Total de visualizações de página

sábado, 7 de janeiro de 2012

AINDA O CALENDÁRIO TURÍSTICO

Um anônimo pergunta com sarcasmo por que a orgia de sexo, funk e drogas, que acontece nas madrugadas de finais de semana na av. Beira Mar, em frente ao quiosque do secretário de turismo, em Muriqui, não consta do calendário turístico de Mangaratiba.
Este comentário me fez lembrar do evento com maior potencial turístico que ocorre anualmente em Mangaratiba e que não consta do nosso deprimente calendário para 2012. Por que será?
Falo da Festa das Raízes Árabes e Ciganas que a Sheyla Saad organiza e promove há quinze anos em Conceição de Jacareí. Um evento que desperta interesse dentro e fora de Mangaratiba e atrai gente não só do estado do Rio de Janeiro.
Evento turístico de verdade é aquele que seduz e atrai o turista. No país, é estimada uma população de 700 mil ciganos e no estado cerca de 50 mil, além de milhões de simpatizantes com a alma e a essência ciganas.
Sheyla Saad traz anualmente para Mangaratiba a cultura, as lendas e mistérios, a dança e a música, as comidas típicas, o encanto e a magia dourada dos ciganos, fazendo sempre uma festa encantada que já está em sua décima quinta edição.
A última mereceu a presença do prefeito Capixaba e o apoio da prefeitura que, inclusive, reportou em seu site: “O público que compareceu em massa na 15ª Festa das Raízes Árabes e Ciganas, em Conceição de Jacareí, não se arrependeu. Uma megaestrutura montada na praia do distrito contagiou o público, que apreciou e aprendeu os rituais e costumes árabes e ciganos, numa grande celebração de amor. A platéia vibrou com a apresentação de várias danças, entre elas, a do ventre, cigana, fogueira, flamenca, com espada, e a cerimônia do vinho, cartomante, brinde dos ciganos e grupos musicais. Esse ano o diferencial foi que a festa teve apoio total da Prefeitura de Mangaratiba”.
E ainda completou com as seguintes palavras do prefeito: “Apoiando eventos como esse, mostramos que o governo não pensa só nesse ou naquele núcleo, mas em todos os moradores da cidade, independente de raça, cultura ou religião. As portas da prefeitura estarão sempre abertas para todas as manifestações culturais e religiosas da cidade”.
Então, por que a 16ª Festa que ocorrerá este ano não consta do lastimável calendário de eventos da prefeitura?
Repito que este evento é o único com potencial para atrair o verdadeiro turista para nossa cidade, aquele que jamais será atraído pelo fartão de forró que vamos enfrentar.
Como a Leila disse em seu blog, em 5/06/2010, sobre esta grande mulher: “Sheyla Saad, uma pessoa inteligente, com sinceras preocupações com o nosso município que se transformam em ações concretas.
Sheyla promove nosso município com seu show, combate o abandono de animais em Conceição de Jacareí, combate e denuncia a pesca irregular em nossa orla e é defensora ferrenha do meio ambiente; tenta de todas as formas impedir a poluição de nossas praias e a invasão de encostas de nossa mata atlântica.
Esta amiga de Mangaratiba realiza seus shows comercialmente, mas também promove shows inteiramente gratuitos em Conceição de Jacareí, trazendo para nós um pouco de cultura e lazer que tanto sentimos falta.
É deste tipo de pessoas que Mangaratiba precisa para nos sentirmos mais próximos da civilização, abastecendo a cultura local com novas opções, tanto de lazer como de conhecimento de que o mundo não começa e termina em nosso tão sofrido município”.

Portanto, ela merece todo o apoio. Ou será que o secretário de turismo tem preconceito contra os ciganos?
Saiba ele que Juscelino kubitschek era oriundo de uma família cigana. Seu avô era cigano da Tchecoeslováquia. A mãe de Charles Chaplin era uma cigana do clã Romanichel. Assim como a mãe de Elvis Presley. Washington Luís Pereira de Sousa, o presidente que disse “Governar é abrir estradas” e, entre outras, implantou a Rio-Petrópolis que, hoje, leva o seu nome, era de uma família de ciganos Calon.
Saiba, também, que uma grandiosa festa cigana pode ser no futuro a redenção do turismo em Mangaratiba.

P.S.: "O céu é meu teto, a terra é minha pátria e a liberdade é minha religião"

3 comentários:

leila disse...

Lacerda,
Ainda estou sem net e hoje estou pegando carona na de meus amigos. Acho que estou revivendo seu calvário com a Velox....

Bom, mas não poderia deixar de comentar esta postagem, pois não entendo o "olhar" dos gestores do turismo em nossa Mangaratiba. Talvez não seja bem o termo correto, o "não entendo"... mas, é a forma mais delicada que encontrei para avaliá-los.

O turismo local nunca existiu, nem em govenos anteriores e nem nesta rídicula cópia de "gestão" que se faz agora. Não existe entendimento sobre o tema, não existe interesse na questão e todas as ações são direcionadas aos eventos culturais forjados, onde se pode "gastar" muito, sem que haja parâmetros para questionamentos destes gastos.

Esta é a realidade do turismo em nossa Mangaratiba.

Sabe, conheci uma pessoa que sempre falava que "os eventos" são as melhores opções para regularizar saídas de verbas de um governo, afinal, os preços são subjetivos e valem aquilo que acordaram...

Um evento como o da Sheyla Saad, não é interessante neste aspecto, e é burramente avaliado como não importante para intentos eleitoreiros. São tão "despreparados", que perdem a noção quanto a "cifras" que manuseiam e se perdem também, quanto a avaliação do que de fato renderia votos e satisfação a população.

Então,postagens como esta são importantes, não para que façam o mea culpa, mas para gerar mais questionamentos a todos os eleitores e a população em geral, quanto a nossas necessidades e nossos direitos a qualidade dos serviços que deveriam nos ser prestados.

Durante vários anos, estamos mudando somente as peças deste jogo e esquecemos que os estrategistas somos nós. Chega de xeque-mate em cima de NOSSO reino!

Anônimo disse...

Com certeza é uma belissima festa,melhor do que as que acontecem nos finais de semana,outra coisa que aconteceu neste final de semana foi que tinha um carro MERIVA PRATA com um microfone ofendendo todos os moradores dizendo que se eles souberem quem esta chamando a POLICIA O BICHO VAI PEGAR POIS QUEM MANDA AQUI É NOS,ameaçou a todos e com palavrões.TEN YURI por favor esqueça esse prefeito que nada faz,e acabe com eles agora ate ameças,a falecida D.Maria pagou caro espancaram ela,e nada foi feito,por favor Ten.pegue eles,como eles falaram AQUI QUEM MANDA E NÓS,mostre quem manda que é o B E M .

SHEYLA SAAD PSI disse...

AMIGO LACERDA
ACHO QUE POSSO CHAMÁ-LO ASSIM DEPOIS DE TODAS AS SUAS GENTIS PALAVRAS COM RELAÇÃO AO MEU POVO E A FESTA QUE REALIZO TODOS OS ANOS AQUI EM CONCEIÇÃO DE JACAREÍ. SOMENTE NA SEMANA PASSADA PUXEI NO GOOGLE FESTA CIGANA EM CONC. DE JAC. PARA VER OS VÍDEO QUE POSTARAM DAS DANÇAS E VI O SEU BLOG.
CONFESSO QUE SUAS PALAVRAS ME DEIXARAM SURPRESA E AO MESMO TEMPO MUITO GRATA.
NÃO SEI SE SOU OU SE FAÇO TUDO ISTO QUE ALGUNS AMIGOS ATRIBUEM A MIM. MAS DE TODO MODO ESTOU FAZENDO O QUE CONSIDERO SER UMA PEQUENA PARCELA DA MINHA PARTE, E SEM PRETENSÕE ELEITOREIRAS.
GOSTARIA MUITO DE CONHECÊ-LO PESSOALMENTE E NÃO FALTARÁ OPORTUNIDADE.
UM GRAANDE ABRAÇO DE SUA ADMIRADORA ( POIS JÁ ACOMPNHEI POR ALGUM TEMPO O SEU BLOG E SEI QUE ESCREVE COISAS INCRÍVEIS NA DEFEZA DO BEM ESTAR COLETIVO ).

GRATA
SHEYLA SAAD