Total de visualizações de página

terça-feira, 13 de agosto de 2013

FESTIVAL DA CACHAÇA

 
Depois de amanhã começa o “31° Festival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty”. Vai de 15 a 18 de agosto o evento que está mudando seu perfil para privilegiar a cultura regional, a qual tem tudo a ver com a história da cachaça em Paraty.
A cachaça é a bebida destilada mais consumida no Brasil e a terceira mais consumida no mundo. A cachaça contribui consideravelmente para a economia do Paraty, que hoje tem no turismo sua principal fonte de recursos.
Aliás, o turismo em Paraty é levado muito a sério. A cidade, por si só, já suscita grande atração em todo o país, mas os eventos não param de acontecer, atraindo gente até do exterior.
Logo após o Festival da Cachaça, Paraty promove, de 21 a 25 de agosto, o “5º Encontro Internacional de Aquarelistas” com exposições, palestras e oficinas. O evento ocorre simultaneamente com o “Festival de Música Instrumental”, o MIMO, de 23 a 25. Este festival acontecerá também nas cidades históricas de Ouro Preto e Olinda. O festival é gratuito e terá shows em palcos montados em toda a cidade. Além dos shows, haverá exibição de filmes e atividades educativas como palestras e workshops ministradas pelos artistas que se apresentarão no evento.
A seguir, de 6 a 8 de setembro, Paraty terá o “1º Festival Aves de Paraty”, uma iniciativa entre a Associação Cairuçu e o Museu Forte Defensor Perpétuo de Paraty que lançará o primeiro “Guia das Aves de Paraty” com fotos de Edson Endrigo, reconhecido como um dos melhores fotógrafos de aves da América do Sul.
Após dez dias em que a atração será somente a própria cidade histórica, começa a 9ª. edição do “Paraty em Foco”, em 18 de setembro, um evento que valoriza e enobrece a arte fotográfica. Oferecerá cursos e workshops práticos e teóricos para fotógrafos profissionais e amadores e, também, ao público interessado em produção cultural e editorial voltada à fotografia.
Ainda em setembro, de 26 a 28, a cidade promove o “Paraty EcoFashion – Moda para o Mundo com um Novo Olhar”. Integrando o evento, será promovido o “Concurso de Bordados Máscaras de Paraty”.
A Cidade do FLIP vive, respira turismo o ano inteiro. É uma cidade com um IDH bem inferior ao de Mangaratiba. Paraty está em 63º lugar entre os municípios fluminenses e Mangaratiba tem o nono maior Índice de Desenvolvimento Humano. Com uma população pouco maior que a de Mangaratiba, Paraty tem apenas nove vereadores.
Mas o site da Câmara Municipal é quase uma atração turística. É completo, apresenta tudo que interessa ao cidadão até as atas das sessões. E acreditem, uma parceria com a Rádio Nova FM permite a transmissão das sessões ordinárias da Câmara. As gravações ficam arquivadas no site e qualquer um pode ouvi-las quando quiser. Veja AQUI.
Um exemplo para os nossos onze vereadores que até hoje ainda não conseguiram construir um site adequado para informar o cidadão sobre suas atividades.
Outra coisa, um aviso aos funkeiros: vocês não são bem-vindos a Paraty. A Prefeitura informa que a reprodução sonora por particulares está proibida e os órgãos de segurança agirão com rigor. O buraco lá é mais embaixo.
É mais um exemplo a ser seguido por qualquer cidade que se propõe a ser turística.

2 comentários:

Anônimo disse...

O grande empecilho para o turismo em Mangaratiba é a proximidade com a baixada fluminense e a zona oeste carioca.
Paraty atrai o verdadeiro turismo não somente pelos atrativos que tem e pelos eventos que promove. É também pela distância.

LACERDA disse...

É, acho que você tem razão. Paraty tem a vantagem da distância.