Total de visualizações de página

sexta-feira, 4 de abril de 2014

O ABRAÇO DOS AFOGADOS

São dois netinhos sem discurso, sem talento, sem carisma, poucos votos, que resolveram se abraçar durante a pré-campanha eleitoral.
Um é de Minas, outro de Pernambuco. Um é cover do outro.
Um neto leva o nome de quem fez o jogo da ditadura ajudando a implantar o parlamentarismo e convencendo Jango a aceitá-lo. Por isso, sempre foi um queridinho dos gorilas, assumiu como primeiro ministro e até se elegeu presidente.
O outro neto não tem o nome do avô que lutou contra a ditadura, que foi destituído, cassado, preso, exilado e condenado à revelia pelo crime de subversão a 23 anos de prisão. Talvez, por isso, os pais tivessem tido medo de marcá-lo com o seu sobrenome.
Os dois netinhos, que fazem a fracassada pré-campanha conjunta no combate à Dilma e ao PT, resolveram discutir a relação.
1º netinho – Parece que o eleitor não entendeu bem a nossa união e continuamos sem sair do lugar.
2º netinho – É, a coisa tá feia. Pelo jeito, nenhum de nós vai para o segundo turno.
1º netinho – Separados não iremos a lugar nenhum. Precisamos lançar uma chapa única e somar nossas forças.
2º netinho – Não vai dar. O que eu faço com a outra?
1º netinho – O que ela fez por você? Transferiu algum voto? Os votos que ela tem  são votos dela própria. O eleitor vota nela ou anula o voto. Esse negócio de filhos da esperança não vai colar. Essa hipocrisia de nova política... quem acredita?
2º netinho – Mas...
1º netinho – Não tem mais nem meio mais. Ela não tem partido e o seu PSB, o histórico PSB de Arraes, está servindo como barriga de aluguel.  A política dela é a ecologia de ostentação. Ela é egocêntrica e se considera a salvadora da pátria. O resto, inclusive você, é o resto. Por isso, ela complica seus acordos regionais. Os interesses dela divergem dos seus.
2º netinho – Há um acordo entre nós e não posso traí-la.
1º netinho – Ora, meu amigo. Você traiu a Dilma e o Lula depois de mamar dez anos nas tetas do governo deles. Até sua mãe, a seu pedido,  foi nomeada ministra do  TCU pela Dilma.
2º netinho – (calado)
1º netinho – A política ama a traição, mas odeia, menospreza e abomina o traidor. Por isso, você não sai dos 7% de intenção de votos. Sendo o  meu candidato a vice ninguém vai te acusar de traidor. Eleitor não liga para o vice.
2º netinho – (continua calado)
1º netinho – Você bem sabe que seu contubérnio com ela não poderia dar certo. Ela é muito superior politicamente. O eleitor dela não vai entender nem aceitar você como candidato a presidente. Ou você é vice dela ou é meu. Mas, comigo, você terá muito maior apoio e estrutura política e financeira para concorrer. Sem mim, você vai conseguir apenas migalhas do empresariado.
2º netinho – Nós temos o Banco Itaú e a Natura.
1º netinho – Engana-se. Ela é quem tem.
2º netinho – Vou pensar. Voltaremos a discutir em junho, antes da convenção. Por enquanto, acho que nossa chapa será como um abraço de afogados.
1º netinho – Tá legal. Mas, pense bem. Separados, é inevitável, será morte certa. Vamos nos afogar em milhões de votos da Dilma.

N.L.: Contubérnio... Adoro esta palavra que ouvi pela primeira vez da boca do Brizola que a usava em vez de concubibato, amancebamento, amigação, ajuntamento.

Um comentário:

Eduardo,o imbecil. disse...

Apesar do Bolsa Esmola generalizado,do sucateamento da Petrobrás,do trite episódio das Elétricas(Eletrobrás no brejo)tentando segurar a INFLAÇAO. Apesar disso tudo,Ela caiu sete pontos.Será que as massas estão acordando.Cuidado,na venezuela já despertaram...e estão sendo mortas(sob aplausos do PT&DILMA)