Total de visualizações de página

sábado, 4 de dezembro de 2010

SAMU EM MANGARATIBA

Se você pretendia sofrer uma parada cardiorrespiratória somente para ser um dos primeiros a utilizar o desfibrilador do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Mangaratiba, pode ir tirando o cavalinho da chuva. O SAMU não é somente de Mangaratiba, é também de Angra dos Reis e de Paraty.

As três unidades cedidas pelo governo federal atenderá toda a população da Costa Verde. Apenas uma ambulância é uma Unidade de Suporte Avançado equipada com aparelhos de urgência como desfibrilador e equipamentos de ponta, além de ser composta por um médico, um socorrista, enfermeiro e motorista. Nas outras duas, consideradas básicas, a equipe é formada apenas por um enfermeiro, um socorrista e o motorista.
O SAMU terá como base a praia do Saco, mas como a população daquelas duas cidades é quatro vezes maior que a nossa, as ambulâncias passarão a maior parte do tempo atendendo os moradores de lá.
Quando alguém ligar para o 192 pedindo socorro, será direcionado para Angra que vai repassar o chamado para a base de Mangaratiba, onde será identificada a necessidade da ambulância, seja a avançada ou a básica. É o que diz a Prefeitura. Só não entendo por que não fazem a ligação direta com as ambulâncias e como vão identificar a necessidade do tipo de unidade.
Imagina você tendo uma parada cardiorrespiratória aqui em Muriqui: alguém liga para o 192. Com sorte, será atendido em Angra por alguém de boa vontade que, imediatamente, passará o pedido para a praia do Saco. Aí, um outro alguém terá que decidir que tipo de unidade será encaminhada para o atendimento. Duas unidades básicas estão atendendo em Angra e a avançada em Paraty. Esse outro alguém decidirá, então, pela ambulância que está mais próxima de Mangaratiba.
E você, que precisa do desfibrilador, não terá o atendimento essencial para o seu caso. Já era, cara!
Melhor não sofrer uma parada cardiorrespiratória.

4 comentários:

leila disse...

Então vou lançar uma manual para pronto atendimento em Muriqui e Itacuruçá.

Em caso de parada cardiorrespiratória, o procedimento é:
1) Colocar o paciente em um automóvel;
2) Encaminhar-se para Itaguaí;
3) No caminho, avise ao Samu de lá, que a pessoa está passando mal na rua;
4) Forneça o endereço ou indicação do local para referência;
5) Em menos de 15 minutos, a contar do início, o paciente será atendido.

luciano disse...

Caro Amigo, não pude deixar de ler tal comentario postado.
Como faço parte da Coordenação Regional do Samu BIG, e como um dos papeis do Samu e educação oermanente e pesquisa e não somente atendimento as Urgências, me sinto muito tranquilo em orientar quanto ao funcionamento do SAMU 192 BIG,
Vamos lá:
1º Porque BIG?
R: Baia da Ilha grande, composta pelos municípios de Mangaratiba, Angra dos Reis e Paraty.

2º Quantas ambulâncias?
3 em Mangaratiba = 1 Avançada e 2 Básicas
3 em Angra dos Reis = 1 Avançada e 2 Básicas

3 em Paraty = 1 Avançada e 2 Básicas

OBS, a informação que as Viaturas de Mangaratiba atenderia em Angra ou Paraty, está completamente incorreta.

3º Todo chamado 192, quem atende?
R: todo chamado 192 caí na Central de Regulação em Angra dos Reis, onde o médico Regulador avalia o grau de risco do chamado, e determina qual a melhor viatura a ser enviada.
Ou sejá; se o evento e em Angra, vai a viatura de Angra, se é em Paraty vai a de Paraty, simples assim...

4ºQuais materiais tais viaturas dispõem?
USA (avançada)= 2 ventiladores microprocessados, cardiofetal, cardiodesfibrilador, marcapasso transcutáneo,prancha, ked, head block, ou seja material de suporte avançado de vida.
USB (básica)= DEA (desfibrilador externo automático), aspirador portátil, oximétro de pulso,dentre equipamentos de extricação.

5ºQuando chamar o SAMU?
-inconsciência,
-crise convulsiva,
-quedas
-traumas
-dificuldade respiratória

Anônimo disse...

LUCIANO ADOREI SUA RESPOSTA. Nota 10

Certos bloqueiros de Mangaratiba são destrutivos mesmo, acho que é cultura, nao liga nao, eles nao constroem nada, só fofoca e intrigas, senao uma piada de mal gosto e tem gente que gosta e alimenta o terror.


Luciano obrigado pelo esclarecimento público e parabéns SAMU.

Sua postagem foi uma paulada nesses blogueiros de Mer...

Anônimo disse...

UCIANO ADOREI SUA RESPOSTA. Nota 10

Certos bloqueiros de Mangaratiba são destrutivos mesmo, acho que é cultura, nao liga nao, eles nao constroem nada, só fofoca e intrigas, senao uma piada de mal gosto e tem gente que gosta e alimenta o terror.


Luciano obrigado pelo esclarecimento público e parabéns SAMU.

Sua postagem foi uma paulada nesses blogueiros de Mer...