Total de visualizações de página

domingo, 6 de abril de 2008

GUARDA MUNICIPAL

“...segurança é sim competência da PM. A Guarda Municipal é responsável pelo patrimônio público”. Essa afirmação faz parte de um e-mail que recebi da Prefeitura de Mangaratiba e que ainda guardo em meu Outlook.
Isso não é o que afirma Julita Lemgruber - socióloga, diretora do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania da Universidade Cândido Mendes, ex-diretora do Sistema Penitenciário e ouvidora de Polícia do Estado do Rio de Janeiro de 1999 a 2000, integrante da equipe que formulou o Plano Nacional de Segurança Pública do Governo Lula – “O papel da Cidade é, sobretudo, a responsabilidade de desenvolver políticas preventivas. No entanto, os prefeitos se omitem, argumentando que segurança pública é um problema dos governos estaduais. Um ou outro acordou para essa nova realidade. O problema da segurança pública precisa ser compartilhado por todos os níveis de administração.
Também não é o que pensa a Prefeitura de Diadema - www.diadema.sp.gov.br – que implantou bem sucedido programa de segurança pública com a sua Guarda Municipal. Um programa denominado Anjos do Quarteirão em que, entre outras atividades, guardas municipais circulam por toda a cidade com o objetivo de fortalecer a relação da Guarda Municipal com a população e melhorar a segurança das ruas, estabelecimentos comerciais e residências. Os bairros chegaram a apresentar uma redução de 55% nos índices de violência. Considerada fundamental para a redução desses índices, foi a integração das polícias Civil e Militar com a Guarda Municipal em operações de policiamento ostensivo.
A Prefeitura de Ribeirão Preto também assumiu sua responsabilidade na segurança do cidadão. No site www.ribeiraopreto.sp.gov.br verifica-se que a Guarda Civil Municipal de Ribeirão Preto é uma organização de proteção e segurança, compromissada com os mais elevados princípios morais e legais, sempre disposta a enfrentar desafios. Inovadora, está engajada na manutenção da paz social, oferecendo serviço de qualidade, em parceria com a comunidade ribeirãopretana.
A nossa Guarda Municipal, porém, como afirmou a Prefeitura de Mangaratiba, é responsável apenas pelo patrimônio público, isto é, pelos bens municipais.
E o que faz além disso? Nos finais de semana de sol e feriados prolongados, passeia em animados grupos pela praia, multando os veículos que considera mal estacionados pelos visitantes. Carros com a mala aberta emitindo som em elevadíssimo volume não é com eles. Enquanto isso, a agência do Correios e Banco Postal, que fica a cem passos do posto da GM – passos contados por mim, passos de um ancião - foi assaltada duas vezes. Um assaltante veio de bicicleta, o outro fugiu de barco.
A tranquilidade dos cidadãos é um bem municipal e a simples presença dos guardas nas ruas proporcionaria paz de espírito aos moradores que são, também, patrimônio do Município.
Ainda não temos bandidos entre nós, nem a GM estaria preparada para o confronto. Temos, sim, adolescentes pichadores, pequenos ladrões arrombadores de quiosques e residências de veranistas. Na maioria, filhos de nossa própria sociedade. Estes podem ser repelidos pela simples circulação da GM, a pé ou motorizada, por todo o Distrito durante o dia e à noite.
Os delinquentes que nos visitam – assim como aqueles oriundos de nosso meio - sentem-se à vontade em nossa comunidade desarmada. Porém, mesmo desarmados, muitas das ações empreendidas pelas prefeituras de Diadema e Ribeirão Preto, em relação à segurança, podemos implantar a curto e médio prazo em Mangaratiba.
Para os nossos delinquentes domésticos e a maioria dos que vêm de fora, autoridade determinada, atitude policial rigorosa e um cassetete bastam como armas.

10 comentários:

Anônimo disse...

sou guarda municipal de mangaratiba(concursado).Ganho 465 reais, e tenho que assistir guardas contratados politicamente,sem concurso publico ganhando 1.200.Realmente a prefeitura não quer que a guarda municipal cresça,para continuar sendo usada como cabide de emprego.Muitos colegas já desistiram e eu decidi que no final do ano tambem vou pedir minha exoneração.Pois não dá para assistir a isso tudo calado.Agora a pouco tempo um homem que trabalhava em uma peixaria em mangaratiba,assumiu o cargo de supervisor da guarda municipal de mangaratiba.Logo após as eleições.Realmente há muito compromrtimento da prefeitura com a segurança publica.

Anônimo disse...

sou contratado e faço as mesmas coisas que esses GM's fazem , e assim todos podem ter suas chances .
Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag Ag

santo disse...

sou guarda municipal de mangaratiba(concursado).Ganho 465 reais, e tenho que assistir guardas contratados politicamente,sem concurso publico ganhando 1.200.Realmente a prefeitura não quer que a guarda municipal cresça,como diz meu nobre amigo o pior é que eles querem acabar com os efetivos pode se ver que a grande maioria de efetivo desta casa ta sendo perseguido e prejudicado em seu local de trabalho, ñ temos o direito de levar o pão para casa e ainda sofremos com as perseguições imposta pela secretaria de segurança deste município esta corporação munida destes bravos homem pedem socorro pois ja não tão mais aguentando em viver nesta situação; a alguns dia um gm que eu ñ vou relatar foi mandado embora pois teve algumas faltas au responder a o senhor secretário que tinha alguns debito que tinha vendido sua casa para quitar e ainda não conseguia teve que fazer alguns picos pois não tinha o dinheiro da passagem e ainda o que é pior não tinha comida em casa; resposta do secretário na minha colocando ele em inquérito administrativo e foi mandado embora angustia desta gm e varias outros com uma casa que é nossa em direito a defesa da população pela vida e sobrevivência da familia dos gm convoco aos gm do brasil inteiro para quando avistar um integrante desta secretaria de segurança de Mangaratiba saiba a o que eles fazem a os bravos homem que fazem parte desta corporação e em nenhuma colaboração do gabinete deste atual governo deste município para conosco ANTONIO VOCE ESTA ERRADO PODE PESQUISAR

santo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
santo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

sou guarda municipal de mangaratiba ( contratado), meu salário e de 460 reias, e muito fácil chegar e falar dos contratados né seu efetivo ? Porem ninguem fala que efetivo sai do posto a hora que bem entende, abandona o posto, e o que acontece ? Nada ! Trabalho sábado,domingo,feriado e não recebo hora extra 100%, não recebo adicional noturno, isso os efetivos não vem aqui falar pq ? tão nem ai agora vem falar de 1 contratado que recebe um pouco mais ? porque não falar dos varios efetivos que estão recebendo os salários e nem aparecem em mangaratiba,muriqui fala serio isso e coisa de hipócrita.

Só concordo com uma coisa o salário e ruim tanto para o ag quanto para o efetivo as condições de trabalho são péssimas para ambos.
E no final das contas não entendo nada sou contratado como agente patrimonial e visto uma farda da guarda municipal, tiro serviço em festas e eventos no município e acredito isso não ser serviço para agente patrimonial.

Anônimo disse...

Constituição Federal

DA SEGURANÇA PÚBLICA (ART. 144)


§ 8º - Os Municípios poderão constituir guardas municipais destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações, conforme dispuser a lei.

Como explica a lei, essas são as funções da Guarda Municipal

Por tanto ficando a cargo da PM a questão de ordem publica.

Gm Inconformado

Anônimo disse...

sou ag de conceição de jacarei, tambem faço o mesmo trabalho q os efetivos muitas das vezes ate melhor que eles, nao ganho adicional noturno,hora extra 1oo% minha hora trabalhada é 2,80 isso é uma vargonha!!!!!!!!

LOBÂO GADELHA. disse...

Caros e amigos Guardas Municipais de Mangaratiba-RJ. Fui Guarda Municipal contratado no período de: outubro de 1.988 à novembro de 2.002, sei o que passa um Guarda numa cidade pequena como a cidade de Mangaratiba-RJ, Larguei o couro também... não tinhanos horas extras tão pouco banco de horas. sabemos que rola politigem sim... Amigos, não se esqueçam que temos novo Prefeito desde o início de março. Guardas, tudo pode quando se conversa e chegou hora de mostrarem suas forças, já que o último prefeito Aarâo não se importava com a segurança pública, fazendo da cooporação cabide de emprego... assim, ele fez com todas as outras secretarias... e quem sabe você consigam uma força na política também. Guardas Municipais, reúnam a sociedade, governantes e achem uma saída pacífica para todos, afinal, todos que moram nessa cidade linda e seus turistas posssam contar com o serviço dos senhores e que cada um deles divulguem por esse Brasil à fora que foi bem tratado pela Guarda Municipal da Cidade de Mangaratiba-RJ. Lobão Gadelha.

LOBÂO GADELHA. disse...

Só corrigindo a data acima: Outubro de 1.998 à novembro de 2.002. (Politicagem). Abraços para a coorporação. Lobão Gadelha.