Total de visualizações de página

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

PORTELA CAMPEÃ?

Heptacampeã de 1941 a 1947, tetracampeã de 1957 a 1960 e 21 vezes campeã, a Portela venceu o desfile pela última vez há 27 anos, em 1984, junto com a Mangueira. 
O enredo foi "Cantos de Areia" em homenagem a Paulo da Portela, a Natal e a ela, a deusa Clara Nunes. Eu estava lá e vi a Portela ser campeã com o seu último grande samba.
Desde então, a escola mais competente na criação de sambas célebres e notáveis no meio do ano, nunca mais apresentou um samba-enredo que tivesse a dignidade, a essência e a nobreza da Portela.
Sim, em 2004, apresentou “Lendas e Mistérios da Amazônia”, um samba-enredo memorável. Porém, um “replay” do samba campeão de 1970.
Agora, em 2012, a Portela volta a apresentar um grande samba-enredo. O melhor do ano que, se não levá-la ao campeonato, conquistará a nota dez e todos os prêmios – Estandarte de Ouro, Tamborim de Ouro, etc - de melhor samba-enredo.
O enredo da Portela homenageia novamente a mulher que é razão da minha adoração entre as cantoras da MPB. A deslumbrante, apoteótica, imortal Clara Nunes será representada por Vanessa da Matta (foto). E quem a vir desfilando, verá a ressurreição da claridade na Portela.
O enredo também fala da Bahia e tem como título “…E o povo na rua cantando. É feito uma reza, um ritual…”.
São versos do notável samba de Mauro Duarte intitulado “Portela na Avenida” que Clara Nunes canta em uma postagem deste humilde blog (aqui).
É o mais belo samba já feito em exaltação a uma escola de samba.

N.L.: Além de tudo, tem a mais bela atriz da TV - Sheron Menezes - como rainha da bateria.

2 comentários:

Severo disse...

Amigo Lacerda, que bela blogagem ou sei lá que termo usar ! ! !
realmente esse samba da Portela acertou na Veia e tem tudo para trazer a Escola aos áureos tempos de outrora, tomara que a portela faça uma produção de carnaval à altura desse grandioso samba ...... combustível para tal o hino da escola, que é o o maior pré requisito, o belo samba já forneceu

LACERDA disse...

Severo,

Nós somos Mocidade, mas somos imparciais e sabemos o que é samba.