Total de visualizações de página

domingo, 21 de março de 2010

SEGUNDO ANIVERSÁRIO

Este blog completa hoje seu segundo aniversário com 300 postagens. Tudo começou com uma tentativa de linchamento de um amigo meu que guardava eletrodomésticos, adquiridos licitamente em leilão do Ponto Frio, em um depósito quase ao lado do DPO de Muriqui.
Dois PMs do 35º Batalhão de Itaboraí acusaram o meu amigo e seu filho de receptação de carga roubada. Os dois elementos ameaçaram chamar um caminhão para apreender todo o material e propuseram: “Digam logo o que há de errado, pois podemos resolver tudo agora”.
Felizmente, chegou uma guarnição do 33º Batalhão de Angra dos Reis e encaminhou todos à 165ª DP, de Mangaratiba. Lá, a ocorrência foi registrada sob o nº 361/2008, foi tomado o depoimento de todos os envolvidos, depois foram fotografados e relacionados os eletrodomésticos encontrados. E anexadas ao processo as respectivas notas fiscais do Ponto Frio e do leiloeiro. O meu amigo ficou como fiel depositário dos bens. Saímos da delegacia depois das quatro horas da manhã.
No dia seguinte, terça-feira 11 de março, a Band News divulgou a notícia alarmante: “Estourado depósito de carga roubada em Muriqui”. Quem teria sido o infeliz e cretino dedo-duro que passou a falsa notícia para a Band?
Na quarta-feira 12, um vereador, na tribuna da Câmara Municipal de Mangaratiba, acometido de um acesso de furor corporativista e, na ânsia do elogio gratuito a seus pares, exaltou a ação policial que foi, verdadeiramente, um simulacro de investigação.
No dia 14, o jornal Atual, de Itaguaí, estampou em manchete de primeira página: "Arsenal da roubalheira estourado em Muriqui". Fui à redação do panfleto difamador, falei com o chefe, pedi para desmentir a notícia. De nada adiantou. Nada fizeram.
Foi assim que este blog começou. Para defender um amigo e divulgar a injustiça que tentaram fazer com ele.
Digo tentaram porque no dia 10 de abril o Dr. Cláudio Ferreira Rodrigues - Juiz da Comarca naquela época -  declarou a nulidade do auto  de apreensão e determinou que a polícia civil promovesse a devolução de todos os bens apreendidos no prazo de 24 horas, sob pena de responsabilidade penal.
Decidi não repetir o nome de todos os policiais e do vereador envolvidos na tentativa de linchamento do meu amigo. Mas, se quiserem saber quem foram basta ler a postagem intitulada "SIMULACRO DE INVESTIGAÇÃO EM MURIQUI", do dia 20 de março de 2008.

8 comentários:

leila disse...

Parabéns para seu blog.
Ele é muito útil a Mangaratiba por nos proporcionar momentos de questionamentos e informação.
Espero me aborrecer contigo por muitas e muitas vezes. Agora mesmo, estou brava com a postagem do sistema de saúde.

LACERDA disse...

Eu sabia que ia irritá-la. Somente assim você vem participar com seus ilustres e fundamentados comentários.
Mas, me diga com toda sinceridade:
encontrou algum absurdo na minha postagem? Escrevi mentiras ou verdades?
A verdade é o resultado lógico (verdadeiro ou falso) de uma operação mental. É uma moeda de duas faces.
Para Nietzsche, a verdade era apenas um ponto de vista.

Rose disse...

Parabens por este blog maravilhoso,q tantas coisas boas tem feito,porque quando não consegue seus objetivos,com certesa encomoda muita gente.

leila disse...

Amigo irritante,
Vou te responder no próprio tópico.
O seu resultado lógico foi elaborado baseados em dados não comprovados.

Humberto Vaz disse...

Fico feliz de estar presente no "parto" da criança, pois tb estava lá, naquele dia em a "mineira" dos PMs de Itaboraí deu errado...

LACERDA disse...

Tentei pedir sua autorização para citar seu nome nessa postagem. Não consegui falar contigo.
Mas, agora posso afirmar que você, Humberto, foi o maior guerreiro nessa tentativa de assalto contra um amigo comum. Enfrentou a polícia com galhardia, defendeu o amigo, foi testemunha do processo, ficou junto desde as 18 horas até as quatro da manhã, mesmo sob ameaça de prisão por desacato.
Convocou um advogado, um ex-delegado, e, depois, redigiu a defesa e acompanhou todo o processo.
Você foi demais e te admiro muito por isso. São poucos aqueles que se dispõem a sacrificar-se por alguém.
Tornei-me seu amigo e orgulho-me da amizade de um HOMEM como você.

leila disse...

O Humberto Vaz tem sido uma grata surpresa neste mundo virtual...
Sempre tive só a imagem do "Gênio do mal" e agora vejo que o bicho não é tão feio como pintam.

LACERDA disse...

Se meu blog serviu para desmitificar a imagem nociva que você tinha do Beto, valeu à pena escrevê-lo nestes dois anos.
O diabo não é tão feio quanto parece.