Total de visualizações de página

sábado, 31 de dezembro de 2011

A MULHER DO ANO

Não é bonita, não possui um corpo escultural, a Playboy nunca ligou para esta brasileira extraordinária. Nem loura ela é, mas tem a coragem e a força moral que nenhum homem jamais demonstrou.
Neste ano do poder feminino, Eliana Calmon, a Corregedora do Conselho Nacional de Justiça, é para mim a Mulher do Ano. A mulher que mexeu na indevassável caixa-preta da corrupção judiciária, causando o maior barraco entre desembargadores, juízes e ministros de diversos tribunais.
Ela provocou a ira do Supremo Tribunal Federal ao afirmar que bandidos togados estão infiltrados na justiça brasileira devido à falta de transparência e mecanismos de controle dos tribunais.
Ela foi extremamente agressiva, porém, não causou nenhuma surpresa a afirmação. O fato é senso comum, mas ninguém jamais teve a coragem de afirmar com todas as letras como ela o fez.
Eliana Calmon foi a primeira mulher a ocupar uma vaga no Superior Tribunal de Justiça. Ela precisou de padrinhos para garantir a sua indicação e, logo, deu o nome deles – Edison Lobão, Jader Barbalho e Antônio Carlos Magalhães – para garantir sua independência pois sempre terá que se dar por impedida em julgamentos a eles relacionados.
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) completou apenas sete anos de criação desde a promulgação da emenda que instituiu o controle externo do Judiciário. Sempre presidido por Eliana Calmon, o CNJ já condenou 49 magistrados. Foram 38 processos iniciados pelo CNJ e somente 11 pelas corregedorias locais.
Atualmente, há 2.595 processos em andamento na Corregedoria Nacional do CNJ.

Segundo a Ordem dos Advogados do Brasil, há processos em tramitação ou arquivados contra 15 dos 27 presidentes dos tribunais de Justiça dos estados. Além disso, 18 dos atuais 29 corregedores dos tribunais de Justiça respondem ou já responderam a processos no próprio órgão. Nos tribunais regionais federais, três dos cinco corregedores já foram ou são alvo do CNJ. Dos cinco presidentes de tribunais regionais federais, dois possuem processos em tramitação ou arquivados.
Entre os punidos está o ex-ministro do Superior Tribunal de Justiça, Paulo Medina, obrigado a se aposentar compulsoriamente depois de ter sido acusado de participar de um esquema para beneficiar donos de bingos. Outro que teve aposentadoria compulsória foi o desembargador José Eduardo Alvim, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região.

Eliana já proferiu mais de 100 mil decisões em seus 12 anos de STJ. Entre elas, despachou a ordem de prisão de todos os investigados na Operação Dominó. Foi a primeira vez em que os brasileiros assistiram a prisão de um presidente de Tribunal de Justiça – o de Rondônia – e um de seus juízes auxiliares.
Como se vê, o Poder Judiciário dá de goleada no Legislativo e Executivo no quesito corrupção.
As três principais associações de magistrados, porém, apelaram à Procuradoria-Geral da República e recorreram ao STF que suspendeu as investigações e concedeu liminar que esvazia os poderes do CNJ, órgão criado no governo Lula exatamente para exercer fiscalização e controle externo sobre o Judiciário.
O movimento contra a corrupção – patrocinado pela oposição moribunda e pela imprensa cínica e covarde – nunca teve a coragem desta bahiana destemida e jamais jogou seus holofotes sobre a corrupção judiciária que parece ser muito maior que a corrupção política.
Além de destemida e rigorosa, esta juíza bahiana é cozinheira. Tem três livros de culinária publicados e sempre faz quitutes para os servidores de seu gabinete.
É a Mulher do Ano.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

NOTICIAS DE ITACURUÇÁ

Quando este blog surgiu (http://itacrio.wordpress.com/), eu o saudei abrindo um link para que meus leitores o conhecessem. Passado algum tempo, como o blogueiro não retribuísse a cortesia, eu retirei o link.
Porém, continuei acessando o blog que eu considero de alto nível. E sei, também, que o blogueiro sempre me lê. Inclusive, reproduzindo uma coisa ou outra deste meu humilde blog.
Chegou a minha vez, agora, de lamber algo que ele publicou em dezembro. São notícias interessantes, as quais tomei conhecimento através dele. Vamos a elas.


Entrou areia

Um torpedo de grande poder de impacto foi lançado ontem contra a ideia do Secretário de Turismo de antecipar, para o domingo anterior ao carnaval a realização do Carnamar.
Um grupo de líderes de embarcações que tradicionalmente desfilam no carnamar, procurou o secretário Vitinho para saber se a ideia de antecipação era verdadeira. Como não o encontraram na secretaria, seguiram para o gabinete do prefeito. Foram recebidos pelo Pedro Vaz, de quem receberam a notícia de que a informação era verdadeira e que, segundo o que teria sido passado ao prefeito, a mudança era consenso para todas as partes interessadas.
A reação do grupo foi unânime. Não foram consultados, já estão com barcos contratados para a data tradicional e não aceitavam a mudança.
Mais ainda, se a secretaria de turismo continuar no propósito de fazer a alteração, não irão participar do Carnamar 2012.
Para completar, prometeram que suas embarcações sairão sim, no domingo de carnaval e todas elas com uma enorme faixa de protesto contra o governo Capixaba pela inesperada mudança. Sendo assim, é pouco provável que, em ano eleitoral, o prefeito se arrisque a apoiar a ensandecida ideia de seu secretário de turismo.
N.L.: não pelo plano delirante, mas pela mentira que levou ao prefeito, ele deveria ser demitido.

Dormindo com o inimigo 
Nossa vizinha Angra dos Reis, é uma das cinco cidades do estado onde o PMDB ainda não definiu como vai disputar o governo municipal em 2012. E um incidente doméstico na madrugada de ontem embolou ainda mais a disputa.
Segundo o presidente do partido no município, Marcos Silva, o prefeito Tuca Jordão foi esfaqueado pela mulher, Alessandra, em casa, e as versões desencontradas sobre o episódio reduziram ainda mais suas chances de concorrer à reeleição.
“Tenho como certa a versão de que foi um incidente doméstico entre o casal”, disse Marcos Silva, confirmando a agressão.
Ele lembrou que, diante da decisão do PMDB-RJ de escolher para a sucessão o nome que estiver melhor nas pesquisas em 2012, uma agressão mal explicada só serve para piorar a situação do prefeito, que já está mal avaliado. No caso de ele ser preterido, o candidato do PMDB deverá ser o deputado federal Fernando Jordão, que é primo e desafeto do prefeito e já comandou Angra.
Tuca foi atendido na Santa Casa de Misericórdia da cidade por volta das 4h. Chegou sozinho e, segundo funcionários, tinha marcas de facadas no tórax e pescoço, mas não quis registrar a agressão. Foi medicado e liberado.
Quando comentários sobre a briga circularam, a prefeitura soltou nota: “O prefeito acordou se sentindo mal e foi ao banheiro buscar seu remédio, usado para conter a hipertensão (…). Tuca teve um desmaio e caiu sobre o box, que se quebrou, produzindo ferimentos no corpo do prefeito.” (Fonte Angranews)

N.L.: é por isso que não dou nenhuma importância a essas candidaturas precoces que somente objetivam promoção pessoal. Até junho, tempo de convenções partidárias, tudo pode acontecer.

Comportamento inadmissível
As caixinhas de fim de ano são uma tradição no Rio de Janeiro. É comum em bares, restaurantes e supermercados. Também costuma ser instrumento de “reforço de fim de ano” para garis e carteiros.
Contudo, neste sábado, os comerciantes de Itacuruçá foram surpreendidos por pedidos de “caixinha de natal” no mínimo inesperados. Dois guardas municipais, devidamente fardados, ocupantes de um Fiat Pálio vermelho, estão passando em todas as lojas do distrito “pedindo colaboração” para o Natal em um “livro de ouro”.
A surpresa vem do fato do que diz o artigo 117 da Lei 8.112/90: Ao servidor é proibido: valer-se do cargo p/ lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da função pública.
Do mesmo modo, o código penal capitula, em seu artigo 317, o comportamento como crime: Art. 317 - Solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem: Pena - reclusão, de 2 (dois) a 12 (doze) anos, e multa.
Assim sendo, o Executivo Municipal tem o dever de orientar seus servidores a não sair por aí pedindo dinheiro. Orientar não, proibir mesmo.
Primeiro, porque se trata de um desvio ético inadmissível, à luz da legislação. Segundo, porque os guardas municipais são, em essência, a representação mais visível da autoridade municipal.
Se esses dois não estão satisfeitos com o salário que todos nós lhes pagamos, através dos nossos impostos, que procurem outros caminhos, ou se juntem às reivindicações do seu sindicato de classe em busca da remuneração que lhes pareça mais justa. O que não é possível é que nós, cidadãos, fiquemos responsáveis por seu décimo quarto salário.
O ofício de cuidar do patrimônio público é, sim, merecedor de todos os reconhecimentos profissionais, mas pelo poder público municipal, não pelo contribuinte, que já paga impostos para ter o serviço.

N.L.: concordo plenamente, mas faltou dar nome aos bois. 

CAOS AÉREO

Pois, é!
Aqueles 28 milhões que saíram da linha da pobreza e que compraram carros, celulares, eletrodomésticos novos, TVs de 40”, isto é, a nova classe média, prevalecendo-se, agora, do pleno emprego e do crédito farto, se acham também no direito de  viajar de avião.
Vê se pode!
A elite anda revoltada. Viagem aérea que sempre foi coisa antes reservada a milionários, políticos federais e executivos de grandes empresas virou anseio ou costume de qualquer plebeu.
Como diria FHC: assim não dá, assim não dá.
É daí que advém o caos aéreo. As aeronaves, até aquelas grandiosas, não mais suportam tanta gente e foram obrigadas a criar uma nova classe além da primeira, da executiva e da classe turista.
Como se vê na foto abaixo, implantaram um bagageiro sobre o avião e criaram a classe pingente.
Foi a solução encontrada para acomodar a turba que quer viajar neste verão e abarrota o overbooking das empresas aéreas.
A continuar tal estado crítico, prejudicando aquilo que deveria ser prerrogativa apenas dos bem nascidos, não teremos Copa do Mundo no Brasil. É o que afirma a imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta em defesa de seus patrões.
Esse caos aéreo que volta a ocupar a primeira página dos jornais hipócritas não é novidade pra mim que já dormi no chão frio de alguns aeroportos pelo mundo afora com a bagagem de mão como travesseiro.
Dizem ser preciso triplicar a capacidade dos aeroportos, mas o que querem é proibir os outrora carentes que o Lula tirou do limbo de aproximarem-se a menos de 200 metros de qualquer instalação aeronáutica.
Para estes, existe o transporte rodoviário que, a julgar pelo que a imprensa publica, jamais se tornou caótico em nenhum período do ano. Ou, como não é transporte de ricos, a imprensa não lhe dá muito espaço.
Há, porém, uma outra solução: devolver o poder àqueles que mantinham o lumpesinato em seu devido lugar.

sábado, 24 de dezembro de 2011

QUE SEJA SEMPRE NATAL

Hoje só existe o bem.
Secam-se as lágrimas,

Brotam-se sorrisos,
O amor floresce em cada coração.
Há uma profusão de abraços,
Gestos e palavras são de afeto,
Sonhos se realizam,
A alegria nos invade...
Somos todos crianças,
Somos todos iguais...
Tudo é só felicidade,
Confraternização cristã.
Hoje é Natal,
É Natal amanhã.
Feliz Natal.

E depois de amanhã,
Que seja sempre Natal.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

TOLERÂNCIA SUBZERO

Quando perdemos o 1º TEN VINICIUS, eu me senti frustrado. Em pouco tempo, ele manteve um estreito contato com a comunidade, iniciou um bom trabalho de segurança, acabou com a orgia funkeira das madrugadas na Av. Beira Mar e foi logo transferido para a UPP da Mangueira.
Nossos delinqüentes domésticos vibraram de alegria.
Não imaginavam que teriam de enfrentar um outro comandante do DPO de Muriqui que tem a mesma dignidade e determinação do anterior.
Saúdo o 1º TEN Yuri que chegou para abalar geral em defesa da tranqüilidade do nosso povo ordeiro e pacífico.
Neste último final de semana, ele já mostrou a que veio. Junto com o Sgt. Ítalo e os CBs. Wellington, Fortunato, Fioravante, Eloir e Melo, apreenderam mais de 40 motociclistas sem capacete, habilitação e documentos de seus veículos, alguns embriagados, oriundos daqui mesmo ou de outras comunidades.
E, sem qualquer ajuda da Guarda Municipal  nem da Prefeitura, decidiram encaminhar 35 veículos para o depósito da PMERJ em Caxias.
O 1º TEN Yuri houve por bem liberar alguns veículos de menores cujos irresponsáveis foram ao DPO pedir por seus filhos.
Liberou, mas avisou que se pegar o delinquente de novo, não vai ter mais colher de chá, o veículo vai pro depósito.
Toda a equipe merece o nosso aplauso. E fico aguardando a promessa de apreensão dos carros de mala aberta que não deixam a comunidade dormir tranquila.
À indiferença da prefeitura que prometeu um reboque para o DPO – prometeu, prometeu e não cumpriu - toda a minha decepção por não ter apoiado o trabalho da PMERJ em Muriqui.
Se é por causa dos votos na próxima eleição, saibam que a gente honrada e digna ainda é maioria em Mangaratiba.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

A PRIVATARIA TUCANA

Com este mesmo título, já comentei sobre o livro do Amaury Ribeiro Junior no meu outro blog "Rede Gloebbels". Ver o link aí ao lado na coluna "Blogs que leio sempre".
Não poderia deixar de postar sobre o tema aqui também.
O FHC reagiu afirmando que se trata de uma infâmia. Certamente uma "infâmia" comprovada com documentos oficiais que mereceu esta reação do José Serra obtida no blog "Cloaca News".

A Privataria Tucana - O Filme from Cloaca News on Vimeo.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

É PROIBIDO FUMAR

Eu comecei a fumar aos 12 anos. Digamos que, durante toda a minha vida, fiquei uns três anos sem fumar por motivos variados: porque tive pneumonia ou porque fiz cirurgia de amígdalas ou porque quis dar um tempo no cigarro.
Sim, eu paro de fumar quando eu quero.
Portanto, eu fumo há 60 anos ininterruptamente. Apenas um maço por dia. Isto significa que eu fumei cerca de 21.900 maços ou 438.000 cigarros. Queimei, em dinheiro de hoje, apenas R$ 93.075,00, considerando o preço atual de um maço de Marlboro, exatos R$ 4,25.
Uma mixaria. Mais que isso eu devo ter bebido ou gasto em porcarias e coisas supérfluas. A questão financeira, portanto, não é razão para eu deixar de fumar. Ainda mais agora que já passei do prazo de validade e não sofri nenhuma das enfermidades constantes do verso dos maços de cigarro.
Porém, com a campanha do Fantástico e a nova lei que proíbe o fumo em ambientes fechados de acesso público e a proibição de fumódromos, eu tomei uma decisão definitiva: agora, só fumo quando eu quero fumar. E quando me vir sem cigarros, não me desesperarei: vou entrar no primeiro botequim e comprar um maço de Marlboro.
Vou seguir o exemplo da minha sogra que completou 92 anos mês passado e que fuma tanto quanto eu. Ela fuma há quase 80 anos.
Oscar Niemeyer fuma há mais de cem anos.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

CENTENÁRIO DE LUIZ GONZAGA

Hoje, Luiz Gonzaga completaria 99 anos. Amanhã, começam as comemorações pelo seu centenário.
Sob a direção de Breno Silveira – que fez “Dois filhos de Francisco” – teve início domingo no Marco Zero, em Recife, a filmagem sobre o sanfoneiro com um grande  show em sua homenagem. A co-produção da Globo Filmes será filmada também em Exu e no Rio de Janeiro, cidades em que ele nasceu e viveu. O filme será lançado em 2012.
Em fevereiro, a Escola de Samba Unidos da Tijuca estará desfilando com enredo sobre o Rei do Baião.
O título – “O dia em que toda a realeza desembarcou na Avenida para coroar o Rei Luiz do Sertão” – bem que poderia ser mais criativo. Nem parece coisa do Paulo Barros.
O samba da escola – ouça abaixo - também não é lá essas coisas, como todos os sambas da Tijuca, nem poderia identificar o mandacaru como flor do cerrado. Mandacaru é flor da caatinga. Entretanto, será certamente uma grande e merecida homenagem ao importante compositor e intérprete popular.

Um selo comemorativo do centenário será lançado pelo Correios. Antes, porém, lanço o selo sugerido pela Assembléia Legislativa de Pernambuco e vou mantê-lo aí em cima durante todo o ano. É a minha homenagem àquele que conheci pessoalmente e com quem viajei pelo nordeste conforme já contei aqui.
Câmaras municipais, assembléias legislativas, Senado e Câmara Federal, vão comemorar o centenário com sessões solenes para imortalizar em seus anais o artista que tanto orgulhou e representou o povo de seu país.
Outras inúmeras iniciativas vão contribuir para a preservação da memória daquele que foi o maior responsável pela divulgação da cultura nordestina no Brasil e no exterior. Emissoras de TV vão rememorar em programas especiais, reportagens e documentários, toda a sua carreira e sua música. As festas juninas jamais terão sido tão incrementadas quanto serão em 2012.

Já em fim de carreira, com graves problemas financeiros e pouco antes de falecer, Gonzagão chegou às lágrimas numa entrevista quando se lastimou: Todo ano, os flagelados da seca  vinham aqui me pedir comida e eu dava o que podia para ajudar. Mas, desta vez, a comida acabou antes da chuva chegar e o povo revoltado apedrejou a minha casa. Nunca poderia imaginar que pudesse acontecer uma coisa dessas comigo”.
É... como disse Alexandre Dumas, há favores tão imensos que somente podem ser pagos com a ingratidão.
Por exemplo, qual a homenagem que nosso município já prestou a este artista que, com sua música, colocou Mangaratiba no mapa turístico nacional e promoveu nosso município no mundo inteiro?
Mangaratiba tem, agora, um ano inteiro para se redimir, incorporando-se às comemorações do centenário do grande brasileiro que foi Luiz Gonzaga.
Quem sabe assim não vai conseguir algum espaço na mídia durante as comemorações.

N.L.: ainda bem que tentaram corrigir a letra na gravação oficial. Esta diz que mandacaru é a flor do cangaço.
Tudo bem, apesar de cangaço não ser um tipo de vegetação como o cerrado e a caatinga. De fato, esta não ficaria bem esteticamente no canto. Ouça como ficou a gravação oficial.

domingo, 11 de dezembro de 2011

MEU CRIME

Você desacata meu senso de humor e de amar.
Você me maltrata, me deixando sofrer,
Me fazendo chorar.
Se deixo, me acerta no queixo,
Me joga na lona, me faz implorar
Seu beijo que me apaixona 
E me faz delirar.
Você me oprime, me arrasa e consome...
Mulher é seu nome, sublime mulher,
Meu crime é ser o homem
Que tanto lhe quer.

sábado, 10 de dezembro de 2011

SUBVERSÃO CONJUGAL

Minha esposa entrou em greve,
Diz que já não me deve qualquer satisfação.
Diz que é muito mulher pra enfrentar repressão,
Reivindica o direito a uma vida melhor...
Me enfrenta no peito de igual pra igual,
Me chama de fraco, diz que sou o pior...
Subverte a ordem normal do nosso barraco.
Logo eu, cumpridor dos mandamentos
E sempre atento à fé em Cristo...
Logo eu, um benquisto tricolor,
HIV negativo, bom naquilo, não vacilo,
Defensor leal e ativo do regime conjugal.
Eu só não posso é dispensar a mordomia
De um chope ao fim do dia,
A simpatia das gurias que dão bola,
Madrugada, sexta e sábado na escola...
E, no domingo, a pelada de manhã
De tarde, o Maracanã, eu confesso,
Mas, afinal, o que é que tem de mal?
Não mais aguento o seu recesso
Nem aceito o meu tormento.
Vê se muda este seu jeito
Que isto não tá bom pra mim...
Ou eu desisto e dou um fim ao casamento.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

UM GAROTO VALENTE

Era um garoto que, como eu, poderia ter amado os Beatles e os Rolling Stones. No fim de 1959, chegou ao presídio de La Cabaña, em Cuba, sob a acusação de ter tentado defender o próprio pai antes que os revolucionários cubanos o matassem.
O garoto, com cerca de 13 anos, foi levado ao paredão de fuzilamento com outros dez prisioneiros.
Junto ao paredão, com as mãos na cintura, caminhava Che Guevara que mandou o garoto se aproximar e ordenou que ele se ajoelhasse diante do paredão. O valente garoto recusou-se a obedecer a ordem e permaneceu arrogantemente de pé.
Caminhando por trás do garoto, Che comentou: “Que garoto valente”.
Che sacou a pistola e deu um tiro na nuca do menino.
Esta história foi contada por Pierre San Martin, um sobrevivente da prisão de La Cabaña.
O autor do livro que estou lendo – Guia Politicamente Incorreto da América Latina – questiona essa história: “talvez sejam só boatos, mentiras e intrigas daqueles que se viram em desvantagem com o golpe de Fidel Castro” – e diz ainda - “do mesmo modo, há quem considere pura invenção os relatos de morte e torturas cometidas pelos regimes militares do Brasil e da Argentina”.
Entretanto, anos depois da revolução Cubana, guerrilheiro famoso, Che participou, em 1964, da Conferência das Nações Unidas, em Nova York, afirmando em seu discurso:
“Fuzilamentos? Sim, temos fuzilado. Fuzilamos e seguiremos fazendo isso enquanto for necessário.”
Se toda unanimidade é burra, como dizia o meu ídolo Nelson Rodrigues, eu posso tranquilamente acreditar que Che Guevara, além de herói, foi um assassino impiedoso.
Duvido sempre das unanimidades, principalmente daquelas exaltadas pela imprensa maniqueísta. Por exemplo, considero  Machado de Assis um chato ultrapassado e Fernanda Montenegro uma atriz monocórdica de um só personagem.

domingo, 4 de dezembro de 2011

EPARREI, OYÁ!

Iansã é paixão. Para seus filhos, pessoas extrovertidas, francas e diretas que jamais escondem os seus sentimentos nem se fingem diferentes, viver é uma grande aventura.
Enfrentar seus riscos e desafios é o maior prazer dessa aventura.

Como disse Vinícius, é preciso viver morrendo de paixão.

Eparrei! Para todas as mulheres guerreiras.

sábado, 3 de dezembro de 2011

A VIDA QUER CORAGEM

Este é o título do livro do jornalista Ricardo Amaral que chega às livrarias nesta quinzena e conta a trajetória de Dilma Rousseff desde a guerrilha até ao Planalto.
O autor conseguiu a foto abaixo, tirada em novembro de 1970, durante o interrogatório da futura presidenta, após 22 dias de tortura, na sede da Auditoria Militar, no Rio de Janeiro.
Dilma tinha apenas 22 anos e já possuía a mesma altivez, dignidade e nobreza que demonstra atualmente.
Os militares covardes que a interrogavam escondem o rosto com medo de serem futuramente reconhecidos ou, quem sabe, por vergonha de suas ações contra uma jovem indefesa.
Esta imagem vale mais do que mil palavras que possam ser escritas contra aquele período de trevas.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

INES

Uma escola especial para o Ouvidor da Prefeitura de Mangaratiba.
O Instituto Nacional de Educação de Surdos fica na Rua das Laranjeiras, 232, Laranjeiras, Rio de Janeiro/RJ.
São 154 anos dedicados à educação do surdo. 
Quem reside em Mangaratiba pode assistir aos cursos do INES pela Internet.  Pode ir às aulas a qualquer hora e em qualquer lugar. Basta ter um computador ligado à Internet.