Total de visualizações de página

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Para aqueles que ainda não se tornaram vagabundos como eu ou estão entrando agora no difícil mercado de trabalho, apresento algumas lições que aprendi na vida profissional.
Algumas são confirmações das anti-leis de Murphy, outras são experiências próprias.
Todas elas são aplicáveis ao “marketing”, à publicidade, à política e à administração pública - áreas em que tive oportunidade de atuar – porém, muitas são também adequadas ao exercício de qualquer outra profissão. Vamos às lições:
1. em situações complicadas, todos os esforços feitos para resolvê-las tendem a torná-las piores; algumas vezes, muito piores e, em certas ocasiões, calamitosas. Por isso, quando um trabalho tiver sido mal feito, qualquer tentativa para melhorá-lo será inútil. Faça como os pedreiros, derrube a parede e comece tudo de novo.
2. há sempre 50% de probabilidade para qualquer coisa acontecer para o bem ou para o mal. Portanto, mesmo que você seja extremamente competente, 50% de suas decisões darão errado. Esqueça essas e promova aquelas.
3. quando houver a mínima probabilidade de uma coisa dar errado, ela dará. Dentre as coisas que não têm a mínima chance de dar errado, algumas darão. Deixadas por si mesmas, as coisas irão de mal a pior. Fique sempre de olho nelas. Murphy sempre tem razão.
4. se houver apenas uma forma de fazer a coisa errada, o incompetente a fará em pouco tempo. Mas, se todas as formas de fazê-la forem corretas, o incompetente escolherá a forma mais difícil e levará muito mais tempo para fazê-la.
5. cuidado com os incompetentes, eles não admitem erros próprios nem acertos alheios.
6. todo indivíduo começa no seu nível de competência e tende a progredir até atingir o seu nível de incompetência. Com o passar do tempo, todo cargo superior tende a ser ocupado pelos incompetentes e todo o trabalho será executado pelos que ainda não atingiram o seu nível de incompetência. Essa é do Murphy e está absolutamente confirmada.
7. por isso, em qualquer setor, o trabalho procura sempre o nível hierárquico inferior. Além disso, todo incompetente bem sucedido tende a delegar funções aos mais competentes.
8. o incompetente bem sucedido fala com autoridade, opina somente com e sobre o óbvio, preocupa-se apenas com os detalhes e, quando se envolve em discussões, muda de assunto.
9. flagrado em erro, o incompetente sempre sorri quando lembra de alguém a quem culpar.
10. em uma reunião de trabalho, jamais discuta com um incompetente. Os outros podem não perceber quem é quem. Variação de uma anti-lei do Murphy.
11. em qualquer reunião, o tempo gasto na discussão de cada projeto é inversamente proporcional à verba envolvida. Se a verba é abundante, pode-se errar em demasia.
12. em caso de dúvida, seja convincente. Se não puder convencer, confunda. Os outros concordarão com você,
13. saiba que o grande desafio para uma gerência, uma direção, uma liderança, é fazer crer que ela existe. Esteja sempre presente nas vitórias. Nas derrotas não é preciso.
14. toda solução cria novos problemas, alguns até insolúveis. Pequenos problemas não precisam de solução.
15. quando tudo vai bem é sinal de que algo vai dar errado. Se tudo parece melhorar, alguma coisa lhe passou despercebida. Já ouviu falar na "visita da saúde"?
16. em crises que forçam as pessoas a escolher entre dois caminhos alternativos, a maioria escolherá o pior possível. Faça diferente. Siga o seu próprio caminho.
17. assim que você tiver esgotado todas as tentativas e confessado seu fracasso, a solução surgirá – simples e óbvia – claramente aos olhos de todos. Portanto, nunca desista.
18. saiba que aquilo que você deixou de fazer será sempre mais importante do que tudo o que você fez. Faça sempre mais para compensar o que você deixou de fazer. Essa vale principalmente para a administração pública.
19. apresente seu projeto ou seu plano de trabalho de uma forma que até os idiotas sejam capazes de compreender e somente os idiotas o compreenderão. Vai ser difícil obter aprovação.
20. qualquer projeto ou ideia, por mais simples que seja, pode ser expresso na retórica mais confusa e repleto de complicações. Será mais facilmente aprovado.
21. ignore bastante tempo uma necessidade e ela desaparecerá. Isso acontece até em casa.
22. nada jamais é executado dentro do prazo e do orçamento. É o normal.
23. a qualidade da comida varia na razão inversa do número de cozinheiros. Portanto, esse negócio de trabalho em grupo é coisa de acadêmicos, não de profissionais.
24. somente pode ser capaz de ensinar um cavalo a nadar de costas quem for incapaz de discutir ordens recebidas. Lembre-se sempre que nada é impossível para quem dá as ordens.
25. o sucesso ou o fracasso do lançamento de um novo produto dependerá exclusivamente da estimativa de sua previsão de vendas. Portanto, lute para reduzir essa estimativa.

A verdade de qualquer uma dessas afirmações nada tem a ver com sua credibilidade e vice-versa.

Nenhum comentário: