desaparecidos políticos, dos três comandantes das Forças Armadas e dos quatro últimos ex-presidentes da República.
A Comissão chega com grande atraso em relação à Argentina e ao Chile que a instalaram logo após o início do processo democrático.
Os elementos saudosos da ditadura, os torturadores ainda vivos e os inocentes úteis, todos se revoltam e querem exigir investigações também sobre o que eles consideram crimes cometidos por aqueles que julgam terem sido terroristas.
Em resposta a estes portadores de condutopatia crônica, o Rodrigo Viana – no blog O Escrevinhador – escreveu um excelente e irretocável artigo com o qual concordo plenamente e reproduzo a seguir.

Investigar “outro lado” na ditadura: seria igualar nazistas à Resistência Francesa
publicada quarta-feira, 16/05/2012 às 11:18 e atualizada quarta-feira, 16/05/2012 às 11:36

por Rodrigo Vianna

Raymond Aubrac morreu no mês passado. Tinha 97 anos, viúvo. Na França, era tratado como herói. Lutou de armas na mão contra os nazistas e contra os franceses colaboracionistas que aceitaram manter um regime fantoche em apoio a Hitler.
Aubrac e a mulher, morta há uma década, foram líderes da Resistência Francesa. Se morassem no Brasil, parte dos comentaristas e colunistas da direita brazuca certamente diriam que eles tinham sido ”terroristas”.
Sim, Aubrac lançou bombas, deu tiros. Foi preso, escapou milagrosamente dos nazistas. Tinha inimigos. E lutou. E não deixou de lutar. Depois da Guerra, tornou-se amigo de Ho-Chi-Min. E na última campanha eleitoral, declarou apoio a Hollande, do Partido Socialista. Ele tinha um lado.
Um homem precisa ser “neutro” pra lutar por Justiça? Tolice. Mais que tolice. Argumento falacioso a proteger criminosos de guerra. Seja na Europa ou na América do Sul. Aqui, às vezes cola. Lá, não cola…
No Brasil, Aubrac e a mulher talvez fossem chamados de “petralhas”. Mais que isso. Talvez aparecesse um ex-ministro tucano dizendo que “os dois lados” precisam ser investigados.
Sim! Não é justo julgar (ou relatar os crimes, que seja) apenas dos pobres nazistas. E as “vítimas inocentes” do “outro lado”? Essa Resistência Francesa era “criminosa”…
Aubrac seria exercrado, ofendido. Pela internet, circulariam e-mails idiotas chamando o sujeito de “terrorista”, talvez achassem uma foto dele com fuzil pra dizer: olha só, o “outro lado” era adepto da força bruta, não era bonzinho, também precisa ser investigado…
Isso me lembra o título daquele livro: “Falta Alguém em Nuremberg!”
Sim, para a direita brasileira (e os apavorados que se acham de esquerda e têm medo de enfrentá-la) seria preciso enviar a Resistência Francesa a julgamento. Afinal, a Resistência pegou em armas, cometeu “crimes”.
No Brasil, por hora, nem se fala em julgamento. Mas numa simples Comissão a relatar os crimes cometidos por agentes do Estado. Crimes contra a Humanidade.
Não se fala em execrar soldados, sargentos ou oficiais que, eventualmente, tenham matado guerrilheiros em combate. Da mesma forma, nunca ninguém se atreveu a “condenar” soldados alemães que lutaram nas trincheiras ou nas ruas.
O que se pretende é relatar crimes de tortura, desaparecimento, assassinatos cometidos a sangue frio…
Ah, mas estávamos numa “guerra”, dizem militares brasileiros (secundados por civis perversos, e até por gente de boa fé mas desinformada) que atacam a Comissão.
Há controvérsias se aquilo que ocorreu no Brasil foi uma “guerra”…
De todo jeito, na Europa houve “guerra”. Pra valer. Nem por isso, crimes contra a Humanidade deixaram de ser julgados. Nazistas e seus colaboradores que torturaram, assassinaram e incineraram gente indefesa foram a julgamento. A Resistência Francesa não foi a julgamento. Nem irá.
O resto é invenção do conservadorismo mais matreiro do mundo, porque dissimulado: o conservadorismo brasileiro. Nesse debate sobre a Comissão da Verdade, é preciso derrotá-lo. Com inteligência, moderação. Mas com firmeza.

Perfeito, irretocável, gostaria de ter escrito.

terça-feira, 15 de maio de 2012

LUCY IN SKY

Os leitores da Veja são como os Drops Dulcora. São todos quadradinhos e embrulhadinhos um a um.
A revista não se cansa de manipulá-los com falsas reportagens que nunca são confirmadas: os dólares que vieram de Cuba para o PT em caixas de bebidas, as contas de Lula e outros petistas em paraísos fiscais, a derrubada de Hugo Chavez, o grampo telefônico sem áudio entre Gilmar “Dantas” e Demóstenes Cachoeira, o remédio milagroso para emagrecer que mereceu capa, mas era indicado pra diabetes.
Isto sem contar as capas de escândalos no governo Dilma todos criados pelo Cachoeira e o Policarpo.
Quadradinhos e enrolados um a um, os leitores acreditaram até na absurda estória do Boimate – o cruzamento de boi com tomate - que eu contei aqui em 2 de abril de 2010. É preciso reconhecer que, neste caso, a própria Veja, ridiculamente, também acreditou na matéria inventada pela revista New Scientist em seu primeiro de abril.
Nesta semana, a Veja inventa que uma senhora de 59 anos, que, no twitter, tem o perfil @Lucy_in_Sky_, é um robô contratado pelo governo para atacar a revista e a liberdade de imprensa.
Entre nós, o ataque à imprensa livre é promovido por uma rede criminosa — como relata VEJA nesta semana, frauda até a Internet — que pratica o mais asqueroso jornalismo chapa-branca. Se, sob Dilma, não se pode dizer que o governo tenha agido contra a liberdade de imprensa, é fato que o financiamento oficial a essa rede suja continua” – diz um blogueiro da Veja.
O que Veja relata nesta semana é que é uma fraude. O jornalismo da Veja não se dá ao luxo de confirmar o que publica e acusa o perfil @Lucy _in_Sky_ de ser um robô programado pelo governo para atingir alvos políticos e promover campanha contra a revista no twitter. E a Veja censurou comentário da acusada rebatendo a denúncia.
“Em “Como Fraudar a Internet”, Veja afirma que o perfil @lucy_in_sky_ foi programado para identificar mensagens de outros usuários que contivessem os termos-chave dos tuitaços, replicando-as”.
"Seria perfeito para explicar mais um protesto contra a revista, se a dona do perfil não fosse uma pacata carioca de 59 anos, estudiosa do comportamento humano, amante dos animais e profissional da saúde."
“Foi como tomar um tapa na cara”, conta ela.
"Lucy (sua identidade será preservada), soube por amigos, no sábado que seu perfil era acusado de operar um esquema fraudulento para atacar a revista Veja com hashtags como #VejaTemMedo e #VejaBandida. “Trabalho e estudo. Não tenho muito para dar minha opinião, mas acho importante fazê-la. Por isso tantos retuítes”.
"O perfil de Lucy tem exatos 3 anos."
“Entrei no twitter – conta ela - a princípio, por curiosidade, mas depois percebi todo o alcance social e político. Procuro participar de vários tuitaços que mostrem minha opinião política. Participei do #ForçaLula e sempre que posso faço campanha contra crueldade com animais.”
Na noite de ontem, Lucy acessou o blog de Reinaldo Azevedo e deixou uma mensagem, afirmando ser dona do perfil acusado de ser robô. Seu comentário foi censurado e Azevedo continua afirmando que Lucy não passa de uma ficção virtual. (O texto em itálico foi lambido do Blog da Cidadania)
Eu pergunto: como acreditar nesse jornalismo nefasto e viver sem relinchar?

domingo, 13 de maio de 2012

FLUMINENSE CAMPEÃO

Até que o Botafogo não foi tão moribundo quanto imaginei. Na verdade, só “moribundeou” depois que o Fluminense fez um a zero. Um resultado injusto. O placar moral, com tantos gols perdidos, foi quatro a zero. E  o Santos chegou aos quatro a dois. 
A foto abaixo mostra os campeões cariocas que comemoraram o gol e o título como homens. Todos com cabelo de homem, penteado de macho.
Enquanto isso, a Globo, que não gosta de futebol, vai eleger amanhã o jogador com o melhor estilo de penteado “gay” e a mais ridícula dancinha para comemorar um gol. 
Tenho saudade das comemorações másculas de Reinaldo, Pelé, Ronaldo e tantos outros.
Muito bem faz o Barcelona que não admite esse tipo de dancinhas e penteados que serão premiados pela Globo.
Com esses prêmios, vou ter que dar razão ao Lula quando diz que a grande dificuldade para a Copa de 2014 será formar uma seleção de machos vencedores. 
 

sábado, 12 de maio de 2012

VALSA PARA AS MÃES

Uma homenagem deste humilde e sarcástico blog àquela que é a mais sublime das criações divinas. A homenagem vai na véspera para que os filhos aprendam a cantar e, amanhã, cantando, alegrem o almoço do Dia das Mães.
A letra não é muito difícil de decorar.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

FLUMINENSE x SANTOS

Este é o jogo pra domingo.
Fluminense x Botafogo pra quê? Santos x Guarani por quê?
Pra que o Fluminense enfrentar um time tão moribundo quanto a oposição à Dilma? O Fluminense já é campeão carioca.
E o Santos? Somente para aplicar outra goleada e massacrar o Guarani?
O regulamento dos estaduais deveria ser como o da Copa do Brasil: venceu a primeira por mais de dois gols de diferença não precisa jogar a segunda partida.

Poderíamos reviver o Rio-São Paulo, com um sensacional Fluminense contra o Santos.
Se o ataque do Fluminense jogar tanto quanto jogou contra o moribundo e a defesa jogar tanto quanto ontem contra o Internacional, não há dúvida, o meu time será campeão do Rio-São Paulo.
E que venha o Boca Juniors.

N.L.: e a Globo, heim? Sacaneou os tricolores que não assinam a Fox. Não transmitiu o jogo e ainda fez pior: estendeu a novela até as 22h30m. Naturalmente, causou muitas desavenças conjugais.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

OS MOSQUETEIROS DA ÉTICA

A revista Veja, em sua edição nº 2015, de 4 de julho de 2007, informava a seus ingênuos leitores plenos de credulidade quem eram
Os mosqueteiros da ética
Gabeira, Simon, Jarbas, Demóstenes e Jefferson Peres
E afirmava que:
"Eles são poucos. Mas é quase tudo com que os brasileiros podem contar no Congresso para que os interesses particulares não dominem totalmente a política.”
Pois é! Olha ele lá. O mais alto de todos, o paladino da ética. Agora, depois de tudo, dá pra confiar nos outros?

quarta-feira, 9 de maio de 2012

HEPATITE A EM MANGARATIBA

O GOVERNO ESTADUAL LIBEROU NOTA DE ESCLARECIMENTO À IMPRENSA.
“A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro confirma o surto de hepatite A em três bairros de Mangaratiba. Ainda de acordo com a Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SVS), já estão em andamento ações de controle dos reservatórios de água para consumo humano, assim como de eventuais fontes alternativas.
A SVS informa ainda que o monitoramento de todos os casos suspeitos vem sendo realizado conforme preconizado nas normatizações nacionais e que não há, até o momento, notificação de nenhum caso grave da doença.”

A autoridade municipal de Mangaratiba pagou mico negando o fato. E no Facebook, um exemplo da mediocridade citada em postagens anteriores e que deixa alguns revoltados comigo.
N.L.: Atenção, não tenho nada a ver com a gramática dessas mensagens do Facebook.

P.S.: "O prefeito de Mangaratiba, Evandro Capixaba, decidiu decretar estado de emergência no primeiro distrito do município por causa de um surto de hepatite “A”. Segundo o secretário municipal de Saúde, Sérgio Rabinovici, já foram notificados 120 casos da doença, sendo que 40 deram positivo para hepatite “A”. O secretário explicou que a doença é transmitida pela água, seja por meio de ingestão ou por contágio com coliformes fecais. Outra forma de contaminação é pela ingestão de certos alimentos, como frutos do mar."

segunda-feira, 7 de maio de 2012

"LULA SEJA LOUVADO"

“O Banco Central colocou em circulação nesta segunda-feira (7) notas de real com a frase "Lula seja louvado". De acordo com o BC, a mudança foi um pedido da Presidente Dilma Rousseff, que quis homenagear o ex-presidente Lula.
Segundo informações da Assessoria de Dilma, no Palácio do Planalto, a frase "Deus seja louvado" estava provocando confusão e atrito entre religiosos e Ateus. "Nem Deus, nem Zeus, nem Goku nem Galileu, coloquem o nome do Lula", teria dito a Presidente Dilma, para encerrar a confusão.
A mudança nas cédulas de real, com a frase "Lula seja louvado" está sendo feita aos poucos pelo Banco Central. A expectativa do BC é que, até o final do ano, todas as notas estejam com o nome de Lula."

"Cédula de real com a frase Lula seja louvado já estão circulando no Brasil."

Sites e blogs de humor inventam notícias incríveis que repercutem como verdade nas medíocres redes sociais. Essa que reproduzi é uma tirada genial do site G17, uma junção do G1 da Globo com o G7 da Record. Veja o site AQUI.
Há imbecis que acreditam e se revoltam. Como o deputado federal Roberto Freire (PPS) que postou sua revolta no twyter:
Roberto Freire é aquele ex-comunista que fundou o PPS para implodir o PCB, do qual ele foi seu líder e um dos expoentes quando era deputado por Pernambuco. Expurgado do nordeste, foi para São Paulo e, apadrinhado por José Serra, deu uma guinada vergonhosa à direita, converteu-se em apologista do capitalismo e fez do PPS uma linha auxiliar do PSDB. Virou líder do governo neoliberal de FHC e defendeu o projeto de privatização e desmonte do Estado.
Nos governos Lula e Dilma, o fariseu da ética tornou-se um raivoso opositor e tenta se defender da mancada estúpida que deu com esta declaração ao Jornal do Brasil:
"Lulopetistas histéricos e satisfeitos com a gafe por mim cometida. Mas nada dizem das imoralidades e malfeitorias do governo Dilma", atacou. Para se defender, Freire disse que a notícia realmente parecia verdadeira. "O pior é que em função do desmantelo e imoralidade dos tempos lulodilmistas (sic), tal estapafúrdia noticia tem ares de verdade".

O idiota me fez lembrar de outro opositor raivoso ao governo Lula: o ex-senador Heráclito Fortes (DEM) que foi derrotado nas urnas em 2010.
O jornalista Carlos Chagas inventou um 1º de abril informando que uma ONG recém criada - a Amigos de Plutão - receberia sete milhões do governo Lula para defender Plutão que havia sido desconsiderado como planeta pela comunidade científica internacional.
O estúpido senador, em seu furor oposicionista e na ânsia de combater o Lula, fez um discurso irracional na tribuna do senado (veja o vídeo abaixo).
O senador bochechudo e boca mole acreditou no primeiro de abril, passou a maior vergonha entre seus pares e foi motivo de gozação na imprensa na época. O colunista morreu de rir.
Com essa oposição estúpida e deprimente, o PT jamais será derrotado nas eleições para presidente.

A VEJA E O CACHOEIRA

Este cara na capa de Carta Capital é o capo di tutti capi da máfia jornalística brasileira. É Victor Civita, proprietário da Editora Abril que publica a revista Veja.
A Veja que teve - e, talvez, ainda tenha - como um de seus principais colaboradores o Carlinhos Cachoeira.
Domingo Espetacular mostrou, ontem, em cadeia nacional, toda a lama da manipulação no nefasto jornalismo da revista.
Assista abaixo toda a reportagem da Rede Record e saiba porque Victor Civita é considerado o nosso Rupert Murdoch.
Moral da história
Revista Veja: leia, mas não creia...
Se acreditar, relinche.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

CRIME AMBIENTAL EM MANGARATIBA

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente condenou medida da Prefeitura de Mangaratiba que cedeu uma área de reserva florestal para uma empresa – a Enseada Portofino - e autorizou a construção de prédios no local. 
Na rodovia, uma placa anuncia o empreendimento, como mostrou o RJTV. Cortando o morro, uma estrada está sendo pavimentada com paralelepípedos. O terreno fica de frente para o mar, cercado de casas de luxo.
Foram os moradores vizinhos ao local, que entraram na Justiça e denunciaram que a obra está sendo feita em região de proteção ambiental.
Na década de 80, quando o Condomínio Itaóca foi construído, uma parte do terreno foi doada para a Prefeitura de Mangaratiba para servir de área de reserva florestal.
Em 2011, o Prefeito de Mangaratiba sancionou uma lei aprovada pela Câmara Municipal desfazendo a destinação original da área e autorizando uma permuta deste terreno com outro da empresa.
“Isso é uma área de reserva florestal. Como é que ele vai permitir a construção de dois espigões, que comprometem e desmatam a área toda?” - indaga o advogado do condomínio Arnon Velmovitsky.
O Secretário Estadual do Meio Ambiente - Carlos Minc - classificou a ação da Prefeitura de Mangaratiba como crime ambiental.
"A secretaria acionou a Procuradoria Geral do Estado, que considerou isso uma coisa nula de pleno direito, um absurdo ambiental. A Procuradoria vai acionar a prefeitura para desfazer uma medida completamente arbitrária, um crime ambiental" – afirmou Carlos Minc.
O caso foi notícia, hoje à noite, no RJ/TV.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

BLOGS QUE LEIO SEMPRE

Retiro, hoje, dessa relação o Tijolaço – o blog do Brizola Neto – que se despediu da blogosfera com estas palavras:
“Como deputado, não tive sequer um segundo de dúvida em dizer o que pensava com todas as letras – embora não com a grosseria que os que critiquei usaram, em apenas 24 horas, pelo supremo crime de ter opiniões e externá-las.
Como ministro, ocupo um cargo que se vincula diretamente à Presidência e, por isso, o Tijolaço publica o seu último texto hoje quando tomo posse diante da Presidenta Dilma Rousseff.”
Na oportunidade, retiro também o blog márcia olivieri superando abandonado pela minha amiga, desde o dia 13 de janeiro, para se dedicar à bizarrice dos recadinhos insossos e inúteis no Facebook. Quando ela se recuperar dessa excêntrica síndrome que a acometeu, voltarei a incluir o link para o seu blog.
Para substituí-los, estou incluindo dois links para outros blogs que merecem a leitura: o DoLadoDeLá e o VIOMUNDO.

DONDOCAS INDIGNADAS

Vale à pena assistir a última reunião das dondocas traídas pelo Demóstenes tentando falar com ministros do Supremo Tribunal Federal para expor a sua indignação e exigir o julgamento do "mensalão" no primeiro semestre deste ano.
Elas se dizem mulheres formadoras de opinião, pessoas muito comprometidas com questões sociais.
Só se for no Facebook. A líder não consegue se expressar nem lembrar para qual Tribunal vai telefonar para fazer exigências. E repete o que diz a Veja sobre a CPMI do Cachoeira.
Estas "socialites" - autênticas inocentes úteis - é que formam a comissão de frente das passeatas contra a corrupção.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

EX-DELEGADO CONFESSA SEUS CRIMES

“Participei do atentado ao Riocentro e fiz parte das várias equipes que tentaram provocar aquela que seria a maior tragédia, o grande golpe contra o projeto de abertura democrática” - revela o ex-delegado do DOPS Cláudio Guerra, no livro “Memórias de uma guerra suja” que acaba de ser publicado. É a primeira confissão de participação no atentado feita por um integrante das forças de resistência à redemocratização do país na década de 80.
O ex-delegado também dedurou os comandantes do atentado frustrado: o coronel de Exército Freddie Perdigão (Serviço Nacional de Informações); o comandante Antônio Vieira (Cenimar); e o coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra (comandante do Departamento de Operações de Informações do 2º Exército – DOI-Codi).
“O destino daquela bomba era o palco. Tratava-se de um artefato de grande poder destruidor. O efeito da carga explosiva no ambiente festivo, onde deveriam se apresentar uns oitenta artistas famosos, seria devastador. A expansão da explosão e a onda de pânico dentro do Riocentro gerariam consequências desastrosas. Era evidente que muitas pessoas morreriam pisoteadas” – declara o ex-delegado - “A missão da minha equipe seria prender esquerdistas que seriam responsabilizados pelo atentado. Fui para lá com uma lista de nomes. Mas deu tudo errado. Com a explosão da bomba no Puma, os militares e os policiais civis que levavam outras duas bombas abortaram a operação.”
Segundo Cláudio Guerra, a coordenação feita pelo pessoal de inteligência havia mandado suspender todos os serviços de apoio ao Riocentro, incluindo o policiamento e a assistência médica, para que não houvesse socorro imediato às vítimas. Até as portas de saída foram trancadas e placas de trânsito com siglas da VPR (Vanguarda Popular Revolucionária) haviam sido pichadas para dar a entender que se tratava de uma ação da esquerda.
Este fato é confirmado pelo deputado estadual Paulo Ramos (PDT/RJ) que, na época, era major da PMERJ e estava na ativa.
Paulo Ramos narra o envolvimento da cúpula da PMERJ/RJ  e de setores do governo, em Brasília, com três fatos muitos estranhos:
1. a troca e prisão do comandante do Batalhão de Jacarepaguá que deveria ser responsável pelo policiamento ostensivo do evento, horas antes da explosão;
2. o comandante-geral da PMERJ - Nilton Cerqueira, coronel de tristes lembranças - ser chamado à Brasília. Naquele tempo, a PMERJ atuava subordinada ao Exército;
3. a ordem repassada pelo estado-maior da PMERJ para a suspensão do policiamento previsto para o Riocentro.
Para Paulo Ramos, o atentado não foi um ato isolado de arapongas, pois, tudo aponta para uma operação com aval da alta cúpula dos serviços de inteligência da ditadura.
O ex-delegado Cláudio Guerra conta ainda que
os mesmos comandantes do atentado do Riocentro mandaram executar o jornalista Alexandre Von Baumgarten, em 1982, e que ele próprio foi inicialmente encarregado do assassinato. Baumgartem era editor da revista O Cruzeiro que apoiava da ditadura. Nesta época,  a Agência Central do SNI, em Brasília, era chefiada pelo coronel Newton Cruz.

“Baumgarten ia morrer porque era um arquivo vivo. Recebia dinheiro para apoiar o governo militar, por meio do trabalho na revista. Mas, por várias razões, os militares perderam a confiança nele e decretaram sua morte. Por mais recursos que ele recebesse, queria sempre mais e mais. A ambição o transformou num chantagista” – afirma Cláudio Guerra.
Guerra conta ainda ter participado da reunião em que foi decidida a morte do delegado Sérgio Paranhos Fleury – titular da Delegacia de Investigações Criminais (DEIC) de São Paulo – conhecido à época como um dos mais perversos torturadores civis.
“O delegado Fleury tinha que morrer. Foi uma decisão unânime de nossa comunidade, em São Paulo, numa votação feita em local público, o restaurante Baby Beef” - afirma Cláudio Guerra.
Além dele, segundo conta, estavam sentados à mesa e participaram da votação: o coronel do Exército Ênio Pimentel da Silveira (conhecido como “Doutor Ney”); o coronel-aviador Juarez de Deus Gomes da Silva (Divisão de Segurança e Informações do Ministério da Justiça); o delegado da Polícia Civil de São Paulo Aparecido Laertes Calandra; o coronel de Exército Freddie Perdigão (Serviço Nacional de Informações); o comandante Antônio Vieira (Cenimar); e o coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra.

“Fleury tinha se tornado um homem rico desviando dinheiro dos empresários que pagavam para sustentar as ações clandestinas do regime militar. Não obedecia mais a ninguém, agindo por conta própria. E exorbitava. (...) Nessa época, o hábito de cheirar cocaína também já fazia parte de sua vida. Cansei de ver” – diz Guerra.
A história oficial afirma que o delegado Fleury morreu acidentalmente em Ilhabela, ao cair de sua lancha. Mas Guerra afirma que Fleury, na verdade, foi dopado e levou uma pedrada na cabeça antes de cair no mar.
Cláudio Guerra conta ainda que incinerou os corpos de dez presos políticos numa usina de açúcar no norte do Estado do Rio de Janeiro. Corpos de militantes de esquerda que foram torturados barbaramente e que nunca mais serão encontrados.
O ex-delegado diz que o ex-vice-governador do Estado do Rio de Janeiro - Heli Ribeiro Gomes - era o proprietário da usina, localizada em Campos, a quem ele fornecia armas regularmente para combater os sem-terra da região. “A usina passou, em contrapartida, a receber benefícios dos militares pelos bons serviços prestados. Era um período de dificuldade econômica e os usineiros da região estavam pendurados em dívidas. Mas o pessoal da Usina Cambahyba, não. Eles tinham acesso fácil a financiamentos e outros benefícios que o Estado poderia prestar.”
O ex-delegado Cláudio Guerra confessa que lançou bombas por todo o país e esteve envolvido no assassinato de aproximadamente uma centena de pessoas durante a ditadura militar e que foi um dos principais encarregados pelo regime militar de matar adversários da ditadura entre os anos 70 e 80.
Após passar sete anos na cadeia sob acusação de ter matado um bicheiro, Cláudio Guerra converteu-se ao protestantismo e, hoje, aos 71 anos, é um preletor da Assembleia de Deus onde costuma citar em suas pregações o seus “pecados do passado”. Ele afirma que resolveu confessar seu envolvimento em crimes durante a ditadura militar devido a um conflito de consciência.
Guerra está sob proteção da Polícia federal. Tornou-se uma testemunha-chave às vésperas do início dos trabalhos da Comissão da Verdade, criada para apurar violações aos direitos humanos entre 1946 e 1988, período que inclui a ditadura militar.

N.L.: lambido, hoje, de uma reportagem do iG.

1º DE MAIO DE 2012

Enquanto isso, no Brasil: festa.
Muita festa.
Viva o Brasil!

terça-feira, 1 de maio de 2012

INTELIGÊNCIA MILITAR

O atentado a bomba no Riocentro, durante o Show do Trabalhador de 1º de maio de 1981, é um dos melhores exemplos de uma figura de linguagem - o oxímoro - exemplificado no título da postagem.
Os militares forjaram um ato de terrorismo para combater a abertura democrática do presidente Figueiredo. O tiro saiu pela culatra, a bomba explodiu no colo do sargento Rosário – especialista em explosivos - matando-o, e destruindo a genitália do capitão Machado que o acompanhava e que ficou depois conhecido como capitão capado.
Figueiredo estava comprometido com seu antecessor (Geisel) a dar continuidade ao processo de abertura democrática que este havia iniciado. A esquerda já havia abandonado as ações violentas e o país caminhava para a paz democrática. Elementos dos órgãos de segurança decidiram, então, criar novas ameaças para justificar a volta à repressão e não perder sua condição de protetores do regime.
O evento relembrado na reportagem do vídeo acima determinou o começo do fim da Ditadura Militar.
O Inquérito Policial Militar (IPM) instaurado para apurar o atentado concluiu que o capitão Wilson Machado, hoje, coronel, e o sargento Guilherme Pereira do Rosário foram vítimas de grupos que lutavam contra a ditadura.
Outras investigações, da imprensa e de organismos de Direitos Humanos, porém, revelaram que o capitão e o sargento eram os “terroristas” a serviço de radicais do regime que não aceitavam a abertura política, iniciada em 1979.
Até o presidente Figueiredo revoltado afirmou em discurso emocionado: “... se dificuldades sentem na minha presença na chefia do governo, que tratem de acertar a pontaria”.

Agora, o Procurador da República Luiz Fernando Lessa, que está à frente do grupo de trabalho denominado Justiça de Transição do Ministério Público Federal que investiga crimes cometidos durante a ditadura, aguarda os processos do atentado arquivados no Ministério Público Militar para convocar o coronel Wilson Machado e reabrir o caso na Comissão da Verdade que pretende reescrever a verdadeira história do país.
“A bomba do Riocentro foi um crime militar e não vejo como as Forças Armadas não queiram esclarecer, já que se tratou de um ato de quebra de hierarquia e contra a lei, mesmo no estado de exceção”, afirmou o procurador da República Luiz Fernando Lessa.