Total de visualizações de página

domingo, 31 de maio de 2009

TERCEIRO MANDATO?

Não! De jeito algum! Sou contra. Em respeito à democracia, à alternância do poder e ao que está determinado na legislação eleitoral. Embora, metade do eleitorado já aceite o terceiro mandato de Lula.
É o que diz a última pesquisa Datafolha – publicada hoje – informando, também, que o índice de aprovação do governo voltou ao patamar recorde atingido em novembro do ano passado. O governo Lula é considerado bom/muito bom por 69% e regular por 24% do eleitorado. Isto significa um índice de satisfação de 93%, após seis anos e meio de mandato.
Em março de 2009, devido à crise financeira, o índice de aprovação (bom/muito bom) do presidente havia caído para 65%.
"A queda anterior era o efeito direto da crise – disse o diretor-geral do Datafolha - mas com a população mais confiante quanto ao desempenho do governo frente à crise, Lula recuperou o nível de aprovação".
Em novembro de 2007, a proposta do terceiro mandato de Lula era rejeitada por 63% e tinha o aval de apenas 34% do eleitorado. Até o fim deste ano, esses índices de 2007 naturalmente se inverterão. E, no início de 2010, será inevitável o clamor popular pelo terceiro mandato de Lula.
Apesar da crise econômica mundial, da gripe suína, das enchentes e das secas, da mexida na poupança, da CPI da Petrobrás, da nefasta campanha difamatória dos torturadores aposentados, a popularidade de Lula continuará em ascenção, assim como as intenções de voto em sua candidata à reeleição, a ministra Dilma Roussef.
Enquanto o país e seu povo continuarão em desenvolvimento sustentável com distribuição de renda. Algo que era considerado impossível nos governos anteriores.
Com tudo isso, em respeito à democracia, eu continuarei contra o terceiro mandato.
E venho fazer uma sugestão: por que não Lula como vice-presidente da Dilma? A legislação não proíbe a candidatura do cara como vice. É vitória certa. E se, infelizmente, algo de ruim acontecer com a Dilma, teremos novamente o cara na presidência.
E ninguém poderá dizer que é um terceiro mandato. Melhor ainda, o cara vai se reeleger presidente em 2014.

sexta-feira, 29 de maio de 2009

ALERTA TOTAL

Eu tenho amigos que acreditam em tudo que vêm na internet. Ficam apavorados com o que leem e difundem o seu pavor, repassando e-mails aterrorizantes.
Na verdade, são ingênuos. E na sua ingenuidade querem apenas alertar-me sobre as “informações” que receberam de outros tão ingênuos quanto eles.
A última mensagem apavorante que recebi é relacionada com o feijão. O e-mail começa assim:
"Perigo no prato do brasileiro. Cuidado com o feijão. Feijão contaminado causa doença de Chagas."
Pura mentira, impossível acontecer. A doença somente é transmitida pelas fezes do barbeiro diretamente no sangue do indivíduo. Terrorismo puro. Mas, há quem acredite.
Há outras mensagens, vejam esta: "a causa principal de câncer no seio é o uso de antiperspirante. Uma concentração de toxinas e chumbo para mutação de célula a.k.a. - CÂNCER. Sim, ANTIPERSPIRANTE. A maioria dos produtos é uma combinação de antiperspirante/desodorante. Confira as etiquetas."
Você acredita nisso? E nessa outra: "ATENÇÃO: esta informação tem procedência confirmada pelo Dr. Rui Campanella, do Depto. de Pesquisas Biológicas da UNICAMP. Fica o alerta e os conselhos a serem seguidos por todos os consumidores de Coca-Cola. Muito cuidado! Não misture essa bebida com limão."
E você não sabe da maior descoberta clínica. Veja só: "PEDIMOS DIVULGAR ESSA INFORMAÇÃO. É IMPORTANTE. GUARANÁ KUAT – URGENTÍSSIMO. Divulgue. Isto já está confirmado. Vinte e três pessoas já passaram pelo Hospital das Clínicas com um mesmo sintoma: a falta de atividade renal e o aparecimento de tumores no reto. Todos consumidores do guaraná Kuat."
E as notícias alarmantes sobre Bill Gates e a Microsoft? Já recebeu a mensagem que diz ser ele a besta do apocalipse?
Sabia que garrafas de plástico deixadas no carro são extremamente perigosas? "Foi bebendo água dessas garrafas que Sheryl Crow – quem seria, heim? – desenvolveu câncer de mama."
E não prenda o telefone no ombro com a cabeça. "Psiquiatra francês passou uma hora ao telefone prendendo o fone entre o ombro e a cabeça. Sofreu derrame, perdeu temporariamente a visão do olho esquerdo e teve problemas de fala."
Você já conhece o golpe do perfume? "No estacionamento, dois homens bem vestidos me pediram para testar um perfume que eles estavam vendendo a um preço razoável. Provavelmente, eu teria concordado se não tivesse recebido um e-mail alertando-me para o golpe do perfume. Quando você inala o produto, você desmaia. Então, eles lhe roubam a carteira, objetos de valor e, algumas vezes, estupram a vítima." Deve ser um produto ótimo para ser usado pelos dentistas em quem, como eu, tem medo da anestesia local.
E preste atenção: na madrugada do próximo dia 27 de agosto não fique olhando o céu procurando uma outra lua. O dia em que Marte chegou mais perto da Terra foi em 27 de agosto de 2003 e não pareceu como uma nova lua no céu. Foi apenas um pontinho vermelho no infinito.
Agora, vejam essa: "REPASSANDO/POLÍCIA FEDERAL: se você for vítima de sequestro relâmpago e tiver que sacar dinheiro em caixa elêtrônico, mantenha a calma e digite sua senha de forma invertida. A polícia será imediatamente acionada."
Já pensaram? A polícia estaria à disposição dos caixas eletrônicos e seus usuários 24 horas por dia. Tal como a Guarda Municipal de Mangaratiba. Se quem repassa um e-mail desses seguir o conselho, pode ter certeza, vai levar muita porrada do assaltante e não vai ter quem o socorra.
A mais inteligente dessas mensagens de alerta diz respeito ao "cuidado que devemos ter com o monóxido de dihidrogênio. Essa terrível substância de efeitos devastadores sobre o meio ambiente, causaria erosões, queimaduras na pele, oxidação de metais ferrosos, e estaria prestes a produzir uma catástrofe mundial, extinguindo a vida sobre a terra."
É tudo verdade, Muriqui sumiria do mapa. Essa mensagem é absolutamente verdadeira. Tal substância aterrorizante é vulgarmente conhecida como água.
Sugiro aos meus incautos e ingênuos amigos socorrerem-se nos dois sites abaixo para verificar a autenticidade das mensagens recebidas.
Pelo menos, antes de as repassarem para mim.
http://www.quatrocantos.com/
www.e-farsas.com/

MAIS UM BLOG

Viva! É mais um outro blog em Mangaratiba. Esse é do Ricardo Matta, um contador de 43 anos. Começou neste mês de maio.
Manda ver Ricardo. Estarei sempre visitando-o para ver suas atualizações.
Espero que os novos blogueiros não façam como o João Amado - blogueiro de Muriqui - que não atualiza o seu Costa Verde Notícias há mais de um mês. Ô João, cadê você? Por que parou? Parou por quê?
O endereço do Ricardo é este aí embaixo.
http://blablogado.blogspot.com/

quinta-feira, 28 de maio de 2009

NOVO BLOG EM MURIQUI


O Casa Flor de Muriqui - link aí abaixo e ao lado - começou em abril.
En seu perfil, a autora diz ser "uma pessoa que ama plantas, decoração, jardinagem e faço quase tudo. Confiram todas as dicas, entrem, comentem e sintam-se à vontade!"
O nome dela é Flor. Eu fui lá e gostei. É um blog romântico com as maravilhas de Mangaratiba. Muitas lindas fotos de locais aprazíveis e a história de nossa Cidade.
Espero que este novo blog seja constantemente atualizado para contrabalançar o sarcasmo e as críticas que faço no meu. E que outros blogs como este surjam em Mangaratiba.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

GUARDA MUNICIPAL II

“O papel da Cidade é, sobretudo, a responsabilidade de desenvolver políticas preventivas. No entanto, os prefeitos se omitem, argumentando que segurança pública é um problema dos governos estaduais. Um ou outro acordou para uma nova realidade. O problema da segurança pública precisa ser compartilhado por todos os níveis de administração.”

Um ano após, volto a falar da guarda municipal de Mangaratiba citando as palavras de Julita Lemgruber - socióloga, diretora do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania da Universidade Cândido Mendes, ex-diretora do Sistema Penitenciário e ouvidora de Polícia do Estado do Rio de Janeiro de 1999 a 2000, integrante da equipe que formulou o Plano Nacional de Segurança Pública do Governo Lula.
E volto a lembrar que é assim que pensam as autoridades de municípios como Diadema e Ribeirão Preto que implantaram um bem sucedido programa de segurança pública com a Guarda Municipal, reduzindo em mais de 50% os índices de violência e a desordem urbana.
Agora, é a Cidade do Rio de Janeiro que nos dá mais um exemplo, assumindo a sua responsabilidade na segurança do cidadão. A Guarda Municipal carioca terá suas funções ampliadas e passará a reprimir pequenos delitos com o uso de armas não letais. Eles estarão equipados com armas que disparam projéteis de borracha e emitem descargas elétricas (os "tasers" que emitem ondas elétricas para paralisar uma pessoa), além do gás de pimenta. É o que diz a reportagem publicada hoje em O Globo.
Já cansei de ouvir nossas autoridades afirmarem que a Guarda Municipal de Mangaratiba é responsável apenas pelo patrimônio público, isto é, pelos bens municipais.
Na “audiência pública da Câmara de Vereadores”, ocorrida no mês passado, uma das autoridades fez novamente essa declaração absurda. Então, por que outras cidades utilizam a sua Guarda Municipal no combate à violência e à desordem urbana.
Na mesma “audiência pública”, uma outra autoridade afirmou que “temos 303 guardas municipais e somos a única corporação do estado a trabalhar em regime de plantão 24 horas”. Se for verdade, será muito fácil implantar um programa como o Rio de Janeiro está implantando agora. E como Diadema, Ribeirão Preto e outros municípios já implantaram.
Nós moradores, sofremos com a desordem urbana e a falta de policiamento que o próprio presidente da Câmara reconheceu em sua entrevista ao Jornal Atual: “o policiamento é insuficiente, tudo isso traz desordem urbana” – disse ele.
A tranquilidade dos cidadãos é um bem municipal. E a simples presença dos guardas nas ruas proporcionaria paz de espírito aos moradores que são, também, patrimônio do Município.
Ainda não temos bandidos entre nós, nem a GM estaria preparada para o confronto. Temos, sim, adolescentes pichadores, motoqueiros com descarga aberta, funkeiros com suas aparelhagens automotivas tocando o funk pornográfico em alto volume, pequenos ladrões arrombadores de quiosques e residências de veranistas, etc. Na maioria, filhos de nossa própria sociedade. Estes podem ser repelidos pela simples circulação da GM, a pé ou motorizada, por todo Município, durante o dia e à noite, e com a responsabilidade de combater a delinquência e a desordem urbana.
Afinal, se são 303 agentes, calculo que devemos ter um guarda municipal para cada um, dois, no máximo, três desses delinquentes.

domingo, 24 de maio de 2009

TATUAGENS E PICHAÇÕES



Fui apresentado a uma pessoa com horrível tatuagem escura no antebraço. Apertei-lhe a mão e disse: “Cara, você está com o braço todo sujo”.
Ele se ofendeu, fechou a cara e não quis mais falar comigo. Agradeci a consideração. Eu posso até perder um amigo, mas não perco a piada.
Pra mim, tatuagem é pichação do corpo. Eu não entendo como uma criatura em sã consciência pode enfrentar várias sessões de dor e sacrifício para pichar o próprio corpo, correndo o risco de adquirir doenças graves. Até entendo as pichações de muros e prédios. É uma aventura inconsequente de jovens mal educados. Esses têm cura, o tatuado não.
Na idade média, a igreja católica afirmava que a tatuagem era coisa do demônio. Não chego a tanto – nem acredito na existência do demônio – mas, que é uma coisa marginal, é. Se fosse algo divino, os bebês já nasceriam todos bordadinhos e coloridos.
Na Inglaterra, o governo adotou a tatuagem como forma de identificação de criminosos. Também, não chego a tanto. Nem todo tatuado é bandido, mas que todo bandido é tatuado, é. O mesmo ocorre com as prostitutas. Tenho todo o respeito por elas e não estou comparando-as com bandidos. Mas, todas elas são tatuadas e nem todas as tatuadas são prostitutas. Estamos seguindo o exemplo de bandidos e prostitutas?
Na guerra, os soldados gravavam o nome de sua amada em seus corpos. Quando voltavam, anos depois, viam que a pessoa amada já estava sob outra direção e não merecia aquilo. O mesmo acontece atualmente, homens e mulheres gravam no corpo o nome de seus amados e depois se arrependem. Se conseguem apagar a tatuagem fica uma cicatriz pior ainda.
O filho de um amigo passou em concurso para a polícia civil e não foi aceito devido à tatuagem no braço. Para eliminá-la teve que retirar grande parte da pele. Um outro amigo - vou chamá-lo de X - depois de velho, fez uma enorme tatuagem no braço. Ele que me perdoe por esse texto.
Por quais motivos inconfessáveis se fazem tatuagens? Será a tatuagem uma tentativa frustrada de ornamentar – com extremo mau gosto - o corpo de quem não está satisfeito consigo próprio? O que, afinal, querem demonstrar os tatuados? Que são piores que os outros?
Aqueles lá em cima nas fotos demonstram apenas a sua debilidade mental, a sua estultice.
Tenho preconceito, sim, e quero distância de indivíduos que se picham. Mas, não daqueles que conheci antes da pichação. Inclusive o meu amigo X que eu desafio a fazer uma defesa da tatuagem e dos tatuados.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

FUMANTES, NÃO-FUMANTES E EX-FUMANTES


O fumante é, antes de tudo, um patriota. É ele quem mais contribui, sem reclamar, com o IPI para o desenvolvimento do país. Agora mesmo, quando o governo decidiu reduzir o IPI do carro zero para enfrentar a crise financeira internacional, o fumante foi convocado para suprir o deficit na arrecadação do citado imposto. Baixou o preço do carro e aumentou o cigarro em mais de 30%. Vou à forra, comprarei um carro novo para compensar o prejuízo.
O fumante é também um grande herói, comandante e estadista. Churchill, como eu, fumava desde criancinha. Hitler não fumava. Portanto, nós fumantes ganhamos a guerra contra o funesto não-fumante. Roosevelt e Stalin também fumavam, ao contrário de Mussolini e Hiroíto.
O não-fumante não contribui tanto quanto eu para o progresso do país. Julga-se um fumante passivo, acredita em tudo que se diz contra o hábito de fumar, mas não está nem aí para a poluição atmosférica. Muitas vezes, até contribui com ela, produzindo gases que vão causar doenças respiratórias e afetar a camada de ozônio. Tem medo do câncer e da impotência. Acham que isso somente atinge os fumantes. Critica os fumantes, não respeita o direito de escolha deles e fazem leis discriminatórias, como em São Paulo, onde só se pode fumar na rua ou em casa. Querem acabar com um produto que é o maior contribuinte da fazenda nacional.
Já o ex-fumante é um chato. Passa a odiar o cigarro e se orgulha de ter deixado de fumar. Como se isso fosse a máxima conquista humana possível. Acha que está mais saudável, que respira melhor e vive dando conselho aos fumantes. Engordou e vive, agora, sob dieta. Não pode comer de tudo. Nem beber, senão volta a vontade de fumar. P´ra se livrar do cigarro, teve que abandonar o café. Logo o café que, segundo as novas pesquisas clínicas, é um produto indispensável para a saúde humana.
Na verdade, o ex-fumante é louco p´ra voltar a fumar. Muitas vezes, sonha que está se deliciando com um cigarro após um cafezinho.

MEXIDA NA POUPANÇA

“O que vai acontecer com 99% daqueles que têm investimentos na caderneta de poupança?”
Essa foi a primeira manchete, em forma de pergunta, do Jornal Nacional da TV Globo, na sexta-feira.
“Nada” foi a resposta no texto da matéria apresentada. E disse mais: “Apenas 1% dos poupadores possuem contas com mais de R$ 50.000,00. E somente estes terão seus rendimentos tributados.”
Foi um grande balde de água gelada no discurso da oposição que vinha fazendo terrorismo com a inevitável mexida na poupança. PSDB, DEM e PPS, os defensores dos fracos e oprimidos, já diziam estar preparados para recusar a MP da poupança.
Há muitas formas de veicular uma notícia. Por exemplo, o Jornal Nacional poderia ter apresentado as seguintes manchetes, todas verdadeiras: 1. “Governo vai mexer na poupança do trabalhador”; 2. “Governo confirma discurso da oposição e mexe na poupança”; 3. “Oposição afirma que não vai permitir tributação da poupança”; 4. “Rendimentos da poupança serão tributados”; 5. “Governo vai taxar poupança com imposto de renda”.
Chega? Todas essas manchetes seriam mais apropriadas ao discurso do Jornal Nacional. Isto é, o mesmo discurso da oposição. Os telespectadores já estariam informados apenas com a manchete e não precisariam assistir ao corpo da matéria. Porém, com uma pergunta daquela, quem não quis saber o restante da notícia? Ainda mais que a resposta surgiu logo no primeiro bloco de notícias.
O que houve com a TV Globo? Sinceramente, não consigo imaginar. Será que conseguiram sacar um empréstimo pagando os mesmos juros da poupança? Alguma vantagem a TV Globo levou para devastar com o discurso das lideranças do PSDB-DEM-PPS.
Apesar disso, ainda há gente reclamando do imposto sobre os rendimentos da poupança. Rodrigo Maia é um. Roberto Freire é outro.
Eles reclamam de poupança cheia.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

AUDIÊNCIA PÚBLICA DA CÂMARA MUNICIPAL

Tomei conhecimento, duas horas antes, quando um carro de som anunciava que os vereadores dariam uma audiência pública no Iate de Muriqui. Fui lá, pensando naturalmente em participar dos debates.
Não foi o que pensei. A mesa estava composta com cinco vereadores - não era o G5 - os secretários de obras, de fazenda, de governo, da indústria e tecnologia, e mais o coordenador da guarda municipal, o delegado da 165a.DP e o comandante do destacamento da PMERJ de Muriqui.
A mesa, portanto, não era composta para uma audiência pública da Câmara Municipal e, na platéia, a maioria era de servidores públicos municipais.
O cidadão que, isoladamente, promoveu o encontro, após fazer um abaixo-assinado com as reivindicações e irregularidades que vêm ocorrendo em Muriqui, abriu os trabalhos com o seu discurso repleto de elogios às polícias civil e militar. Fez cobranças corretas. Pediu solução para a desordem urbana que vem ocorrendo em Muriqui.
Todas as reivindicações apresentadas já foram motivo de destaque neste blog, além de muitas outras que não foram abordadas na "audiência pública".
Antes da reunião, a Prefeitura distribuiu um informe especial que foi feito, sem dúvida alguma, exclusivamente como resposta ao abaixo-assinado. Por esse panfleto, tudo está maravilhoso em Muriqui e um choque de ordem já foi implantado.
A seguir, falaram dois vereadores que não demonstraram qualquer intenção de se comprometer. Prometeram apenas fazer um relatório da reunião e dar-lhe encaminhamento. Depois, foi a vez dos secretários repetirem tudo aquilo que foi publicado no panfleto distribuido anteriormente. Falaram das maravilhas que vêm ocorrendo em Mangaratiba. Falaram até de Conceição de Jacareí. A claque da platéia sempre aplaudia.
Minha vontade era comentar: meu país é Muriqui, o abaixo-assinado é dos moradores de Muriqui, a desordem urbana é em Muriqui, a reunião está ocorrendo em Muriqui. E eles generalizam, por que não se abstêm ao particular de Muriqui?
Mas, não podia haver debates. Os presentes não podiam fazer uso da palavra. Podiam apenas formular perguntas por escrito. E, neste caso, sempre pode haver falsas perguntas para favorecer a um ou a outro.
Depois, falou um vereador que, como ex-secretário, confirmou tudo o que foi dito pelos atuais secretários.
De tudo que ouvi, quero ressaltar, apenas, a palavra do coordenador da GM. Afirmou ele que a GM está 24 horas na rua. Que, nos últimos anos - leia-se a partir de 2005, um ano metafórico para o governo atual - houve um aumento de 433% no número de postos de segurança em Muriqui. De quantos para quantos ele não disse. Que a GM é atuante, preparada e está diuturnamente em contato com a população e em constante comunicação com a PMERJ. Que eles não despareceram de Muriqui.
Foi, então, que eu decidi tirar o corpo fora. Não quis ouvir nem o delegado nem o comandante do destacamento da PMERJ.
Ficou a impressão de que a reunião foi um evento da Prefeitura para exaltar suas ações e glorificar seus auxiliares.
Quem isoladamente promoveu a "audiência pública", isolado ficou. Ou - quem sabe? - atingiu o seu objetivo.
E a claque aplaudiu.

DEU NO JB


Estátua de Sylvester Stallone será inaugurada em Mangaratiba
Coluna Heloisa Tolipan, Jornal do Brasil

MANGARATIBA - Sylvester Stallone ainda é um monumento para quem guarda na memória o corpinho escultural dos tempos de Rocky e Rambo. Mas, na real, o astro poderá alcançar unanimidade monumental pelas mãos, literalmente, de um escultor. Trata-se de Edgar Duvivier Filho.
- Me ligaram estes dias da produção do filme que Sylvester está rodando para que eu fizesse uma escultura dele. A estátua será inaugurada em Mangaratiba, cidade-set das tomadas do longa - adianta o artista.

Não posso acreditar nisso. Aliás, atualmente, de tudo que um jornal publica, eu só acredito fielmente na data.
Isso só pode ser idéia de algum imbecil emocionalmente perturbado.
Quem merece estátua em nosso município é Luiz Gonzaga, é Humberto Teixeira, que, até hoje, jamais receberam qualquer homenagem de nossas autoridades.
Clique no link abaixo e ouça Luiz Gonzaga cantando Mangaratiba, dele e de Humberto Teixeira.
http://www.youtube.com/watch?v=aHxIpWVcXmI

domingo, 10 de maio de 2009

MÃE

A mais sublime das criações divinas

Ave! MÃE
Cheia de Graça...
O Senhor é convosco,
Bendita sois Vós
Entre as mulheres.
Bendito é o Fruto
De Vosso ventre:
JESUS.
Santa Maria,
MÃE de Deus,
Rogai por nós pecadores,
Agora
E na hora de nossa morte.
Amém.

sábado, 9 de maio de 2009

O FOCO vs. REAÇÃO

Não me lembro porquê. Mas, um dia houve um grave desentendimento entre dois generais que extravazou para a imprensa. Um deles – Amaury Kruel - era o comandante do II Exército, sediado em São Paulo. O outro – Menezes Côrtes – era o Chefe de Polícia do Estado da Guanabara, no governo Carlos Lacerda.
Parte da imprensa ficou do lado de Kruel difamando Côrtes. Outra parte partiu para a defesa de Côrtes e atacou Kruel com extremo rigor. A polêmica criada, naturalmente motivada por interesses escusos, durou uma eternidade. Eram tantas as acusações e ofensas de um lado e de outro que o leitor – coitado – não sabia que partido tomar nem saber qual o general que tinha razão.
Foi, então, que Sérgio Porto declarou em sua coluna na Última Hora – a qual assinava como Stanislaw Ponte Preta – “Nessa pendenga, nem o Kruel foi tão cruel, nem o Côrtes foi tão cortês”. A partir daí, o bate-boca generalício foi se extinguindo e desapareceu da mídia.
Lembrei disso ao ler mais uma publicação – O Foco - que circula em Mangaratiba. Semana passada, li a publicação Reação e comentei sobre ela. Volto, agora, ao tema para compará-la com O Foco.
Reação promove a oposição e leva o leitor a encarar tudo pelo lado negativo, a esperar sempre o pior. Para esta publicação não existe governo em Mangaratiba, o que existe é a supremacia do mal sobre o bem em nosso Município.
Para O Foco, porém - que promove o governo - a situação é maravilhosa. Tudo são flores em Mangaratiba. A ação governamental é exaltada em todas as suas oito páginas. E seus projetos passados, presentes e futuros são sublimados.
Tal como ocorreu com a polêmica dos generais, creio que essa controvérsia jornalística – jornalística??? – deve ser motivada por alguns interesses ocultos que o leitor jamais saberá, embora imagine quais sejam.
Parodiando o grande Sérgio Porto, eu afirmo: o verdadeiro jornalismo não pode ser assim tão cruel nem tão cortês.

terça-feira, 5 de maio de 2009

UM ESTRANHO NO NINHO

É a primeira vez que faço isso. Reproduzir aqui o comentário que um leitor fez em uma de nossas postagens. O comentário do Zaralho merece esse destaque.
Joaquim Benedito Barbosa Gomes é o nome dele.
Conhecido como Joaquim Barbosa apenas, ele é ministro do Supremo TribunalFederal do Brasil desde 25 de junho de 2003, quando nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. É o único negro entre os atuais ministros do STF. Joaquim Barbosa nasceu no município mineiro de Paracatu em 7 de outubro de 1954 (54 anos), noroeste de Minas Gerais. É o primogênito de oito filhos.
Pai pedreiro e mãe dona de casa, passou a ser arrimo de família quando estes se separaram. Aos 16 anos foi sozinho para Brasília, arranjou emprego na gráfica do Correio Braziliense e terminou o segundo grau, sempre estudando em colégio público. Obteve seu bacharelado em Direito na Universidade de Brasília, onde, em seguida, obteve seu mestrado em Direito
do Estado.
Prestou concurso público para Procurador da República e foi aprovado. Licenciou-se do cargo e foi estudar na França por quatro anos, tendo obtido seu Mestrado em Direito Público pela Universidade de Paris-II (Panthéon-Assas), em 1990, e seu Doutorado em Direito Público pela
Universidade de Paris-II (Panthéon-Assas), em 1993.
Retornou ao cargo de procurador no Rio de Janeiro e de professor concursado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Foi Visiting Scholar no Human Rights Institute da faculdade de direito da Universidade Columbia, em Nova York (1999 a 2000), e Visiting Scholar na Universidade da California, Los Angeles School of Law (2002 a 2003). Fez estudos complementares de idiomas estrangeiros no Brasil, na Inglaterra, nos Estados Unidos, na Áustria e na Alemanha. É fluente em francês, inglês e alemão.
O currículo do ministro do STF Joaquim Barbosa que vocês acabam de ler foi extraído da Wikipédia, mas pode ser encontrado facilmente nos arquivos dos órgãos oficiais do Estado Brasileiro. "E o que mostra esse currículo?", perguntarão vocês. Antes de responder, quero dizer que o histórico de vida de Joaquim Barbosa pesa muito neste caso, porque mostra que ele, à diferença de seus pares, é alguém que chegou aonde chegou lutando contra dificuldades imensas que os outros membros do STF jamais sequer sonharam em
enfrentar.
Não se quer aceitar, nesse debate - ou melhor, a mídia, a direita, o PSDB, o PFL, os Frias, os Marinho, os Civita não querem aceitar - que Joaquim Barbosa é um estranho no ninho racialmente elitista que é o Supremo Tribunal Federal, pois esse negro filho de pedreiro do interior de Minas é apenas o terceiro ministro negro da Corte em 102 anos, conforme a
Wikipédia, tendo sido precedido por Pedro Lessa (1907 a 1921) e por Hermenegildo de Barros (1919 a 1937).
E quem é o STF hoje no Brasil? Acabamos de ver recentemente nos casos Daniel Dantas, Eliana Tranchesi etc. É o que sempre foi: a porta por onde os ricos escapam de seus crimes.
Joaquim Barbosa é isolado por seus pares pelo que é: negro de origem pobre numa Corte exclusivamente branca nos últimos mais de cem anos, que julga uma maioria descomunal de causas que beneficiam a elite branca e rica do país. Sobre o que ele disse ao presidente do STF, Gilmar Mendes, apenas repercutiu o que têm dito, em ampla maioria, juízes, advogados, jornalistas, acadêmicos de toda parte do Brasil e do mundo: que o atual presidente do Supremo, com suas polêmicas midiáticas, com denúncias de grampos ilegais que não se sustentam e que ele até já reconheceu que "podem" não ter existido - depois de toda palhaçada que fez - desserve à instituição que preside e ao próprio conceito de Justiça.
Gilmar Mendes pareceu-me ter querido "pôr o negrinho em seu lugar", e este, altivo, enorme, colossal, respondeu-lhe, com todas as letras, que não o confundisse com "um dos capangas" do supremo presidente "em Mato Grosso".
Falando nisso, a mídia poderia focar nesse ponto, sobre "Mato Grosso", mas
preferiu o silêncio. Esperemos...
Finalmente, esse episódio revelou-se benigno para a nação, a meu juízo, pois mostrou que ainda resta esperança para a Justiça brasileira. Enquanto houver um só que enfrente uma luta aparentemente desigual para si simplesmente para dizer o que falam quase todos, porém sem que os poucos poderosos deem ouvidos, haverá esperança. Enquanto um resistir, resistiremos todos. Joaquim Barbosa é um estranho no ninho do STF, entre a elite branca da nação, e está sendo combatido por isso e por simplesmente dizer a verdade em meio a um mar de hipocrisia. O Brasil inteiro sabe disso e essa talvez seja a verdade mais importante, pois dará conseqüência aos fatos.

Comentário feito por Zaralho na postagem intitulada SUPREMO BARRACO.

MOÇÕES E INDICAÇÕES

São duas proposições que qualquer vereador gosta de fazer. E as faz mais que qualquer outra coisa. É fácil, simples, basta uma justificativa sucinta e não precisa de aprovação em plenário.
A moção é uma proposição pela qual o vereador expressa seu regozijo, congratulação, louvor ou pesar, em relação a uma pessoa, uma classe, atividade ou acontecimento. Geralmente, é feita para agradar e exaltar uma autoridade ou para elogiar alguém de quem o vereador obteve ou pretende obter alguma vantagem.
A indicação é a proposição legislativa em que o vereador sugere – eu disse: sugere - ao poder executivo municipal medidas de interesse público. Por exemplo, asfaltar uma rua, implantar ou recuperar uma praça, implantar um parque ecológico, executar o saneamento básico de uma comunidade, implantar uma atividade social, educacional ou esportiva, etc, etc.
Qualquer reivindicação comunitária ao vereador dá origem a uma indicação ao prefeito.
O prefeito não tem nenhuma obrigação legal de atender a indicação do vereador. Se este for bem relacionado com o poder executivo até poderá conseguir a execução da obra indicada. É quase como um projeto de lei autorizativo: "Art. 1º - Fica o Poder Executivo autorizado a executar obras de...." Desde quando o poder executivo precisa da autorização do vereador para executar uma obra?
O poder executivo tem o seu plano de obras já orçado e previsto para o ano em curso, o qual pode não comportar novas indicações de obras. Se o vereador tem bom relacionamento com o prefeito, vota com ele, não fiscaliza e aprova suas contas, puxa seu saco, o prefeito pode até executar a indicação no ano seguinte, incluindo-a em seu novo plano de obras. Ou substituindo uma das obras previstas para o ano em curso, prejudicando uma comunidade para favorecer outra.
Quando a indicação é atendida, o vereador se apresenta como o “verdadeiro autor" da obra, distribuindo cópias de sua indicação e pagando espaço em jornais para promover o seu “trabalho”.
Mas, vereador não executa obras. Vereador legisla, isto é, faz leis. E fiscaliza o poder executivo. Quem executa obras é o poder executivo.
Quando a mesma indicação é feita por vários vereadores, então, são diversos os “verdadeiros autores" da obra. É muita discussão na comunidade. Às vezes, até sai briga entre os “assessores” de um e outro vereador.
O vereador mais esperto, no início do ano legislativo, examina o plano de obras do prefeito e faz indicações para todas as obras previstas. Quando a obra começa, distribui cópias da indicação na comunidade favorecida. E compra espaço no jornal para publicá-la.
Estou escrevendo sobre isso porque acabei de ler o jornal Reação Mangazine em que alguns vereadores são exaltados, celebrados e glorificados por suas grandiosas “obras”. Na verdade, apenas indicações.
Nenhuma palavra para quem, de fato, as executou e que pode ter atendido as sugestões porque, na época, os vereadores que fizeram as indicações estavam firmes e fortes do seu lado.
Há vereadores que realmente lutam por uma reivindicação comunitária. Por uma melhoria em seu reduto eleitoral. Entretanto, mesmo estes não podem assumir isoladamente a paternidade de uma obra como o referido jornal afirma.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

JORNALISMO GLOBAL


É bom parar com esse negócio de chamar bandido de empresário. Já está pegando mal. Mais uma vez a Globo demonstra a sua insensatez jornalística dando guarida a um estelionatário que pede na justiça punição para o ministro Joaquim Barbosa do STF.
O título da matéria foi Empresário pede ao CNJ punição a Joaquim Barbosa por críticas a Mendes. E na lide consta o seguinte:
Um empresário paulista protocolou nesta terça-feira (28), no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), uma representação contra o ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal (STF). O motivo foi a discussão travada na última quarta (22) entre Barbosa e o presidente da Corte, Gilmar Mendes.
Na ação, Luiz Eduardo Bottura pede o afastamento do ministro de suas atividades no STF por 30 dias, sob o argumento de que Joaquim Barbosa teria cometido crime contra a segurança nacional. “Isso não envolve apenas dois ministros, mas a imagem do país parante ao mundo. Tem que se invetigar se tem capanga. Se tem, o ministro Gilmar Mendes deve ser punido, se não, o punido deve ser Joaquim. Na minha opinião, um dos dois tem que sair do Supremo”, disse o empresário do ramo de tecnologia, em entrevista ao G1.
Nos últimos meses, Eduardo Bottura ganhou destaque por entrar com dezenas de representações contra desembargadores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul. Ele acusa alguns magistrados do estado de tomarem decisões conforme o grau de relação com os advogados envolvidos nas causas. “Eu sou um patriota. Se vejo algo errado, em especial, que me ofende, pratico democracia”, explicou.
Tudo isso aí acima em itálico está no site da Globo, o G1.
Agora vejam o que diz o site da TV Morena, associada da Globo em Mato Grosso do Sul:
"O Delegado Carlos Videira, da Delegacia Especializada de Repressão ao Crime de Fronteira (Defron) informou que Luis Eduardo Aurichio Bottura - preso na última quinta-feira (15), por ter mais de 900 processos judiciais tramitando contra ele, por crimes como estelionato, contra a honra, extorsão, uso de documento falso, coação, denúncia caluniosa e falsidade ideológica - deve permanecer no Presídio de Trânsito de Campo Grande, até que o Juiz Cléber José Corsato Barbosa, responsável pelo caso, decrete a condenação dele.
Depois disso, o maior golpista da internet deve ser encaminhado ao Instituto Penal ou ao Presídio de Segurança Máxima."

Bottura é velho conhecido da polícia por suas manobras desonestas na internet, acusado de golpes e atolado em processos em todo o País.
A Globo o define como empresário e abre espaço para ele somente porque está defendendo o Gilmar "Dantas" e acusando o negão. Que moral tem esse príncipe do estelionato para exigir punição para quem quer que seja?
Que moral tem a Globo para continuar fingindo ser uma empresa jornalística?
Quem quiser ganhar espaço na Globo é só defender o Gilmar "Dantas".

domingo, 3 de maio de 2009

GRIPE SUÍNA


Diante de mais uma campanha alarmista da mídia e das informações equivocadas desse atual governo apedeuta, o nosso excelso e ínclito ex-ministro da saúde – José Serra – tranquiliza a população afirmando que o contágio com a gripe suína ocorre somente pelo espirro do porco. E diz mais: que para evitar a gripe suína basta não chegar perto dos porquinhos.
O que será que esse infeliz tem na cabeça? Excremento?
Você pensa que ele não seria capaz de proferir tamanha asneira? E em público?
De se expor à desmoralização mundial com a sua ignorância?
Então, veja você mesmo a impressionante e infinita estupidez desse herdeiro político do FHC que quer ser presidente da república.
Se a Dilma – ou será o Ciro Gomes? - explorar esse vídeo na próxima campanha eleitoral é vitória certa.
Ah! Ia me esquecendo, ele não disse, mas deve ter pensado dizer: o ex-ministro da saúde adverte, se for transar com uma leitoa, use a camisinha.

SOFISMA

O sofisma é um argumento aparentemente válido mas, na realidade, não conclusivo e que supõe má fé por parte de quem o apresenta. É argumento que parte de premissas verdadeiras, ou verossímeis, e que chega a uma conclusão inadmissível que não pode enganar ninguém, mas que se apresenta como resultante das regras formais do raciocínio.
Inicialmente, os sofistas eram considerados sábios, depois passaram a ser considerados impostores.
Sofismar é deturpar, enganar ou lograr com sofismas. Os melhores exemplos de sofistas modernos são os políticos, principalmente quando estão na oposição.
É o que faz o PPS em sua propaganda na televisão. O PPS foi fundado por Roberto Freire para implodir o PCB, partido comandado pela URSS e do qual ele foi seu líder e um dos expoentes. Deu uma guinada vergonhosa à direita, converteu-se em apologista do capitalismo e fez do PPS uma linha auxiliar do PSDB. Virou líder do governo neoliberal de FHC e defendeu o projeto de privatização e desmonte do Estado. No atual governo, o fariseu da ética tornou-se um raivoso opositor.
Vejam o execrável sofisma da propaganda partidária do PPS: “O governo vai mexer na poupança como fez o governo Collor. E o PPS vai estar lutando para que isso não aconteça.”
Trata-se de uma impostura infame que parte de duas premissas verdadeiras que nada tem a ver uma com a outra.
O governo Collor bloqueou e congelou a poupança. O cidadão não podia dispor de suas economias que teve zerado o seu rendimento. Na época, causou muita angústia, desespero e até suicídios.
Agora, com a redução da taxa de juros para 10,25% ao ano – lembrem-se que FHC deixou a taxa de juros em 26,5% - todos os investimentos financeiros tiveram os seus rendimentos reduzidos. O mesmo terá que acontecer com a poupança. É lógico.
Foi sofismando assim que, nas eleições de 2008, esse partido da “direita socialista” sofreu as maiores baixas, perdendo 188 prefeituras e milhares de vereadores.
Perdendo a eleição,"o presidente nacional do PPS, que posa e gosta de se apresentar como paladino da moralidade no país, recebe jetons no valor de R$ 12 mil mensais da prefeitura de São Paulo pela participação em dois conselhos municipais – da Empresa Municipal de Urbanização e da SP-Turismo. O conselheiro assina atas de reuniões a que não comparece, com o agravante de que é integrante da turma do falso moralismo, da turma dos gigolôs da ética alheia.”
Foi o que disse Ricardo Noblat na sua coluna em O Globo. Faltou dizer que ele é da turma do José Serra.
Só não entendo o que um cara decente como Stepan Nercessian ainda faz no PPS.