Total de visualizações de página

terça-feira, 31 de março de 2009

A JUSTIÇA VEM AÍ...

Viver é cantar, é sorrir,
É amar, é prazer...
É saber que amanhã
Haverá o que comer,
Onde dormir e trabalhar.
Por que sobreviver
Eternamente na ilusão?
E ser lembrado inutilmente
Somente quando a eleição
Vai chegar.
Me diz por que
Seu poder é incapaz
De ordenar nosso progresso?
Confesso, eu votei,
Colei seu cartaz,
Acreditei, depois caí p´ra trás.
Mas, sou forte, me aguento,
Com a sorte não esquento.
E, olha bem, presta atenção:
Quando alguém não se comporta,
A "justa" vem, lhe fecha a porta,
E vai dar a decisão.

sábado, 28 de março de 2009

JARDIM DAS RATAZANAS


Alguém - juro que não sei quem fui - colocou uma faixa no terreno abandonado da praia de Muriqui identificando-o como o Jardim das Ratazanas (foto).
Uma questão de saúde pública - o terreno é um depósito de lixo infestado de ratos e foco de mosquitos - virou motivo de galhofa.
E a nossa prefeitura se mostra impotente para resolver o problema e fazer valer o seu próprio código de posturas.
O maior desafio para uma autoridade é fazer crer que ela existe de fato e não somente de direito. Taí uma ótima oportunidade para isso.

LUAR DE OUTONO

Dias quentes,
Noites frias de luar...
Luar de outono,
As estrelas a brilhar,
Cadê minha namorada
Que você levou do mar?
Luar de outono,
A tristeza está no ar,
Onde anda a minha amada?
Não me canso de esperar...
Todo o inverno e a primavera
Estarei aqui à espera,
O verão há de voltar
E vai trazer essa menina
Que na areia se destina
Ao meu olhar.

sexta-feira, 20 de março de 2009

TÁXIS EM MANGARATIBA

Um amigo precisou de táxi em Mangaratiba e não encontrou nenhum.
Em Muriqui, eu nunca vi um único taxi.
Porém, o site do DETRAN informa que, em Mangaratiba, existiam, em fevereiro/2009, 424 veículos na categoria de aluguel.
O Secretário da Receita Federal, em Instrução Normativa de 9/01/2006, determinou quem pode adquirir veículos destinados ao serviço de transporte individual autônomo de passageiros (táxi), com a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados de que trata a Lei nº 8.989, de 1995, e suas alterações.
Vejam o que diz aquela Instrução Normativa. Poderão adquirir, com isenção do IPI, para utilização na atividade de transporte individual de passageiros, na categoria de aluguel (táxi)
I - o motorista profissional que:
a) exerça, comprovadamente, em veículo de sua propriedade, a atividade de condutor autônomo de passageiros, na condição de titular de autorização, permissão ou concessão do Poder Público;
b) ou seja titular de autorização, permissão ou concessão para exploração do serviço de transporte individual de passageiros (táxi) e esteja impedido de continuar exercendo essa atividade em virtude de destruição completa, furto ou roubo do veículo;
II - a cooperativa de trabalho, permissionária ou concessionária de transporte público de passageiros, na categoria de aluguel (táxi).
O direito à aquisição com o benefício da isenção poderá ser exercido apenas uma vez a cada dois anos, sem limite do número de aquisições, observada a vigência da Lei nº 8.989, de 1995.
Para efeito de reconhecimento da isenção entende-se como condutor autônomo de veículo o motorista que seja proprietário de apenas um veículo utilizado na categoria de aluguel (táxi).
Onde estarão os táxis de Mangaratiba? Quem terá adquirido esses 424 veículos com isenção de IPI?
Certamente não temos 424 motoristas profissionais que exercem a atividade de condutor autônomo de passageiros. Pelo que sei, também, aqui não existem cooperativa de trabalho, permissionária ou concessionária de transporte público de passageiros, na categoria de aluguel (táxi).
Quem poderá esclarecer esse mistério?

sexta-feira, 13 de março de 2009

CÓDIGO DE OBRAS

Reproduzo aqui o comentário de um novo morador de Muriqui em uma de nossas postagens (Código de Posturas III): “Sou novo residente aqui em Muriqui, rua Santana. Poderíamos, eu e minha família, ter nos mudado para vários lugares do RJ ou Itaguaí mas decidimos por Muriqui pela sua tranquilidade e proximidade com a natureza. Porém tive uma decepção muito grande quando, logo no primeiro banho de mar de meu filho ouvir dele: pai, olha só... era um verdadeiro cardume de fezes que vinha ao nosso encontro. Enojados, ficamos reparando a água e vimos várias fezes ao longo da orla. Ao comentar com alguns moradores que estavam pescando todos disseram o mesmo: é normal, meu filho... e piora nos feriados... Mas o que é isso gente, normal??? Ficamos com nojo desta praia (hoje mesmo fomos para Jacareí). É um absurdo total jogar esgoto bruto nesta praia, sem nenhum tratamento. Isso vai contra a própria vocação turística da cidade. Pergunto: não há nada a fazer? Como podemos protestar para que as autoridades façam alguma coisa?”
Respondi-lhe, assim: “... não é o esgoto que é jogado bruto no mar. Muriqui ainda utiliza as fossas sanitárias. A sua nova casa tem uma. As fezes que você viu foram produzidas in loco pelos próprios frequentadores mais primitivos. Você escolheu bem vindo morar em Muriqui. Eu gosto de viver aqui, apesar dos pesares.”
Ele, então, replicou:
“Sobre seu comentário sobre as fossas, tenho testemunhos de vizinhos que várias casas que estão sendo construídas em torno do riacho perto da rua Santana não estão instalando a fossa sanitária. Estariam jogando o esgoto bruto no córrego. Acho que a prefeitura deveria acionar seus fiscais para averiguar isso..."
É uma denúncia grave. Já vimos que a Prefeitura não cumpre nem faz cumprir todo o seu Código de Posturas. Porém, acredito que para licenciar uma construção ela exija que seja cumprido o seu Código de Obras, principalmente no que diz respeito ao projeto de esgoto sanitário com a localização da fossa, filtro anaeróbico e sumidouro com as devidas proporções.
Mas e depois, durante a obra? A fiscalização verifica e exige o cumprimento do Código de Obras?
Ou, por algum enigma burocrático inexplicável, está fazendo vista grossa e deixando o meio ambiente degradar-se e a população sob risco de doenças graves?
Ou será que o nosso comentarista e seus vizinhos não têm razão na denúncia?
Comentando o fato com um amigo, ele me disse que em seu pequeno prédio de apartamentos duplex na RJ-14 não existe fossa nem sumidouro. Será?
Alô! Fabrício. Você que mora na beira do rio, o que me diz sobre essa denúncia?

quarta-feira, 11 de março de 2009

TSUNAMI FINANCEIRO


O crescimento da economia brasileira, em 2008, somente foi menor que o da China que atingiu 9%.
Apesar da crise mundial, o PIB brasileiro cresceu 5.1%. O México cresceu 1,3%, a Espanha avançou 1,2% e os EUA 1,1%. A economia da Alemanha avançou 1%, a do Reino Unido 0,7% e a do Canadá 0,5%. Os países da União Européia tiveram crescimento de 0,9%. Os países da zona do euro avançaram 0,8%.
No Japão (queda de 0,7%) e na Itália (queda de 1%) houve recessão.
No último trimestre de 2008 – com todo o terrorismo sobre a crise global que atingiria o Brasil de forma nefasta – houve crescimento de 1.3% sobre idêntico período de 2007. Esse índice de crescimento é maior que o ocorrido nos países desenvolvidos em todo o ano de 2008. É, também, maior que o crescimento da economia brasileira nos anos de 1998 e 1999.
Por dois anos seguidos a nossa economia cresce acima de 5%. Até o terceiro trimestre de 2008, a economia tinha crescido 6,4% no ano e acumulava expansão de 6,3% nos 12 meses anteriores.
O PIB per capita brasileiro somou R$ 15.240,00 em 2008. Valor que decorre da divisão do PIB total pelo número de habitantes. O IBGE contabilizou aproximadamente 189 milhões e 600 mil pessoas residentes no país. Esse resultado representa um aumento de 4% em relação a 2007.
A taxa de investimento da economia brasileira atingiu 19%, o mais elevado índice da série iniciada em 2000. O consumo familiar cresceu (mais 5,4%) pelo quinto ano consecutivo e atingiiu R$ 1,753 trilhão. A campanha terrorista refreou o consumo no último trimestre de 2008.
Por atividade econômica, a agropecuária foi a que mais cresceu em 2008 (mais 5,8%); a indústria cresceu 4,3% alavancada pela construção civil com 8%; os serviços públicos tiveram um crescimento de 4,5% e a extração mineral 4,5%, com a produção de petróleo e gás crescendo 5,2%; na área de serviços, o crescimento foi de 4,8%.
Como reflexo da crise, apenas as exportações brasileiras recuaram 2,9%.
Agora, vejamos o comportamento do PIB nos últimos anos. Na era do PhD: 1996/2,15%, 1997/3,38%, 1998/0,04%, 1999/0,25%, 2000/4,31, 2001/1,31% e 2002/2,66%. Mesmo com um crescimento de apenas 14,1%, em 7 anos (média de 2%), o Brasil não morreu.
Com o operário na presidência, o Brasil cresceu em 2003/1,15%, em 2004/5,71%, em 2005/3,16%, em 2006/3,75%, em 2007/5,67% e em 2008/5,1%. Não é com um crrscimento de 24,54%, em 6 anos (média de 4.1%), que vamos todos para a cova.
Diante disto, eu pergunto. A quem interessa a primeira página de O Globo de hoje? Eles querem voltar a qualquer custo.

terça-feira, 10 de março de 2009

A CULPA É DOS POLÍTICOS

Do presidente ao mais obscuro e menos votado dos vereadores é a culpa de todas as mazelas que infelicitam o nosso povo humilde, honesto e trabalhador.
É doloroso saber que o presidente é proprietário de inúmeras oficinas para desmonte dos carros roubados por seus ministros e assessores.
Revolta-me quando vejo deputados estaduais irresponsáveis jogando lixo nos rios e nas ruas, entupindo bueiros e poluindo o meio ambiente, ocasionando as inundações que tanto prejuízo causam ao nosso povo.
Fico assombrado ao ver bandos de vereadores invadindo condomínios, sequestrando e agredindo moradores, para roubar o que o povo conseguiu adquirir com tanto sacrifício. Onde está a Segurança que nada faz?
Causa-me espanto ver senadores drogados destruir e incendiar escolas, agredir professores, montar uma absurda aparelhagem de som em seus carros e perturbar o povo com o funk pornofônico.
Em que outro país governadores pedófilos estupram e engravidam enteadas e filhas de nove anos? Agridem suas esposas até a morte e jogam a própria filha pequena pela janela do oitavo andar?
É triste ver prefeitos viciados em crack comandando o tráfico de drogas e aniquilando com a nossa juventude estudiosa e digna. Juventude que se entrega às drogas por completo desgosto com nossos políticos.
Eu fico atônito ao ver tantos casos de acidentes com mortes nas estradas causados por deputados federais que dirigem embriagados. É por causa deles que nossos hospitais andam cheios de acidentados e não têm como cuidar de nossos jovens em coma alcoólico nem das nossas crianças resfriadas ou agredidas.
É nas casas desses políticos onde são encontrados os maiores focos de mosquito da dengue. A Saúde está falida?
E os filhos viciados desses políticos estão promovendo pegas com seus carros e motos, pichando as residências das famílias honestas, sequestrando e matando namoradas. Enquanto as suas filhas, a partir dos 13 anos de idade, enchem a cara de manguaça e as avós de netos.
O governo precisa investir na educação.
As cadeias e penitenciárias estão repletas de gente inocente, oriunda de boas famílias, que não tiveram as mesmas oportunidades para progredir na vida por culpa exclusiva dos políticos.
Abaixo esses políticos corruptos que se vendem por uma exorbitância e compram o eleitor honrado, íntegro e virtuoso por uma ninharia apenas. Políticos safados que nos prometem empregos e, depois de eleitos, vêm oferecer vagas de trabalho para as quais não temos, nem nossos filhos, a mínima qualificação. Políticos travestidos de religiosos que instalam "templos" em qualquer esquina para atrair e iludir os incautos. Políticos ladrões que roubam energia elétrica, água, sinal da TV por assinatura e, até, a conexão Velox. Políticos irresponsáveis sem autoridade para impor limites a seus filhos.
Não, não podemos imaginar tudo aquilo de que são capazes esses políticos medíocres.

sábado, 7 de março de 2009

DIA INTERNACIONAL DA MULHER


Se até os muçulmanos homenageiam a mulher...
Do jeitão deles, claro, com todo o menosprezo que sentem pelo sexo feminino. Vejam, por exemplo, o monumento à mulher – foto – existente na Place de la Femme, no Marrocos.
Por que eu – um quase ateu, graças a Deus – não lhe renderia homenagens nesse 8 de março, data que relembra o trágico evento que vitimou 129 operárias dentro da fábrica onde trabalhavam, em Nova York. Essas mulheres foram massacradas porque organizaram uma greve por melhores condições de trabalho e contra a jornada de doze horas. Ao serem reprimidas pela polícia, as trabalhadoras refugiaram-se dentro da fábrica. De forma cruel, os patrões e a polícia trancaram as portas e atearam fogo, matando-as carbonizadas.
Amanhã, como sempre fiz, tratarei todas as mulheres - a mais sublime das criações divinas - com o respeito e a consideração que elas merecem de um homem. Será a minha forma de homenageá-las.
Uma delas, em especial, vou homenagear com muito amor e carinho. Logo pela manhã, vou abraçá-la, beijá-la e dizer-lhe que a amo, tal como tenho feito há quase 45 anos.
E vou pedir a Deus que me leve primeiro, pois, será impossível sobreviver sem ela.

sexta-feira, 6 de março de 2009

EXCOMUNHÃO


Deu a louca no arcebispado católico. Depois daquele desatinado bispo inglês que negou a existência do holocausto judeu, vem agora um desvairado arcebispo brasileiro – dom José Cardoso Sobrinho (FOTO), sucessor do magnífico Dom Helder Câmara – dar prova cabal da loucura que é o estremismo religioso.
E não venham me acusar novamente de preconceito religioso. Eu sou apenas contra a estupidez, a mediocridade, o fanatismo de quem leva às últimas consequências aquilo que não se sabe quem escreveu em algum lugar que não se sabe onde. E diz que é a lei de Deus, a qual está acima de qualquer lei humana. "Então, quando uma lei humana, quer dizer, uma lei promulgada pelos legisladores humanos, é contrária à lei de Deus, essa lei humana não tem nenhum valor", disse o arcebispo.
E disse mais, nesta sexta-feira, em entrevista ao Jornal Hoje, que o padrasto, réu confesso de violentar a menina de 9 anos, não está incluído na lista de excomungados. "Esse padrasto cometeu um pecado gravíssimo. Agora, mais grave do que isso, sabe o que é? O aborto, eliminar uma vida inocente".
Na quarta-feira, o arcebispo excomungara a mãe e a equipe médica envolvida na interrupção da gravidez de uma garota de 9 anos que corria risco de vida com uma gravidez gemelar.
A excomunhão é irrelevante. Os médicos agiram em conformidade com a lei brasileira. O Estado não pode ser regido pela ação religiosa.
O arcebispo perdeu uma ótima oportunidade de ficar calado e jogou a maioria do povo contra a doutrina católica. Mas, o decrépito sacerdote tem uma atenuante: ele não sabe o que é ter uma filha. Pior são aqueles fanáticos pais que deixam uma filha morrer porque a "lei de Deus" não permite que se faça uma transfusão de sangue.

quinta-feira, 5 de março de 2009

HARIOVALDO ALMEIDA PRADO


Este blog tem agora como guru – guia espiritual, mentor, conselheiro – o Professor Hariovaldo e como santo padroeiro: São Serapião.
O Professor Hariovaldo, com a sua ousadia e bravura diante do perigo comunista que volta a nos assombrar, tem denunciado em seu blog – veja o link na lista – as mazelas e o plano do atual desgoverno para implantar, junto com o ditador venezuelano - amante da Dilma Roussef - uma ditadura bolchevista em toda a América Latina.
Com a proteção de São Serapião e a audácia que o Professor me proporcionou, começo a contar nesta postagem tudo o que sei e que a nossa imprensa subornada infestada de petistas e seus jornalistas pusilâmines que se deixaram corromper não têm a dignidade de publicar.
Vamos aos fatos. Você sabia que Osama Bin Laden está abrigado na Granja do Torto desde 2003? O nefasto governo petista deu guarida ao terrorista mais procurado no mundo. Disfarçado, o aterrorizante personagem, junto com o filho mais velho de Lula, tem utilizado clandestinamente o Aero-Lula – o avião que custou mais de um bilhão de dólares aos cofres públicos – para encontrar-se com o demoníaco Hugo Chaves, em Caracas. O objetivo é trazer uma tonelada de cocaína colombiana em cada viagem para o grupo de Fernandinho Beira Mar. Não sei se estão tramando, também, algum outro ato terrorista de repercussão mundial.
Porém, sei que, com o dinheiro ganho de comissão pelo transporte da droga, já compraram toda a Fazenda Muriqui para implantar uma célula comunista em Mangaratiba.
O filme “Lula, o filho do Brasil” que está sendo rodado com artistas de renome nacional já desviou mais de 500 milhões de dólares do tesouro nacional. O diretor do filme é um tal de Fábio Barreto que fez apenas dez filmes e recebeu somente uma indicação para o Oscar com “O Quatrilho”. Um diretorzinho menor nada comparável ao nosso grande cineasta mangaratibense Mário Peixoto. Por que fazer um filme sobre um operário nordestino e semi-analfabeto que chegou aonde não devia? Por que não se faz um filme sobre o ínclito presidente do STF - Gilmar Mendes - um braileiro íntegro e culto que vem sendo acusado injustamente pela imprensa corrupta de querer soltar todos os criminosos? Por que não um filme sobre a vida de Daniel Dantas que também foi um menor carente e hoje é um dos maiores empresários do país. Até FHC fez parte da vida dele.
O povo quer cinema de verdade. Façam filmes sobre a vida de heróis renomados como Costa e Silva, Médici, Geisel, Figueiredo. No tempo deles, não havia miséria nem violência. Não havia noticiário sobre corrupção. Nas constantes crises financeiras nacionas, o FMI sempre nos socorria emprestando algum dinheiro. O povo vivia feliz com apenas 50 dólares de salário mínimo. Bons tempos em que a imprensa era valente e honesta e podíamos falar e escrever o que bem entendêssemos. Somente os comunistas reclamavam e eram combatidos com mãos e outros apetrechos de ferro. Ferro elétrico, ferro de soldar, correntes de ferro, alicates, arames. E tome ferro quente nos comunistas e naqueles assim considerados.
Lula teve o desplante de expulsar a proteção financeira – o FMI - do país e agora tem que se utilizar de nossas reservas internacionais superiores a 200 bilhões de dólares para salvaguardar-se da crise mundial. E não pode reduzir a nefasta taxa de juros que permanece elevadíssima acima de 11%.
Em quase sete anos de mandato, a incompetência desse desgoverno reduziu essa taxa em somente 58% (de apenas 26,5% para o absurdo de 11,25%). Enquanto, nos Estados Unidos, Europa, China e Japão, nos países com economias fortalecidas e muito bem governados, a taxa de juros não passa de 3%.
Vou deixar outras informações que tenho para novas postagens, mas quero tornar pública uma última notícia deprimente. Em um relacionamento extra-conjugal, Lula teve um filho com uma colunista de O Globo que está agora com quase seis anos. Dona Marisa, que está confecionando a nova bandeira do Brasil comunista – veja o lay-out acima – quando soube do fato, nunca mais largou o pé do marido.
São Serapião que proteja os apedeutas que acreditam em tudo o que a Veja publica e no meu incoercível sarcasmo.

terça-feira, 3 de março de 2009

DÍZIMO PERIÓDICO


A gente aprende na escola e não esquece o que é uma dízima periódica.
É um número que quando escrito no sistema decimal apresenta uma série infinita de algarismos decimais que, a partir de um certo algarismo, qualquer um, se repetem em grupos de um ou mais algarismos, ordenados sempre na mesma disposição e chamados de período.
Não sei porque, mas quando fui acusado de preconceito religioso – veja comentários na postagem de janeiro intitulada “Protetantes saúdam Iemanjá” – eu logo me lembrei da dízima periódica, aquele número sem fim que sempre caía nas provas de matemática e nos levava à frustração do erro.
Para provar que não tenho preconceito contra os protestantes, reproduzo aqui parte da minha postagem de dezembro intitulada “Gerra Santa” em que comentei o sumiço da santa – nada a ver com Jorge Amado – em um condomínio de Vila Isabel.
“Evangélico eu também sou, minha senhora, o síndico é protestante. E não digo isso menosprezando a doutrina criada por Martinho Lutero – um monge católico que foi preso e excomungado - que promoveu a reforma protestante do cristianismo no auge da inquisição conduzida pela igreja católica.
Eu só não entendo é porque os protestantes não se orgulham de dizer: sou protestante. E se dizem evangélicos, como se o evangelho somente a eles pertencesse.
A intolerância e a radicalização religiosas levam a consequências funestas. A grande maioria das guerras teve início a partir da intolerância religiosa.
No Afeganistão, quando tomaram o poder, os talibãs dinamitaram as imagens dos budas gigantescos, históricas obras de arte do budismo pré-islâmico e consideradas patrimônio da humanidade. Qualquer semelhança com o síndico, e com aquele infeliz que chutou a imagem de N.S. de Aparecida na televisão, não é mera coincidência.”

Mas, voltemos à dízima periódica. Ela me fez lembrar do dízimo periódico que, como a dízima, não tem fim e é também frustrante para quem tem tão pouco. Lembrei, também, de uma imagem que trazia guardada em meu computador para um momento como esse. Vejam a imagem acima com atenção: é um diploma de dizimista. Tem a assinatura do dizimista e, pasmem, o Sr. Jesus Cristo é o abençoador do diploma.
Como conseguiram a assinatura d´Ele? Trata-se de um milagre?
“Simulados milagres em qualquer esquina
Que um cabeça de bagre tem como doutrina...
É o falso profeta prevendo o passado
E fazendo a coleta, fica endinheirado.
O devoto que paga foi abençoado,
"Curou" sua chaga e expulsou o “danado”...
E onde está a polícia? Qual é a solução?
Apelar pra milícia? Chamar o ladrão?”

Esses versos fazem parte da postagem que fiz em setembro intitulada “Tom Jobim que me perdoe”.
Não tenho qualquer preconceito religioso. Toda doutrina é importante para impor limites na sociedade. O que eu não posso admitir é a intolerância, o desrespeito para com as outras doutrinas.
E não suporto ver alguém se prevalecer de uma delas para tirar proveito próprio.

NOVO LINK NO BLOG

P´ra não dizerem que eu sou um bajulador convicto do operário que é a 18a. personalidade mais importante do mundo, incluí um novo link neste blog. Está no final da lista.
Não deixem de ler o que escreve o professor Hariovaldo de Almeida Prado.
Almeida Prado é uma das mais importantes famílias da elite paulistana. Em seu blog ele escracha com o presidente Lula e com o PT. Exalta o FHC, o Serra e o PSDB/DEM.
Lá está a denúncia: Dilma Roussef é amante do Hugo Chaves e os dois pretendem implantar o comunismo em toda a América Latina.
Eu o recomendo para quem acredita na Globo e na Veja.
Parem de ler O Globo e a Veja que estão comprados pelo PT e leiam o Professor Hariovaldo.

A GLOBO DESMENTE A GLOBO

Mês passado, o William Bonner começou o Jornal Nacional desmentindo reportagem do dia anterior que afirmava que os genéricos custavam mais caro que os medicamentos de marca.
Agora, foi o programa Globo Esporte que desmentiu a própria TV, O Globo, a Veja, o Estadão, a Folha e todos os seus comparsas no combate sem tréguas ao operário que deu certo na presidência.
Em entrevista ao programa, o boxeador cubano que abandonou a delegação de Cuba nos jogos panamericanos no Rio, em 2007, declarou o seguinte: “O presidente Lula foi muito legal comigo, me ofereceu ajuda caso quisesse ficar no Brasil.”
E disse mais: “Nós tínhamos um contrato assinado com empresários alemães que não deu certo. Por isso, resolvemos voltar para Cuba. Algum tempo depois, fugimos para os Estados Unidos.”
Lembram que toda a imprensa golpista acusou o governo de deportar os boxeadores para a ditadura de Fidel?
Ainda no dia 27/2, um colunista – Merval Pereira – de O Globo escrevia: “Como pode o mesmo governo que entregou para uma das mais cruéis ditaduras do mundo os boxeadores cubanos Guillermo Rigondeaux e Erislandy Lara, que fugiram da concentração durante os jogos do Pan no Rio, alegar que Battisti corre o risco de ser perseguido na democrática Itália? Uma atitude ignóbil, tão marcada de ideologia que não merece uma discussão sobre soberania brasileira. Ao contrário, o governo está usando a soberania do país para suas conveniências políticas. Onze meses após, desmentindo o governo brasileiro que disse que os cubanos pediram para voltar ao seu país, Erislandy Lara, campeão mundial amador da categoria até 69 quilos, chegou a Hamburgo, na Alemanha, depois de ter fugido em uma lancha de Cuba para o México.”
Agora, vejam, em 1 de março, no mesmo dia em que a entrevista com o boxeador foi ao ar, o Estadão publicava um editorial que, entre outras imposturas, afirmava o seguinte: “Aqui o episódio provocou justa indignação. Afinal, o governo brasileiro, por intermédio de seu ministro da Justiça, não apenas colocara a polícia no encalço de dois atletas que não haviam cometido crime algum - no Brasil ou em Cuba - como os deportara em prazo recorde, entregando-os a um regime que não tem o mínimo respeito pelos direitos humanos e do qual estavam fugindo.
À onda de protestos que se seguiu, o ministro Tarso Genro respondeu com uma saraivada de argumentos fantasiosos, cada um mais esfarrapado do que o outro. Primeiro, declarou que tudo não passava de uma armação da imprensa, que estava usando o episódio para fazer propaganda contra Cuba. Depois, afirmou que os dois pugilistas não haviam fugido nem pedido asilo e, por isso, se encontravam em situação irregular no País. Por que o governo brasileiro concede asilo a um assassino condenado pela justiça de um país democrático e nega-o a dois impolutos fugitivos de uma ditadura decrépita? Mas a farsa, como se veria, não prevaleceria como verdade histórica.”

A farsa foi da imprensa e, de fato, não prevaleceu. Que vergonha, heim! Como fica a cara desses jornalistas diante de seus filhos?