Total de visualizações de página

terça-feira, 28 de outubro de 2008

O TREM E O VENTO...

Muriqui é o paraíso do vento... e dos quebra-molas. Nunca vi tantos quebra-molas em tão pouco espaço. Mas, eu quero falar é do vento.
Há dias que venta o dia inteiro. Não é uma brisa qualquer, é um vento impetuoso e contínuo. Uma ventania, quase um ciclone tropical. Começa pela madrugada e passa o dia assoviando e levantando as barracas da praia. Tem até nome: chamam-no “vieira”.
Digo o porquê. Conta a lenda que um corpo estava sendo velado quando, pela madrugada, veio uma ventania tão forte que derrubou o caixão de cima da mesa. O morto, que se chamava Vieira, rolou pelo chão. Duro feito pedra, pesava mais do que vivo. Foi uma dificuldade para recolocá-lo no caixão. A partir desse dia, apelidaram o vento de “vieira”.
As mulheres odeiam o “vieira” que as descabelam e levantam suas saias. Pior quando saem do cabeleireiro e encontram o “vieira” pelo caminho de casa ou da festa.
De onde vem esse vento? Alguém sabe?
Seria proveniente das explosões solares? Ou seria devido ao aquecimento do solo e do mar que, por sua vez, aquecem o ar e o faz subir, deixando um vazio para ser ocupado pelo ar frio que vem acelerado da mata atlântica?
De qualquer forma, é impossível controlar o vento. A prefeitura nada pode fazer.
Mas, por que ela nada faz com o trem de minério que passa durante toda a madrugada apitando de forma estridente e obsessiva, acordando a todos em Muriqui?
E quanto aos sacrificados moradores do Axixá que tentam dormir a menos de dez metros da linha do trem? Já não basta a repercussão do ranger das rodas sobre os trilhos?
Não existe uma Lei que proíbe a circulação dos trens durante a madrugada? Por que ela não é cumprida?
Cada trem de minério tem cerca de 140 vagões e maquinistas que insistem em acionar a buzina incessante e desnecessariamente. Devem pensar assim: eu aqui dando duro e esses vagabundos dormindo. E tome buzina.
Existe um maquinista que buzina ainda mais que todos – dizem – somente para avisar à mulher, amante ou namorada – sei lá – que é ele que está passando em Muriqui.
Só espero que algum maquinista conquiste uma namorada lá em Apara e desperte o nosso vereador mais votado toda madrugada.
Tenho certeza que ele dará um jeito nisso.

4 comentários:

Anônimo disse...

Legal essa lenda!!!

♥♥Larissa♥♥ disse...

Muuuuuuuuuuuuito maneiro MESMO!!!

Anônimo disse...

O pior que a questao de APENAS um maquinista ser MAIS barulhento do q o normal é pura verdade!!! ele passa de 2 em dois dias!!!

Quanto a ventania_ está rolando uma neste momento...e olha... é sinistro...faz uma barulhieira que dá até medo!!parece de fato um ciclone!
Janaina Schons

Unknown disse...

Bom eu acho que é científico...
Este vento todo...assim como já diz acima... Aqui tem montanhas p TDs os lados...o ar circula com isso ganha força e velocidade feito rodamoinho.
Apenas isso..!!!