Total de visualizações de página

terça-feira, 26 de agosto de 2008

16 DE AGOSTO III

Na postagem anterior, escrevi sobre dois ídolos meus que faleceram no dia 16 de agosto. Nesse dia também faleceram Eça de Queiroz, grande romancista lusitano; Bela Lugosi, o primeiro Drácula do cinema; Margareth Mitchel, autora de “E o vento levou”; Carlos Cachaça, fundador e um dos maiores compositores da Mangueira; Stewart Granger, ator e sex-simbol da década de 50; Alfredo Stroessner, ditador paraguaio que deu refúgio aos nazistas após a guerra e que, deposto, veio morrer em Brasília; Cláudio Corrêa e Castro, ator de novelas.
Grandes personalidades, além de mim, claro, também nasceram nesse dia: Joaquim José da Silva Xavier, Tiradentes (na foto), o maior herói nacional; Dom Bosco, padre italiano, que sonhava com a fundação de Brasília; Thomas Edward Lawrence, o Lawrence da Arábia que uniu as nações árabes para lutar contra o império otomano; Glauce Rocha, grande atriz do teatro e do cinema; Madonna Louise Veronica Ciccone, a Madona que logo, logo, estará fazendo shows no Brasil; Oscar Lorenzo Jacinto De La Concepción Tereza Dias, o Oscarito que alegrou a minha infância e puberdade; Millor Fernandes, o “Vão Gogo” que me alegra até hoje com frases como "Quando o primeiro espertalhão encontrou o primeiro imbecil, nasceu o primeiro deus"
Além desses, outros menos votados nasceram em 16 de agosto. Como vêem, estou em muito boa companhia. Se você quiser saber quem nasceu e quem morreu no dia do seu aniversário, deixe um comentário com a data e o seu e-mail que, em verdade, eu vos direi.

2 comentários:

Pensando XXI disse...

Sem essa pai, você odeia Oscarito!
Chato pra c... Quero ver vc assistir um filme dele até o fim.
Se conseguir, eu te dou uma coleção do Glauber Rocha no Natal.

Anônimo disse...

Também não gosto de Machado de Assis, um chato de galocha. Mas, nem por isso, ele deixa de ser uma personalidade importante, não é?
E Guimarães Rosa, e "Os Sertões". Já conseguiu ler?
E o filme "Limites", já viu? É horroroso, mas é idolatrado por muita gente boa.
Qualquer dia vou escrever sobre a minha iconoclastia. Aguarde.