Total de visualizações de página

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

IPTU/2012 MANGARATIBA

Hoje, 31 de janeiro, é o último dia para pagar o IPTU, em cota única, com 15% de desconto.
Já passa de 15 horas, os bancos fecharam. E eu não recebi o carnê para pagamento. Tenho certeza que eu sei por quê.
O entregador da prefeitura não encontrou a minha casa.
Como meus leitores assíduos sabem, o número da minha casa está errado: ela é a primeira casa da rua e tem o número 789, depois dela vem o número 97, depois o 103, e assim por diante, corretamente, até beirar o 900.
Com certeza, o entregador foi me procurar lá depois do número 781 e antes do 807. Claro que não encontrou o 789. Deve ter devolvido o carnê ao setor responsável ou, quem sabe, deu sumiço no documento.
Minha casa é a única da rua com o número errado. A prefeitura errou e não tem a consideração de corrigir o erro.
Tive que abrir processo – nº 10.503 – para a correção e paguei por isso.
O Humberto – secretário de obras – me garantiu pessoalmente, em setembro, que corrigiria o erro facilmente.
Já contei aqui toda a história, mas a incompetência, a falta de consideração e respeito com o cidadão, a má vontade ou o desleixo com as determinações da Lei nº 8078, de 11 de setembro de 1990 (Código de Defesa do Consumidor), impedem os preguiçosos servidores da prefeitura de cumprirem com a sua obrigação.
Diz o CDC que consumidor é toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final (art. 2º).
Diz também que fornecedor é toda pessoa física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira, bem como os entes despersonalizados, que desenvolvem atividade de ... ou prestação de serviços (art. 3º).
Diz ainda que serviço é qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, mediante remuneração... (art. 3º, § 2º).
O IPTU é uma remuneração.
A Prefeitura Municipal de Mangaratiba é, portanto, uma pessoa jurídica pública que presta serviços remunerados ao cidadão/consumidor.
São direitos básicos do consumidor (art 6º), entre outros, a adequada e eficaz prestação dos serviços públicos em geral (X).
A defesa dos interesses e direitos dos consumidores e das vítimas poderá ser exercida em juízo individualmente, ou a título coletivo (art. 81).
Para este fim, são legitimados concorrentemente (art. 82): as entidades e órgãos da Administração Pública, direta ou indireta, ainda que sem personalidade jurídica, especificamente destinados à defesa dos interesses e direitos protegidos por este código (III) e as associações legalmente constituídas há pelo menos um ano e que incluam entre seus fins institucionais a defesa dos interesses e direitos protegidos por este código... (IV).
Com fundamento no CDC, expus ao Instituto Brasileiro de Defesa dos Direitos do Cidadão da Costa Verde (IBDDC) o meu processo com a prefeitura e apelei solicitando suas providências junto ao Ministério Público ou a quem de direito, em 8 de dezembro.
O Fabrício que preside essa ONG nada conseguiu ainda. Disse-me que entrou em contato com o Humberto, com o Élcio – chefe do setor de cálculos da secretaria de obras – e com sua assistente Sônia. Disse-me que eles garantiram que iriam resolver o problema.
Já faz quase dois meses e nada. Pô! É apenas uma correção burocrática, nada complicado. Por que não corrigem o erro?
Não pensem que vou desistir, eu sou impertinente. Bem mais que a Leila. A prefeitura terá que corrigir o número da minha casa. Quer queira, quer não.
O Humberto – que em setembro me disse:Eu resolvo rapidinho. Só vai dar trabalho avisar aos amigos” – e, também, o Élcio e a Sônia, terão que agir para a correção do erro da prefeitura.
Nem que eu tenha de apelar para o Ministério Público.
Aviso a eles que retirei o boleto para pagamento pela internet e que paguei ontem o IPTU/2012.

sábado, 28 de janeiro de 2012

CONCURSO DE FOTOGRAFIA

Estão abertas as inscrições para o VIII Concurso de Fotografia Brasil dos Reis promovido pelo Ateneu Angrense de Letras e Artes, entidade que promove o desenvolvimento cultural de Angra dos Reis, unindo os amantes das letras e das artes e realizando cursos, congressos, conferências, simpósios, saraus litero-artísticos.
Poderão participar do concurso fotógrafos amadores e profissionais radicados em Angra dos Reis, Mangaratiba, Paraty ou Rio Claro.
As fotografias versarão sobre os seguintes temas: natureza, velhos casarões, infância e caminho.
O regulamento do concurso está abaixo reproduzido (clique na imagem para ler melhor)
Maiores informações no site do Ateneu: www.ateneuangrense.com.br ou pelo telefone (24) 3365.4965.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

INCONSTANTE E BEM SUCEDIDO

Eu o conheci ainda bebê, logo após o nascimento. Pude acompanhar seu crescimento e, hoje, relembro quase tudo que ele fez na vida. Seus projetos iniciados e atividades abandonadas nos últimos quase quarenta anos, embora tenha se dado bem em todos. 
Pequenino, quis lutar judô. Ficou apenas uma semana na escolinha. A bronquite levou-o a praticar natação. Logo, logo, desistiu.
Aí pelos 15 anos, foi aprender violão. Até que estudou bastante e ainda tem um violão, sabe tocá-lo mas é incapaz de pegar no instrumento.
Resolveu jogar tênis. Ingenuamente, a mãe lhe deu uma raquete Wilson. Pouco praticou o esporte. Decidiu se dedicar à pesca. Novamente, a mãe comprou todos os apetrechos e ele nada pescou.
Entrou para um curso de tosa e banho e a mãe comprou-lhe também um cachorrinho para ele treinar. Pouco tempo depois, deu o cachorro para um amigo e entrou para um curso de pintura.
Demonstrou grande talento para a arte. Pintou belos quadros e, ao mesmo tempo, aprendeu ourivesaria e escultura. Fundiu o metal e modelou o barro. Confeccionou anéis, pequenas estátuas e partiu para outra.
Foi estudar informática. Cursou apenas dois meses e aprendeu o suficiente para criar um blog na internet e ensinar o pai a mexer no computador. Passou a escrever contos, críticas e, até, poesias. Depois, abandonou-o. O blog não existe mais.
Foi DJ em festas de bacanas na zona sul e entrou para uma academia. Comprou aparelhos de ginástica e, logo depois, vendeu-os.
Enquanto isso, formou-se em odontologia na Federal. Ganhou um consultório de primeiro mundo. Trabalhou bem durante uns três anos e fez concurso público federal.
Passou e abandonou o consultório. Foi sindicalista por muito pouco tempo. Resolveu fazer Direito. Pretendia ser juiz. Formou-se e só exerce a profissão em proveito próprio. Ganha todas as questões com grandes empresas como a Vivo, a Faculdade de Direito, a Samsung, etc. Desistiu da magistratura.
Virou padeiro doméstico, depois cozinheiro. Agora, dedica-se à fotografia. Esta foto abaixo é dele.
Para este ano, ele tem um novo plano. Um empreendimento do qual não poderá se esquivar. Um projeto que não será abandonado. Ele será pai pela vez primeira.
E eu avô pela quarta vez.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

POLÍTICA DE REDUÇÃO DE DANOS

Beto Picasso era aquele cara de quem não se restava a menor dúvida: tinha tudo pra dar errado. Nasceu de sete meses no Jacarezinho, pai cachaceiro e mãe prostituta.
Teve uma infância complicada, não quis saber de escola; tentou ser jogador de futebol, mas um acidente de moto acabou com sua carreira esportiva. Queria ser pintor, mas sua pintura era ridícula e quase infantil.
Aos 19 anos, era tudo de pior que um ser humano podia ser: semi-analfabeto, “framenguista”, funkeiro, viciado em crack, roubava para sustentar o vício. Passava o dia inteiro na cracolândia da favela no meio do lixo. Ele próprio um lixo, um traste. Um farrapo quase humano.
Do outro lado da cidade, residia Sônia, solitária, viúva recente de um general. Cinquentona sem filhos que ainda dava um caldo era muito religiosa. Dizia que sexo somente no casamento. Freqüentava a Universal e contribuía com um dízimo substancial. Quando viu que o seu pastor enriquecia a olhos vistos, decidiu ela mesma realizar seus próprios milagres.
Empolgada com a política de redução de danos no tratamento de drogados que ela conheceu na Alemanha, Holanda e Austrália, decidiu implantá-la aqui.
Na Europa, aprendeu que o vício pode ser usado contra o próprio vício, bastando oferecer aos viciados um local para consumi-lo sem que fosse preciso roubar ou se prostituir. Nesse local, concomitantemente ao fornecimento da droga gratuitamente haveria todo um tratamento psicológico e terapêutico para desintoxicação, além da oferta de alimentação e a prática de higiene.
Decidiu testar a teoria em sua própria mansão na Gávea e para lá levou Beto Picasso a quem conheceu numa de suas visitas à cracolândia do Jacarezinho.
Deu uma geral no cara, incluindo corte de cabelo e banho de loja. Comprou material de pintura para o “Picasso” desenvolver todo o seu talento.
Ele passava o dia tranquilamente, bem alimentado, tomando vitaminas, pintando, fumando crack com o cachimbo do general e não queria outra vida. Um dia, resolveu mergulhar nu na piscina.
A distinta senhora o viu. Viu também o tamanho da peia e descobriu que o apelido Beto Picasso não se referia aos quadros que ele tentava pintar. Carente há mais de um ano, desde a viuvez, apaixonou-se. Religiosa, pediu Beto em casamento.
Ele topou - claro! – e, na noite de núpcias, negou fogo.
Negou fogo em toda a lua de mel. O crack deixou o Picasso impotente. Sônia apelou para o Viagra. Não adiantou. Tentou com o Levitra. Nada. Desistiu.
Certa noite, deprimida e incapaz de conciliar o sono, foi à janela e o viu, na piscina, fazendo sexo com a empregada doméstica. Pegou a 9mm do general e atirou três vezes. Uma bala foi fatal para a jovem empregada. Beto correu nu para a rua sob uma saraivada de tiros.
Foi pego pela polícia que o levou de volta à casa. Os policiais chegaram a tempo de ver Sônia encostar a arma na cabeça, puxar o gatilho e cair.
Beto Picasso que tinha tudo para dar errado, acabou se dando bem. Herdou a fortuna do general: a pensão, a poupança e todo o patrimônio.
A política de redução de danos foi benéfica para Beto Picasso.
Ele, porém, jamais abandonou o vício.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

ADEUS YURI

Na sexta-feira, o Ten Yuri ex-comandante do DPO de Muriqui passou o rodo na insuportável orgia de sexo, funk e drogas que estava ocorrendo na av. Beira Mar em frente ao quiosque do secretário de turismo. Apreendeu chaves e documentos, e rebocou os carros com mala aberta que tocavam a pornofonia funkeira em alto volume.
Recebeu o aplauso dos moradores do local que aprovaram a atitude da PMERJ e que puderam dormir tranqüilos.
No domingo, porém, o Ten Yuri foi transferido e já temos um novo comandante no DPO que, dizem, vai liberar geral.
Um dia ainda vou saber quem tem o poder para punir quem faz um bom trabalho de segurança em favor do povo de Muriqui.
Será algum bem relacionado fornecedor de drogas para aqueles infelizes e imbecis funkeiros?
O Ten Yuri é o terceiro enérgico comandante transferido em menos de três meses.
Com que moral vão atuar agora os soldados, cabos e sargentos que participaram das operações contra a muvuca e vão continuar no DPO?
Obrigado, tenentes Vinícius, Ortega e Yuri.
Durou pouco, mas valeu!
Que essa transferência que nos indigna não motive qualquer mudança em seu comportamento digno.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

O PAI DO VENTO

Esse caso da professora que fingiu uma falsa megagravidez de quadrigêmeos, que exibiu o enorme barrigão em Taubaté e na TV, que recebeu doações de pessoas ingênuas e crédulas, me fez lembrar a estória do pai do vento.
O pai do vento não participou de nenhuma farsa como o marido de Maria Verônica que disse ter sido enganado pela pseudociese – vai ao dicionário, vai - e que até pediu licença do emprego para cuidar da farsante.
Foi numa pequena cidade do interior que aconteceu a estória do pai do vento.
Logo após o casamento, a mulher parou de menstruar e começou a sentir os enjoos da gravidez. A barriga foi crecendo normalmente.
Como a Maria Verônica, logo compraram o enxoval para o bebê. Naquele tempo não existia ultrassonografia e nove meses depois aguardavam com ansiedade o nascimento.
Mas, nada. O bebê não nascia. Dez meses depois, um barrigão e nada. Com onze meses, resolveram apelar para a cesariana.
Anestesia geral. O obstetra desliza com vigor e maestria o bisturi no baixo ventre da mulher. Uma lufada de ar é expelida pelo abdome. E surpresa ainda maior: a barriga murcha completamente. Não havia nada ali além do vento.
A notícia correu a cidade e logo apelidaram o marido de pai do vento.
Todos passaram a chamá-lo pelo apelido. Ele brigou com amigos, estranhos e conhecidos. Passou a andar armado e, revoltado, gritava que mataria o primeiro que gozasse com a sua cara.
Foi aí que o padre chamou-o para uma conversa em particular. Com muita habilidade, convenceu-o de que quanto mais importância desse ao apelido e à gozação pior seria para ele. Que era muito melhor levar tudo na brincadeira e que guardasse aquela arma pois logo o povo esqueceria o acontecido.
O pobre coitado se convenceu e garantiu ao padre que jamais atiraria em alguém que o chamasse pelo apelido.
Antes que saisse da igreja, o padre satisfeito benzeu-o, abraçou-o e se despediu, recolhendo-se à sacristia. Foi quando ouviu dois disparos de arma de fogo. Correu para a porta da igreja e viu o pai do vento com o revolver na mão e um homem caído sobre a bicicleta.
"O que foi que você fez? Você me prometeu. Não cumpriu com sua palavra" – repreendeu o padre.
E o pai do vento se justificou: "eu não agüentei seu padre, ele pediu meu peru emprestado pra encher o pneu da bicicleta".

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

COLIGAÇÃO PMDB E PSD EM MANGARATIBA

Com o apoio do governador Sérgio Cabral, foi dada a largada na campanha pela reeleição de Capixaba.
Eu avisei. Alguns duvidaram. Quem é esperto acreditou.
Mangaratiba receberá em 2012 cerca de R$ 12 milhões em investimentos do governo estadual. O compromisso foi firmado em reunião no Palácio Guanabara entre o prefeito Evandro Capixaba, o governador Sérgio Cabral e o Vice Luiz Fernando Pezão
Serão dez grandes obras no Programa Somando Forças (PMDB+PSD?) nos próximos meses:
  1. demolição, reconstrução e ampliação da Escola Cecília Ferraz, em Itacuruçá;
  2. reestruturação do Hospital Municipal Victor de Souza Breves;
  3. construção do cais turístico de Muriqui;
  4. urbanização e construção de um cais turístico em Junqueira;
  5. construção da Unidade de Processamento de Pescado;
  6. modificação e acréscimo da agroindústria de frutas, nas Ruínas;
  7. construção do Centro Cultural de Muriqui;
  8. reforma da Praça Eduvaldo de Vasconcellos (praça do “skate”), na praia do Saco;
  9. execução das calçadas de Ibicuí e Sahy, e
10. construção de berçário na Creche Denise Lopes de Souza Mendes, em Conceição de Jacareí.
“São obras que vão dar mais qualidade de vida a nossa população, pois têm relação com a saúde, educação, infraestrutura, turismo, cultura e lazer. Estávamos fazendo o possível mesmo com o caixa vazio. Agora, com orçamento normal, vamos transformar a cidade. O governador e o vice não mediram esforços para nos ajudar e acataram nossas reivindicações” – afirmou Capixaba.
Para o secretário de Obras - Humberto Vaz - Mangaratiba e Sérgio Cabral caminham na mesma direção. “O governador dará apoio incondicional a nossa administração. Não recusou nenhum projeto. Ele quer que a cidade cresça ainda mais e não está medindo esforços. As primeiras obras já começam em fevereiro ou março”, destacou Humberto.
No encontro, Cabral pediu a Capixaba “para que combata a invasão desordenada e a favelização, evitando vítimas como nas cidades atingidas pelas chuvas no estado”.
Está portanto confirmada uma parte da nossa previsão quanto a coligação PMDB/PSD na majoritária. Não duvidem da outra.
Sorry, periferia.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

PRIMEIRA CONSOCIAL NITERÓI-MANGARATIBA

Estão abertas as inscrições para a I Conferência Municipal de Niterói e Mangaratiba sobre Transparência Pública e Controle Social que será realizada em fevereiro, em Niterói.
Para integrar toda a sociedade brasileira, a Consocial está inicialmente mobilizando as lideranças municipais. Cada município definirá 20 propostas que serão geradas e, depois, integradas ao âmbito estadual que, da mesma forma, priorizará novo conjunto de 20 propostas, compiladas a partir das demandas municipais.
A 1ª Consocial Estadual Fluminense ocorrerá em 17 e 18 de março, no Rio de Janeiro. E, após aprovadas, as diretrizes estaduais seguirão para a Etapa Nacional da Consocial a realizar-se em 18 a 20 de maio deste ano, em Brasília.
Você pode acompanhar o que está sendo aprovado pelo país a fora e se preparar para defender as melhores propostas na conferência municipal neste site: www.consocialniteroi.blogspot.com.
A 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social é uma realização da Controladoria-Geral da União (CGU). Convocada por Decreto presidencial de 8 dezembro de 2010, a 1ª Consocial terá etapas preparatórias a realizarem-se de julho de 2011 a abril de 2012 em todo o Brasil. Isto deve mobilizar mais de 1 milhão de brasileiros que serão representados por cerca de 1200 delegados esperados para a etapa nacional  que ocorrerá nos dias 18 a 20 de maio de 2012, em Brasília.
A 1ª Consocial tem como tema central: "A Sociedade no Acompanhamento e Controle da Gestão Pública". Tem o objetivo principal de promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública, contribuindo para um controle social mais efetivo e democrático.
Com a realização da 1ª Consocial, as propostas/diretrizes resultantes de todo o processo conferencial subsidiarão a criação de um Plano Nacional sobre Transparência e Controle Social, podendo ainda transformarem-se em políticas públicas, projetos de lei e, até mesmo, passar a compor agendas de governo em âmbito municipal, estadual ou nacional.
Uma conferência convocada pelo poder público é uma ferramenta própria de fomento à participação social, uma iniciativa que tem por finalidade institucionalizar a participação da sociedade nas atividades de planejamento, gestão e controle de uma determinada política ou conjunto de políticas públicas. Trata-se de um momento de reflexão que permite avaliação de ações realizadas anteriormente e o aprofundamento da discussão a respeito dos temas propostos.
É um espaço público de debates, um mecanismo institucional de democracia participativa. Uma conferência nacional é resultante de outras diversas conferências realizadas em nível local, municipal, regional, estadual e federal. Conferências nacionais são, dessa forma, grandes fóruns organizados, em que os diversos segmentos da sociedade debatem, por meio de metodologia específica, todas as políticas públicas do país que sejam referentes aos temas discutidos.
O formulário para inscrição e cadastramento, você encontra neste site:
www.consocial.cgu.gov.br/transparencia.
Em Mangaratiba, nosso contato com a I Consocial é Paulo Fabrício Nigro (21-81035996), diretor do Instituto Brasileiro de Defesa dos Direitos do Cidadão ( IBDDC).

sábado, 14 de janeiro de 2012

PICCIANI E A ELEIÇÃO MUNICIPAL

Juro por tudo quanto é mais sagrado que eu não queria escrever sobre isso. Mas eu não consigo me conter, mesmo sabendo que alguns podem não gostar. Principalmente, aqueles que se arvoram candidatos e/ou colocam palavras na boca do Picciani com o único objetivo de se manter em evidência.
Acontece que, mesmo cometendo erros premonitórios, a minha essência cigana adora prever os acontecimentos.
Não é uma certeza como a premiação do samba-enredo da Portela. Porém, o que vou dizer não deixa de ser uma advertência sobre o que é possível acontecer em 2012. Que além de possível, é provável que aconteça;
Sábado passado, O Dia publicou uma entrevista com o garoto que vendia cocadas em Anchieta e que, hoje, exerce todo o poder sobre o PMDB fluminense.
 Picciani, conhecido no meio político como homem de palavra, falou de seus candidatos em Paraty, Angra, Paracambi, Quissamã, Macaé, Maricá, Mesquita, Belford Roxo, e afirmou: ‘Todo mundo quer ser candidato, mas quando se faz acordo tem que valer”.
Disse que espera vencer a eleição para a prefeitura em 45 municípios e que só falta combinar com o eleitor. Não abordou o caso de Mangaratiba, nem foi muito esclarecedor, mas deu uma dica. E pra quem sabe ler, um pingo é letra.
“Nossa relação com o PSD no Rio é quase umbilical. Fizemos um acordo político que vale para 2012 e 2014 com o Kassab (presidente nacional do PSD), com o Indio da Costa (presidente estadual do PSD no Rio) e com o deputado André Corrêa (secretário-geral do partido no Rio e líder do governo na Assembleia Legislativa)... Nós fizemos um acordo de os partidos ficarem juntos” – afirmou Picciani.
Na minha humilde e imparcial opinião, isto significa que em retribuição ao apoio do PSD à reeleição do prefeito Eduardo Paes, o PMDB vai apoiar os candidatos à reeleição pelo PSD onde este partido for mais forte.
Devem ser muito poucos, nem sei quantos. Mais candidatos fortes à reeleição terá o PMDB para ser apoiado pelo PSD, atualmente o segundo maior partido na Assembléia Legislativa.
Desta forma, em Mangaratiba, o PMDB terá que se coligar com o PSD e apoiar a reeleição do Capixaba.
“Os vereadores que quiserem apoiar adversários, eu vou cortar legenda. Respeito as manifestações, mas depois de bater a convenção, todos, desde os generais aos soldados, estarão condicionados” – afirmou Picciani em tom ameaçador.
Sendo assim, a reeleição do Capixaba é inevitável apesar das comentadas deficiências. Não foi à toa que ele mudou de partido.
Se eu fosse o Zé Luiz, topava ser o vice dele para ser o prefeito daí a quatro anos

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

PORTELA CAMPEÃ?

Heptacampeã de 1941 a 1947, tetracampeã de 1957 a 1960 e 21 vezes campeã, a Portela venceu o desfile pela última vez há 27 anos, em 1984, junto com a Mangueira. 
O enredo foi "Cantos de Areia" em homenagem a Paulo da Portela, a Natal e a ela, a deusa Clara Nunes. Eu estava lá e vi a Portela ser campeã com o seu último grande samba.
Desde então, a escola mais competente na criação de sambas célebres e notáveis no meio do ano, nunca mais apresentou um samba-enredo que tivesse a dignidade, a essência e a nobreza da Portela.
Sim, em 2004, apresentou “Lendas e Mistérios da Amazônia”, um samba-enredo memorável. Porém, um “replay” do samba campeão de 1970.
Agora, em 2012, a Portela volta a apresentar um grande samba-enredo. O melhor do ano que, se não levá-la ao campeonato, conquistará a nota dez e todos os prêmios – Estandarte de Ouro, Tamborim de Ouro, etc - de melhor samba-enredo.
O enredo da Portela homenageia novamente a mulher que é razão da minha adoração entre as cantoras da MPB. A deslumbrante, apoteótica, imortal Clara Nunes será representada por Vanessa da Matta (foto). E quem a vir desfilando, verá a ressurreição da claridade na Portela.
O enredo também fala da Bahia e tem como título “…E o povo na rua cantando. É feito uma reza, um ritual…”.
São versos do notável samba de Mauro Duarte intitulado “Portela na Avenida” que Clara Nunes canta em uma postagem deste humilde blog (aqui).
É o mais belo samba já feito em exaltação a uma escola de samba.

N.L.: Além de tudo, tem a mais bela atriz da TV - Sheron Menezes - como rainha da bateria.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

O MARIDO E O ANALISTA

A esposa desiludida se lastimava com uma amiga:
- Só mesmo depois de casada a gente conhece o homem que ama.
A amiga ouvia calada como deve comportar-se quem ouve uma lamentação.
- Sabe por que o Humberto nunca me levou ao cinema e sempre me namorava somente à tarde?
A amiga faz cara de quem não imagina a razão.
- Eu até pensei que ele fosse casado, mas não, é que ele tinha medo do escuro.
A amiga demonstra incredulidade e nada diz.
- Durante anos, dormíamos com a luz acesa.
Ainda sem nada dizer, a amiga continua ouvindo.
- Outra coisa. Ele só sabia mijar na pia do banheiro. E como é baixinho, não alcançava direito o lavatório, ficava na ponta dos pés e mijava. Chegou a comprar um baquinho para conseguir mijar sem espalhar a urina no chão.
E, sem mais esperar qualquer reação da amiga, continua:
- E o pior. Chegava em casa todo borrado, fedendo. Ele sempre se borrava nas calças. Em qualquer lugar, no escritório, na condução, andando na rua. Uma vez, ele se borrou na igreja durante o batizado de um afilhado nosso. O padre ficou horrorizado e disse que aquilo era uma heresia.
A amiga esboçou um sorriso.
- Aí, eu não agüentei mais. Quis me separar. O Humberto vivia deprimido e ficou broxa. Forcei-o, então, a usar fralda geriátrica e a se consultar com um psiquiatra. O mais conceituado da cidade que também era psicanalista.
A amiga finalmente pergunta: “E ele melhorou?”
- As sessões de análise custaram caro e, após alguns meses, ele deu uma melhorada. Passamos a dormir apenas com uma vela acesa.
Curiosa, a amiga pergunta pelas outras mazelas do marido.
- É, veja você! Continuou a mijar na pia e conseguiu transmitir o vício para o psiquiatra que não quis mais tratá-lo com medo de começar também a se borrar nas calças.
A amiga não conseguiu conter o riso.
- A gente, atualmente, gasta uma nota com fralda geriátrica e papel higiênico e você ri. É pra chorar de desgosto ter um marido assim. Ele também deu pra mijar de madrugada dentro das gavetas do guarda-roupa.
A amiga, então, decidiu consolá-la:
- Conheço alguém cujo marido também vivia deprimido e ficou broxa por se borrar nas calças. Consultou um analista e se curou.
A amiga se entusiasma e pergunta: “Jura? Parou de se borrar nas calças? Quem é esse analista? Quero mandar o Humberto se consultar com ele”.
- Olha! Parar não parou, não. Mas, agora vive todo feliz e ri à toa quando se borra. O analista se aposentou porque passou a se borrar também e ninguém mais suportava o fedor do consultório.

sábado, 7 de janeiro de 2012

AINDA O CALENDÁRIO TURÍSTICO

Um anônimo pergunta com sarcasmo por que a orgia de sexo, funk e drogas, que acontece nas madrugadas de finais de semana na av. Beira Mar, em frente ao quiosque do secretário de turismo, em Muriqui, não consta do calendário turístico de Mangaratiba.
Este comentário me fez lembrar do evento com maior potencial turístico que ocorre anualmente em Mangaratiba e que não consta do nosso deprimente calendário para 2012. Por que será?
Falo da Festa das Raízes Árabes e Ciganas que a Sheyla Saad organiza e promove há quinze anos em Conceição de Jacareí. Um evento que desperta interesse dentro e fora de Mangaratiba e atrai gente não só do estado do Rio de Janeiro.
Evento turístico de verdade é aquele que seduz e atrai o turista. No país, é estimada uma população de 700 mil ciganos e no estado cerca de 50 mil, além de milhões de simpatizantes com a alma e a essência ciganas.
Sheyla Saad traz anualmente para Mangaratiba a cultura, as lendas e mistérios, a dança e a música, as comidas típicas, o encanto e a magia dourada dos ciganos, fazendo sempre uma festa encantada que já está em sua décima quinta edição.
A última mereceu a presença do prefeito Capixaba e o apoio da prefeitura que, inclusive, reportou em seu site: “O público que compareceu em massa na 15ª Festa das Raízes Árabes e Ciganas, em Conceição de Jacareí, não se arrependeu. Uma megaestrutura montada na praia do distrito contagiou o público, que apreciou e aprendeu os rituais e costumes árabes e ciganos, numa grande celebração de amor. A platéia vibrou com a apresentação de várias danças, entre elas, a do ventre, cigana, fogueira, flamenca, com espada, e a cerimônia do vinho, cartomante, brinde dos ciganos e grupos musicais. Esse ano o diferencial foi que a festa teve apoio total da Prefeitura de Mangaratiba”.
E ainda completou com as seguintes palavras do prefeito: “Apoiando eventos como esse, mostramos que o governo não pensa só nesse ou naquele núcleo, mas em todos os moradores da cidade, independente de raça, cultura ou religião. As portas da prefeitura estarão sempre abertas para todas as manifestações culturais e religiosas da cidade”.
Então, por que a 16ª Festa que ocorrerá este ano não consta do lastimável calendário de eventos da prefeitura?
Repito que este evento é o único com potencial para atrair o verdadeiro turista para nossa cidade, aquele que jamais será atraído pelo fartão de forró que vamos enfrentar.
Como a Leila disse em seu blog, em 5/06/2010, sobre esta grande mulher: “Sheyla Saad, uma pessoa inteligente, com sinceras preocupações com o nosso município que se transformam em ações concretas.
Sheyla promove nosso município com seu show, combate o abandono de animais em Conceição de Jacareí, combate e denuncia a pesca irregular em nossa orla e é defensora ferrenha do meio ambiente; tenta de todas as formas impedir a poluição de nossas praias e a invasão de encostas de nossa mata atlântica.
Esta amiga de Mangaratiba realiza seus shows comercialmente, mas também promove shows inteiramente gratuitos em Conceição de Jacareí, trazendo para nós um pouco de cultura e lazer que tanto sentimos falta.
É deste tipo de pessoas que Mangaratiba precisa para nos sentirmos mais próximos da civilização, abastecendo a cultura local com novas opções, tanto de lazer como de conhecimento de que o mundo não começa e termina em nosso tão sofrido município”.

Portanto, ela merece todo o apoio. Ou será que o secretário de turismo tem preconceito contra os ciganos?
Saiba ele que Juscelino kubitschek era oriundo de uma família cigana. Seu avô era cigano da Tchecoeslováquia. A mãe de Charles Chaplin era uma cigana do clã Romanichel. Assim como a mãe de Elvis Presley. Washington Luís Pereira de Sousa, o presidente que disse “Governar é abrir estradas” e, entre outras, implantou a Rio-Petrópolis que, hoje, leva o seu nome, era de uma família de ciganos Calon.
Saiba, também, que uma grandiosa festa cigana pode ser no futuro a redenção do turismo em Mangaratiba.

P.S.: "O céu é meu teto, a terra é minha pátria e a liberdade é minha religião"

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

TRÊS CENTENÁRIOS

Em 2012, vamos comemorar dois centenários de outros grandes brasileiros além de Luiz Gonzaga que será homenageado pelo enredo da Tijuca.
Jorge Amado (1912-2001) e Nelson Rodrigues (1912-1980) completariam cem anos em agosto. São meus ídolos na literatura brasileira. Lendo e relendo tudo que publicaram é que eu tento aprender a escrever.
A obra de Jorge Amado já foi adaptada inúmeras vezes para o cinema, o teatro e a televisão. E foi traduzida em 55 países para 49 idiomas.
No carnaval, a Imperatriz lhe fará homenagem com o enredo “Jorge Amado Jorge”.

Nelson Rodrigues – ou Suzana Flag, o pseudônimo que usava – escreveu várias peças teatrais e seus contos e romances têm sido adaptados para o cinema e a televisão.
Conquistou o reconhecimento popular com o folhetim “A vida como ela é” publicado diariamente em jornais cariocas e por suas frases polêmicas como:
- se todos conhecessem a intimidade sexual uns dos outros, ninguém cumprimentaria ninguém;
- o brasileiro, quando não é canalha na véspera, é canalha no dia seguinte;
- o dinheiro compra até o amor verdadeiro;
- nem todas mulheres gostam de apanhar, só as normais.
- sou e sempre fui um anjo pornográfico desde menino.
A Viradouro vai homenageá-lo com o enredo “A vida como ela é, bonitinha, mas ordinária”.

As escolas de samba, como sempre, estão na vanguarda da cultura nacional.

domingo, 1 de janeiro de 2012

CALENDÁRIOS TURÍSTICOS

Desejando um feliz ano-novo a todos que aqui navegam, vamos começar o ano falando de turismo.
Após o levantamento das atrações turísticas de Mangaratiba e diversas viagens à Brasília para obter verbas junto ao Ministério do Turismo ou para participar de eventos turísticos em outras cidades, a Secretaria Municipal de Turismo de Mangaratiba preparou e divulga o seu calendário de eventos para 2012.
Afirma que a novidade fica por conta da volta do Invasão de Praia, do Carnamar e do Festival do Forró.
Com este nome - Invasão de Praia - fico receoso com o que possa acontecer em Muriqui que já é invadida todo fim de semana pelo turismo etílico e predatório. 
Com resignação, vamos todos, principalmente Muriqui com dois festivais, tomar um fartão forró. Será que, pelo menos, farão uma homenagem a Luiz Gonzaga que promoveu o forró e Mangaratiba em todo o país e no mundo?
Mangaratiba bem que poderia entrar no circuito do Festival da Sanfona que a FUNART vai promover em todo o país em homenagem ao centenário do rei do forró e do baião. 
A “novidade” do Carnamar está com a data errada, pois, ao contrário do que desejava o secretário, os participantes habituais exigiram que a data permanecesse a mesma, isto é, o domingo de carnaval, dia 18.
Paraty também divulgou o seu calendário turístico e decidi fazer uma comparação mensal. Paraty ganha de goleada como o Barcelona ou como a corrupção judiciária sobre a corrupção política.
Janeiro
MANGARATIBA
Invasão de praia em Conceição de Jacareí (13 a 15)
Invasão de praia em Itacuruçá (20 a 22)
Invasão de praia em Muriqui (27 a 29)
PARATY
Folia de Reis (6)
Fevereiro
MANGARATIBA
Invasão de praia na Praia do Saco (03 a 05)
Carnamar em Itacuruçá e Muriqui (11)
Carnaval em todos os distritos (18 a 21)
PARATY
Pré Carnaval (02 a 12)
Carnamar (12)
Carnaval (16 a 21)
Comemorações do Aniversário da Cidade (28)

Março
MANGARATIBA
1º Encontro Nacional de Motociclistas (9 a 11)
na Praia do Saco
Festival da Banana e Frutos da Terra (30, 31 e 01/04)
Centro de Mangaratiba
PARATY
Semana Municipal do Turismo (data a confirmar)
Abril
MANGARATIBA
Festa do Trabalhador (27 a 30 e 01/05)
PARATY
Semana Santa (04 a 08)
Encontro de Ceramistas (05 a 08)

Maio
MANGARATIBA
Festival de Forró em Muriqui (25 a 27)
PARATY
Expo Paraty (03 a 06)
Junho
MANGARATIBA
Festival de Forró na Serra do Piloto (01 a 03)
Festa de Santo Antônio em Mangaratiba (13 a 17)
Festa de São João em Muriqui (22 a 25)
Festa de São Pedro em Itacuruçá (28 a 30 e 01/7)
PARATY
Bourbon Festival de Jazz (01 a 02)
Corpus Christi (07)
Festival de Camarão (08 a 10)
IX Dança Paraty (14 a 17)
Festa São Pedro e São Paulo (20 a 01/7)

Julho
MANGARATIBA
Festival de Forró na Serra do Piloto (01 a 03)
Festival de Forró em Conceição de Jacareí (13 a 15)
Festa de Sant’Ana em Itacuruçá (26 a 29)
PARATY
X Festa Literária Internacional de Parati (04 a 08)
Festa de Santa Rita (06 a 15)
Festival Internacional das Artes Visuais (20 a 29)
II Festival de Choro e Samba (27 a 29)

Agosto
MANGARATIBA
Festival de Forró em Mangaratiba (10 a 22)
Festival de Forró em Muriqui (24 a 26)
PARATY
Festival de Música de Tarituba (03 a 05)
Dia da Cultura Caiçara (06)
Festival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty (16 a 19)
Aldeia Indígena - Encontro com os Povos Indígenas (23 a 26)
Festa de N.S. dos Remédios (30 a 31)

Setembro
MANGARATIBA
Festival de N.S. da Guia (06 a 09)
Festa do Peão Boiadeiro (?)
PARATY
Festa N.S. dos Remédios (01 a 08)
VII Encontro de Redatores Publicitários (14 a 16)
Paraty em Foco (26 a 30)
To be Paraty (28 a 30)

Outubro
MANGARATIBA
Festa das Crianças em Mangaratiba (12)
PARATY
Ymanguaré - Mitos e Lendas Indígenas (09 a 12)
Oficina de Idéias Paraty (18 a 29)
V Festival de Cinema de Paraty (data a confirmar)

Novembro
MANGARATIBA
Festa de aniversário de Mangaratiba (09 a 11)
Festa de N.S. das Graças em Muriqui/Praia do Saco (27)
PARATY
Paraty Latino - Festival Internacional de Música Latina (02 a 04)
Festa de N.S. Rosário e São Benedito (09 a 18)
Dia da Cultura Negra (20)

Dezembro
MANGARATIBA
Festa de N.S. da Conceição em C. de Jacareí (08)
Aniversário do Motoclube Bandanas (8)
Dia da Bíblia (11)
PARATY
Festividade de Natal (14)
Abertura Verão 2013 (20)
Reveillon (31)


Turista, segundo definição aceita mundialmente, é um visitante que se desloca voluntariamente por período de tempo igual ou superior a vinte e quatro horas para local diferente da sua residência e do seu trabalho sem ter por motivação a obtenção de lucro.
Para este, nosso turismo se restringirá sempre ao Mediterranée e ao Porto Belo. O bom é que ninguém precisa sair lá de dentro pois nada existe do lado de fora. A não ser que queira visitar a Ilha Grande ou Paraty.
O calendário turístico de Paraty foi feito para atrair este verdadeiro turista, enquanto o de Mangaratiba é para o nosso “turista” vulgar e habitual. Aquele que vem com isopor e que bate e volta. Não fica nem doze horas nem dá lucro à cidade.