Total de visualizações de página

terça-feira, 12 de junho de 2012

MEDICARE e MEDICAID/CHIP

A reforma do sistema de saúde proposta pelo presidente Barack Obama, e aprovada pelo Congresso, obriga os americanos a comprar um seguro-saúde ou, então, sofrer uma punição por não fazê-lo. Obriga também os estados a dar cobertura de saúde a pobres e deficientes, sob pena de serem desqualificados do Medicaid/CHIP, o programa de saúde bancado pelo governo federal.
O Children’s Health Insurance Program (CHIP) proporciona atendimento à saúde para mais de 31 milhões de crianças, incluindo metade das crianças carentes dos Estados Unidos.
O Medicaid é o programa de saúde para pessoas e famílias de baixa renda e poucos recursos. É financiado pelos governos estaduais e federal, sendo administrado pelos estados. As pessoas atendidas pelo Medicaid são adultos de baixa renda, seus filhos, e pessoas portadores de determinadas deficiências.
Por si só, a pobreza não qualifica ninguém para o Medicaid que é a maior fonte de financiamento para serviços médicos e de saúde para a população carente dos Estados Unidos.
Medicaid e CHIP oferecem cobertura de saúde somente para quase 60 milhões de americanos, isto é, menos de 20% da população. Em 2010, o censo apontou um total de 308.745.538 habitantes nos Estados Unidos.
O Medicaid oferece atendimento à saúde para 11 milhões de adultos não idosos. Desempenha importante função na maternidade, financiando 40% de todos os nascimentos. A cobertura inclui cuidados pré-natal e pós-parto durante 60 dias.
Atende cerca de 8.8 milhões de indivíduos não idosos com alguma incapacidade física ou mental. Atende também mais de 4.6 milhões de jovens carentes.
O Medicare é um programa nacional de saúde para pessoas com 65 anos ou mais, para pessoas com menos de 65 anos portadores de certas deficiências e pessoas de todas as idades com distúrbio renal que necessitam de diálise ou de transplante.
Atende a 48 milhões de americanos, 40 milhões com mais de 65 anos e oito milhões de portadores de deficiência com idade inferior. O Medicare atende uma grande população de pessoas idosas, doentes e de baixa renda, muitos dos quais seriam incapazes de pagar os cuidados de saúde de outra forma.
O Medicare cobre apenas cerca de 48% dos custos de saúde para os inscritos que pagam o restante (52%) do custo.
Pela internação hospitalar, a maioria dos dependentes de segurados do Medicare nada paga porque o cônjuge já paga uma taxa enquanto está empregado, entretanto deve apresentar algumas condições para obter tal benefício. Para os serviços médicos ambulatoriais, a maioria paga uma taxa mensal. Os medicamentos estarão disponíveis somente para o segurado que pagar também por esta cobertura.
Para os adultos com idade entre 19 e 64 anos com renda muito alta para se qualificar para Medicaid, existe o Saúde da Família Plus que é um programa público de saúde bem mais caro que os outros.
Como se conclui, o sistema de saúde pública americano não é universal e, muito menos, gratuito como o nosso SUS. Lá, todos pagam pelo menos 50% dos custos quando são atendidos pelo sistema.
Taí a solução para dar mais qualidade ao SUS. Pelo menos, vai reduzir as filas em hospitais e postos de saúde, afugentando os doentios.

Nenhum comentário: