Total de visualizações de página

segunda-feira, 27 de abril de 2009

RONALDO, EXEMPLAR

Foram três gravíssimas contusões e cirurgias complicadas acompanhadas de prolongados períodos de recuperação. O último deixou-o com uma protuberância abdominal respeitável.
Um casamento fracassado que não durou um mês. Um ridículo escândalo homosexual e a acusação de uso de drogas. Uma cruel gozação pela imprensa e pela internet que o levou a pedir desculpas públicas.
Ronaldo, o craque de futebol, deixou de existir. O clube italiano rompeu seu contrato e ele – criticado pela imprensa - vagou, humilde, cabeça baixa, pela sua cidade. Era o fim, diziam os “abalizados” comentaristas esportivos.
Desacreditado, iniciou mais um processo de recuperação de sua capacidade física no Flamengo. Até chegou a treinar com bola. O Flamengo estava apenas prestando-lhe um favor e não acreditou que aquele indivíduo gordo e lento pudesse voltar a jogar futebol.
O Corinthians acreditou. Ou melhor, o seu presidente André Sanches acreditou.
Os “abalizados” diziam que era uma jogada de marketing para vender camisas a sua imensa torcida.
Ronaldo custou a ser escalado para jogar e os patrocinadores não apareciam. Os “abalizados” afirmavam que o Corinthians tinha entrado em uma fria.
Então, ele foi escalado. Aí foi que tudo mudou. Jogou 45 minutos, fez um gol e derrubou o alambrado do estádio.
Renasceu das cinzas novamente. Em quase nove jogos completos, fez oito gols. O terceiro final de Ronaldo ainda não foi o último.
Ontem, Ronaldo foi demais. Emocionou o país do futebol. Matou uma bola que veio da estratosfera com o pé direito e emendou com o esquerdo. Gol. Não bastava para ele. Recebeu um lançamento, livrou-se do marcador dando um passe de letra para ele mesmo e colocou por cobertura nas redes de Fábio Costa que se adiantara para tentar contê-lo. Aniquilou o Santos na Vila Belmiro. Até o Pelé se rendeu à arte fenomenal de Ronaldo.
E como comemorou os gols? Nada de bailados, sapateados. Nada de engatinhar, engraxar a chuteira de um companheiro ou fingir que embala um neném. Comemorou com a dignidade de um ser humano magnífico, apenas com um sorriso e braços abertos para a torcida.
Ronaldo é um exemplo de superação. Quantas vezes levantou, sacudiu a poeira e deu a volta por cima. Calou a boca de quem não mais acreditava nele.
Mirem-se todos nesse modelo de pecador penitente e exemplar.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

SUPREMO BARRACO


Na discussão entre eles, eu não quero saber quem tem razão. Tô com o negão e não abro.
Gilmar Dantas – Vossa Excelência não tem condições de dar lição a ninguém.
Joaquim Barbosa - E nem Vossa Excelência. Vossa Excelência me respeite, Vossa Excelência não tem condição alguma. Vossa Excelência está destruindo a Justiça deste país e vem agora dar lição de moral em mim? Saia à rua, ministro Gilmar! Saia à rua, faz o que eu faço.
Gilmar Dantas – Eu estou na rua, ministro Joaquim.
Joaquim Barbosa - Vossa Excelência não está na rua não, Vossa Excelência está na mídia, destruindo a credibilidade do Judiciário brasileiro. É isso. Vossa Excelência, quando se dirige a mim, não está falando com os seus capangas do Mato Grosso, ministro Gilmar. Respeite.
Depois disso, Gilmar Mendes, vulgo Gilmar Dantas - nomeado pelo FHC - exigiu dos outros ministros do STF uma nota de repúdio a Joaquim Barbosa - nomeado pelo Lula. Eles se recusaram e, somente depois de três horas, assinaram uma notinha reafirmando a confiança e o respeito ao chefe.

ORAÇÃO DE SÃO JORGE


Ó São Jorge, meu santo guerreiro, invencível na fé em Deus, trazeis em vosso rosto a esperança e a confiança, abri meus caminhos.
Eu andarei vestido e armado com as armas de São Jorge para que meus inimigos, tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me vejam, e nem em pensamentos eles possam me fazer mal.
Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrem sem o meu corpo tocar, cordas e correntes se arrebentem sem o meu corpo amarrar.
Jesus Cristo me proteja e me defenda com o poder de sua santa e divina graça. Virgem de Nazaré me cubra com o seu manto sagrado e divino, protegendo-me em todas as minhas dores e aflições, e Deus, com sua divina misericórdia e grande poder, seja meu defensor contra as maldades e perseguições dos meu inimigos.
Glorioso São Jorge, em nome de Deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, e que, debaixo das patas de seu fiel ginete, meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós.
Assim seja com o poder de Deus, de Jesus e da falange do Divino Espírito Santo.
São Jorge rogai por Nós.

domingo, 19 de abril de 2009

ÍDOLOS


Você acredita que Roberto Carlos completa, hoje, 68 anos?
Pelé completará 69 anos, em outubro.
Caetano e Gil farão 67 anos. Gal, 64. Chico Buarque 65 anos.
Fernanda Montenegro fará 70.
Silvio Santos, 79 anos, e a Hebe já fez 80.
Tarcísio Meira, 74, e Gloria Menezes, 75.
Oscar Niemeyer completará 102 anos.
São os nossos ídolos vivos. Alguns, são ídolos há 50 anos ou mais.
Alguns outros ídolos nos deixaram com 67 anos: Tom e Vinicius. Ou um pouco mais: Jorge Amado com 88 anos.
Ídolo, para mim, é aquele que a gente gostaria de ter sido e que nos dá um exemplo marcante de vida e talento. É a pessoa a quem a grande maioria do povo tributa um respeito, admiração ou afeto incondicional, através dos tempos. E mesmo após sua morte.
Por que nossos ídolos duram tanto? Simplesmente, porque não surgem novos ídolos. O único que surgiu nos deixou muito cedo: Ayrton Senna, com apenas 34 anos.
A mídia até que tenta fabricar novos ídolos. Mas, um ídolo não pode ser produzido pela mídia. Um ídolo impõe o seu talento sobre a mídia como o menino que veio de Cachoeiro do Itapemirim. E o povo é que o transforma em ídolo.
Agora, que estou ultrapassando o meu prazo de validade, vejo que estou em muito boa companhia. Embora, me sinta verdadeiramente com metade da minha idade. E acredito que todos os nossos ídolos também. É o que eles demonstram com a sua vitalidade.
Na verdade, somos todos jovens. Só que há muito mais tempo que os outros.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

CELULITE


As mulheres odeiam. Eu gosto, aliás, eu amo a celulite. Não a distrofia ginóide do tipo 3 ou 4. Mas, a do tipo 1 e 2 é fundamental. Se a mulher não possui, quem vai considerá-la como gostosa?
Veja o caso da Juliana Paes. As fotos da Playboy receberam um tratamento no photoshop para retirar a celulite. Mas, pô, quem vai se incomodar se ela tem celulite ou não? Só mesmo sendo muito fresco pra não gostar da celulite dela.
Na ausência da celulite, somente o que resta são as pernas. Vejam o corpo dessas viciadas em dietas, academias e tratamentos específicos. Elas não têm nádegas.
Isto é, falta-lhes algo maravilhoso denominado bunda. Coisa linda de ser vista e pronunciada: buuunda.
Infelizmente as mulheres querem agradar umas às outras, não aos homens. Ou melhor, querem causar inveja às outras e caem na armadilha da indústria de modelagem corpórea. Uma seita dirigida por frescos que odeiam mulher gostosa.
E tome eletrolipoforese, photon dome, celitec, drenagem linfática manual, massagem localizada, intradermoterapia, ultrassom, drenagem linfática computadorizada, carboxiterapia, etc, etc, etc. Elas transferem sua celulite grau 1 ou 2 – aquela celulite embelezadora - para seus cartões de crédito.
Só que no grau 4. Quer dizer, perdem a gostosura, a grana e ficam endividadas.
Deixo a palavra final com a Rita Cadillac que já afirmou: “Celulite é uma escrita em Braile que quer dizer eu sou gostosa.”

IATE CLUBE DE MURIQUI

Véspera de eleição, Iate interditado. Coincidência!?
Indignada, a oposição se aproveita do fato. Demonstrando um excesso de zelo por nossas crianças e adolescentes - pura hipocrisia - remete parte do processo de interdição para os associados.
A "intriga" (sic) do processo - como a própria oposição o denomina no e-mail que me enviou - está no site do Tribunal de Justica. Será que ela queria dizer íntegra? Acho que sim, pois, não acredito que elementos do judiciário participem de intrigas fúteis e levianas. Isto seria inadmissível.
O Iate Clube foi interditado até que sejam pagas as multas impostas por ato lesivo ao Estatuto da Criança e do Adolescente, isto é, permitir a entrada de adolescentes a eventos musicais em suas dependências.
O Comissariado da Infância e da Juventude flagrou a presença de crianças/adolescentes (sic) no show do cantor Belo e iniciou o processo para a interdição. Os jovens – acredito que todos de boas famílias - apenas assistiam ao show, não foram flagrados com bebidas alcoólicas nem em atitudes libidinosas nem consumindo drogas. Não havia brigas nem confusões. Apenas se divertiam sob o olhar vigilante de adultos conhecidos e vizinhos. O mau gosto musical daqueles jovens não foi levado em consideração para a penalidade. Apenas a sua presença ali, tradicional como se vê em qualquer outro clube social como o Iate Clube de Itacuruçá.
Seria, então, o caso de interditar todos os clubes sociais do Rio de Janeiro e do Brasil?
O Comissariado da Infância e da Juventude deveria olhar, também, o que ocorre à noite, nos finais de semana e véspera de feriado, no calçadão em frente ao Correios e ali na praia em frente ao Lions.
São centenas de crianças – ali sim, crianças – e adolescentes, longe dos olhares adultos, com lata de cerveja ou garrafa de Ice em suas mãos. Muitos com um baseado na boca. E o pau come feio.
É só conferir no Posto de Saúde quantos chegam lá em coma alcoólico, durante a madrugada, nos finais de semana e feriados prolongados.
Nenhum deles, certamente, é oriundo do Iate Clube.

BANDA LARGA WiMAX EM MANGARATIBA

Parintins, isolada em meio à floresta amazônica, foi a primeira cidade a receber uma rede com infraestrutura WiMAX no Brasil. O projeto-piloto que teve o apoio da Intel garantiu acesso banda larga sem fios a todos os 100 mil habitantes de Parintins e interligou escolas, bibliotecas e órgãos públicos. Avanços mais brilhantes foram registrados particularmente na área de saúde.
Em Ouro Preto, foram instaladas antenas rádio-base ao redor da cidade, conectando escolas e instituições públicas. Um computador habilitado para captar o sinal WiMAX nas unidades se encarrega de retransmiti-lo, via Wi-Fi, às outras máquinas nos prédios. A experiência com tecnologias combinadas está sendo replicada em Tiradentes e Barbacena, também em Minas, mas os projetos correm o risco de serem descontinuados por discórdias sobre quem os assumirá - e pagará a conta - com a conclusão da fase de teste. De qualquer forma, a conexão final é Wi-Fi, não WiMAX.
Mangaratiba faz parte do projeto estadual em que o governador Sérgio Cabral quer levar a internet banda larga a todo o Estado do Rio de Janeiro. A cidade exigiu um investimento inferior a R$ 1 milhão por parte da Intel em parceria com o governo.
O WiMAX é a evolução do Wi-Fi, novo padrão que corrige e aprimora os principais pontos-fracos do Wi-Fi: preço, acessibilidade, raio de atuação e disponibilidade.
O sinal do Wi-Fi alcança apenas 100 metros, em média, a uma velocidade máxima de 11Mbps.
Em condições ideais, o sinal do WiMAX alcança um raio de até 50 quilômetros a uma velocidade de 75Mbps.

sexta-feira, 10 de abril de 2009

RIO, AFINAL...

O mar espuma a praia adormecida,
È madrugada...
A lua cheia raia e, distraída,
Brilhante faz a areia e o mar.
Você, querida, amante do luar,
É incapaz, bandida,
De adormecer em paz...
Enlouquecida, insone, insolente,
Só quer saber de alegrar a vida,
De dar prazer e de envolver a gente.
Mui leal e erótica cidade infernal
É um rio de sonhos, um rio de lágrimas,
Esse Rio risonho...
Meu Rio do sol, do som, do sal,
Rio do bem, Rio do mal,
Eu rio afinal, em um desvario,
Voltei p´ra você, eu volto a viver.

P.S.: escrito, há muitos anos, quando meu filho - que hoje faz 48 anos - voltou a viver no Rio de Janeiro.

segunda-feira, 6 de abril de 2009

A TV FORMA, INFORMA OU DEFORMA?

Reproduzo algumas pérolas da prova de redação da UFMG cujo tema foi “A TV forma, informa ou deforma?” Segundo os vestibulandos mineiros da geração Orkut, a televisão é isso que segue. E, atenção, os erros de português são deles.
«A TV possui um grau elevadíssimo de informações que nos enriquece de uma maneira pobre, pois se tornamos uns viciados deste veículo de comunicação.»
«A TV no entanto é um consumo que devemos consumir para nossa formação, informação e deformação.»
«A TV se estiver ligada pode formar uma série de imagens, já desligada não.. .»
«A TV deforma não só os sofás por motivo da pessoa ficar bastante tempo intertida como também as vista.»
«A televisão passa para as pessoas que a vida é um conto de fábulas e com isso fabrica muitas cabeças.»
«Sempre ou quase sempre a TV está mais perto denosco, fazendo com que o telespectador solte o seu lado obscuro.»
«A TV deforma a coluna, os músculos e o organismo em geral.»
«A televisão é um meio de comunicação, audição e porque não dizer de locomoção.»
«A TV é o oxigênio que forma nossas idéias.»
«...por isso é que podemos dizer que esse meio de transporte é capaz de informar e deformar os homens.»
«A TV ezerce poder, levando informações diárias e porque não dizer horárias.»
«E nós estamos nos diluindo a cada dia e não se pode dizer que a TV não tem nada a ver com isso.»
«A televisão leva fatos a trilhares de pessoas.»
«A TV acomoda aos tele inspectadores.»
«A informação fornecida pela TV é pacífica de falhas.»
«A televisão pode ser definida como uma faca de trezgumes. Ela tanto pode formar, como informar, como deformar.»

Leia, também, a postagem de dezembro intitulada ENEM referente a uma redação cujo tema foi a amazônia. E, por favor, não culpe o governo, a escola e os professores por tanta estupidez.
O que falta é vergonha na cara do corpo discente.

GERAÇÃO ORKUT

Alguém teve a feliz idéia de pesquisar as bobagens veiculadas pelo Orkut e juntá-las em um site denominado Tolices do Orkut. Não deixe de ir lá, onde você encontra o que há de mais medíocre na internet.
Veja abaixo alguns exemplos do que deu a inclusão digital e a proliferação de lan houses.
Eles são religiosos e agradecidos a Jesus pelo sucesso obtido em sua vida.


E estão preocupados com os mais carentes, principalmente com os transgênicos.

Há, também, as safadinhas "without shame". Onde ela aprendeu a escrever?
Esse vai carregar toda a sua ignorância tatuada nas costas por toda a vida.

P´ra encerrar, algo espetacular: a Fernandinha será sempre uma simples coadjuvante.

sexta-feira, 3 de abril de 2009

ELE É O CARA!


"He is THE GUY. I love him. He is the most popular political chief of the world." Será que o Lula está dando bolsa-família para o Obama? Ou será que o Obama é tão ignorante quanto eu?
Eu também acho que Lula é o cara. Eu admiro esse estadista que os despeitados e preconceituosos diziam que não saberia se comportar diante dos líderes de outras nações.
Com a garra do metalúrgico, vamos viver uma nova ordem política-econômica-financeira mundial. Tudo que ele tem defendido foi aprovado na reunião do G20.
Nicolas Sarcozy afirmou ter uma "identidade de ponto de vista total e completa" com o presidente brasileiro sobre os objetivos da cúpula do G20.
Lula é o cara. Adoro esse cara. Até a Míriam Leitão, coitada, teve que se curvar às evidências. Veja o que ela escreveu hoje: "O presidente Lula se saiu muito bem, marcando posição em várias questões que foram vitoriosas. Obama deixou sua marca também na inclusão da questão ambiental". E disse mais: "O Brasil se saiu bem na reunião porque bateu em pontos que sairam vitoriosos, como a própria reforma do FMI e o fim dos paraísos fiscais. Haverá negociações também sobre as agências de risco. Finalmente as agências serão fiscalizadas porque havia claramente conflito de interesses. Decisões certas e que foram tomadas de forma objetiva".
Agora, vamos emprestar ao FMI, sim. E, quem sabe, em futuro próximo, emprestaremos até aos EEUU.
Veja como o Brasil ficou bem na foto. Estamos finalmente perdendo o nosso complexo de vira-latas.

quinta-feira, 2 de abril de 2009

NOSTALGIA POR QUÊ?


Meu pai costumava falar do tempo em que se amarrava cachorro com lingüiça. Eu, criança, acreditava. Depois, vi que era mentira. Algo impossível.
Hoje, quando eu digo que sou do tempo em que tamborim era quadrado e homens desfilavam na ala das bahianas, há gente que duvida. Mas, é verdade.
E, também, é verdade que sou do tempo em que se alugava roupa de banho - calção ou maiô inteiro - na praia de Itacuruçá e andávamos de tamanco. Sou do tempo em que a imagem da TV era preta e branca, assim como as fotografias. Não havia controle remoto. Não havia câmera digital. Não existia video-cassete, CD, DVD, rádio FM. Computador nem pensar. Muito menos internet, scanner e impressora. Sem o corel draw e o fotoshop, tínhamos que usar letra-set, lay out, arte-final, tudo feito à mão.
Só havia máquina de escrever. Não havia xerox, usava-se papel carbono para as cópias.
Faltava água, escolas e telefone. Telefone celular? Quem poderia imaginar... Tínhamos que ligar primeiro para a telefonista e ela, sim, completava a ligação.
Se não déssemos corda, os relógios paravam de funcionar.
Avião tinha uma hélice única. E batia as asas como os pássaros. O Brasil não os fabricava, nem carros, nem motocicletas. E não possuía petróleo, álcool e gás.
Tudo era importado e só exportávamos café. Éramos um país agrícola exportador de matéria-prima e importador de bens duráveis.
Não havia cartão de crédito. Ninguém aceitava cheques. Tinha que ter dinheiro no bolso.
Não existiam antibióticos, nem vacinas contra a pólio, contra a varíola e a rubéola. Tuberculose era doença comum. Não existia a pílula anticoncepcional. Crianças geralmente tinham vermes que se curavam com lavagem intestinal. Adivinha por onde entrava o líquido milagroso.
A poliomielite e a difteria assombravam as mães quando os bebês sobreviviam ao mal de sete dias. Uma moléstia – tétano – causada pela infecção do cordão umbilical devido à falta de assepsia nos partos domiciliares.
Nosso prazo de validade era de somente 60 anos. Morríamos facilmente. Sem fazer qualquer esforço. Eu não estaria vivo lá no passado.
E as mulheres? Eram tristes: cabelos presos, saias rodadas e maiô inteiro. Ficavam idosas aos 40 anos de idade.
Então, por que a nostalgia? Que estória é essa de vou-me embora p´ro passado? Manuel Bandeira não merece essa paródia que circula na internet.
Não quero saber do passado. Lá tem ditadura, deduragem, tem tortura, até general-presidente. Naquele tempo, eu era duro. Prefiro viver no futuro.
Ou mesmo, aqui, no presente.