Total de visualizações de página

sábado, 3 de abril de 2010

PISADA NA BOLA

Na verdade, foi um tremendo pisão. Um golpe cruel na convivência harmoniosa da sociedade cristã que demonstra até que ponto pode chegar a intolerância religiosa. Um vexame fundamentalista em plena semana santa.
Convidados pela diretoria e pelo patrocinador do clube para distribuir 600 ovos de páscoa e alegrar as crianças e adolescentes com paralisia cerebral internadas em uma instituição, eles toparam.
Chegando ao Lar Espírita Mensageiros da Luz, em Santos (foto), Robinho, Neymar, Ganso, André e outros recusaram-se a entrar por questão religiosa. Mesmo com a insistência de diretores e do técnico Dorival Junior, eles permaneceram no ônibus que os levou.
"A intenção da diretoria era mostrar as dificuldades com as quais uma casa de fraternidade trabalha. E, mesmo assim, eles conseguem manter um número ímpar de voluntários, pessoas do bem, que procuram ajudar ao próximo. Por isso, digo que respeito a posição dos atletas, mas não comungo com essa postura. Acho que quando digo que respeito a posição deles digo tudo o que eu penso sobre essa situação" - ponderou o técnico Dorival.
Depois, em entrevista à TV Bandeirantes, Robinho explicou:
“Só ficamos sabendo quando chegamos ao local que se tratava de um ambiente espírita. Cada jogador tomou a atitude que achou conveniente movido pela religiosidade de cada um. Acho que a religião de cada um precisa ser respeitada”.
Neymar disse o seguinte:
“Fiquei sabendo dos rituais religiosos realizados no local somente quando cheguei lá. Tomei essa atitude porque tinha receio de não me sentir bem".
“Ah! Eles são jovens ainda, não têm discernimento” – dirão os paternalistas que me leem.
Pô! Então, fraternidade depende da crença religiosa de cada um. Nem entre árabes e judeus que, no Brasil, convivem em perfeita harmonia. Eu também fui jovem e me lembro muito bem, havia o respeito de que falaram Robinho e o técnico do time.
Hoje, em vez desse respeito à liberdade de consciência e de crença religiosa existem os pastores que se dizem “evangélicos” e atribuem características demoníacas e influências maléficas à doutrina espírita, demonizando os seus adeptos.
E fazem a cabeça de jovens imbecis que sabem jogar bola, mas não sabem de mais nada.

P.S.: Diante da repercussão do fato, Neymar prometeu reparar o erro: "Estou arrependido de não ter entrado. Gostaria de pedir desculpa aos internos do Lar pelo que aconteceu. Conversei com o meu pai e pretendo voltar lá para visitar o pessoal".
Fico pensando: o que dirá, então, o pastor da sua igreja? Ficará satisfeito com a reparação?

10 comentários:

Paulo Fabricio disse...

Caro Lacerda,

gostaria de informar que o "Lar Espirita Mensageiro da Luz" é uma instituição espirita, fundada há mais de 40 anos, com o objetivo principal de atender as pessoas portadoras de paralisia cerebral em suas necessidades de tratamento e assistencia social.
Atende mensalmente, centenas de pessoas com paralisia cerebral e outras deficiencias associadas, principalmente crianças, na forma de regime aberto. Na forma de abrigados, atende a cerca de 40 pessoas com P.C grave, dando-lhes atendimento especializado, 24 h p/dia, por uma equipe multidisciplinar.

A maioria dessas pessoas, em risco pessoal e social, foram encaminhadas, na maioria das vezes, pelo Poder Judiciario e pelo Poder Executivo de Santos, que reconhecem ser a Instituição, referência de excelencia no atendimento dessas pessoas.

A INSTITUIÇÃO TEM, COMO CARACTERISTICA PRINCIPAL DE ATUAÇÃO, SUA ORIENTAÇÃO DENTRO DOS VALORES ESPIRITAS DA FRATERNIDADE, DA CARIDAE,DA HUMANIDAE, DA IGUALDADE E DA SOLIDARIEDADE.


Paulo Fabricio Nigro.

Presidente do Grupo Espirita Fidelidade a Kardec - Muriqui - Mangaratiba

Paulo Fabricio disse...

Lacerda, aproveito para informar aos teus leitores que, por indicação do nosso amigo, o vereador Célio Lopes, foi criado pela Lei Municipal Nº 387/2003, "O Dia do Espirita no municipio de Mangaratiba. A data escolhida foi o dia 02 de Abril, data de nascimento de Chico Xavier.

Paulo Fabricio.

Pedro Paulo disse...

São os falsos cristãos. Para eles, o próximo é aquele que senta ao seu lado na sua igreja.

Anônimo disse...

Eles são evangélicos ou fariseus?

Anônimo disse...

VOU MANDAR UM COMENTARIO DIVIDIDO EM 4 POSTAGENS DEVIDO AO Nº DE CARACTERES.

1ª PARTE


Alastra-se pelo País afora um vírus perigoso e letal para a liberdade. O fundamentalismo religioso a partir de igrejas neopentecostais e justo num momento que a Igreja Católica se desmorona num amontoado de crimes e num papado eivado de equívocos – a começar do próprio papa –.

Sexta-feira santa o jogador Robinho e outros do Santos Futebol Clube instigaram companheiros de equipe a não entrar numa casa de amparo a crianças sob a alegação que a entidade era mantida por um Centro Espírita.

Jornalistas presentes testemunharam Robinho falando em “casa que tem
macumba”.

Robinho é só um bocó que sabe jogar futebol, mas não tem um pinto de caráter e enlameia as tradições de um clube tradicional, manifestando um preconceito do qual muitas vezes se
queixou por ser negro e ter sido pobre.

Deve imaginar que virou branco agora que é rico. Não entendeu nada de nada e nem vai entender, pois foi cooptado pela quadrilha neopentecostal. Não é necessariamente um conjunto de muitas seitas, mas uma ação política deliberada e com propósitos claros de poder no Brasil e em países da América Latina, África, Ásia e que no dizer do quadrilheiro Edir Macedo pretende chegar aos países muçulmanos.

É um dos muitos “atletas de Deus” que fanatizado (é fácil fanatizar idiotas) não percebe o valor e o sentido do ecumenismo na sua essência. Transcende ao respeito, supera limitações estúpidas de pretensão da verdade absoluta, a religiões e se esconde na mediocridade e na infelicidade de não ser ninguém.

O futebol corre o risco, vem correndo faz tempo, tanto que manifestações dessa natureza – religiosas – foram proibidas dentro de campo, de vir a ser permeado por essa hipocrisia gerada a partir de quadrilhas travestidas de “emissários divinos”.

Anônimo disse...

2ª PARTE

De repente você pode achar que minha crítica seja em si um preconceito contra neopentecostais. Não. Conheço pastores decentes. Mas a projetos políticos de grupos que se estendem a vários setores da sociedade dita organizada, inclusive através de um partido próprio, traz em si o germe da barbárie que se esconde no fanatismo.

E Robinho nem tão bom jogador assim é, nem tão sério ou responsável. Usou de artimanhas e artifícios para fugir do contrato com um clube inglês a pretexto de justificar uma péssima fase em sua carreira.

Como pessoa é só um bocó, um preconceituoso.

Não deve vestir a camisa da seleção brasileira. Não tem estatura para tanto.

Toda a sorte de preconceitos tem sido ressuscitados por grupos religiosos radicais. Ocupam canais de tevê, emissoras de rádio, se valem de cooptar figuras desprezíveis como o jogador Robinho (e outros), pregam a intolerância, como o episódio de sexta-feira santa. Ofendem e depreciam religiões outras. Atiram-se contra homossexuais e lésbicas – há inúmeros casos de pastores que molestam “fiéis, nem sempre em busca de dinheiro, mas
de outras coisas também –.

Ser católico, por exemplo, é um direito legítimo consagrado em Constituição, mais que isso, questão de foro íntimo de cada um, ser ou não ser, ser espírita, umbandista, mas o preconceito, de onde quer que venha, a intolerância, o cinismo e o deboche são inaceitáveis, são crimes e ameaçam lançar o Brasil numa Idade Média e num prazo curto que, sem dúvida nenhuma,
trará momentos de luta religiosa.

Anônimo disse...

No Rio, hordas de fanáticos neopentecostais têm molestado e agredido umbandistas principalmente. Não diferem dos caras que assaltaram uma trabalhadora para roubar dinheiro e comprar drogas. Esse tipo de fanatismo é uma droga tão letal como cocaína ou crack.

Na verdade encobre apenas projetos políticos de gente como Edir Macedo, os pastores da Renascer, quadrilhas transformadas em “igrejas”.

A meu juízo a atitude de Robinho e dos jogadores dos Santos, a maioria deles, os exclui de vestir a camisa da seleção brasileira que, em síntese, gostando ou não de futebol, representa o esporte preferido dos brasileiros que não questionam se o futebol de Robinho é pentecostal ou não.

E mesmo se achando um Garrincha da vida (que nunca conseguirá ser, é um bocó. Um mau caráter) é um dos muitos e lamentáveis equívocos do futebol.

Não há nada que justifique a convocação de Robinho para a Copa do Mundo.

Futebol por si só não é suficiente. É preciso ter grandeza, o mínimo.

Ele não tem nenhuma.

Felizes os que estão abrigados na instituição espírita que Robinho não quis deixar seus companheiros visitarem. Deixaram de receber a influência de uma presença negativa em todos os sentidos.

Um episódio isolado? A marcha fanática dessas hordas é muito mais perigosa que se imagina. O Estado do Rio já foi vítima, por oito anos, dos saques do casal Garotinho.

E nem se trata de proibir um culto, uma fé. Mas de prender os bandidos que se valem do direito de ter fé, para propósitos e objetivos outros.

E esse não é o caso de Robinho. Robinho é só um infeliz, um bocó.Um pau mandado. Mas tem que ser punido.

Cabe a CBF – CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL – tomar a atitude necessária para que esse marginal do futebol seja excluído da seleção brasileira.

Anônimo disse...

4ª PARTE

Gostaria de saber se alguem conhece um municipio do Estado do Rio de Janeiro cujo prefeito é filhote do casal Garotinho?

Anônimo disse...

Esse filhote do casal Garotinho é aquele que agora é enteado do Cabral?

LACERDA disse...

Após polêmica, Robinho, Neymar, Ganso e Brum visitam o Lar Espírita Mensageiros da Luz e alegram internos com brincadeiras e presentes.
O primeiro a chegar à entidade foi Robinho. Em seguida, Neymar e Ganso estiveram por lá, fazendo a alegria das crianças. Por fim, Roberto Brum, que levou a sua família (filhos e esposa), preparou uma surpresa para os 34 internos do local, ao presentear cada um com uma réplica em miniatura da Baleinha (mascote santista).
Como o Neymar prometeu, eles se redimiram.