Total de visualizações de página

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

AINDA O SAMU DE MANGARATIBA

No dia 4, fiz uma postagem – intitulada SAMU de Mangaratiba – ironizando o novo serviço de saúde implantado em nosso município. Escrevi fundamentado no texto abaixo que recebi por e-mail de Heider Rangel – Assessor de Comunicação heider.rangel@mangaratiba.rj.gov.br
Telefone: (21) 2789-6024 e (21) 9992-7609 (celular plantão)
Superintendência de Comunicação - Felipe Barreto comunicacao@mangaratiba.rj.gov.br
Samu de Mangaratiba é inaugurado.
Quarta-feira, 1 de dezembro de 2010
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Mangaratiba foi inaugurado nesta quarta-feira (1). O projeto foi iniciado pela Secretaria de Saúde de Mangaratiba e teve as parcerias dos governos estadual e federal. O Samu de Mangaratiba é regional, ou seja, atenderá também as cidades de Angra dos Reis e Paraty.
Foram cedidas três ambulâncias pelo governo federal, sendo uma de Unidade de Suporte Avançado. O diferencial dela para as básicas é que esta é equipada com aparelhos de urgência, como desfibrilador e equipamentos de ponta, além de ser composta por um médico, um socorrista, enfermeiro e motorista. Nas unidades básicas, a equipe é formada por um enfermeiro, um socorrista e o condutor. No total, são 34 profissionais atuando na base de Mangaratiba, sendo sete médicos, sete enfermeiros, oito técnicos de enfermagem e 12 condutores.
“É bom frisar que esse Samu é regional, ou seja, quando a população ligar para o 192 será direcionado para Angra, que vai repassar o chamado para a base de Mangaratiba, onde será identificada a necessidade da ambulância, seja a avançada ou a básica”, disse o Secretário de Saúde Dr. Roger Campos que destacou o momento propício para a instalação do Samu.
Agora, vejo que no dia 13 fui honrado com um comentário de alguém que assina Luciano e afirma fazer parte da Coordenação Regional do Samu BIG. Reproduzo-o integralmente a seguir.
Luciano disse...
Caro Amigo, não pude deixar de ler tal comentário postado.
Como faço parte da Coordenação Regional do Samu BIG, e como um dos papeis do Samu é educação permanente e pesquisa e não somente atendimento às urgências, me sinto muito tranquilo em orientar quanto ao funcionamento do SAMU 192 BIG,
Vamos lá:
1º - Por que BIG?
R: Baia da Ilha Grande, composta pelos municípios de Mangaratiba, Angra dos Reis e Paraty.
2º - Quantas ambulâncias?
R: 3 em Mangaratiba = 1 Avançada e 2 Básicas
3 em Angra dos Reis = 1 Avançada e 2 Básicas
3 em Paraty = 1 Avançada e 2 Básicas
OBS: a informação de que as viaturas de Mangaratiba atenderiam em Angra ou Paraty está completamente incorreta.
3º - Todo chamado 192 quem atende?
R: todo chamado 192 cai na Central de Regulação em Angra dos Reis, onde o médico regulador avalia o grau de risco do chamado e determina qual a melhor viatura a ser enviada.
Ou seja: se o evento é em Angra, vai a viatura de Angra, se é em Paraty, vai a de Paraty, simples assim...
4º - Quais materiais tais viaturas dispõem?
R: USA (avançada): 2 ventiladores microprocessados, cardiofetal, cardiodesfibrilador, marcapasso transcutâneo, prancha, ked, head block, ou seja material de suporte avançado de vida.
USB (básica): DEA (desfibrilador externo automático), aspirador portátil, oxímetro de pulso, dentre equipamentos de extricação.
5º - Quando chamar o SAMU?
R: inconsciência, crise convulsiva, quedas, traumas, dificuldade respiratória.
13 de dezembro de 2010 13:17
Sugiro ao Luciano – que respeitosamente veio corrigir meu texto – que entre em contato também com a Superintendência de Comunicação da Prefeitura para que eles corrijam a informação que recebi e que está ainda no site da Prefeitura.
Informo ainda ao comentarista e aos leitores que o serviço telefônico 192 – responsável pelas chamadas ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência na cidade – ainda não está em funcionamento porque a empresa de telefonia Oi ainda não ativou o serviço. É o que diz o site da Prefeitura.
Ao Superintendente de Comunicação – Felipe Barreto – pergunto se o Luciano está com a razão. Em caso afirmativo, a informação que me foi enviada pela Superintendência está incorreta. Neste caso, terei que fazer nova postagem elogiando o serviço e sem qualquer ironia.

6 comentários:

leila disse...

Lacerda,

Só você para cavucar estas contradições governamentais. rsrsrsrs

Meu Deus! Quanto despreparo em comunicação e orientação ao usuários dos serviços públicos.

Quem estará certo?

Na dúvida continuo rezando.....

Pensando XXI disse...

Enquanto o sistema não é regularizado, quem precisa do Samu pode ligar para 9588-9809.

Felipe Barreto disse...

Caro Lacerda,

Peço desculpas por ter comentado somente agora, mas só hoje li seu post.

Li e reli o release mandado pela minha equipe e o comentário pertinente do Luciano. Admito que o assessor poderia ter enfatizado que o Samu não é apenas de Mangaratiba, mas de toda a Baía da Ilha Grande (BIG, como diz o Luciano).

Se houver mais algum erro que mereça alteração ou nova publicação, por favor nos alerte (esse recado também vai para o Luciano)

Atenciosamente,

Felipe Barreto

LACERDA disse...

Poxa! Como foi bacana te encontrar de novo, curtindo o blog junto com meu povo, você não sabe como eu acho bom...
Mas, me esclareça uma coisa: são quantas ambulâncias? Três como disse o seu assessor ou nove como diz o Luciano?
Quero escrever novamente sobre o SAMU sem fazer ironias.

Felipe Barreto disse...

Lacerda,

São realmente três ambulâncias que ficam na base na Praia do Saco. Duas básicas e uma avançada.

Abraços,

Felipe Barreto

LACERDA disse...

Fica prevalecendo, portanto, a postagem irônica que fiz no dia 4 sobre o SAMU DE MANGARATIBA.