Total de visualizações de página

domingo, 19 de dezembro de 2010

MURIQUI JÁ ERA

Eram 19 horas, o som ao vivo – acima de 100 decibéis - dos quiosques 14, 15 e 16, chegava ao fim. Finalmente, poderia abrir portas e janelas do meu apartamento para receber o ar que vem da montanha ou do mar.
Que nada! Os carros de meliantes que foram atraídos ao local pela muvuca, abrem as malas e liberam um som ensurdecedor. Impunemente, a pornofonia do funk invade o meu apartamento. Oito imbecis pulam e rebolam na Av. Beira Mar. De repente, este som é superado por outro ainda mais absurdo. Os oito imbecis pegam o carro e se mandam.
Não vejo mais de onde vem esse outro som. Desço, vou até ao calçadão e vejo um outro carro de mala aberta na esquina da Rua Nestorzinho. É maior o número de meliantes. Talvez, vinte.
Chega uma viatura da guarda municipal para multar o veículo que faz a poluição sonora. O som para, mas os meliantes, liderados por um comerciante local, enfrentam a guarda. A turba circunda os três pobres coitados, afronta-os e os insulta. O comerciante peita um dos guardas municipais com palavrões.
Um deles chama a PMERJ pelo rádio. A confusão durou quase meia-hora até a chegada dos PMs armados. O comerciante baixinho e barrigudo abdicou da liderança e ficou calminho.
Eu, ali bem perto, assistia a tudo em frente à casa de um vizinho que veio falar comigo.
“Muriqui já era, acabou” – disse-me ele – “chamei minha filha de 16 anos para ir embora e ela me perguntou sugerindo se era para sempre.”
Os PMs e os guardas municipais apenas levaram um papo com os meliantes e ficou tudo por isso mesmo. Duvido que, pelo menos, o carro do som tenha sido multado.
Ontem, na madrugada de orgia em frente ao Lions, um motorista que por ali passava teve o carro chutado. Saiu do carro e meteu a arma na cabeça de um meliante. Felizmente, nada de grave aconteceu. Um morador ligou para a PMERJ que informou não poder atender porque duas viaturas estavam em serviço no Hotel Portobello.
Onde anda o novo secretário de segurança que chegou “com entusiasmo para uma ótima administração”? E afirmando que “vamos ampliar o choque de ordem com a Polícia Civil”.
A única mudança que vi foi a interdição, durante quase um mês, do quiosque 13 que fazia uma muvuca funkeira todo final de semana. Será porque em frente há o apartamento de um juiz que exigiu a interdição?
Apelo para o Dr. Anderson Ribeiro – delegado da 165ª. DP – que no início deste ano deu a partida para o choque de ordem que, hoje, está totalmente negligenciado.
Ou, então, que venha um juiz morar no meu prédio onde há um apartamento para alugar.

5 comentários:

leila disse...

Lacerda,

Na hora da confusão, tinha deixado minha filha pequena ir até a casa da colega, quando ouvi uns gritos e umas mulheres correndo e caindo como bolotas no chão.

Desci correndo, pois meu coração é meio desesperado e fui em direção ao muvucão, vi que não tinha nada a ver com minha criança e que nem era perto da casa onde ela estava. Já estava voltando, quando um carro saiu do estacionamento em frente ao meu prédio, com um "monte" de cabeças e dois deles com ARMAS, acredite, ARMAS nas mãos.

As portas do carro abertas como se estivessem prontos para um ataque.

Voltei para a casa da coleguinha de minha pequena, levei-a para casa e decidi trancá-la até o Natal. Em Janeiro, vou mandá-la para o Rio passar as férias sem os perigos da favela Muriqui

LACERDA disse...

Vou aproveitar esse Projeto Liberta Almas que vem aí de novo e libertar a minha. Viajarei. Carnaval em Muriqui nem pensar.
Aliás, Muriqui não é mais aqui. Isso aqui virou Queimados, Belford Roxo e Japeri.

Anônimo disse...

OI LACERDA!
ENTÃO MEU CARO!!
VENDO SEU DEPOIMENTO, NADA É DIFERENTE DA PRAIA DE ITACURUÇÁ...RSRSRS...A ÚNICA DIFERENÇA, É QUE A TÃO TEMÍVEL GUARDA MUNICIPAL COMANDADA PELO GRANDE CHFE OTO, NÃO CONSEGUE VER OS DELINQUENTES COM SEUS CARROS E SUA POLUIÇÃO SONORA..RSRS..
A GUARDA MUNICIPAL, APENAS REPREENDE,OSTILIZA, REPRIME E TRANSITA DE FORMA COMO SE FOSSEM OFICIAS DA SS..COM AS CRIANÇAS E SUAS LINHAS DE PIPA NA PRAIA, FALANDO EM BOM TOM! QUE TODAS AQUELAS CRIANÇAS ESTÃO EM FLAGRANTE DELITO..
EM CONTRA PARTIDA, O SOM ALTO CORRE SOLTO,BRIGAS, BADERNA, ASSALTOS, FURTO DE AUTOMÓVEIS.... MAIS NÃO!!! A TEMÍVEL GUARDA MUNICIPAL, TEM QUE FICAR COM SEUS COLETES E FARDAS A EXPREITA DAS CRIANÇAS E SUAS PIPAS...
SINCERAMENTE LACERDA!
NÃO PASSAM DE UM BANDO, O POVO QUE FREQUENTA NOSSO MUNICÍPIO, OS FUNCIONÁRIOS DA GUARDA UMA CAMBADA DE MARGINAIS, IGNORANTES, BURROS QUE MAIS PARECEM Q NUNCA FORAM A ESCOLA E NÃO TIVERAM O MÍNIMO DE EDUCAÇÃO...
É ESSE O FUTURO DO VERÃO, ANO NOVO E CARNAVAL....
ENQUANTO EXISTIR, CARGOS COMISSICIONADOS E CONTRATO OS NÍVEIS DOS FUNCIONÁRIOS DESTA PREFEITURA FICARÁ ASSIM...
ENTREGUE A PRÓPRIA SORTE.

anselmo salles disse...

Caro amigo Lacerda, fico triste ao ver a que ponto chegou o meu ex aconchego, lugar onde tomava aquela Black Prince bem gelada, ao lado de bons amigos como você...e é por atitudes ou melhor por falta delas como a inconpetência da guarda municipal e da policia militar, que só sabem ficar na praia passeando e amenizando os absurdo que acontecem no local, ao invés de tomaram as providências devidas que cabem a eles.
Espero em pouco tempo poder desfrutar da beleza dessa cidade e dos bons amigos que ai deixei..Mas para que isso aconteça meu secretário faça a sua parte.

Anônimo disse...

Caro Lacerda, vejo você e seu blog so falar mal de tudo reclamar de tudo, até ai normal , mais você ja tentou se colocar no lugar dos prestadores de serviço publico ? Trabalha na rua e difícil, Se você chega de forma enérgica você e violento se chega na boa e tenta na conversa reverter a situação e bundão.

GM MANGARATIBA