Total de visualizações de página

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

DILMA SERÁ REELEITA

Jamais pensei ter a mesma opinião que um colunista de O Globo. Nunca pensei que teria a coragem de reproduzir aqui um artigo de Ricardo Noblat.
Porém, desta vez as opiniões coincidem e o cara foi corajoso. Merece a reprodução.


A um ano da eleição presidencial de 2002, em conversa com um grupo de empresários paulistas, José Dirceu, coordenador da quarta campanha consecutiva de Lula a presidente da República, comentou:
- A eleição está liquidada. Lula ganhará – só não sabemos ainda se no primeiro ou segundo turno. Começamos a discussão interna sobre com quem governaremos.
O comentário de Dirceu foi mais ou menos repetido na semana passada por um estrelado membro da campanha de Dilma Rousseff à reeleição. Faltou apenas dizer que a candidata já se preocupa com quem governará.
Faz sentido?
Faz, sim. A não ser que ocorra um poderoso imprevisto. Do tipo: a filha de Dilma guarda a chave do aeroporto de Porto Alegre.
O caso do aeroporto mineiro de Cláudio, construído em terras da família de Aécio Neves, atrapalhou o desempenho do candidato do PSDB a presidente durante o mês de julho. Até hoje ele ainda se explica por que como governador de Minas Gerais gastou R$ 13 milhões para asfaltar a pista do aeroporto.
Descobriu-se que ele investiu dinheiro público em outro aeroporto – o de Montezuma, a pequena distância de uma fazenda sua.
Eduardo Campos, candidato do PSB à vaga de Dilma, atravessou julho desnorteado a prometer o que poderá ou não fazer caso se eleja. Enfrenta o dilema hamletiano de ser ou de não ser uma pálida sombra do que foi Marina Silva na eleição de 2010.
Dilma chegou ao início de agosto próxima do confortável teto de 45% das intenções de voto. Voltou à situação de quem poderá liquidar a eleição no primeiro turno. Ou de passar para o segundo precisando de poucos votos a mais para se reeleger.
Agosto marca o início do período de 45 dias de propaganda eleitoral no rádio e na televisão. Devido ao grande número de partidos que a apoiam, Dilma contará com mais do dobro do tempo de propaganda de Aécio e com o mais do triplo do tempo de propaganda de Eduardo. É uma vantagem e tanto.
A eleição presidencial deste ano é candidata à passar à História como aquela onde faltou uma oposição capaz de corresponder ao majoritário desejo de mudança dos brasileiros.
Se não tem tu, vai tu mesmo, Dilma!"
N.L.: somente faltou dizer que ainda teremos a participação do Lula na TV.

4 comentários:

Rodrigo Phanardzsis Ancora da Luz disse...

Considero Dilma como favorita, mas não diria que desta vez a vitória dela esteja 100% garantida devido ao expressivo número de indecisos. Se bem que estes, em via de regra, muitas das vezes se dividem entre um candidato e outro. De qualquer modo, como é bem provável que haja segundo turno, existe a possibilidade da oposição crescer. Se bem que Aécio e o seu PSDB têm lá uma significativa rejeição diante do eleitorado nacional. Os mais jovens podem não saber, mas quem é idoso ou de meia idade se lembra muito bem do que fez FHC e da recessão que vivemos naqueles tempos.

Eduardo,o imbecil disse...

FHC salvou o Brasil da hiperinflação que no último mês do governo Sarney bateu em incríveis 89%.Foi ele o autor do Plano Real que deu estabilidade á nossa moeda,mantida por Lula,o que deu a ele possibilidades inéditas(junto com a boa conjuntura mundial)de governabilidade.Lamentavelmente Lula usou isso não para desenvolver a infraestrutura e sim para comprar a massa votante com o nosso suado dinheiro.Que recessão é esta criada por FHC?
Quanto á eleição Dela,é possível,Ela está até(milagre,milagre!)virando crente.

LACERDA disse...

O mordomo do Serra - Vermal Pereira - publicou algo ainda mais convincente sobre a reeleição:
""O fato de o candidato do PSDB Aécio Neves não ter tido um crescimento fora da margem de erro decepcionou os especuladores, que já temem a resiliência da candidatura da presidente Dilma à reeleição".
Vejam só, a pesquisa do Ibope decepcionou a quem? Os especuladores.

Eduardo,o imbecil disse...

Quais especuladores?Os bancos batem récordes sobre récordes de lucro.Talvez o Santander não mais.O mercado vê a oposição como solução.Por que?Seria Ela incompetente?Citaria aí principalmente Petrobrás e Eletrobrás,mas a insistência burra das más companhias do Mercosur estão nos levando no abraço dos afogados.Você acha que por aí passa a solução?Estou quase chorando como nossa seleção.