Total de visualizações de página

domingo, 31 de agosto de 2008

PROPAGANDA POLÍTICA OU CAMPANHA PUBLICITÁRIA

Como já disse em postagem anterior, não existem sinônimos perfeitos na lingua portuguesa.
Propaganda e publicidade são coisas diferentes. A publicidade é feita sempre para vender produtos ou serviços. A propaganda é sempre institucional, vende uma idéia, um comportamento, uma filosofia de vida.
O comércio, a indústria, os bancos, as empresas de transporte, de construção, etc, geralmente, fazem publicidade. Embora possam também fazer propaganda quando, por exemplo, apenas promovem a sua atividade social.
As instituições, as igrejas, os governos, os candidatos a cargos políticos fazem propaganda.
Entretanto, alguns dos nossos candidatos parecem fazer uma campanha publicitária.
Vejam só alguns deles em Mangaratiba: Aninha da Pensão, Bara do Salão, Charles da Vídeo-locadora, Célia do Depósito, Evando do Mercado, Lenys da Barbearia, Manoel da Padaria, Marquinho do Milho, Nildo da Concretex, Reginaldo do Quiosque, Ricardo do Bar.
É propaganda política ou campanha publicitária? Estão pedindo voto ou promovendo os seus negócios?
Tenho a convicção de que após cinco de outubro, mesmo perdendo a eleição, eles terão uma grande vantagem. O Marquinho vai vender mais milho, o Charles vai aumentar a locação de vídeos e DVDs, o quiosque do Reginaldo, a barbearia do Lenys, o bar do Ricardo, a padaria do Manoel, a pensão da Aninha, vão ganhar mais clientes.
Torçamos para que o aumento das vendas dê para pagar as despesas de campanha.
Agora, mudando de assunto, sem alterar o tema, há uma candidata em Descalvado, cidade de Alagoas, que se chama Dinha. Seu slogan de campanha é Tudo pela Dinha. E tem mais, o candidato a prefeito de Aracati, no Ceará, um pastor protestante, afirma que Vou ganhar a eleição com a minha fé e as fezes de vocês.

Um comentário:

Anônimo disse...

TAI " LACERDA " GOSTEI MUITO DESTE ARTIGO SOBRE ADIFERENCA ENTRE PROPAGANDA POLITICA E CAMPANHA PUBBLICITARIA, MAIS UMA PARABENS.
MANEL.