Total de visualizações de página

sexta-feira, 22 de abril de 2011

POUCA FÉ E CHOCOLATE DEMAIS

Muito bacalhau - que o pobre já pode voltar a comer - muito peixe, muita festa, muito som na praia de Muriqui (incluindo o famigerado funk em carro com mala aberta), muita birita e pouca, muito pouca fé.
Abstinência somente de orações e de carne que poucos, muito poucos, sabem o porquê e é a única reminiscência das minhas sextas-feiras santas.
Naquele tempo, o comércio fechava, o rádio tocava apenas música clássica, a família se recolhia em meditação e reflexão, o pensamento voltado para Deus.
Havia canjica, farofa, mas chocolate nem pensar. Bacalhau era comida de pobre e nunca faltava.
Abstinência de carne e da carne. Sexo somente no dia seguinte.
Bebia-se vinho que Ele disse ser o Seu sangue. Vinho de garrafão. Ninguém discutia, não cantava, nem falava alto. Bares e boates fechados, cinemas exibindo “A Vida de Cristo”.
Era respeito absoluto pelo dia memorável da crucificação de Jesus. Até nos quartéis, dava-se um tempo na tortura. Bandidos e ladrões tiravam o seu dia de folga.
E chovia. Sempre chovia. Os mais velhos diziam que eram as lágrimas de Jesus triste com a iniquidade do mundo.
Era, de fato, um dia santificado para reflexão. Podia-se ouvir o som do silêncio. Mas, não era um dia triste. Havia apenas um jejum de alegria.
“Tudo que você pode abrir mão temporariamente para que melhor se concentre em Deus pode ser considerado um jejum (I Coríntios 7:1-5).”
No dia seguinte - Aleluia! - explodia a alegria. Era novamente carnaval nas ruas e nos clubes. Às dez da manhã, malhava-se o Judas. Um mártir que confiou na reação do povo em defesa de Cristo e que a igreja transformou em traidor. A gente acreditava nisso e o malhava sem piedade.
Hoje, a Sexta-feira Santa mais parece um sábado de aleluia em que a fé, o respeito e os sentimentos cristãos é que são malhados.
Feliz Páscoa!

2 comentários:

cristane disse...

boa tarde, Lacerda!
estou tentando entrar no site mangaratibanoticias.blogspot e não estou conseguindo.por acaso vc. é o dono desse blog? se for o que está acontecendo que não consigo entrar? abraços
cris

LACERDA disse...

Não conheço este blog e também não consegui acessá-lo.