Total de visualizações de página

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

MP PROCESSA CONDOMÍNIO DE MANGARATIBA

Lí nos jornais:
“O Ministério Público do Rio de Janeiro ajuizou Ação Civil Pública contra as empresas Porto Real Investimentos S.A e Condomínio Porto Real Resort, localizadas em Conceição de Jacareí, pela prática de irregularidades ambientais no empreendimento imobiliário, situado no Km 64 da Rio-Santos. O Instituto Estadual do Ambiente (INEA) também foi apontado como responsável pelas irregularidades na ação.
Entre as intervenções ambientais indevidas listadas pelo MP estão a supressão irregular de vegetação, remoção de vegetação de floresta em Área de Preservação Permanente (APP), ocupação e construção em faixa marginal em APP e desvio e canalização irregular de curso d’água.
A empresa deve ser condenada a remover ou demolir todas as intervenções, obras e serviços reconhecidos como irregulares/ilegais. Além disso, o condomínio e o Inea terão de reconstituir todo o ecossistema lesado. Não sendo possível a recuperação, serão obrigados a compensá-lo. Os danos ambientais irreparáveis decorrentes das intervenções irregulares são passíveis também de indenização.
O MP considerou grave a existência de vícios no procedimento de licenciamento ambiental pelo INEA. Entre eles, o fato de o instituto negar a existência de áreas de preservação permanente em determinada parte do licenciamento, ao contrário do que foi constatado pelos técnicos do Grupo de Apoio Técnico Especializado do MPRJ. Inquérito Civil Público foi instaurado em 2009 pela Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva, Núcleo Angra dos Reis, para apurar as possíveis irregularidades.
Liminarmente, o MP requereu que o Inea seja impedido de conceder qualquer renovação ou autorização/licença à empresa responsável, sob pena de multa diária não inferior a R$ 20 mil."
Palmas para o Ministério Público, o último refúgio para todos os injustiçados, legítimo representante de todo o povo e verdadeiro mantenedor do império da Lei.
E nossos vereadores que têm o dever de fiscalizar o que ocorre no Município, o que fizeram? E o PV de Mangaratiba que deveria lutar pela preservação de nosso meio ambiente, o que fez?

2 comentários:

Aluísio Braga disse...

Sr. Lacerda, muito tenho a lhe agradecer. leio seu site regularmente e estava prestes a me meter no citado empreendimento. Digo prestes de fato, realmente tudo pronto para tal. Graças a sua matéria fui salvo! Fui pesquisar e vi que o problema é sério.
Obrigado por ser importante fonte de informações sobre Mangaratiba e arredores. Obrigado mesmo.

LACERDA disse...

Eu que agradeço. Obrigado, Aluísio, por ler o que escrevo.