Total de visualizações de página

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

NÃO À CORRUPÇÃO

“Ou o Brasil acaba com a corrupção ou a corrupção acaba com o Brasil”, disse um senhor idoso durante a marcha contra a corrupção, hoje, na Av. Paulista.
“Será que vou ser bobo assim quando ficar velho?” – foi o que pensei.
E lembrei logo de Monteiro Lobato (1882-1948) que disse e, em minha infância, eu acreditei que a saúva acabaria com o Brasil se não acabássemos com ela.
A saúva, porém, continua por aí e o Brasil também. Bem mais antiga que o nosso país, a formiga surgiu no mundo há 100 milhões de anos. É o gênero animal de maior sucesso na história do planeta e representa cerca de 15 a 20% dos seres vivos.
A corrupção é algo mais recente no mundo e os grandes corruptos devem representar mais de 15 a 20% da população adulta. Entre os políticos e empresários, em qualquer país, bem mais que isso. Estou lendo um livro de Stieg Larsson - Os homens que não amavam as mulheres - que trata da corrupção com dinheiro público e da impunidade na Suécia, aquele país escandinavo repleto de louras sensuais que é vizinho da Dinamarca, da qual Shakespeare (1564-1616) afirmou que havia algo de podre em seu reino.
Como a formiga, a corrupção jamais terá um fim. Faz parte da vida em sociedade. Está enraizada na alma dos povos. Somos todos corruptos e somente dependemos de uma oportunidade. Vai me dizer que você nunca subornou um guarda de trânsito? Nunca tentou corromper um agente público para obter alguma vantagem? Nunca aceitou uma propina para fazer algo que é sua obrigação? Nunca fez um "gato" no marcador da luz ou da água? Nunca se utilizou da "gatonet"? Nunca...
Entretanto, o brasileiro que tem complexo de vira-latas crê que a corrupção somente existe no Brasil. Somente no governo e somente agora que a presidenta Dilma faz uma faxina em setores corruptos do poder executivo.
A corrupção sempre existiu, existe e existirá sempre em qualquer país do mundo e em todos os poderes. A diferença é que agora temos uma Polícia Federal, uma CGU e um Ministério Público que nunca – em tempo algum – atuaram tanto e tão destemidamente contra os corruptos quanto agora. Fica parecendo que nunca houve tanta corrupção no Brasil. A verdade é que nunca houve tanta corrupção combatida. A punição depende do judiciário que também é corrupto.
Há quase cem anos, Rui Barbosa se lamentava: “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto”
Infelizmente, ainda existem os inocentes úteis, como aquele velhinho da passeata e as dondocas que se submetem aos anseios de uma oposição moribunda que promove marchas "espontâneas" com o objetivo único de atingir moralmente o governo federal.
Marchas e passeatas que nada significam, que não levam a nada nem a lugar nenhum. Servem apenas para pautar jornais, revistas e o noticiário das TVs no combate obstinado e perseverante ao governo Dilma.
E na "bunada" dos corruptores não vai "dinha"?

N.L.: Por falar na Dilma, ela estava muito bonita e determinada em seu pronunciamento de ontem.

Nenhum comentário: