Total de visualizações de página

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

IPTU QUADRUPLICADO EM MANGARATIBA

Amigo, quando você pensa que tudo está correndo maravilhosamente bem - você e sua família estão com saúde, sua conta-corrente saiu do vermelho, conseguiu zerar o seu cartão de crédito, tirou seu nome do Serasa/SPC, acabou de pagar o agiota, está sobrando alguma merreca no final do mês, a devolução do imposto de renda está prestes a ser creditada e o 13º salário está chegando - pode ter a mais absoluta certeza:
VAI DAR MERDA.
É a famigerada Lei de Murphy: "quando tudo parece que vai bem, é sinal de que algo vai dar errado."
Hoje, eu recebi pelo Correios uma notificação com nova cobrança do IPTU enviada pela Prefeitura de Mangaratiba. Essa cobrança, com o valor de R$ 1.145,24, é 4,02 vezes maior que o IPTU/2009 que paguei em janeiro passado. E não tem colher, é para pagar de uma única vez sem qualquer desconto.
Diz a notificação que foi detectada uma diferença de área edificada no imóvel onde resido, o qual está em nome de minha mulher.
Corri à Secretaria de Fazenda para esclarecimentos. Lá, verifiquei uma infinidade de notificações sendo seladas e preparadas para envio. Disseram-me que todos os proprietários de imóveis de Mangaratiba receberão idêntica notificação e cobrança. O pior é que minha mulher tem mais dois imóveis em Muriqui.
Informaram-me que uma firma terceirizada fez um recadastramento imobiliário em 2007 e, agora, estão cobrando a diferença.
Reagi com veemência. Disse que ninguém foi ao meu apartamento medi-lo para me cobrar mais 25 metros quadrados. Que pago o IPTU há mais de cinco anos e não fiz qualquer obra de acréscimo no mesmo.
O funcionário, então, me sugeriu mandar um servidor da secretaria para fazer uma revisão na metragem do imóvel. Aceitei, claro. Disse-me ele que o servidor virá aqui em casa no sábado dia 7 de novembro.
E você? Já recebeu a notificação? Não? Saiba que vai receber. Se você não fez qualquer obra de acréscimo no seu imóvel: reaja.
O que você acha que o futuro ex-prefeito vai fazer com o dinheiro que conseguir arrecadar com esse assalto ao bolso dos contribuintes mais incautos?

2 comentários:

Anônimo disse...

Será que o mesmo tipo de cobrança será feita ao ex-secretario da fazenda do municipio que paga de IPTU uma merreca de uma casa situada numa rua paralela a do Lacerda? Mas por que ele paga uma merreca de IPTU? Porque quando ele foi secretário de fazenda no governo anterior classificou sua casa como Faixa 2 e com dificil acesso.Essa classificação reduziu em mais de 50% o IPTU. Era a unica casa qna rua que possuia tal classificação. Possivelmente sua casa no Sitio Bom tambem tenha alguma redução, possivelmente de estar situada em local com vizinhança de maus costumes.Seria interessante que fossem verificados os IPTUs do secretariado do prefeito Aarão. De sobra, devemos verificar o IPTU que nosso governador paga por sua mansão no PortoBello.

leila disse...

Só me faltava esta! Já estou ficando tensa....