Total de visualizações de página

terça-feira, 21 de abril de 2015

RODÍZIO CAIPIRA EM MANGARATIBA

Quando eu cheguei aqui para ficar, o prefeito era o Charlinho (Carlo Busatto Junior). O vice: Aarão. Os dois brigaram.
Veio a nova eleição e Aarão foi eleito prefeito. O vice: Evandro Capixaba. Os dois também brigaram.
Nova eleição: os dois se enfrentaram. Aarão foi eleito prefeito e, logo depois, foi cassado, junto com seu vice, por abuso de poder político e uso indevido de meios de comunicação.
O fato originou a realização da eleição suplementar com os candidatos Evandro Capixaba, José Luiz do Posto e Ruy Quintanilha.
Com o apoio de Charlinho - que indicou o vice e escrachou com José Luiz do Posto na campanha – Evandro Capixaba venceu a eleição e após cumprir o tempo que faltava (dois anos) candidatou-se à reeleição, em 2012. Enfrentou o Charlinho que lançou candidata a esposa Andréia do Charlinho com o apoio – pasmem - de José Luiz do Posto. E pasmem novamente: o candidato a vice foi o vice eleito com o Capixaba que havia brigado com o prefeito. 
Seu vice foi Ruy Quintanilha e logo brigaram após dois anos de mandato em que o vice ficou à frente da saúde no Município.
Por que tantas brigas neste rodízio caipira?
O vice agora assume - temporariamente? - a prefeitura com a prisão de Evandro Capixaba acusado de fraudes em licitações e superfaturamento na compra de remédios.
Este humilde blog foi o primeiro a noticiar (aqui e aqui) o superfaturamento de 1.000 a 8.910,2% na saúde municipal em 2013.
O jornal O Dia, ontem, publicou em sua terceira página, com chamada na primeira, o seguinte texto: “Membro do Conselho Municipal de Saúde, Paulo Fabrício Nigro, afirmou que os sete conselheiros que reprovaram as contas da saúde da prefeitura em 2012 suportaram fortes pressões do governo de Evandro e de seu vice, Ruy Quintanilha, para mudar os votos que reprovaram as contas. Apesar de hostilizados e até ameaçados, os conselheiros mantiveram as suas corajosas decisões – disse Nigro.”
Auditoria realizada pela Secretaria de Estado da Saúde, em outubro/2013, deu razão aos conselheiros. Mesmo assim, os vereadores aprovaram as contas e os conselheiros foram substituídos.
Agora, em seu primeiro ato no governo, o novo prefeito nomeou a própria esposa como secretária de finanças do Município. Até sexta-feira, Flávia era auxiliar administrativa da Secretaria de Fazenda, apesar de seu marido ter rompido com o prefeito no ano passado. Ela foi superintendente de Contabilidade e Execução Orçamentária da prefeitura, de 2010 a 2011, assessora de Execução Orçamentária, de 2011 a 2013, e contadora da Secretaria Municipal de Finanças de 2012 a 2014. E não sabia de nada?
Dizem que Charlinho e Capixaba apoiarão um candidato a prefeito em 2016. Talvez, a Andréia do Charlinho. A chapa Ruy e Zé Luiz parece certa. E o Aarão? Será que desistiu do rodízio?
Nesse rodízio caipira não há castidade. Máculas e mazelas surgirão apenas durante o mandato.

N.L.: passei uma semana longe de Muriqui e do computador. Somente agora comento os acontecimentos.

Nenhum comentário: