Total de visualizações de página

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

POLÍTICO BOM É POLÍTICO MORTO?

Vargas, Juscelino, Jango, Lacerda, Ullisses, Covas, Tancredo, Brizola e outros menos votados são, agora, exaltados como políticos que foram dignos e merecedores de todo o respeito.
Por quê? Porque estão mortos? Quando vivos, eram combatidos e criticados. Os radicais afirmavam que, também, eram corruptos e que nada faziam pelo povo. Tal como radicalizam, agora, em relação a todos os políticos em atividade, sem exceção.
Indivíduos sectários, amantes do subjetivismo, fingindo defender o cidadão comum acusam indiscriminadamente todos os políticos vivos. Dizem que todos são corruptos e nada fazem pelo povo ordeiro, humilde e honesto. Pura hipocrisia: o povo é bom, a classe política não presta. Como se não existissem cidadãos de má índole e políticos dignos e responsáveis.
A quem pode interessar tal maniqueismo?
A desonra, o descrédito, a difamação da política e dos políticos somente pode interessar a uma elite milionária detentora ou não de mandato político que pretende se locupletar ainda mais. Além, claro dos ex-torturadores saudosos da ditadura.
A nefasta campanha leva o eleitor a se decepcionar com a política colocando a todos na vala comum da incompetência e da corrupção. O cidadão se convence de que todos os políticos são iguais e decide votar somente naquele que lhe trouxer algum benefício financeiro imediato.
Aí é que entra a elite milionária comprando votos e impedindo o surgimento de novas lideranças políticas empenhadas em atuar em favor do bem comum.
Que jornalistas mercenários participem de tal campanha sórdida é até compreensível. Vivem ou pretendem viver a soldo dos corruptos para defender o leite das crianças.
É estupidez, porém, que pessoas conscientizadas embarquem nessa canoa furada.
Ninguém, absolutamente ninguém, nem eu nem você que me lê, é absolutamente bom nem absolutamente mal. E mesmo o político mais desprestigiado – como Sarney atualmente – tem lá as suas virtudes.
Se você tem alguma pretensão política, não jogue lama no ventilador. Ela fatalmente respingará em você. Não seja covarde, dê nome aos bois.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

ENTREATOS

Esse é o nome do documentário realizado por João Moreira Salles durante a campanha eleitoral de Lula em 2002. A equipe do cineasta viajou por todo o país acompanhando o futuro presidente em sua vitoriosa campanha.
Mostrou tudo o que aconteceu nos comícios, entrevistas, contatos com o povo nas ruas, debates na TV e até durante as viagens de ônibus e avião e nos momentos de descanso.
Lula é apresentado como ele é de fato. Um ser humano gozador, sarcástico, brincalhão, atencioso. Gosta de sacanear a todos em sua volta. Conta histórias, inventa piadas e, às vezes, toma uma cachaça como qualquer mortal comum. Também, mostra como Lula levanta o moral de todos com seu contagiante otimismo diante da necessidade do segundo turno.
ENTREATOS costuma passar sempre no Canal Brasil, o canal 66 na SKY e na NET do Rio de Janeiro. Tem quase duas horas de duração e termina com a espectativa pela contagem dos votos diante da TV na casa do vitorioso no dia de seu aniversário e a saída de Lula à rua nos braços do povo.
Durante o documentário, é exibida a cena de uma reunião de cúpula dos coordenadores da campanha. José Dirceu - o coordenador-chefe - reclama da presença de estranhos durante a reunião e exige que o cinegrafista saia da sala.
Dentro do contexto do documentário, é algo muito natural proibir a presença de entranhos em uma reunião de cúpula dos coordenadores. Isso ocorre em qualquer campanha eleitoral.
Mas, fora do contexto, a cena da reunião vem sendo apresentada por indivíduos inescrupulosos que tentam manipular a opinião pública ou mesmo por inocentes úteis que servem à sórdida campanha que tenta desmerecer o governo Lula. A cena tem circulado através de e-mails acompanhada de texto que sugere ser uma reunião de corruptos.
Quem assiste à cena fora do contexto imagina tratar-se de uma reunião comandada por José Dirceu durante o caso do mensalão. E com a presença do Presidente.
Se você tem consciência política e quer se informar da verdade, procure na programação do Canal Brasil que qualquer dia passa novamente o documentário Entreatos.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

SUPLICY, O POSSESSO

Sempre foi um suplício para mim ouvir um discurso, ou mesmo um simples aparte, do senador Suplicy em estado normal. Sempre me pareceu que ele tivesse algum problema mental que afeta a sua fala. Uma dificuldade latente de comunicação entre a mente e a linguagem. Uma tremenda falta de articulação verbal.
Porém, ouvi-lo espumando de ódio, em estado de possessão, somente para impressionar o eleitorado, foi deprimente.
Com um enorme cartão vermelho nas mãos quis aparecer no Jornal Nacional jogando mais lenha na fogueira das acusações contra Sarney e conseguiu. Conseguiu, também, foto na primeira página da Folha e d´O Globo. Mas, ficou muito mal na fita. Para mim saiu queimado. Foi vergonhoso.
Agora, sei porque a Martha o trocou por um franco-argentino. Ela suportou, durante anos, aquele enfadonho e melancólico ta-ti-bi-ta-te diário. Deve ter caído fora logo na primeira vez que ele deu um ataque de pelancas endemoninhado como ontem.
Hoje, porém, um senador, durante uma reunião, disse para ele: "Senador Suplicy, acelere a sua fala, senão teremos que dar cartão vermelho para o senhor nesta comissão".
Foi uma risada geral.

ENQUETE DO PORTAL UOL

Essa foi boa. Muito boa.
O portal Universo Online (UOL) pertence à Folha de São Paulo, um lídimo representante da sórdida imprensa manipuladora que, mais uma vez, decretou a morte do Partido dos Trabalhadores. A Folha é O Globo de São Paulo. Ambos chegaram a essa conclusão após o arquivamento das denúncias contra Sarney no Senado.
O UOL fez uma enquete com a seguinte pergunta: "Na sua opinião, qual o partido político mais sério do Brasil?"
Até este momento, 39.196 internautas - inclusive eu - já responderam à enquete. O resultado é o seguinte: 49,05% acham que o PT é o partido mais sério do Brasil; 16,30% acham que é o PSDB; 7,39% o PMDB; apenas 6,71% acham que nenhum partido é o mais sério; 4,12% acham que é o PSB; 3,20% o PPS; 2,86% o PSOL; somente 2,38% acham que é o DEM; 2,19% o PCdoB; 1,99% o PDT; 1,56% o PV; 0,93% o PP; 0,73% o PRV; 0,17% o PHS; 0,07% o PRTB, o PTdoB e o PR; 0,06% o PMN, o PSC e o PTC; o PTB do Roberto Jefferson ficou em último lugar com 0,05%.
Não satisfeitos com o resultado, UOL e Folha fizeram outra enquete: "Na sua opinião, qual o partido político menos sério do Brasil?"
Naturalmente, esperavam ver o PT em primeiro lugar; mas, dos 23.291 internautas que a responderam: 40,58% acham que o PSDB é o partido menos sério do país; 23,37% acham que é o DEM; 18,8% o PT; 7,71% o PMDB; 4,12% disserem que nenhum partido é sério; 2,31% acham que é o PTB; 1,40% o PPS; 0,55% o PV; 3,32% o PP; 0,28% o PSOL; 0,11% o PR; 0,1% o PRTB; 0,08% o PCdoB; 0,06% o PMN; 0,05% o PTC; 0,03% o PSB, o PDT, o PRB e o PDT; 0,02% o PSC e o PTdoB.
Fica assim demonstrado que, apesar da vontade da oposição, o PT não morreu. E, também, que eles não mais manipulam a grande maioria de seus leitores.
Vote aqui para o partido mais sério.
Vote aqui para o partido menos sério.

LAMENTO

Desses teus lábios rubros fascinantes,
Teus meigos olhos lindos cativantes...
Dos teus cabelos louros tão brilhantes,
Teus rijos seios alvos delirantes...
E dos pelos do teu corpo excitante e perfeito,
Eu fui escravo, fui amante, satisfeito.
Hoje, eu canto um lamento,
E tento esquecer no canto
Tanto tormento, teus encantos, meu fracasso.
Sofro, eu confesso, sem teu abraço,
No recesso dos favores e prazeres,
Quantas dores!
Mas, que vale o teu desdém?
Se tudo eu guardo na memória,
Tudo que outro tem agora
É meu também.

sábado, 22 de agosto de 2009

MARINA SILVA DESMENTE O GLOBO

A senadora Marina Silva desmentiu a manchete de O Globo de ontem que foi motivo de um comentário meu na postagem anterior. Veja um trecho do aparte de Marina Silva (sem partido-AC) ao discurso de Pedro Simon (PMDB-RS):

A mesma posição eu vou manter aqui em relação ao Presidente Lula, porque não é uma questão de circunstâncias. Hoje, meu querido Senador Simon, tem uma matéria no jornal O Globo que não foi feita por nenhum desses jornalistas que nos acompanham aqui. Foi um correspondente lá do Estado do Pará que colocou na primeira página algo que é inteiramente incoerente com tudo o que eu disse e coloquei na carta que assinei embaixo. A manchete é a de que eu disse que o Governo é insensível para as questões sociais. E pega uma série de frases de uma palestra que dei, em um contexto de uma análise que eu faço da Amazônia, da questão das hidroelétricas, e as coloca ali. Digamos que, quanto às frases pinçadas, mal direcionadas, ainda vá lá. Mas dizer que eu, Marina Silva, disse que o Governo do Presidente Lula é insensível às questões sociais! Eu que já disse, inúmeras vezes, desta tribuna e em todas as manifestações que fiz, que foi a melhor política social que tivemos; que saímos de R$ 8 bilhões para R$ 30 bilhões investidos em política social.

Esse é o vergonhoso jornalismo de O Globo. Só dá mesmo p´ra acreditar na data do jornal. Mas, infelizmente, há muita gente que gosta de ser manipulada.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

MANCHETES D´O GLOBO

Ontem foi essa aí ao lado. Após o ridículo depoimento no Senado, a ex-secretária virou manchete d´O Globo. A manchete afirma que ela aceita acareação com a futura presidente do país. Aceita, vejam só, o que ela pensa que é? E O Globo? Pensa que isso é jornalismo?
Em que essa fofocagem interessa ao país? A ex-secretária disse que a Dilma pediu para agilizar a investigação sobre a empresa do filho de Sarney, algo que o próprio judiciário já havia solicitado. Por que o Senado não convoca o judiciário para esclarecimentos?
Lina Vieira disse ainda que não se sentiu pressionada pela ministra. Questionada se a solicitação teria sido interpretada como uma forma de "deixar pra lá" a fiscalização, a ex-secretária negou: "Não foi isso. De forma nenhuma foi isso" – afirmou com veemência - "Eu entendi, das palavras da ministra, que resolvesse logo as pendências, que desse celeridade ao processo".
A questão, então, é se houve ou não o encontro que a ministra nega, somente isso. Contudo a ex-secretária não lembra o mês, nem o dia, nem a hora em que o encontro ocorreu.
Veja só, você pode não lembrar o ano, nem o mês, nem o dia de um acontecimento, mas sempre se lembrará da hora. É impossível não lembrar a hora de um acontecimento em que tomamos parte.
Aí, você me pergunta qual seria, então, o interesse em inventar esse encontro com a ministra. E eu pergunto: quem é capaz de enconder-se dos holofotes da mídia? A oposição sem discurso ofereceu isso a ela que, sem dúvida, pretende iniciar uma carreira política ou, quem sabe, posar nua para a Playboy.
Posar nua não deve ser o caso da senadora Marina Silva. Não tem a devida gostosura p´ra isso. Mas veja, agora, a manchete de hoje n´O Globo: “Marina diz que governo Lula é insensível a causas sociais”.
Pô! Aí, é demais... Lula, que nada entende de sociologia, levou 32 milhões de miseráveis à condição de consumidores. Lula, que não entende nada de educação criou mais escolas técnicas e universidades que seus antecessores juntos e ainda criou o PRÓ-UNI para que o filho do pobre curse a faculdade. Lula, que nada entende de finanças, nem de contas públicas, elevou o salário mínimo em 290%, de 64 para mais de 250 dólares, e não quebrou a previdência como FHC disse que quebraria se o salário mínimo atingisse 100 dólares. Lula, que nunca trabalhou, reduziu o índice de desemprego para 8% - o mais baixo dos últimos anos - em plena crise mundial. Lula, que não entende nada de nada, levantou o moral da nação e colocou o Brasil em situação jamais tão respeitável diante do mundo inteiro.
Marina Silva é mais uma sem discurso. Se for candidata, terá o mesmo fim que a ex-senadora Heloisa Helena.
Só que essa correu do pau para não perder a eleição para o Fernando Collor. Deverá candidatar-se novamente ao senado, agora que não tem mais o Collor como concorrente.

domingo, 16 de agosto de 2009

MAIS UM 16 DE AGOSTO

P´ra desgosto dos meus desafetos, chego a mais um 16 de agosto em sã consciência e em pleno gozo de meus direitos políticos. Com a mesma mente dos meus 35 anos. O mesmo raciocínio. A mesma forma insólita de proceder. O corpo nem tanto. Tudo funciona bem, apenas uma única coisa falha de vez em quando. Mas, não posso reclamar, estou no mundo a passeio.
Até quando? Até quando? Será que verei a Copa do Mundo no Brasil? E, depois da Copa, votarei novamente - pela 8ª. vez - no Lula? Verei a elite perniciosa, antes dominante, render-se finalmente ao sucesso do operário? Verei o país nadar em petrodólares e entrar para o restrito mundo da OPEP? Verei nosso povo finalmente orgulhoso de seu país? De seus governantes e acreditando que vivemos no melhor lugar do planeta?
Só não quero ver partirem os meus entes mais queridos. Somente isso eu peço a Deus. Ele há de me atender, pois, já demonstrou que gosta muito de mim p´ra me manter assim tão vivo. Não falo desse deus que faz “milagres” em qualquer esquina. Não acredito nesse deus criado pelos charlatães, mas, sim, no Deus Que me criou. Que criou toda a humanidade.
Eu, que passei a minha vida morrendo um pouco a cada dia, cada vez mais sobrevivi. Quem diria? Nem eu mesmo poderia acreditar em atingir os meus sessenta e doze anos de idade são e salvo.
Mas, não me chame para grupos de terceira idade nem pense que sou velho. Nem sou antigo. Sou apenas usado. Muito bem usado, aliás.
Na verdade, sou, de fato, um jovem há mais tempo que vocês todos. Uma verdadeira relíquia humana aqui no meu eremitério, em Muriqui.

sábado, 15 de agosto de 2009

OS SERTÕES

“O nordestino é antes de tudo um forte.”
Essa frase repetida exaustivamente através dos tempos é tudo o que restou do livro de Euclides da Cunha, o mais preconceituoso escritor brasileiro. Livro que chamou de "mercenários inconscientes" os corajosos defensores de Canudos que, após inúmeras batalhas, foram massacrados, inclusive crianças, pelas forças militares. Um livro que é preciso ter muito saco para ler.
Parece um sincero elogio, mas veja o que vem depois da frase imortal:

“(o nordestino) Não tem o raquitismo exaustivo dos mestiços neurastênicos do litoral (N.R.: estaria ele falando de mim?). A sua aparência, entretanto, ao primeiro lance de vista, revela o contrário. Falta-lhe a plástica impecável, o desempeno, a estrutura corretíssima das organizações atléticas (N.R.: estaria falando dele próprio?).
É desengonçado, torto. Hércules-Quasímodo, reflete no aspecto a fealdade típica dos fracos. O andar sem firmeza, sem aprumo, quase gingante e sinuoso, aparenta a translação de membros desarticulados. Agrava-o a postura normalmente abatida, num manifestar de
displicência que lhe dá um caráter de humildade deprimente...
É o homem permanentemente fatigado.
Reflete a preguiça invencível, a atonia muscular perene...”

Não creio que os nordestinos fiquem satisfeitos com o restante da descrição feita. A mim, que sou carioca, tais palavras revoltam.
Euclides da Cunha, que se supunha ser um nobre aristocrata, foi um oficial do Exército cuja esposa o trocou por um jovem aspirante. Vingativo, tentou matar o amante da esposa e foi morto há exatamente cem anos, em 15 de agosto de 1909. Não sem antes incutir a vingança na mente de seu filho ainda criança que, depois, também foi morto ao tentar matar o amante da mãe.
O aspirante era antes de tudo um cara de sorte. Foi absolvido pelas duas mortes.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

GOLPE SUJO NA SAÚDE

O governo não investe na saúde, o povo espera horas na fila por atendimento médico, faltam remédios nos hospitais e postos de saúde. É o que nos impingem goela abaixo, diariamente, os noticiários da mídia manipuladora que se julga detentora da opinião pública.
O governo deveria investir muito mais? Claro que sim. Nosso sistema de saúde tem muitas falhas? Claro, como em todo o mundo. Políticos corruptos lançam mão das verbas em proveito próprio? Sim, em qualquer lugar, e, não somente os políticos, também secretários, chefes de gabinete, compradores, diretores, etc.
Contra isso, nós, pessoas conscientes, temos que lutar, apelar para o Ministério Público, exigir que os vereadores cumpram a sua obrigação de fiscalizar o Poder Executivo.
E temos que cuidar de nossa própria saúde, deixando para os médicos o seu compromisso inalienável de tratar as nossas doenças.
Já emiti aqui a minha opinião sobre a saúde em uma postagem anterior. Mas, agora, surge um fato novo que a mídia não quer mostrar. Pessoas saudáveis fingem variados sintomas diante de médicos incautos nos hospitais públicos e postos de saúde para obter remédios gratuitos ou mesmo uma receita de medicamentos diversos.
Essas pessoas, que fazem questão de dar entrevistas na TV reclamando do mau atendimento, da demora nas filas, consultam-se com diversos especialistas, em um mesmo dia, simulando sintomas variados. O médico ingênuo – geralmente um acadêmico ou residente – prescreve três ou quatro medicamentos que o “paciente” obtém de graça na farmácia do hospital ou posto de saúde.
Quando está em falta, o “paciente” reclama exasperado se está diante de um jornalista qualquer que vai levar a sua insatisfação para a TV, para o rádio ou para o jornal.
O “paciente”, então, vai comprar o medicamento na farmácia popular por um real. E, depois, vende os produtos pela metade do preço de tabela dos laboratórios em bancas de camelô. Ou repassa a receita - por qualquer merreca - para uma farmácia conveniada com o governo para vender remédio a preço de custo. A farmácia, então, recebe pela venda fictícia.
Esse fato está ocorrendo em todo o país. Será que ocorre em Mangaratiba? Ou aqui existe um controle rigoroso das consultas?
Assim, nunca haverá dinheiro que chegue para se investir na saúde.

TRAFICANTE INFANTIL

“A polícia informou, nesta terça-feira, que deteve um menino de 12 anos com elevada quantidade de tóxico em seu poder. A detenção ocorreu depois que o menor foi descoberto quando tentava esconder a droga em um parque do bairro em que mora.
O menino foi levado por um assistente social para um abrigo infantil. Segundo a polícia, no momento da detenção, o menor possuía consigo uma elevada soma de dinheiro.”
O fato ocorreu em Berlim, no bairro de Kreuzberg, a droga era heroína (150 bolas), o dinheiro era o marco alemão e a polícia, claro, também alemã.
Reproduzo essa notícia da BBC Brasil para informar àqueles que têm complexo de vira-latas e pensam que essas mazelas somente acontecem por aqui.

CARRO x AVIÃO

No Brasil mais de 40.000 pessoas perdem a vida anualmente em acidentes de trânsito, porém, acredita-se que estes números são muito mais elevados porque as estatísticas são falhas. Só nas rodovias paulistas em 2001 ocorreram 61.000 acidentes com 2.300 mortes e 23.000 pessoas gravemente feridas. E nos últimos quarenta anos, não chega a mil o número de mortos em acidentes aéreos.
Sempre que ocorrem esses acidentes – e como tem ocorrido, heim? – a opinião publicada, a soldo das empresas aéreas, vem com essas comparações para tentar manipular a opinião pública.
Tentam provar com tal estatística que o avião é um meio de transporte muito mais seguro que o automóvel. Contudo, sempre que entrei em um avião sentia-me morto. Felizmente, ressuscitei em todas as aterrissagens.
Não dá para comparar as estatísticas de acidentes de carro com acidentes aéreos e afirmar que viajar de avião é muito mais seguro.
Em todo o mundo o trânsito ceifa vidas, porém os números brasileiros são alarmantes e disparam na frente de qualquer país do mundo.
Além disso, em 2008, houve no país quase 25.000 acidentes ciclísticos com mais de 1.200 mortos.
Se formos comparar as estatísticas, é muito mais seguro viajar de avião do que andar de bicicleta.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

AARÃO, O DEMIURGO

Foi o filósofo grego Platão (429-347 a.C) quem primeiro identificou e descreveu o demiurgo. Trata-se, na verdade, de um mito, uma hipótese cosmológica com caracteres verossímeis.
Na doutrina de Platão – discípulo de Sócrates - o demiurgo é uma entidade divina que situa-se entre Deus e a humanidade. Algo tipo assim como Buda, como Maomé, como Moisés e, até mesmo, como Jesus.
O Aurélio, afirma tratar-se de uma criatura intermediária entre a natureza divina e a humana.
Atualmente, o termo demiurgo adquiriu também um significado pejorativo, designando pessoas que se imaginam acima do bem e do mal, donas da verdade e que se julgam sempre certas. Um ser iluminado com poderes sobrenaturais que atua com o aval do além. Uma deidade subordinada à Divindade Suprema.
Não quero afirmar que o nosso futuro ex-prefeito seja esse avatar. Não! De forma alguma.
Mas, lendo a entrevista que ele deu ao Jornal Atual, tive a certeza de que ele assim se imagina. Um xamã. Está lá na última edição do jornal o pedido de nosso futuro ex-prefeito:

“Quero pedir à população que medite em Salmos 105, onde o salmista louva a Deus por haver guardado o seu acordo com os patriarcas, de onde livrou do Egito o povo de Israel e o conduziu pelo deserto. Medite porque há faraós e ungidos de Deus. Quando um ungido governa, o povo se alegra. Quando um faraó governa, o povo geme. Obrigado, Jesus Cristo, por me escolher para te servir.”
Diz ainda o nosso futuro ex-prefeito que a legitimidade de seu mandato está em Deus. Diz que foi eleito com a anuência e pela vontade de Deus e que quando é vontade de Deus ninguém tira. Diz, também, que “Ele vai honrar o Nome Dele e vai nos honrar, porque foi Ele que nos outorgou o mandato".
O nosso futuro ex-prefeito parece considerar-se um enviado de Deus que está acima da Lei e da ordem. Um ser perfeito e iluminado que está acima do mortal comum. Uma deidade que deve ser admirada e venerada.
Um demiurgo.

domingo, 2 de agosto de 2009

DOIS MESES OU SESSENTA E UM DIAS

Ontem, com aquela ampla falta de luz que começou às 10 horas e 10 minutos, dormi cedo.
E sonhei. Sonhei que estava no Iate Clube de Muriqui participando de mais uma audiência pública sobre segurança. Lá estavam autoridades da Guarda Municipal e das polícias Civil e Militar.
Público mesmo, quase ninguém. Creio que o povo já está cheio dessas audiências que não levam a nada.
Mais uma vez, os poucos presentes não puderam fazer uso do microfone para apresentar suas propostas, reclamações ou reivindicações. Foi permitido apenas a um cidadão falar em nome de todos. E fazer apenas uma pergunta a cada uma das autoridades.
Não sei como – somente mesmo em sonho – este cidadão que vos escreve foi escolhido para fazer as perguntas.
Dirigi-me primeiro ao representante da Guarda Municipal. Disse-lhe que não tinha nenhuma pergunta a fazer-lhe. E que estranhava a sua presença ali, pois a nossa Guarda Municipal não tem qualquer compromisso com a segurança, diferentemente do que ocorre em muitos outros municípios. Palmas na platéia.
Ao representante da Polícia Militar também não fiz qualquer pergunta. Apenas elogiei o seu trabalho e pedi que os cabos Carlos, Euzébio e Jacob, assim como os soldados Carlos e Mauro, jamais sejam transferidos de Muriqui. Fui muito aplaudido.
Cheguei mais perto do representante da Polícia Civil e disse que lhe faria apenas a pergunta que não quer calar e que estava na mente de todos os cidadãos de Mangaratiba. Talvez, até na mente, quem sabe, das autoridades ali presentes.
Fui seco e objetivo ao perguntar: “Quem matou Célio Dentista?”
Foi uma ovação, os presentes me aplaudiram de pé. A autoridade me deu voz de prisão afirmando que aquilo era um desacato. E caminhou em minha direção com algemas na mão.
Como sempre faço em meus sonhos, diante do perigo iminente: acordei.
E vi que, hoje, é dia 2 de agosto. Exatamente dois meses ou 61 dias ou 1.464 horas após o assassinato do vereador Célio Lopes, dia 2 de junho, em pleno centro de Mangaratiba e diante de várias pessoas.
Acordei exatamente no momento em que a luz voltava. Eram quase seis horas da manhã, completando mais de 19 horas de blecaute ininterrupto.
É muita incompetência... da AMPLA.