Total de visualizações de página

terça-feira, 28 de abril de 2015

OS DEZ MANDAMENTOS

Na verdade, os dez mandamentos foram extraordinariamente numerosos, incontáveis. O decálogo porém, segundo a Bíblia, foi escrito pelos dedos do próprio Todo-Poderososo em tábuas de pedra entregues a Moisés no Monte Sinai. Os demais mandamentos foram ditados por Deus, e redigidos por Moisés em pergaminhos, compondo a Torá ou Lei de Moisés.
Não sei como, mas as Tábuas da Lei foram quebradas e Deus foi obrigado a escrever outras.
Hoje, os Dez Mandamentos propostos pela Igreja Católica são um pouco diferentes e quase contraditórios aos das Tábuas da Lei que tinham mandamentos também contraditórios. 
São os seguintes:
1º Mandamento: Amar a Deus sobre todas as coisas
N.L.: impossível, não posso amar a Deus acima de meus filhos como fez Abraão que quase matou Isaque a mando de Deus.
Mandamento:  Não usar o Santo Nome de Deus em vão
N.L.: originalmente, este era o terceiro mandamento. É um mandamento que respeito. Não vivo dizendo graças a Deus nem jogando a culpa de tudo na conta do Todo-Poderoso como fazem no feissibuque. Dizem que Ele está no comando e no controle de tudo, mas deu uma tremenda mancada deixando o comando e o controle do avião da Germanwings nas mãos de um co-piloto psicopata.
Mandamento:  Santificar domingo e festas de guarda
N.L.: o que a igreja católica quer dizer é que devemos ir à missa todos os domingos, coisa que não faço desde criancinha.
Mandamento:  Honrar pai e mãe (e os outros legítimos superiores).
N.L.: sempre honrei pai e mãe, mas não tive outros “legítimos superiores” a quem pudesse honrar. Meus pais mereceram a honraria, mas quem não teve pais honrados jamais poderá honrá-los.
Mandamento:  Não matar
N.L.: em legítima defesa é claro que matarei. O próprio Deus do Antigo Testamento matou ou mandou matar nações inteiras. Segundo a própria Bíblia, mais de dois milhões de seres humanos foram assassinados por sua ordem numa época em que não havia tanta gente como hoje.
Mandamento:  Não pecar contra a castidade
N.L.: sempre fui um pecador contra a castidade, desde os 12 aninhos, assim como são atualmente todos os adolescentes adoradores e adoradoras da liberdade sexual.
Mandamento:  Não furtar
N.L.: furtar uma coisinha ou outra nos grandes supermercados nunca foi pecado e nunca fui punido por isto. Mas, não furto luz, água, TV a cabo, nem Velox.
Mandamento:  Não levantar falsos testemunhos (nem de qualquer outro modo faltar à verdade ou difamar o próximo)
N.L.: quem nunca mentiu que atire a primeira pedra. Contudo, falso testemunho nunca levantei contra ninguém.
Mandamento:  Não desejar a mulher do próximo
N.L.: perdão, meu Deus, nunca pude evitar. Quem mandou o próximo ter mulher bonita e charmosa. Aposto como já desejaram a minha.
10º Mandamento:  Não cobiçar as coisas alheias
N.L.: cobiça pode ser a ambição desmedida de riquezas. Nunca tive. Também pode ser o desejo ardente ou a aspiração de alcançar um objetivo de ordem superior. Este tipo de cobiça que alavanca e desenvolve a humanidade, eu tive sim. Não tenho mais, desde que deixei de ser pobre. 

Nenhum comentário: