Total de visualizações de página

domingo, 13 de dezembro de 2009

DINHEIRO FÁCIL


Quer ganhar? É simples, só vai precisar de um computador, pequeno investimento e algum pouco trabalho. Computador você já tem ou não estaria lendo o que escrevo.
Primeiro, é preciso fundar uma instituição de nome bem pomposo, como, por exemplo, Instituto Nacional de Pesquisas e Interação Social. Se quiser pode fazer convênio com um amigo no Paraguai ou no Djibuti e torná-lo ainda mais pomposo: Instituto Internacional de Pesquisas e Interação Social.
Criar um prêmio de nome também pomposo – como, por exemplo, Prêmio Interação Latinoamericana – e mandar confeccionar milhares de estatuetas (como essas da foto acima) para simbolizar o referido prêmio.
Depois, é mandar e-mail para todas as prefeiturinhas do interior do país informando sobre a premiação em louvor às atividades municipais em benefício da educação, da saúde e da ação social. Quem quiser fazer jus ao prêmio deverá se cadastrar na instituição pagando uma módica taxa de R$ 20 a 50 mil reais. A taxa varia de acordo com o número de habitantes do município.
Entretanto, será preciso conceder o prêmio gratuitamente a um político de renome nacional – tipo o ex-governador Garotinho ou o Senador Álvaro Dias – que se disponha a comparecer para dar prestígio ao evento de premiação. Ou então, a alguém do terceiro escalão de um ministério qualquer para fazer supor que esse ministério está envolvido na premiação.
Não esqueça de premiar empresários loucos por exposição na mídia em troca de bons brindes para sortear no evento. O açougueiro da esquina que deu o filé mignon para preparar o estrogonofe que será servido no evento tem que receber a mesma premiação. Assim como o dono do mercado que doou o creme de leite e o arroz e o presidente do clube que cedeu o espaço para o evento.
Não vai gastar nada com o evento de premiação. Faça um a cada trimestre como os outros fazem. Lembre-se de que são mais de 5.000 prefeiturinhas no país. No final do ano, é só contabilizar o lucro.
A nossa Prefeitura acaba de receber um prêmio trimestral desses pelos méritos no trabalho com alunos do município. Outros municípios que receberam o mesmo prêmio trimestral foram Cacoal, Iranduba, Guabiruba, Senador Guiomard, Jaguaré, Santa Terezinha de Itaipu, Marabá, Dianópolis, Cambará, Aurora, Cebedelo, Picos, Tangará da Serra, Porto Nacional, Timbó, Caucaia, Rio Verde, Nova Cruz, Dourados, Inhumas, Milagres, Boca da Mata, Aroazes, etc, etc, etc.
Como se vê, estamos muito "bem" acompanhados na referida premiação. E a cada três meses, novas prefeiturinhas receberão o mesmo prêmio.
Como é que eu sei disso? Vá ao Google – a maior invenção humana depois do computador e da web – e digite o nome do prêmio recebido por nossa Prefeitura. Também já participei de um evento desses quando o deputado federal que eu assessorava foi premiado. Bem, na verdade, ele foi "premiado".
Todas as prefeiturinhas fizeram questão de preparar um release sobre a premiação e publicar nos jornais. Como matéria paga, claro. Pagaram para receber e pagaram para divulgar o prêmio.
Agora, prêmio mesmo de valor a nossa Escola Municípal Batatal recebeu do Ministério da Educação: a Medalha Paulo Freire que tem como objetivo identificar, reconhecer e estimular experiências educacionais que promovam políticas, programas, projetos, cujas contribuições e experiências sejam relevantes para a educação de jovens e adultos no Brasil.
A Escola Municipal Batatal ganhou a Medalha Paulo Freire - o grande educador cassado, preso e exilado pela ditadura - com o projeto “Relendo o mundo pelas lentes da Educação” para a educação de adultos.

12 comentários:

Anônimo disse...

Caro Lacerda,

Mangaratiba já recebeu vários premios no governo do futuro bem próximo ex-prefeito. Alguns foram resultados do bom trabalho do Charlinho, que esse governo de merda diz que fez juz. Outros, devem ter comprado pela internet.
Agora, premio bom o municipio vai ganhar amanhã, dia 14 de dezembro.
Teremos nova eleição para a direção da Camara Municipal. Ja esta tudo chavecado. Acreditando na cassação do muquirana e numa tentativa de manter a patota unida, ficou assim decidido: presidente - Edinho e Vice-presidente - Zé Luis do pasto. Saindo o muquirana, o Edinho vira prefeito, o Zé assume a presidencia da camara e o Kabeça assume uma vaga na vereança. Parabéns, povo de Mangaratiba.

leila disse...

E nesta premiação, os professores que desenvolveram o projeto, nem foram citados.
Não foi uma iniciativa da SME, nem da Diretoria da UE. Foi pura iniciativa de verdadeiros educadores.
Quando viram que ali havia condições de premiação, partiram para abraçar a iniciativa como se fosse do governo.
Como na premiação dos estudantes do N.Sra das Graças, devemos aplausos para o educador.

Marcos Silva disse...

Exatamente isso Leila,aqueles que se desdobram desenvolvendo esses projetos não têm nem um pouquinho de reconhecimento, fica uma troca de elogios entre Secretária de Ed. e Diretores de U.E.e o professor que é bom, nem um muito obrigado.Mesmo passando por cima desse péssimo salário que não dá para sustentar suas famílias, esses professores mostraram a cima de tudo,muito amor por sua profissão, respeito para com seus alunos e familiares que depositaram total confiança nesse profissional então, PARABÉNS PROFESSOR DE MATAMÁTICA DO COLÉGIO MUNICIPAL NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS E PROFESSORAS DO E.F.N.A. DA ESCOLA DO BATATAL.E qto aos outros prêmios, muito me deixam,no momento, envergonhado por fazer parte do corpo docente da SME desse Município onde os representantes desse desgoverno esquecem a real missão e significado da palavra EDUCAÇÃO.

Anônimo disse...

alo leila! alo Markito!

Concordo com voces quanto ao premio Paulo Freire. Lacerda postou materia sobre esta premiação em 05/12.

Entretanto, o assunto é outro.

Trata-se de uma premiação "comprada" pelo governo para mostrar a qualidade do trabalho que faz. É chaveco que pagaram com dinheiro do municipio.

Do mesmo modo que, se confirmar os nomes dos vereadores na direção da Camara Municipal, é chaveco pra manter esta patota no poder, inclusive o atual futuro ex-prefeito.

Espero que na proxima eleição, talvez dentro dos próximos 100 dias, o povo vá a forra.

leila disse...

Anônimo,

Nóa sabemos destas premiações compradas. Já denunciamos em comunidades e enviamos emails para todos os lugares possíveis e até para o Cristóvão Buarque.
Mesmo que para nada sirva, mostramos o nosso repúdio. Nós só elogiamos o trabalho dos educadores que incentivaram os alunos do N.Sra e do projeto da escola do Batatal.
O resto das premiações, são realmente "resto".
A população espera a decisão da Câmara, para não esquecermos de como nossos representantes são o fiel retrato do ex-prefeito.

Anônimo disse...

Ola pessoal.

A unica coisa que discordo do "anonimo" é da vinda do Jose Luis do Posto como vice do Edinho.

Todos sabem que o Zé não tem vez com o prefeito cai-cai. Mas fica rondadando, puxando o saco e tentando ganhar alguma coisa. Será que é por isso que esta sendo chamado "Zé Luis do pasto"?

Na minha opinião, pode ser o outro Zé que tb vive no pasto (isto porque tem muito gado na Serra do Piloto).

Anonimo 2

Marcos Silva disse...

Anônimo 1, vc não deve ter entendido o que eu disse no fim da minha postagem ou eu não consegui ser bem claro...Eu disse que tenho vergonha, no momento, de fazer parte do corpo docente do Município justamente por saber, e acredito que toda a classe,que os outros prêmios são forjados pq do jeito que anda e "educação" daqui não dá pra ganhar prêmio algum por projetos que os titulam...Nosso Município está longe de ter uma EDUCAÇÃO de verdade com tanta sujeira dos desgovernantes.

Do mais, a amiga Leila já explicou muito bem...

Anônimo disse...

ola Markito.

Eu havia entendido o que vc comentou. Realmente ser professor neste municipio deve ser um horror. Entretanto gostaria de saber o que vc tem feito para mudar a atual situação. Se não fez nada ate agora, não se avexe não. Vc terá muito o que fazer dentro em breve. Conto com voce.

Anonimo 1

Anônimo disse...

Amigo Lacerda.

O resultado da eleição para a mesa diretora da Camara ocorre4u como eu havia previsto: Edinho + Ze Carlos Costa. O Simões ficou como
1º secretario e o Ze Luis recebeu, de lambuja, a 2ª secretaria.

Isto nos dá a certeza de que eles esperam a cassação da liminar que mantem o prefeito no poder MUITO EM BREVE.

Quanto ao Ze Luis, morreu e não sabe


Anonimo 2

leila disse...

Anônimo 1,

Você também terá uma grata surpresa este ano!
Markito e outros já estão promovendo a revolução silenciosa, que no meu entender, é a mais eficiente das revoluções.
Educadores que cansaram da passividade, e que ainda não tiveram esmagados seus ideais.
Pessoas de coragem que silenciosamente resolveram arregaçar as mangas, sem partidarismos políticos, porém com consciência da importância de suas ações. Tenho tido a alegria de receber mensagens destes e de outros profissionais, trocando idéias e já "chutando o pau da barraca" sem tanto receio de sofrerem represálias.
Os projetos são muitos, a necessidade de se fazer alguma coisa é urgente e alguns já perceberam isto.
A sujeira e o descaso são tamanhos, que todos os escalões do governo ultrapassaram os limites suportáveis de opressão e incapacidade.
Quanto mais pessoas de diferentes áreas de atuação estiverem trocando idéias, melhor será para nosso município, pois informalmente estamos conseguindo o que nenhuma associação, sindicato ou partido político conseguiu em Mangaratiba.
Podemos chamar de consciência cidadã, reação a uma ação, movimento dos anônimos, aperta que eu espirro ou, seja lá o que for, pois já deram tantos nomes que o quê importa é a certeza de que já estão percebendo a diferença entre passividade e pacifismo.
No mais, é ter perseverança nas atitudes que o resultado vem adiante.

Marcos Silva disse...

anônimo 1,
Não é um horror ser professor nesse município,apenas o corpo docente que atua com amor,responsabilidade e certeza de qual a verdadeira função de um professor, se sente envergonhado por inúmeros motivos como por exemplo, esses prêmios de projetos "fantasmas" que nunca chegaram em nossas mãos para serem desenvolvidos e nem tomamos ciência de nenhum profissional em toda a rede, tê-los feito.Outra coisa, a promessa de reconhecimento salarial que até a presente data, NADA.E inúmeras outras coisas que se faz desnecessário citar pois seria extremamente repetitivo.

Respondendo a sua pergunta:
O que tenho feito para mudar a atual situação.Pois bem, venho fazendo de minha prática pedagógica,com o corpo docente que acompanho a cada ano letivo,momentos prazerosos abertos a debates onde o aluno possa se sentir à vontade para expressar suas opiniões e com isso, vou fugindo da educação bancária, procurando ser sempre mediador do conhecimento.Infelismente em nossa rede, não contamos com materiais didáticos que nos incentivem a sair da lousa mas, é necessário fazer o possível e quase impossível pois, os nossos educandos costumam seguir nossos exemplos e se não lutarmos por mudanças, nossos futuros políticos serão exatamente como os políticos que estamos,com muita tristeza, encarando.

O que pretendo fazer pela frente, a Leila respondeu brilhantemente (obrigado amiga).

Do mais, pode contar comigo para qualquer atividade que venha proporcionar mudanças positivas para o nosso futuro.

Markito ( Marcos Silva)

Marcos Silva disse...

RETIFICANDO:

Respondendo a sua pergunta:
O que tenho feito para mudar a atual situação.Pois bem, venho fazendo de minha prática pedagógica,com o corpo DISCENTE